7 de julho de 2017

Igrejas-museus de Florença: Santa Croce e Santa Maria Novella

Florença - Capela Baroncelli, na Basílica de Santa Croce
A Capela Baroncelli, na Basílica de Santa Croce, decorada com afrescos de Taddeo Gaddi
As atrações da capital da Renascença são inesgotáveis – e isso deixa a gente tonta na hora de montar um roteiro na cidade.

Mas, se eu puder dar um conselho, tem duas igrejas de Florença, autênticos museus, que você deve colocar no topo de sua lista. Duas basílicas, para ser exata: Santa Croce e Santa Maria Novella.

Crucifixo de Giotto na Basílica de Santa Maria Novella, Florença
Crucifixo de Giotto na Basílica de Santa Maria Novella
Essas duas igrejas de Florença botam no chinelo uma tonelada de museus deste planeta. Estão recheadas de beleza, obras de arte inestimáveis e têm muita história pra contar.

Com esse currículo, as duas cobram ingresso — ao contrário, por exemplo, das igrejas de Roma, que equivalem ao museus e costumam ser gratuitas. Mas garanto a você que esses uns eurinhos muito bem gastos.

Veja as informações para visitar a Igreja de Santa Croce e a Igreja de Santa Maria Novella, em Florença:

Fachada decorada em mármore da Basílica de Santa Croce, Florença
A decoração da fachada de Santa Croce é do Século 19, contemporânea à do Duomo e seguindo o padrão consagrado no Século 13, em San Miniato
⭐ Basílica de Santa Croce de Florença
Piazza Santa Croce. De segunda a sábado, das 9:30h às 17:30h. Domingos, das 14h às 17:30h. Entrada € 8. 

Se eu tivesse que escolher a igreja mais bonita de Florença, seria Santa Croce. Ela foi a primeira que conheci na cidade, na minha visita de estreia.

E Santa Croce continua tendo uma imensa capacidade de me surpreender e comover.

Florença - interior da Basílica de Santa Croce
O interior da Basílica de Santa Croce parece despojado ao primeiro olhar, mas é simplesmente precioso
O interior gótico da Basílica de Santa Croce parece quase nu, ao primeiro olhar — um despojamento que não seria estranho à Ordem Franciscana, que fundou e ainda hoje está ligada à igreja.

É aos pouquinhos que o olhar vai desvendando o esplendor que domina todo o espaço, meio escondido nas 16 capelas laterais e no impressionante altar-mor (Cappella Maggiore) de Santa Croce.

Afrescos de Giotto na Capella Bardi e o altar-mor de Basílica de Santa Croce
Afrescos de Giotto na Capella Bardi (esq) e o altar-mor de Santa Croce
Qualquer museu do mundo ficaria imensamente satisfeito em contar apenas com uma parte do acervo da Basílica de Santa Croce.

Lá estão preciosos afrescos de Giotto, uma Anunciação esculpida por Donatello, obras de Vasari, Andrea della Robbia e muitos outros artistas que trabalharam em Florença e construíram a fama de esplendor da cidade.

Altar-mor da Basílica de Santa Croce
O altar-mor da Basílica de Santa Croce

Florença - Capella Castellani, na Basílica de Santa Croce
A Cappella Castellani, do Século 14, com afrescos de Agnolo Gaddi
Prepare-se para ficar arrepiada diante dos túmulos de Galileu Galilei, Michelangelo, Maquiavel e Gioachino Rossini, compositor de óperas como O Barbeiro de Sevilha.

Uma das sepulturas no interior da Basílica de Santa Croce está vazia: ela foi feita para Dante Alighieri, o poeta que amargou um longo exílio de sua querida Florença e nem depois de morto conseguiu retornas. Dante está sepultado em Ravena (siga o link para ver o post).

 Obras de arte na Basílica de Santa Croce, Florença
A Descida de Cristo da Cruz, tela de Bronzino (Século 16), um expoente do Maneirismo em Florença. À direita, o Crucifixo da Cappella Maggiore, obra de um artista anônimo do Século 14 conhecido apenas como Maestro di Figline ("Mestre de Figline", localidade próxima a Florença)

Florença - Basílica de Santa Croce - túmulos de Dante e de Maquiavel
A tumba dedicada a Dante (esq) está vazia: o poeta morreu no exílio e está sepultado em Ravena. À direita, o túmulo de Maquiavel, fundador da ciência política moderna
Florença - Basílica de Santa Croce - túmulos de Michelangelo e Galileu Galilei
O arquiteto Giorgio Vasari foi o responsável pelo túmulo de Michelangelo (esq). À direita, o túmulo de Galileu Galilei 


A Basílica de Santa Croce começou a ser construída em 1294, no local onde quase um século antes São Francisco de Assis ergueu um pequeno oratório, em sua passagem por Florença a caminho de Roma.

