29 de março de 2017

O que fazer em Madri em um domingo - Feira do Rastro e Parque do Retiro

Passeio de barco no Parque do Retiro em Madri
Feira do Rastro em Madri

Dois programas adoráveis em Madri aos domingos: passeio de barco no Parque do Retiro (no alto) e garimpagem de quinquilharias, pechinchas e até antiguidades na Feira do Rastro


Domingo é chato? Em Madri, de jeito nenhum. Domingo em Madri tem a Feira do Rastro e o Parque do Retiro — este último está disponível a semana inteira, verdade, mas fica muito mais interessante com a presença massiva de madrilenhos aproveitando seus encantos.

Mesmo viajando, costumo sucumbir à preguiça dominical, mas nem me atrevo a fazer isso em Madri, para não perder esses dois programas que adoro. 

Feira do Rastro em Madri
Feira do Rastro em Madri

É tanta oferta na Feira do Rastro que eu até fico tonta. Se a sua ideia é fazer compras, vá com tempo e pesquise direitinho 


Sempre começo cedo meu domingo em Madri, garimpando quinquilharias na Feira do Rastro.

Depois, basta uma curta viagem de metrô e lá estou eu no Parque do Retiro, para fazer companhia aos madrilenhos que espairecem no espaço verde mais famoso da cidade. 

O Rastro e o Retiro são duas atrações de Madri  ao ar livre, gratuitas e divertidas que todo mundo devia experimentar.

Parque do Retiro em Madri
Parque do Retiro em Madri
Passear no Parque do Retiro é muito agradável e está na moda desde o Século 17

Agora em janeiro, apesar do frio, fiz questão de repetir o passeio de domingo à Feira do Rastro e ao Parque do Retiro e voltei a me deleitar.

Depois, foi só emendar com um almoço tardio no Mercado de San Antón e estava pronta a minha receita de perfeito domingão em Madri.

Veja as dicas do post e aproveite:

O que fazer em Madri em um domingo


Músicos de rua na Feira do Rastro em Madri

E tem música na Feira do Rastro!


⭐Feira do Rastro (El Rastro)


Como chegar a El Rastro: a melhor estação de metrô é La Latina (Linha 5), mas Puerta de Toledo (também na 5), Tirso de Molina (Linha 1) e Emabajadores (Linha 3) ficam bem próximas.

Saindo do metrô La Latina, tome a Calle de las Maldonadas na Plaza de la Cebada; Na quadra seguinte você estará na Plaza del Cascorro, onde começa a feira.

Da Plaza Mayor, dá para ir a pé: desça a Calle de Toledo até a Calle de Las Maldonadas.

Horário: das 9h às 15 horas

Feira do Rastro em Madri
Feira do Rastro em Madri

Quinquilharias, artesanato, roupas novas e usadas, tem de tudo na Feira do Rastro


A Feira do Rastro é um centenário mercado de rua, armado todos os domingos e feriados no Bairro de La Latina. Chega a reunir 100 mil caçadores de pechinchas e quinquilharias, nos dias mais concorridos.

Tem de tudo na Feira do Rastro: das meias soquete a € 1 o pacote (as que comprei em 2006, na minha primeira visita, ainda estão vivas) a câmeras fotográficas, passando por cartazes de cinema, artesanato marroquino em couro (ótimas bolsas e carteiras) e lanternas tibetanas.

Feira do Rastro em Madri
No quesito segurança, basta um pouquinho de atenção pra a gente se divertir na Feira do Rastro


Ainda lembro da cara de preocupação da senhorinha a quem perguntei o caminho para El Rastro, na primeira vez que fui lá: “Segure muito bem essa bolsa”, insistia ela.

Não foi um conselho ocioso. Naquela muvuca da Feira do Rastro, é bom mesmo tomar cuidado com a bolsa.

Se você estiver com mais alguém, preste atenção pra não se perder de sua companhia ao se espremer contra a multidão para atravessar um trecho de rua mais, digamos, povoado. Mas vá sem medo, porque o clima de El Rastro é cordial.

Feira do Rastro em Madri
Feira do Rastro em Madri
O Rastro é muvuca meeesmo, até pra fotografar. É difícil um clique que não venha com o nariz de alguém 😁


Da primeira visita — da qual guardo não só as meias, mas um kafieh palestino que já aqueceu muito o meu pescoço — até minha passagem mais recente pela Feira do Rastro, agora em janeiro, pouca coisa mudou.

O que significa dizer que o mercado continua divertidíssimo e uma ótima chance de encontrar tranqueiras antiguinhas pra decorar a estante ou até mesmo peças de artesanato de qualidade.

Feira do Rastro em Madri
Feira do Rastro em Madri
Todos os domingos e feriados, El Rastro ocupa vários quarteirões do bairro de La Latina. Os bares e restaurantes do entorno ficam abarrotados e tem até lugar pra ver o futuro no tarô 😊


A origem da Feira do Rastro é antiga. No Século 15 já havia um mercado de ruas na Ribera de Curtidores, uma ladeira íngreme que que se despenha rumo à margem do Rio Manzanares desde a Plaza del Cascorro

O que começou como um comércio de roupas baratas para a população empobrecida foi crescendo, com a chegada das barracas de víveres (carnes, principalmente) e a instalação de curtumes.

