3 de julho de 2017

Passeios gratuitos em Florença


O Rio Arno em Florença, Itália

Florença é uma cidade cara — mas, pra nossa sorte, a beleza ao ar livre não cobra ingressos


Florença é uma cidade cara e suas atrações mais famosas cobram ingressos salgados. Nem por isso uma temporada na cidade precisa quebrar seu orçamento. Há muita coisa linda pra ver na capital do Renascimento sem gastar nadinha.

Para economizar, não faltam os passeios gratuitos em Florença, igrejas com entrada grátis e belezas ao ar livre para serem exploradas em roteiros a pé.

As fontes e praças de Florença são muito fotogênicas e não é preciso gastar um eurinho sequer para explorar essas lindezas.

Florença vista da Piazzale Michelangelo

A vista de Florença no caminho para a Igreja de San Miniato


A orla e as pontes sobre o Rio Arno — como Ponte Vecchio, símbolo da cidade — rendem lindas caminhadas.

Mirantes como a Piazzale Michelangelo ou o Jardim das Rosas tiram o fôlego da gente, com a vista que oferecem para a cidade. As esculturas magníficas na Loggia dei Lanzi valem por um museu.

Loggia dei Lanzi: galeria de esculturas grátis na Piazza della Signoria

Você não paga nada para ver a galeria de esculturas da Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria


Dá uma olhada na minha lista de atrações imperdíveis e gratuitas em Florença e você vai comprovar que nem sempre essa cidade apaixonante vai pesar no seu bolso:



 Florença - passeios gratuitos


Ponte Vecchio, Florença

Ponte Vecchio, a mais antiga ponte de Florença, quase uma logomarca da cidade. Na outra margem, a Galleria degli Uffizi e o Corredor Vasariano


⭐ O Rio Arno e suas pontes
Florença não é Paris, mas também tem o charme romântico de um rio e suas pontes — estruturas que, também aqui, extrapolam o funcional e se oferecem como privilegiados balcões para a contemplação da cidade.

Florença, margens do Rio Arno
As margens do Arno rendem lindos passeios

Florença, margens do Rio Arno

 Um passeio pelas margens do Arno é uma boa receita para ver a beleza de Florença, sem esquecer de debruçar nas balaustradas da Ponte de Santa Trinità ou Ponte alle Grazie (a escolha vai depender da posição do sol) para ver e fotografar sua irmã mais famosa, Ponte Vecchio, a mais antiga e pitoresca da cidade.

Ponte Vecchio (“ponte velha”, em italiano) remonta a uma estrutura da época domínio romano, mas a construção atual é do Século 14, como fica bem explícito em sua carinha genuinamente medieval.

Ponte Vecchio, Florença

Ponte Vecchio preserva seu aspecto medieval


Ponte Vecchio, Florença

Ponte Vecchio, Florença


Como era costume da Idade Média, o leito de Ponte Vecchio é margeado por lojas e tabuleiros de mercadores — hoje, predomina o comércio de joias, a preços salgados.

Ponte Vechio também faz parte do trajeto do famoso Corredor Vasariano, obra encomendada pelo Duque Cosme de Médici ao arquiteto Giorgio Vasari, no Século 16.

O Corredor Vasariano conecta o Palazzo Pitti, residência ducal, na margem Sul do Rio Arno, ao Palazzo Vecchio, sede do governo da cidade, na Piazza della Signoria. 

Ponte Vecchio, Florença

Quando atravessar Ponte Vecchio, vá com tempo de olhar as vitrines e paciência para driblar a eterna multidão


Ponte Vecchio, Florença

Ponte Vecchio, Florença

Ponte Vecchio, Florença

O corredor projetado por Vasari consiste em cerca de 750 metros de trajeto elevado que passa por uma galeria na parte superior de Ponte Vecchio e também pela Igreja de Santa Felicità e pela Galleria degli Uffizi.

Tudo isso para que Cosme de Medici pudesse ir de casa para o trabalho sem precisar transitar pelas ruas da Florença do Cinquecento, que deviam ser uma muvuca tão grande quanto a de hoje.

