Eu e a minha Fragata


Barcos ancorados na Ilha da Madeira, Itaguaí, Rio de Janeiro
Ilha da Madeira, Itaguaí (RJ)


Olá, bem vind@ a bordo!

Comecei a escrever este blog, em 2010, porque guardar todos os meus bloquinhos de anotações, papeizinhos, cartões e rabiscos de viagens estava se tornando uma tarefa impossível. A cada mudança, era um pandemônio — só em 2009, troquei três vezes de cidade.

No início, o blog era prático: todas as informações organizadas num único lugar (que não ocupa espaço na estante) e que eu podia ter sempre comigo, onde quer que estivesse.

Aos pouquinhos, fui me apaixonando tanto pela Fragata que às vezes desconfio que viajar é quase uma desculpa para poder atualizá-la (rsss).

Esse meu blocão de anotações chama-se Fragata Surprise em homenagem às histórias do mar que, desde sempre, inspiraram meus desejos de longas viagens. O navio do Capitão Aubrey está aqui como síntese de todos os outros "barcos" nos quais naveguei. Se você ainda não leu a série de livros do irlandês Patrick O'Brian, não sabe o que está perdendo.

As fotos postadas aqui na Fragata foram feitas por mim, salvo quando houver indicação de autor.

As canções escolhidas para "trilha sonora" dos posts são as que flutuavam em minha cabeça durante os momentos narrados.

Um pouquinho sobre mim (Cyntia Campos)



Mosteiros suspensos de Meteora, Grécia
Euzinha em Meteora, Grécia, em 2012

Sou jornalista, nascida (em 1961) e criada em Salvador. Depois de mais de três décadas, estou de volta à minha cidade (morei em São Paulo e no Rio de Janeiro e em Brasília), aposentada e sedenta da beira da praia. "Na terra onde o mar não bate não bate o meu coração", ensina o grande Gilberto Gil. 

Já viajei muito pelo Brasil, mas ainda preciso conhecer Rondônia, Tocantins, o Maranhão e o Piauí. Já visitei 40 países. Sou fluente em Inglês e Espanhol, meu Alemão está um pouquinho enferrujado (desde que me formei no Goethe, praticamente só o uso em viagens) e me viro muito bem em Francês e Italiano.

Arquitetura, artes visuais, literatura, Rock'n'Roll e cinema são minhas grandes paixões. Acho que viajar é uma tarefa para os cinco sentidos e me dedico a descobrir mais do que o olhar alcança.

Gosto de andar por aí sozinha (mas não sou radical) em busca dos cenários e das memórias que descobri nos livros, nas canções e nas telas. Quanto à minha personalidade viajante, sou mochileira que vai à Ópera e só encarei hospedagem em quarto coletivo quando fiz o Caminho de Santiago (e sobrevivi).

Contatos
Email
Twitter
Facebook
Fanpage da Fragata Surprise no Facebook (aproveita, passa lá e dá uma curtida 😉 )
Instagram

Por onde andei (até agora)



Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo VerdeChile, Colômbia, Cuba, Curaçao, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guatemala, Guiana, Holanda, Hungria, Ilhas Virgens Americanas, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do NorteItália, MaltaMéxico, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Santa Lucia, Trinidad e Tobago, Turquia, Uruguai, Venezuela, Vaticano.