25 de janeiro de 2017

Roteiro na Itália e na Espanha - Roma, Florença, Bolonha e Madri

21 dias na Itália e Espanha
A Ponte Sisto sobre o Rio Tibre, em Roma, o Duomo e o Batistério de Florença, o claustro do Mosteiro de San Domenico, em Bolonha, e a Plaza Mayor, em Madri

Este janeiro foi de grandes descobertas e belos reencontros. Passei minhas três semanas de férias em um roteiro na Itália e na Espanha, revendo lugares que adoro e explorando novos (e igualmente apaixonantes) cenários.

Meu roteiro por na Itália e na Espanha passou por Roma, FlorençaBolonha e Madri. Ficou redondinho, com direito a  bate e volta a Luccaum pulinho a Ravena e esticadas a Toledo e Segóvia.

David de Michelangelo em Florença na Itália
"A Anunciação" de Pietro di Miniato na Basílica de Santa Maria Novella em Florença
O David, de Michelangelo, na Galleria della Accademia, e a Anunciação de Pietro di Miniato, na Basílica de Santa Maria Novella: só essas duas visões em Florença já valem a travessia do Atlântico
Feira de antiguidades de San Silvestro em Bolonha

Feira de antiguidades de San Silvestro em Bolonha, minha nova cidade-xodó


Optei por essas quatro cidades-base (Roma, Florença, Bolonha e Madri) exatamente pelas muitas possibilidades de passeios pelos arredores.

Meu ponto de partida no Brasil foi Salvador, de onde voei para Roma, com conexão em Madri (pela Air Europa).

Os trechos europeus deste roteiro na Itália e na Espanha foram todos feitos de trem, à exceção da viagem Roma-Madri, que já estava incluída no bilhete aéreo transatlântico — a parada na capital espanhola contou como um stop-over.

Catedral de Toledo na Espanha
Alcázar de Toledo na Espanha
Toledo está a confortáveis 30 minutos de trem de Madri e rende um bate e volta redondinho. No alto, a Catedral da cidade, que muita gente considera a mais bonita da Espanha. Acima, o Alcázar, que já foi fortaleza romana, visigótica e moura


Tive 22 dias “líquidos” de viagem, sem contar os voos de ida e volta à Europa. É claro que esse período permitiria acrescentar mais alguns destinos — assim como o meu roteiro exato poderia ter sido feito num intervalo menor de tempo.

Mas eu curto viajar sem pressa e sem ansiedade e essa programação foi perfeita para que eu saboreasse o reencontro com as queridas Roma, Florença e Madri e pudesse descobrir os encantos de Bolonha, minha nova paixão de cidade.

Museu Histórico de Madri
Praça Dos de Mayo em Malasaña Madri
Minha hospedagem em Madri foi no animado bairro de Chueca, vizinha do belo Museu Histórico (no alto), com entrada gratuita, e a um pulinho do muy boêmio bairro de Malasaña, onde fica a Plaza Dos de Mayo (acima) 

Adorei todas as minhas escolhas de hospedagem, tanto os hotéis quanto os bairros. O Testaccio (Roma), a vizinhança de Santa Maria Novella (Florença), o antigo Bairro Judeu (Bolonha) e Chueca (Madri) são regiões seguras, muito bem servidas de transporte público, com ótimo comércio e opções de restaurantes.

Veja a seguir como ficou meu roteiro na Itália e na Espanha de três semanas. É pra você se inspirar e adaptar à vontade, que eu garanto que rende uma viagem deliciosa:


Roteiro na Itália e na Espanha



Circo Máximo em Roma

O cair da tarde no Circo Máximo, em Roma, com vista para o Monte Palatino




Quatro noites em Roma

A capital italiana (assim como Madri) é uma paixão  — sabe quando uma cidade é pra casar? É sempre maravilhoso voltar a Roma saboreando a alegria de andar pela rua tropeçando em todas aquelas belezas e desfrutando do ótimo astral de uma cidade espetacular.

Minha última visita a Roma tinha sido em janeiro de 2015, uma passadinha, no final da viagem à Sicília, e eu não via a hora de voltar com um pouquinho mais de tempo.