Um tradicional mercado de carnes que funcionava em Ponte Vecchio foi desalojado, após a construção do Corredor Vasariano, para que o duque não fosse incomodado pelo cheiro da mercadoria.

Os açougues foram substituídos pelas oficinas de ourives e essa é a origem do comércio de joias nas lojas na Ponte Vecchio, que persiste até hoje.

Desfile da Festa da Befana, a celebração do Dia de Reis em Florença
A celebração do Dia de Reis em Florença tem um grande desfile de fanfarras, resgatando as cerimônias do passado. É a Festa da Befana, com trajes de época, a chegada dos Reis Magos e, o ponto alto, a aparição da bruxa Befana, que distribui doces às crianças, numa versão feminina de Papai Noel

Desfile da Festa da Befana, a celebração do Dia de Reis em Florença

Desfile da Festa da Befana, a celebração do Dia de Reis em Florença

Desfile da Festa da Befana, a celebração do Dia de Reis em Florença

⭐Piazza della Signoria e Loggia dei Lanzi 

Desde a Idade Média, a Piazza (praça) della Signoria é o coração da vida política florentina.

É lá que se assenta o majestoso Palazzo Vecchio (“Palácio Velho”), do Século 14, antiga sede da Senhoria de Florença — conselho que governava a cidade durante a República.

O Palazzo Vechio, posteriormente, seria convertido em moradia e local de despacho dos duques da Dinastia Médici que governava Florença ( a visita ao interior do palácio é imperdível, mas não será assunto deste post: vamos continuar ao ar livre e sem pagar ingresso 😊).

O Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria, em Florença

Piazza della Signoria: o Palazzo Vecchio (acima, à esquerda) e a Loggia dei Lanzi


Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria, em Florença

A Piazza della Signoria ainda hoje é o centro das celebrações de Florença — como a Festa da Befana, no Dia de Reis, que eu assisti este ano — e um ponto de encontro concorridíssimo, cercado de restaurantes e cafés que cobram os olhos da cara.

A área está permanente sitiada pelos visitantes que procuram o melhor ângulo para fotos das réplicas das estátuas de Davi, de Michelangelo (acredite em mim, é muito melhor ver o original, na Accademia) e Judite e Holofernes, de Donatello e das preciosidades originais exibidas na Loggia dei Lanzi.

Escultura "O Rapto das Sabinas", de Giambologna, na Loggia dei Lanzi, Florença

O Rapto das Sabinas, de Giambologna, na Loggia dei Lanzi


Escultura "O Rapto das Sabinas", de Giambologna, na Loggia dei Lanzi, Florença

Esta loggia (“pórtico” ou “galeria”) também data do Século 14 foi construída para abrigar as assembleias do tempo da República Florentina e solenidades públicas.

Hoje, o espaço é um pequeno museu onde estão expostas algumas das mais belas esculturas do acervo da cidade — sou arriada de quatro pneus pelo Rapto da Sabina, de Giambologna.

Os enredos das esculturas podem ser meio macabros — tem dois raptos, uma decapitação, dois assassinatos... 😱 —, mas a beleza plástica das obras é imensa.

Escultura "Perseu e a Cabeça da Medusa" na Loggia dei Lanzi, em Florença

Perseu e a Cabeça da Medusa


Escultura "Perseu e a Cabeça da Medusa" na Loggia dei Lanzi, em Florença

Obras expostas na Loggia dei Lanzi

Perseu com a Cabeça de Medusa, de Benvenuto Cellini (Século 16)
Segundo a mitologia grega, Perseu, fundador da poderosa Micenas, filho de Zeus e da mortal Dânae, foi o herói que livrou a humanidade da Medusa, monstro com serpentes no lugar dos cabelos que transformava em pedra qualquer um que olhasse em seus olhos.

Rapto das Sabinas, de Giambologna (Século 16)
Obra-prima do maneirismo, esta escultura representa um episódio mitológico da história de Roma, quando o fundador da cidade, Rômulo, teria liderado o rapto de mulheres do povo sabino para que os guerreiros romanos tivessem com quem procriar.

