25 de junho de 2017

3 igrejas em Florença com entrada gratuita


Florença vista da Igreja de San Miniato al Monte
Só a vista de Florença já vale a visita à Igreja de San Miniato al Monte

Igreja de San Miniato al Monte em Florença

Quando chegar lá no alto, você vai descobrir que a igreja do Século 11 é tão deslumbrante quanto a vista que oferece para a cidade


Atrações com entrada livre não dão em árvores na capital da Renascença. Para a sorte do nosso bolso, porém, há lindas igrejas em Florença com entrada gratuita, onde a gente pode ver obras de arte dignas de museus em esquema 0800.

As igrejas de San Miniato al Monte, Santissima Annunziata e Ognisanti são construções maravilhosas, recheadas de tesouros artísticos e não desfalcam um eurinho sequer do seu orçamento.

Igreja de Ognisanti de Florença
A Igreja de Ognisanti (no alto) e a Basílica de Santissima Annunziata ficam do ladinho de atrações famosas de Florença e não cobram ingresso dos visitantes


É a sua chance de ver três momentos inspiradíssimos da arte florentina. O românico de San Miniato— que fica em um dos pontos mais altos da cidade e oferece uma vista deslumbrante para Florença—, o renascentista de Santíssima Annunziata e o barroco de Ognisanti.

Três atrações que você não vai se arrepender nem um pouquinho de colocar no seu roteiro e que não vão pesar no seu orçamento. Veja as dicas:

Igrejas em Florença com entrada gratuita


⭐ Igreja de San Miniato al Monte

Via del Monte alle Croci.
De segunda a sábado, das 9:30h às 13h e das 15h às 19h. Domingos, das 15h às 19h.

Igreja de San Miniato al Monte, Florença
A igreja de San Miniato foi construída no monte onde o primeiro mártir cristão de Florença viveu como ermitão


San Miniato al Monte é uma das igrejas mais antigas de Florença. A geometria em mármore verde e branco de sua fachada inspirou templos mais famosos, como o Duomo (que também tem entrada gratuita), Santa Croce e Santa Maria Novella.

A igreja começou a ser construída no Século 11, em memória do primeiro mártir cristão de Florença. Miniato (Mínias, em português) foi um príncipe armênio que viveu em Florença a serviço do Império Romano.

Igreja de San Miniato al Monte em Florença
Igreja de San Miniato al Monte em Florença
Afrescos, entalhes, revestimento em mármore... Tudo contribui para a aura celestial que emana da beleza de San Miniato

Igreja de San Miniato al Monte em Florença
Igreja de San Miniato al Monte em Florença
Até as traves do teto da igreja são delicadamente decoradas. A aparência de San Miniato estabeleceu o padrão decorativo em mármore verde e branco que caracteriza as principais igrejas de Florença


Convertido ao Cristianismo, Miniato passou a viver como ermitão até ser preso, torturado e executado pelos romanos, no ano 250. O local de sua ermida ganhou um pequeno santuário e, sete séculos depois, a atual Igreja de San Miniato al Monte.

Desde a Idade Média e ao longo do Renascimento, diversos artistas trabalharam na decoração interna da Igreja de San Miniato

Um desses mestres foi Lucca della Robbia, uma referência em escultura e cerâmica da Renascença italiana.

Afrescos na Igreja de San Miniato al Monte em Florença
Afrescos na Igreja de San Miniato al Monte em Florença

Ao longo dos séculos, muitos expoentes da arte contribuíram com a decoração da Igreja de San Miniato


O arquiteto Michelozzo, discípulo de Donatello e favorito do Duque Cosimo de Médici, também deu sua contribuição à beleza de San Miniato al Monte.

Michelozzo foi responsável também pela construção do Palazzo Medici Riccardi e pelo Mosteiro de San Marco. Em San Miniato, ele projetou a Cappella del Crocefisso (Capela do Crucifixo).

fachada da Igreja de San Miniato al Monte em Florença
fachada da Igreja de San Miniato al Monte em Florença
O mosaico na fachada representa Cristo com Maria e São Miniato


Ao lado da Igreja de San Miniato está o Palazzo dei Vescovi (residência de verão dos bispos de Florença), posteriormente incorporado ao mosteiro que ainda existe no local — e é famoso pela produção de mel, licores, chás e bolos, vendidos em uma lojinha anexa.

No cemitério de San Miniato, abaixo da igreja, estão sepultadas figuras célebres, como o escritor Carlo Collodi, criador de Pinóquio.

Igreja de San Miniato al Monte em Florença

Como chegar à Igreja de San Miniato al Monte 

Uma visita a San Miniato combina muito bem com o passeio à Piazzale Michelanchelo, o famoso mirante de Oltrano (a margem Sul do Rio Arno) que oferece uma visão celestial de Florença. A igreja fica a 450 metros da praça, ladeira acima.

Igreja de San Miniato em Florença
Igreja de San Miniato em Florença
Repare no alto da foto acima a Igreja de San Miniato clicada da margem do Rio Arno

A subida até Piazzale Michelangelo é muito sofrida para ser feita a pé. É melhor pegar um ônibus.

As linhas 12 e 13 partem de Santa Maria Novella e fazem ponto final na Piazalle Michelangelo. Nesta última viagem, tomei um táxi na beira do rio, na altura da Ponte alle Grazie, e paguei € 6.


⭐ Basílica de Santissima Annunziata
Piazza SS. Annunziata.
Das 7:30h às 12:30h e das 16:30h às 18:30.

Chistrino dei Voti na Basílica da Santissima Annunziata em Florença
Depois do pórtico (abaixo), o Chiostrino dei Votti é uma espécie de "antessala" na igreja de Santissima Annunziata

Basílica da Santissima Annunziata em Florença

A Praça da Santíssima Annunziata é uma das minhas preferidas em Florença, um primor de harmonia composta pelas fachadas porticadas da basílica, da Loggia dei Servi di Maria (Século 16) e do Hospital dos Inocentes, um orfanato do Século 15 projetado por Bruneleschi.

Completam o conjunto da praça o Palazzo Budini Gattai e duas fontes representando monstros marinhos.

O coração desse conjunto é a Basílica de Santissima Annunziata, muito querida pelos florentinos. Desde o Século 13, os devotos locais veneram um afresco da Anunciação que adorna uma de suas capelas.

Fachada em pórtico da Basílica da Santissima Annunziata em Florença

Uma fachada em pórtico é pouco usual em igrejas, mas a colunata da Basílica de Santissima Annunziata harmoniza o visual da praça


Para quem olha de fora, a igreja tem uma fisionomia pouco usual, graças ao pórtico que define sua fachada.

Esse pórtico foi um acréscimo renascentista, legado da poderosa Família Pucci — os antepassados do famoso estilista Emilio Pucci — benfeitora da igreja e célebre por patrocinar as artes florentinas.

O emblema dos Pucci, o rosto de um mouro, está gravado no piso e na fachada do pórtico, marcando a doação.

afrescos na Basílica da Santissima Annunziata em Florença
afrescos na Basílica da Santissima Annunziata em Florença

Afrescos do Chiostrino dei Votti


Ao entrar na Basílica de Santissima Annunziata, o visitante continua a se surpreender ao ser recebido em uma espécie de “antessala”, um lindíssimo pátio coberto e decorado com afrescos preciosos. É o Chiostrino ("claustrinho") dei Votti, desenhado pelo arquiteto Michelozzo.

Entre os artistas responsáveis pelas obras que adornam o claustro da basílica está Andrea del Sarto, um dos grandes expoentes da primeira fase do Renascimento italiano.

Já o interior da basílica de Santissima Annunziata (que eu não fotografei, pois minha visita coincidiu com o horário da missa) tem uma cara muito mais barroca, uma sucessão de capelas ricamente decoradas.

"Cabeça de Mouro", emblema da Família Pucci de Florença, na Basílica da Santissima Annunziata
"Cabeça de Mouro", emblema da Família Pucci de Florença, na Basílica da Santissima Annunziata
"Cabeça de Mouro", emblema da Família Pucci de Florença, na Basílica da Santissima Annunziata

O emblema da Família Pucci, a cabeça de mouro, é muito presente na decoração da basílica, aparecendo em paredes, colunas e no mosaico do piso


Boa parte do acervo da Basílica de Santissima Annunziata está hoje em museus de Florença e de outras cidades europeias (como a Deposição da Cruz, de Filippino Lippi e Perugino, exposta na Galleria dell’Accademia e o Martírio de São Sebastião, de Pollaiolo, hoje na National Gallery de Londres).

 Apesar da “pilhagem”, as peças que ainda se conservam no templo fazem a visita valer como uma passadinha em um museu.

Como chegar à Basílica de Santissima Annunziata

A Piazza della Santissima Annunziata está a 250 metros da entrada principal da Galleria dell'Accademia. É só seguir a Via Ricasoli e dobrar à direita, acompanhando o edifício da Escola de Belas Artes.

⭐ Igreja de Ognisanti (Todos os Santos)

Borgo Ognisanti nº 42.
De segunda a sábado, das 9h às 12h e das 16h às 17:30h. Domingos e feriados, das 16h às 17:30.

Igreja de Ognisanti em Florença
Igreja de Ognisanti em Florença

A Igreja de Ognisanti era patrocinada pela Família Vespucci


Quem passeia pela beira do Rio Arno, entre as pontes Amerigo Vespucci e alla Carraia, não pode deixar de notar, ao fundo de uma pracinha, a fachada sóbria de uma igreja onde o mármore claro parece ter sido assentado para “acender” com a luz do sol.

Interior da Igreja de Ognisanti (Todos os Santos) em Florença

A Igreja de Ognisanti tem decoração barroca e está recheada de obras de arte 


Pequena e singela por fora, a Igreja de San Salvatore in Ognisanti (“Todos os Santos”) parece se multiplicar muitas vezes em tamanho aos olhos de quem entra para contemplar o esplendor de seu interior barroco.

Ognisanti é originalmente o resultado do mecenato e devoção da Família Vespucci, que legou ao Novo Mundo seu primeiro cartógrafo importante — além do nome do continente, herdado de Américo Vespucci, que ainda por cima batizou a minha Baía de Todos os Santos em homenagem à paróquia de seu clã.

Igreja de Ognisanti em Florença
Igreja de Ognisanti em Florença
No alto, uma capela da igreja. Acima, o transepto

A Igreja de Ognisanti é do Século 13 e, nos primórdios, integrava um mosteiro. Sua aparência atual, porém, é a cara do Século 18, em consequência às muitas reformas que sofreu ao longo do tempo.

Graças ao patrocínio dos Vespucci, o edifício foi abrigo de preciosas obras de arte — para vocês terem uma ideia, Sandro Botticelli e Ghirlandaio eram alguns dos artistas que trabalhavam sob o mecenato da família e contribuíram para embelezar Ognisanti.

Capela da Madonna d'Alba na Igreja de Ognisanti em Florença
Crucifixo pintado por Giotto na Igreja de Ognisanti em Florença
Crucifixo pintado por Giotto na Igreja de Ognisanti em Florença

No alto, a Capela da Madonna d'Alba (“Madona do Alvorecer”), do Século 18. Acima um crucifixo pintado por Giotto no Século 14


Algumas dessas peças foram transferidas para museus, mas ainda estão lá belíssimos afrescos e o espetacular Crucifixo pintado por Giotto (Século 14).

Na Igreja de Ognisanti estão sepultados alguns personagens célebres vida florentina, como Botticelli e Carolina Bonaparte, irmã de Napoleão que, ao lado do marido, o Marechal Murat, ocupou o trono do Reino de Nápoles e exilou-se em Florença após ser deposta.

As margens do Rio Arno na altura do Borgo Ognisanti em Florença
As margens do Rio Arno na altura do Borgo Ognisanti
As margens do Rio Arno na altura do Borgo Ognisanti

Como chegar à Igreja de Ognisanti

Caminhando pelo Lungarno Amerigo Vespucci (lungarno é a designação das vias que margeiam o Rio Arno), entre as pontes Amerigo Vespucci e Alla Carraia, você verá a pracinha de Ognisanti, onde fica a igreja.

Mais sobre a cidade
Post-índice com mapa - todas as atrações e dicas de Florença

Atrações



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Um comentário:

  1. Excelente orientação, muita clara e com muita informação para visitar locais ao redor de cada ponto. CONTINUARE…

    ResponderExcluir