Depois de percorrer as maravilhas do interior da Basíliaca de Santa Croce e os claustros que a cercam, não deixe de dar uma passada no antigo dormitório dos frades que viviam no mosteiro anexo.

Nesse pavilhão funciona a Scuola del Cuoio ("Escola do Couro"). Além de ver os artesãos trabalhando, é sua chance de comprar carteiras, bolsas e outros objetos na lojinha que funciona lá mesmo.

Florença - fachada da Basílica de Santa Maria Novella
A fachada de Santa Maria Novella foi desenhada por Leon Batista Alberti, no Século 15

⭐ Basílica Santa Maria Novella
Piazza Stazione nº 4. Entrada € 5. Os horários variam de acordo com o dia da semana e a época do ano. Consulte aqui.


Entre as principais igrejas de Florença, Santa Maria Novella (“Nova”), do Século 13, é uma das mais antigas e preserva muito da estética medieval em plena capital do Renascimento.

Os afrescos góticos que adornam o interior da Basílica de Santa Maria Novella e seus claustros são absolutamente arrebatadores e, sozinhos, já valeriam a visita.

Ao lado da basílica há um cemitério cujo muro é ornado com nichos funerários destinados aos membros da alta aristocracia florentina
Filippino Lippi, Brunelleschi, Giambologna, Ghirlandaio, Botticelli (repare na tela A Natividade), Masaccio e Michelangelo estão entre os grandes nomes que trabalharam na ornamentação de Santa Maria Novella.

Essas obras de arte faze contrapontos magistrais às linhas limpas e elegantes do interior da basílica, à sua amplidão (a nave tem 99 metros de profundidade ) e  luminosidade.

O destaque, pairando sobre a nave principal da Basílica de Santa Maria Novella, é o belíssimo crucifixo de Giotto.

Florença - afrescos de Ghirlandaio na Basílica de Santa Maria Novella
O altar-mor de Santa Maria Novella tem afrescos de Ghirlandaio
A fachada de Santa Maria Novella tem revestimento em mármore realizado no Século 15. Ela exibe dois objetos astronômicos, uma esfera armilar — instrumento que indica os polos, os trópicos, os meridianos e o equador e servia para orientar os navegantes — e um relógio de sol

O inspirador essa “decoração” foi o astrônomo Ignazio Danti, frade dominicano que viveu em Florença no Século 16.

Florença - Basílica de Santa Maria Novella
A Anunciação, afresco de de Pietro de Miniato, e a amplidão luminosa do interior da basílica de Santa Maria Novella
Danti foi o responsável pelos cálculos que estabeleceram o Calendário Gregoriano que o Ocidente adota até hoje, substituindo o Calendário Juliano, implantado por Júlio César e ainda usado pela Igreja Ortodoxa.

A visita à Igreja de Santa Maria Novella começa pelo Chiostro Verde (“claustro verde”), decorado com afrescos de Paolo Uccello, no Século 15.

Essas obras do claustro foram muito danificadas por uma enchente do Rio Arno, em 1966, mas ainda é possível perceber a beleza do trabalho.

Florença - Basílica de Santa Maria Novella - Claustro Verde
A Capela da Anunciação e detalhes das abóbadas do Claustro Verde (à direita e abaixo)
Florença - Basílica de Santa Maria Novella - Claustro Verde

Ainda no claustro, prepare-se para a visão maravilhosa da Sala do Capítulo (local de reunião dos religiosos), também chamada de Cappellone degli Spagnoli (“Capela dos Espanhóis”).

A sala é toda coberta de afrescos belíssimos realizados por Andrea di Bonaiuto, no Século 14. As pinturas retratam a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo e a criação da Ordem dos Dominicanos.

Florença - Basílica de Santa Maria Novella - Capela dos Espanhóis
A Capela dos Espanhóis, ou Sala do Capítulo

Capela Strozzi e o altar-mor da Basílica de Santa Maria Novella, em Florença
A Capela Strozzi (esq), decorada com afrescos de Filippino Lippi, e o altar-mor
Outro claustro de Santa Maria, o Chiostro Grande, do Século 14, também está decorado com afrescos, mas não costuma estar aberto ao público, exceto em datas especiais.

No interior da Basílica de Santa Maria Novella, o lado da Capela Maior (altar-mor), preste atenção à Capela Strozzi, construída para abrigar a sepultura do rico banqueiro Filippo Strozzi. Os afrescos são de Filippino Lippi.

Mais sobre a cidade
Post-índice com mapa - todas as atrações e dicas de Florença

Atrações



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