Escultura "Hércules e o Centauro Nesso" na Logga dei Lanzi, Florença
Hércules e o Centauro Nesso. Ao fundo (esq), duas esculturas das Sabinas

Hércules e o Centauro Nesso, de Giambologna (Século 16)
Nesso foi um dos grandes inimigos de Hércules e certa vez tentou violentar, Dejanira, a mulher do herói.

Antes de morrer, o centauro enganou Dejanira, dizendo que seu sangue era uma poderosa “poção de amor”. Ela molhou as vestes do marido com o sangue, que na verdade era venenoso, o que resultou na morte de Hércules.

Escultura "Menelau e Pátroclo" na Loggia dei Lanzi, em Florença

Menelau e Pátroclo


 Menelau e Pátroclo – estátua romana (Século 1º) 
Essa escultura está muito alterada por restaurações realizadas durante a renascença. A cabeça do guerreiro da obra original se perdeu e foi acrescentada pelos restauradores para representar Menelau, rei de Esparta e marido de Helena de Troia.

Pátroclo, companheiro de armas de Aquiles, foi morto por Heitor em um episódio da Guerra de Troia, segundo o relato de Homero na Ilíada.

Escultura "Rapto de Polixena", na Loggia dei Lanzi, em Florença

Rapto de Polixena


Rapto de Polixena, de Pio Fedi (Século 19)
No relato de Homero, Polixena era uma princesa de Troia, irmã de Páris e Heitor, por quem o grego Aquiles teria caído de amores — ele acabaria morrendo em uma emboscada, quando acreditava que iria receber a jovem em casamento.

Com a derrota troiana, ela teria sido morta pelos gregos para vingar a traição a Aquiles.

Sabinas
Ao fundo da Loggia dei Lanzi estão seis estátuas das Sabinas encontradas no Fórum de Trajano, em Roma.

Florença vista da Piazzale Michelangelo
Piazzale Michelangelo: em Florença, um belvedere jamais seria um balcãozinho qualquer

⭐ Piazzale Michelangelo
Na segunda metade do Século 19, Florença — então capital da Itália em processo de unificação — passou por um intenso movimento de reformas urbanas, como estava em voga na época. 

Enquanto as principais cidades europeias, tomadas pela euforia da modernidade decorrente da industrialização, botavam abaixo seu patrimônio medieval, Florença tratou de urbanizar a orla do Arno e de construir um belvedere (outra coisa muito em moda naquele período) em uma colina da margem Sul do rio.

Florença vista da Piazzale Michelangelo

Sem legenda — só suspiros


Só que um belvedere, em Florença, jamais seria um mero balcãozinho com vista privilegiada.

A vasta esplanada suspensa de Piazzale Michelangelo está bem de acordo com o panorama espetacular que se esparrama aos pés da praça, a cidade inteira, sem pudores, se exibindo aos olhos extasiados dos visitantes.

E ainda bem que a praça é grande, pois a afluência de visitantes é imensa. Mas a vista de lá do alto é tão hipnotizante que quase não dá para perceber a presença de outros seres humanos. Dá vontade de ficar morando lá.

Oltrarno e as muralhas de Florença vistas da Piazzale Michelangelo

A muralha de Florença vista da Piazzale Michelangelo


➡️ Como chegar à Piazzale Michelangelo 
As linhas 12 e 13 partem de Santa Maria Novella e fazem ponto final na praça. Nesta última viagem, fui de táxi. A corrida da beira do rio, na altura da Ponte alle Grazie, até a praça custou  € 6.

Florença - descida a pé da Piazzale Michelangelo pela Vialle Giuseppe Poggi

A descida da Piazzale Michelangelo pela Vialle Giuseppe Poggi. Abaixo, o “gatil” público de Florença


Gatil público de Florença, Itália

Na volta da Piazzale Michelangelo, aproveite que a gravidade ajuda e desça a pé pela Escadaria del Monte alle Croci, que começa na ponta Oeste da praça e que logo vai desembocar na Vialle Giuseppe Poggi. É uma caminhada muito agradável.