Bairro do Testaccio em Roma
Bairro do Testaccio em Roma
Adorei o bairro do Testaccio, com arquitetura antiguinha e pegada residencial
Praça do Testaccio em Roma
Pirâmide de Caio Céstio e Porta de São Paulo em Roma
No alto, a sossegada Piazza Testaccio, coração do bairro. Acima, a Pirâmide de Caio Céstio, do Século 1º d.C., e a Porta de São Paulo, uma das entradas da antiga Muralha Auerliana

Desta vez, fiquei hospedada no Testaccio, bairro muito interessante, descolado e com uma pegada ainda residencial. Fiquei em um Bed&Breakfast bem charmoso e com ótimo preço.

O intervalo da estada em Roma, assim como a escolha do Testaccio, menos trepidante em termos turísticos, combinaram muito bem com o que eu queria dessa temporadinha em Roma, cidade que já visitei diversas vezes e onde já pude explorar as grandes atrações.

Para quem vai pela primeira vez, quatro noites (três dias líquidos) na capital italiana é pouco tempo — eu recomendaria pelo menos cinco dias inteiros.

Basílica Papal de São Paulo Fora da Muralha em Roma

Do meu B&B no Testaccio deu pra ir pé à esplendorosa Basílica Papal de São Paulo Extramuros


O Testaccio não é longe das grandes atrações e é bem servido de transporte público, com a vantagem de ter preços muito mais em conta, tanto para hospedagem quanto nos (bons) restaurantes.

Na sua primeira vez em Roma, porém, pode ser mais cômodo ficar mais perto das grandes atrações, em um bairro como Monti ou mesmo nas proximidades da Estação de Termini, que já foi bem caída, mas está ficando cada vez mais interessante (e continua barata).

Praça do Campidoglio em Roma
Praça do Campidoglio em Roma


Eu me hospedei a 200 metros de Termini, no retorno a Roma para pegar o avião para Madri, e aprovei. Foi só uma noite, no Cote Rome Colosseo, mais um Bed&Breakfast bem bonitinho e simpático.

Post-índice de Roma com mapa e todas as atrações

Os posts sobre esta etapa da viagem estão aqui:
Onde se hospedar em Roma -Testaccio: gostoso, barato e perto de tudo

Hospedagem em Roma: vale a pena ficar perto da Estação de Termini

Comer em Roma - sempre uma festa
As delícias do Mercado Central de Termini

Roteiro pela Roma Antiga: Coliseu, Fórum, Palatino, Campo Marzio e Fórum Boário

Circo Máximo e Palácio dos Césares em Roma
O Circo Máximo e o Palácio dos Césares, no Monte Palatino (à direita), em Roma


E tem mais todas essas dicas sobre minhas visitas anteriores à cidade:
Atrações gratuitas na cidade
Via Giulia, a rua mais bonita de Roma
A Boca da Verdade
Da Piazza Venezia ao Vaticano Roteiro para um passeio a pé por Roma
Cada igreja é um museu - com entrada grátis
Receita de paixão: algumas atrações que arrebatam o coração
Trastevere, minha casa em Roma
Roma em chamas - quando o futebol descamba para o tumulto

Florença vista da Igreja de San Miniato al Monte
Florença vista da Igreja de San Miniato al Monte

De Roma a Florença de trem
Fui de trem de Roma a Florença (1h30 de viagem), com revistinha de bordo da Trenitalia e uma boa trama policial de Andrea Camileri por companhia

Seis noites em Florença com bate e volta a Lucca

Florença é Florença, né? Aquele colosso consagrado pela unanimidade — merecidamente.

Minha última viagem pra lá tinha sido em 2007, uma temporada de cinco dias que sugeria a possibilidade de ter esgotado suas principais atrações.

Minha ideia ao programar seis noites em Florença, portanto, era fazer base na cidade e explorar destinos próximos. Ai, como eu sou boba...

Catedral, Campanário e Batistério de Florença
Ponte Vecchio em Florença

A boba aqui achou que ia conseguir tratar Florença apenas como base para escapadas pela Toscana, tsc, tsc, tsc... 😏. No alto, o Duomo, o Campanário de Giotto e o Batistério. Acima, Ponte Vecchio


Foi só chegar pra me enroscar no encanto florentino e esquecer esses planos. Voltei a virar Florença do avesso e posso atestar que descobri um monte de lindezas que eu não tinha visto nas visitas anteriores. E acho que ainda cabem vários retornos a Florença.

 Com muito esforço, roubei um dia de Florença para visitar Lucca — uma cooooisa de linda.

Veja como foi essa escapada adorável: Bate e volta a Lucca

Muralha de Lucca na Itália
Muralha de Lucca na Itália
Muralha de Lucca na Itália
Catedral de Lucca na Itália
Que lugar deslumbrante é Lucca. Nas três primeiras imagens, a muralha da cidade, transformada em um parque delicioso. Acima, a Catedral do Século 11

Se você vai pela primeira vez a Florença, pense em uma estada de pelo menos quatro noites. Ou um pouquinho mais comprida, para fazer passeios de um dia a cidades como Lucca (80 km) Pisa (83 km), Arezzo (77 km)...

 (Não vou citar Siena aqui, porque esta cidade lindíssima merece muito mais que só um bate e volta, além de servir muito bem como base para explorar a região mais ao Sul da Toscana).

Sacristia da Basílica de Santa Croce em Florença
Peça de altar na Galleria della Accademia de Florença
"Anunciação" de Fra Angelico em Florença
Hospital dos Santos Inocentes em Florença
Tem tantas maravilhas pra ver e rever em Florença que meus planos de muitos bate e volta na Toscana dançaram. Desde o alto: a sacristia da Basílica de Santa Croce, uma peça de altar do Século 15, na Galleria dell'Accademia, o arrebatador afresco A Anunciação, de Fra Angelico, no Mosteiro de San Marco e o Ospedale degli Innocenti


Como a ideia em Florença era fazer muitos bate e volta, escolhi um hotel bem em frente à Estação Ferroviária de Santa Maria Novella, o C-Diplomat, muito feio por fora, mas excelente por dentro.

Ainda que eu não tenha aproveitado muito a vantagem da proximidade com a estação para meus passeios bate e volta, essa acabou sendo uma ótima escolha.

Batistério de Florença
Batistério de Florença

O Batistério de Florença é pra ver, rever e não cansar nunca


Afinal, eu estava no Centro Histórico de Florença, a poucos passos de todas as atrações, pagando diárias mais módicas do que as cobradas nas proximidades do Duomo e outros monumentos célebres.

Leia os posts desta etapa:

Piazza Verdi em Bolonha, Itália
Bolonha tem uma longa tradição de produção de conhecimento e de efervescência política. Esta é a Piazza Verdi, ponto de encontro de estudantes da Universidade de Bolonha, instituição prestes a completar um milênio de funcionamento

Quatro noites em Bolonha com bate e volta a Ravena

Que grande surpresa é Bolonha, muito mais lembrada pela culinária do que pelas atrações turísticas.

Capital da Emília-Romanha, sede da universidade mais antiga do Ocidente, Bolonha foi um caso de amor instantâneo, pra mim.

Bolonha  me conquistou pela beleza de seu patrimônio histórico e seu astral de cidade viva, vibrante e sem afetação.

Pórtico em Bolonha na Itália
Pórtico em Bolonha na Itália
Bar em Bolonha na Itália

Duas marcas adoráveis de Bolonha: os lindos pórticos que protegem da chuva e do sol — são 40 km deles pelo Centro Histórico — e uma tradição culinária muitíssimo sedutora


Em Bolonha fiquei hospedada no coração do Centro Histórico, em uma rua do antigo Bairro Judeu, a dois passos das famosas Due Torri ("duas torres") e muito pertinho da área da Universidade.

 O Hotel Corona d'Oro, instalado em um edifício histórico e muito elegante, é maravilhoso e cobra diárias inacreditavelmente pagáveis (taí mais um encanto de Bolonha: os preços).

As dicas da cidade:
Onde se hospedar em Bolonha
Onde comer - e o que comer - em Bolonha

Bolonha - dicas práticas
O que fazer em Bolonha

E bastava sair do hotel para cair em um mundo de opções de restaurantes, cada um mais tentador que o outro.