Feira do Rastro em La Latina em Madri

A Feira do Rastro é sediada no Bairro de La Latina, um dos mais tradicionais de Madri, e suas origens remontam ao Século 15


O primeiro matadouro de Madri funcionava ali. Dizem que foi ele quem batizou a feira, a partir dos rastros de sangue deixado pelas carroças que levavam as carcaças dos animais abatidos.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: Feiras e Mercados - Índice

O Bairro de La Latina — assim batizado em alusão a Beatriz Galindo, erudita do Século 15 que foi professora e meio conselheira de Isabel de Castela, a Rainha Católica — é o bairro mais antigo de Madri, com origem na povoação moura que deu origem à cidade.

Feira do Rastro em Madri

Depois de se esbaldar na Feira do Rastro, não deixe de voltar a La Latina em um dia normal, para aproveitar a boemia do bairro


Com a fixação da capital em Madri por Filipe II, no Século 16, La Latina se tornou o endereço do povo pobre da cidade, espremido nos cortiços que caracterizaram a  área ao longo dos tempos.

Fisicamente muito próximo de esplendores como o Alcázar (antigo Palácio Real) e a Plaza Mayor, mas um mundo a parte. Hoje, La Latina é reduto de boemia. 

Há muitos restaurantes, cafés e tabernas na região da Feira do Rastro, mas costumam estar tão lotados quanto as ruas, nos dias da feira. Para sua sorte, o que não falta em La Latina são lugares interessantes para comer.

Parque do Retiro em Madri
Uma alameda do Parque do Retiro, a área de lazer queridinha dos madrilenhos


⭐Parque do Retiro


Como chegar: a melhor estação de metrô é Retiro, na linha 2.

Horário: diariamente, das 6h às 24h, de maio a outubro, De novembro a abril, só até as 22 horas.

Parque do Retiro em Madri

Vantagem inquestionável: no Parque do Retiro é permitido deitar (e rolar) na grama 😉


Meia garrafa de vinho, jamón, pão, queijo e uma canga pra me esticar. Se não chover, tá feita a minha farra domingueira em Madri, no agradabilíssimo Parque do Retiro.

O Retiro — bonito, seguro, grátis e fácil de chegar — é uma aposta sem erro para quem procura um programa relaxado nos fins de semana ou feriados na capital espanhola.

Fonte no Parque do Retiro, Madri

O Parque do Retiro nasceu chique, exclusivo para a corte, mas foi aberto ao público no Século 18


Apesar do meu approach quase farofeiro — e nada inusual naquele cenário — é bom registrar que o Parque do Retiro nasceu chique e ainda mantém a pose aristocrática, às vésperas de completar 400 anos de idade.

No Século 17, a vasta área verde foi povoada por fontes, estátuas e pavilhões para deleite do rei Filipe IV de Habsburgo e sua corte, uma espécie de “quintal” majestático do Palácio do Bom Retiro.

Músicos no Parque do Retiro em Madri
Músicos ajudam a criar o clima no Parque do Retiro


O “Bom Retiro” que batizou o parque eram os aposentos destinados aos reis Habsburgo no Mosteiro dos Jerónimos de Madrid, que aí se recolhiam para orações e reflexão.

Como só um Quarto Real não seria suficiente, Filipe IV encomendou um conjunto de palácios, bosques e jardins para o local de seu retiro — a meditação, claro, foi substituída por folguedos mais cortesões.

Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
muy romántico Palácio de Cristal é a estrutura mais famosa do Parque do Retiro

Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
O Palácio de Cristal foi inaugurado em 1887, para uma exposição. Atualmente, também é administrado pelo Centro de Artes Reina Sofia e recebe mostras de arte contemporânea


A residência de recreio real deu o nome ao parque, mas não sobreviveu para contar a história: o Palácio do Bom Retiro foi demolido no Século 19.

Mas a área verde já tinha se consagrado como área de lazer. Primeiro, como espaço real privado, exclusivo da corte. Depois, como parque público: o Retiro foi aberto à população em geral no Século 18.

Palácio Velázquez, Parque do Retiro, Madri
Palácio Velázquez, Parque do Retiro, Madri
O Palácio Velázquez também recebe exposições temporárias de arte

Hoje, o Parque do Retiro, com seu 1,18 milhão de metros quadrados (118 hectares), reúne alguns monumentos famosos, como o Palácio de Cristal e o Palácio Velázquez — hoje incorporados como espaços de exposição do Centro de Artes Reina Sofia — e o Real Observatório Astronômico.

Talvez o programa mais popular do Parque do Retiro seja remar um barquinho no lago artificial que fica aos pés do monumento ao rei Alfonso XII.

Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri
Palácio de Cristal, Parque do Retiro, Madri

Só a beleza do Palácio de Cristal cercado pelo verde já vale a visita ao Parque do Retiro


Mas bom mesmo é me esticar na grama para aproveitar o sol (no inverno) ou a sombra (no verão) e caminhar distraída pelas alamedas do parque antes de começar meu piquenique.

Agora que eu provei que domingo em Madri é um dia que não tem nada de chato, é só aproveitar a farra quando estiver na cidade.

Bosque del Recuerdo, homenagem às vítimas do atentado da Estação de Atocha, no Parque do Retiro em Madri
Bosque del Recuerdo, homenagem às vítimas do atentado da Estação de Atocha, no Parque do Retiro em Madri
Bosque del Recuerdo, homenagem às vítimas do atentado da Estação de Atocha, no Parque do Retiro em Madri
O Bosque del Recuerdo (Bosque da Lembrança ou da Memória), foi construído em 2004 em uma ala do Parque do Retiro para homenagear as vítimas do ataque terrorista à Estação de Atocha. Lá estão plantados 170 ciprestes e 22 oliveiras para lembrar os 192 mortos no atentado


A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Mais dicas de Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário