20 de janeiro de 2015

Roteiro pela Sicília - com paradinhas em Nápoles e Roma


Bandeira da Sicília

A bandeira da Sicília hasteada em um edifício histórico de Taormina. A figura com três pernas é a Trinácria, símbolo da ilha desde o domínio grego e adotado na bandeira no Século 13


Queridos leitores, preciso dizer a vocês que a Sicília é uma cooooooisa. Passei uma semana lá, na virada do ano, e voltei absolutamente extasiada com a beleza de Taormina, Agrigento e Palermo. Meu roteiro pela Sicília foi tudo o que eu sonhava e muito mais.

Se a Andaluzia, que visitei no ano passado, é uma esquina do mundo, a Sicília foi um congestionado entroncamento de rotas marítimas e interesses militares desde os primórdios das civilizações mediterrâneas — a ilha parece ter sido caprichosamente plantada bem no meio do caminho de fenícios, gregos, romanos, vândalos, godos, normandos, árabes, aragoneses, espanhóis...

Taormina na Sicília
Taormina na Sicília
Das muralhas do Teatro Grego de Taormina dá para ver o mar azul que banha a Sicília (no alto) e as montanhas em torno da cidade

Este roteiro pela Sicília permitiu que eu visse um pouco dessa multiplicidade de conquistas e heranças. Um quadro fascinante, enriquecido pelo capricho da natureza, que se esmerou em encher a ilha de belas paisagens de mar azul e montanhas que parecem ter acabado de dilacerar a crosta da terra em direção ao céu.

Veja como foi meu roteiro pela Sicília e as dicas que eu trouxe desses 8 dias mágicos. Aposto que você vai começar a arrumar as malas antes de terminar este post: 

Palermo na Sicília
Fontana Pretória em Palermo na Sicília
Palermo é um espetáculo. No alto, a cidade vista do campanário da Igreja do Santíssimo Salvador. Acima, a Fontana Pretória, importada de Florença



Roteiro na Sicília


Vale dos Templos de Agrigento na Sicília
Um dos meus grandes objetivos nesse roteiro pela Sicília era ver o Vale dos Templos de Agrigento. E que coisa linda, viu?


1ª etapa: de Salvador a Lisboa
Voo TAP, direto, na noite de 26/12, só 7:30h de viagem.

Esse voo da TAP e o da AirEuropa, ligando Salvador a Madri, são a minhas alegrias de final de ano. Sempre passo o Natal em Salvador, mas prefiro fugir dos preços escorchantes das viagens de Réveillon no Brasil, daí que sempre dou uma escapadinha e os voos diretos para a Europa facilitam imensamente a minha vida.

Lisboa, Portugal
Minha primeira parada na Europa foi uma conexão em Lisboa, com tempo de rever um pouquinho de uma cidade que eu adoro

⭐Lisboa - 8 horas de conexão
Com oito horas de folga entre a chegada e a conexão para Roma, tive um tempinho precioso para rever a capital portuguesa, uma cidade que eu adoro mais a cada visita. O voo chegou ás 11 da manhã e a partida para Fiumicino foi às 19:30h.

Veja como foi:
Como aproveitar uma conexão em Lisboa

Todas as dicas de Lisboa

Fiumicino - só o pernoite

26 horas depois da partida de Salvador, cheguei ao aeroporto de Fiumicino, nas cercanias de Roma, às 23 horas. Já tinha hotel reservado nas proximidades do aeroporto, para não ter que enfrentar o deslocamento para capital italiana tarde da noite.

Expresso Leonardo Da Vinci, trem do Aeroporto de Fiumicino para Roma
Dormi a primeira noite perto do Aeroporto de Fiumicino para pegar o Expresso Leonardo no dia seguinte até Roma e, de lá, o trem para Nápoles

Sábia providência, porque eu estava um bagaço (e o Expresso Leonardo só circula até às 23:23h). Pernoitei  no Best Western Hotel Rome Airport, a 15 minutos do aeroporto, uma opção bem prática.

Fiumicino - Roma - Nápoles de trem

Na manhã do dia 28/12, segui de Fiumicino para a Estação de Termini, em Roma. O trem Expresso Leonardo da Vinci faz o percurso do aeroporto ao centro da capital italiana em 30 minutinhos e tem partidas a cada meia hora (das 6:23 às 23:23h) e custa €14.

Consegui chegar a Termini um pouco depois da 11h (eu queria ter acordado mais cedo, mas estava mortinha) e embarquei para Nápoles por volta das 13:30h.

Veja as dicas de Fiumicino (hospedagem, aeroporto e traslado pra Roma)
Roma e Fiumicino - dicas práticas

Galeria Umberto I em Nápoles
Em Nápoles, encontrei a Galeria Umberto I cheia de tapumes para uma obra de restauro. Mas quem se importa? Ela fica linda mesmo assim

2ª etapa: duas noites em Nápoles 
Um super bônus do meu roteiro pela Sicília foi essa paradinha em Nápoles. Fiquei só duas noites (queria mais!) nessa cidade que amo de paixão, em um hostel chiquezinho chamado M99 Design Rooms, no Centro Histórico, bem bacaninha.

Eu queria muito curtir mais  Nápoles, mas o motivo da visita foi a firme decisão de finalmente ir conhecer os sítios arqueológicos de Pompeia e Herculano — os leitores da Fragata já sabem que eu sou tarada por escavações, montinhos de pedras milenares e afins e era simplesmente imperdoável que eu ainda não tivesse ido até lá.

Galeria do Palazzo Zevallos-Stigliano em Nápoles
Chocolate do Café Gambrinus em Nápoles
Babà, doce típico de Nápoles
Pizzaria Brandi em Nápoles

Fiquei pouquinho em Nápoles, mas deu pra curtir vários clássicos. Lá no alto, a Galeria do Palazzo Zevallos-Stigliano. Teve  chocolate no histórico Café Gambrinus e paradinha para um delicioso babà, doce típico da cidade. E o jantar foi na Pizzeria Brandi, a casa que inventou a margherita


Mesmo com pouquinho tempo (e com o sol se pondo por volta das 17 horas), andei um bocado por Nápoles, matei saudades e descobri lugares novos e adoráveis.

Veja os posts:

Anfiteatro de Pompeia na Itália
Acima, o Anfiteatro de Pompeia. Abaixo, a cidade de Herculano, destruída na mesma erupção do Vesúvio. Esse bate e volta foi tão maravilhoso que fiquei me perguntando por que demorei tanto pra visitar os dois sítio arqueológicos
Herculano, sítio arqueológico na Itália

Bate e volta a Herculano e Pompeia de trem
De Nápoles é muito fácil chegar A Herculano e a pompeia, as duas cidades soterradas pela erupção do Vesúvio, no ano de 79 d.C.

A Ferrovia Circumvesuviana faz o trajeto e dá para visitar os dois sítios arqueológicos no mesmo dia.

Até Herculano, são 20 minutos, partindo da Estação Garibaldi, a principal de Nápoles. De Herculano a Pompeia, mais 20 minutinhos. Depois de ter visto aquelas ruínas, fiquei me perguntando por que demorei tanto pra ir lá.


Taormina na Sicília coberta pela neve
2014 se despediu de mim deixando Taormina branquinha de neve 🧡


⭐3ª etapa: três noites em Taormina
chegando de avião/ônibus, via Catânia

Ufa, cheguei na Sicília!! Lisboa, Nápoles, Herculano e Pompeia foram deliciosos prólogos para um roteiro que, "oficialmente", começou quatro dias depois da minha partida de Salvador.

Na manhã do dia 30/12, peguei o voo Alitalia de Nápoles para Catânia, minha porta de entrada na Sicília. É facílimo ir de lá para Taormina, pois há ônibus partindo do Aeroporto. A viagem dura cerca de uma hora e meia, com direito a uma vista para o vulcão Etna simplesmente inacreditável.

Todas as dicas de Taormina

Vulcão Etna em Taormina na Sicília
Só a visão do Vulcão Etna branquinho de neve já teria valido todo o meu roteiro pela Sicília

Centro Histórico de Taormina na Sicília
Centro Histórico de Taormina na Sicília
Centro Histórico de Taormina na Sicília
Além da paisagem acachapante, Taormina tem um belo patrimônio histórico

Taormina, a Tauromenion fundada pelos gregos, é um dos lugares mais  belos que já vi. Cidadezinha encarapitada na montanha, sobre um mar muito azul e cristalino, à sombra do majestoso Etna.

A herança grega, como o famoso Teatro Antigo, divide a cena com velhas construções medievais, formando um conjunto magnífico. Fiquei três noites lá, inclusive a do Ano Novo, em um hotel lindo, debruçado sobre o mar, chamado Monte Tauro.

Vila de Castelmola na Sicília
A pequena vila de Castelmola, pendurada numa rocha acima de Taormina, tem vários mirantes para o Etna. Este fica ao lado da Catedral 


Taormina é um badalado destino de praia, no verão, e costuma ficar lotada. O prazer do banho de mar eu perdi, mas o frio do inverno me deu um presente inesquecível, no último dia de 2014: acordei, abri a janela para ver o mar e dei de cara com o mundo todo branquinho de neve.

Pra vocês terem uma ideia de como isso é raro, minha conterrânea Patricia Kalil, que mora na Sicília há sete anos (e escreve o ótimo blog Descobrindo a Sicília, meu principal guia nessa viagem), nunca viu a neve cair na ilha. Como ela mesmo disse, eu sou uma sortuda!!

Castelo Sarraceno de Taormina na Sicília
O Castelo Sarraceno de Taormina clicado da vila de Castelmola

De Taormina, não dá para perder um passeio a Castelmolla, que consegue ficar ainda mais encarapitada em uma montanha ainda mais alta. A pequena vila fica a 20 minutos de carro e sua principal atração são as ruínas de um castelo medieval de cara para o vulcão.