Torres de Bolonha (Asinelli e Garisenda), Itália

Uma coisa que você com certeza vai fazer em Bolonha: parar pra admirar as Duas Torres (a Asinelli, inclinada, no centro da imagem, e a Garisenda), estruturas medievais que são a logomarca não-oficial da cidade


Achei o período que reservei para Bolonha bem redondinho: três dias para descobrir os encantos (e sabores, claro) bolonheses e um dia para uma escapada bate e volta a Ravena, onde fui ver os deslumbrantes mosaicos bizantinos que adornam a última capital do Império Romano.

Veja como foi esse bate e volta: Ravena - história e mosaicos

Mosaicos bizantinos na Basílica de San Vitale em Ravena
Mosaicos bizantinos na Basílica de San Vitale, em Ravena

De Bolonha eu voltei a Roma apenas para um pernoite — e um ótimo jantar no Mercado Central de Termini  —  antes de embarcar para Madri no Aeroporto Leonardo da Vinci.

Como meu voo saiu às 10:30h da manhã, talvez fizesse mais sentido ter dormido em Fiumicino, onde fica o aeroporto.

Mas quem abre mão de uma última noite em Roma? Eu é que não.

Como fiquei hospedada do ladinho da Estação do Termini, a ida para o aeroporto foi tranquila e sem atropelos. Acordei cedo, arrastei a malinha por duas quadras até a estação e peguei o trem para o Aeroporto de Fiumicino na maior tranquilidade.

Templo egípcio de Debod em Madri

Templo egípcio de Debod, apenas um dos incontáveis encantos de Madri


Sete noites em Madri com bate e volta a Toledo e Segóvia

Eu sou arriada dos quatro pneus por Madri, uma das cidades mais animadas e alto astral que já visitei (e linda, também!).

A capital espanhola simplesmente me contagia com uma alegria que eu não consigo e nem preciso explicar — só desfrutar.

Minha última passagem por Madri (curtinha) tinha sido em janeiro de 2014, voltando da viagem à Andaluzia.

Igreja de San Ginés em Madri
Mercado de El rastro em Madri
Palácio de Cristal no parque do Retiro em Madri
Barrio de las Letras em Madri

Madri me encanta com sua beleza, respeito à memória e efervescência. Desde o alto, a Igreja de San Ginés, o Mercado de El Rastro, o Palácio de Cristal, no Parque do Retiro, e o Barrio de las Letras


Desta vez eu programei uma semana inteira em Madri para rever meus lugares favoritos e explorar novas áreas, além de dar algumas escapadas para cidades próximas, como Toledo, que eu já conhecia, e Segóvia, simplesmente maravilhosa.

Veja os posts:

Catedral de Segóvia na Espanha
Alcázar de Segóvia na Espanha
Alcázar de Segóvia na Espanha
Aqueduto de Segóvia na Espanha
Aqueduto de Segóvia na Espanha
Segóvia é um escândalo de linda. Lá no alto, a catedral da cidade emoldurada pela neve da Serra de Guadarrama. No centro, um aposento do Alcázar e o palácio ao pôr do sol. Acima, o Aqueduto Romano

Para quem vai a Madri pela primeira vez, eu recomendo um mínimo de cinco dias para explorar tudo que a cidade tem de bom. (Só os museus do Prado, Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza já valeriam três dias de roteiro).

Em Madri, fiquei hospedada na fronteira entre os animadíssimos bairros de Chueca e Malasaña. A região é excelente para quem curte noite, compras (convencionais e alternativas) e gastronomia.

Pertinho do Centro Histórico (eu ia a pé para a Gran Via e Puerta del Sol), o Hotel Sidorme Fuencarral 52 é moderninho, muito confortável e tem preços bem convidativos.

As dicas que eu trouxe desta passagem pela capital espanhola
Atrações
Um passeio pelo Barrio de las Letras

Madri desencanada: os bairros de Chueca e Malasaña
Domingo em Madri: o Rastro e o Retiro
Roteiro a pé: da Praça de Espanha ao Palácio Real
Dicas práticas
Hospedagem em Madri – o animado bairro de Chueca
Comer em Madri - a sedução dos mercados
Comer e beber em Madri


A Espanha na Fragata Surprise - post-índice


Mapa-índice de destinos na Itália  - dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

2 comentários:

  1. Que post delicioso, Cyntia! Vai ter mais histórias de Bologna? Hehe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, Bolonha vai ter lugar especial nesta nova série de posts aqui na Fragata :)

      Excluir