Saiba mais sobre essa vila lindinha:
➡️ Castelmola, o belvedere da Sicília

Vale dos templos de Agrigento na Sicília

Um lugar para a lista do "vale a pena estar viva": o Vale dos Templos de Agrigento


⭐4ª etapa: duas noites em Agrigento
chegando de ônibus

Minha segunda parada na Sicília foi em Agrigento, terra natal do escritor Luigi Pirandello. Fiquei duas noites, em um hotelzinho reservado de última hora, o Concordia, no centro antigo da cidade - o hotel que eu tinha reservado com antecedência ficava no meio do nada e não era acessível por transporte público.

A velha Akragas dos gregos é famosa pelo espetacular Vale dos Templos, conjunto de construções dóricas do Século 6 a.C., um dos maiores complexos arqueológicos do Mediterrâneo. Sério? Uma das coisas mais impressionantes que já vi na vida.

Templo de Juno no Vale dos Templos de Agrigento na Sicília
Templo de Castor e Pólux no Vale dos Templos de Agrigento
Fiquei extasiada com essa herança grega em Agrigento. No alto, o Templo de Juno. Acima, o Templo de Castor e Pólux

As dicas desta etapa:
O Vale dos Templos de Agrigento

Teatro Massimo de Palermo na Sicília
Catedral de Palermo na Sicília
Palermo na Sicília
Surpreendente, magnífica Palermo! No alto, o Teatro Massimo. No centro, a Catedral em estilo Normando


⭐5ª etapa: três noites em Palermo
chegando de trem

Eu já sabia que ia ficar boba diante de Taormina e Agrigento, mas ninguém tinha me avisado sobre Palermo, uma senhora surpresa.

A capital da Sicília é cheia de personalidade e bonita até dizer chega. Seu centro histórico, nada cenográfico, pode até estar precisando de uma mãozinha de tinta, mas acho que aquelas fachadas descascadas contribuem para o encanto.

Marina de Palermo na Sicília
Quattro Canti em Palermo na Sicília
O Porto de Palermo foi estratégico desde o tempo dos gregos. Hoje, o lugar é uma marina esportiva (no alto). Acima, Quattro Canti, que os palermitanos apresentam como "a esquina mais bonita do mundo 

Fiquei três noites no NH Jollie Palermo, super confortável e simpático, bem em frente ao mar, no Foro Umberto I, antiga área das muralhas da cidade. Fundada pelos fenícios e levada ao esplendor como o porto grego de Panormos, a cidade tem uma fascinante arquitetura que mistura as heranças dos conquistadores mouros e normandos, que se revezaram no domínio da região, durante a Idade Média.

A Renascença, o Barroco e o Neoclássico também legaram maravilhas a Palermo, como a Fontana Pretoria, os Quattro Canti e o Teatro Massimo, cenário da eletrizante sequência final de Godfather 3, de Coppola.

Todas as dicas de Palermo

Ilha Tiberina em Roma na Itália
Isso é um dia feio em Roma. É por essas e por outras que eu sou louca por essa cidade


⭐6ª etapa: duas noites em Roma
chegando de avião
Para completar uma viagem inesquecível, que tal uma passadinha em uma das minhas cidades mais queridas?

De Palermo, voei para Roma com a Vueling (uma horinha de viagem) para um reencontro de pouco mais de 36 horas, só o suficiente para matar a saudade.

Fórum Romano
Boca da Verdade em Roma
Ponte e Castelo de Sant'Angelo em Roma
Praça de São Pedro no Vaticano
Meu passeio em Roma começou na Piazza Venezia e Fórum Romano (no alto), passou pela Boca da Verdade e seguiu o Rio Tibre até a Ponte de Sant'Angelo. Na Praça de São Pedro, o dia enfarruscado deu lugar a um céu muito azul

Tive um dia inteiro para caminhar à beira do Tibre, rever algumas das minhas igrejas preferidas (Santa Maria in Cosmedin e a Boca da Verdade, por exemplo), voltar a explorar os cenários renascentistas da Via Giulia, dar uma olhadinha no Fórum Romano...

E, finalmente, quando cheguei à Praça de São Pedro, no Vaticano, o dia, que estava bem feinho, virou uma estonteante tarde de céu azul. Voltei para o Brasil achando que meu amor por Roma é plenamente correspondido...


Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Sonho em um dia poder conhecer a Itália.
    Obrigado a v. e a todos mais que nos fazem "viajar virtualmente", enquanto o sonho de ir de verdade não se concretiza.
    E parabéns! Seu blog passará a ser uma das minhas referências para este "sonhar acordado".
    []
    AC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) O melhor de escrever a Fragata é isso mesmo: compartilhar as experiências e ajudar nos sonhos e planos dos leitores. Um abraço e continue sonhando, que a Itália te aguarda :)

      Excluir