Um trecho dessa descida margeia o "gatil" público de Florença, um parque bem tranquilo onde os bichanos se abrigam em casinhas decoradas com a flor-de-lis que é símbolo da cidade.

A rua desemboca diante da muralha de Florença, no Borgo San Niccolò, cheio de pequenos restaurantes bem simpáticos.

Florença - Jardim das Rosas, em Oltrarno

O Jardim das Rosas, no caminho da Piazzale Michelangelo ao Borgo San Niccolò


⭐ Giardino delle Rose (Jardim das Rosas)
Viale Giuseppe Poggi nº 2. Aberto diariamente, das 9h ao por do sol.

Na descida da Piazzale Michelangelo, faça uma paradinha no sossegado e bonito Giardini delle Rose.

O jardim é contemporâneo da praça famosa e foi projetado pelo mesmo arquiteto, Giuseppe Poggi — e também tem uma vista linda para a cidade.

Partir, escultura de Jean-Michel Folon no Jardim das Rosas de Florença

Partir, escultura de Jean-Michel Folon no Jardim das Rosas


O Giardino delle Rose de Florença abriga 350 variedades de rosas — que estavam muito “tímidas” no frio de janeiro.

Tem também mais de 1.000 variedades de outras plantas, que se beneficiam de um engenhoso sistema de irrigação, além de um jardim japonês.

Esculturas do artista belga Jean-Michel Folon, doadas por sua viúva, também embelezam o Giardino delle Rose.

Florença: Fonte de Netuno, na Piazza della Signoria

Fonte de Netuno, na Piazza della Signoria


Florença: Fonte de Netuno, na Piazza della Signoria

Florença: Fonte de Netuno, na Piazza della Signoria


⭐As fontes de Florença
No meio de tantas imagens notáveis na Piazza della Signoria, uma obra chama a atenção: é a Fontana del Nettuno (Fonte de Netuno), construída no Século 16 para celebrar o esplendor naval de Florença, na época uma potência marítima nos campos militar e comercial.

A concepção da fonte e a escultura de Netuno são obra do arquiteto Bartolomeo Ammannati, que derrotou pesos pesados como Cellini e Giambologna em um concurso promovido por Cosimo de Médici para escolher o projeto da obra.

Fonte com mascheronne em uma esquina de Florença

Nunca descobri o nome desta fonte, mas acho o mascheronne o maior barato


Apesar de batido no concurso, Giambologna participou da obra esculpindo um conjunto de imagens de divindades marinhas que integram a corte de Netuno.

Uma dessas estátuas foi roubada por um grupo de bêbados no Carnaval de 1830 e nunca mais foi encontrada, precisando ser refeita.

A Fontana del Nettuno é impressionante, mas Florença está cheia de fontes encantadoras e é divertido tentar descobrir algumas delas caminhando sem rumo por aquelas ruas cheias de coisas lindas.

Pertinho da Pizza della Signoria, na esquina da Via dei Neri com a Via dei Leone fica a minha favorita, um mascheronne com a língua de fora.

Fonte dos Monstros Marinhos, na Piazza della Santissima Annunziata, Florença

Fonte dos Monstros Marinhos, na Piazza della Santissima Annunziata. Ao fundo a basílica que dá nome à praça. Abaixo, outro ângulo da fonte o Ospedale degli Innocenti, orfanato do Século 15


Fonte dos Monstros Marinhos, na Piazza della Santissima Annunziata, Florença

Jamais consegui saber o nome desta fonte, mas ela é um dos meus modelos fotográficos preferidos na cidade, até porque fica pertinho da osteria All’Antico Vinaio, que serve uns sanduíches (panini) de pernil de rasgar a roupa.

Outra fonte que vale a pena descobrir é a Fontana dello Sprone (“do Esporão”), que fica em uma esquina do Borgo San Jacopo, em Oltrarno.

A rua preserva uma série de edifícios medievais, como a bela Torre dei Marsili, do Século 12, e rende um passeio bem interessante.

Fontana del Sprone, em Oltrarno, Florença

Fontana del Sprone, em Oltrarno


A Fonte do Esporão ganhou este nome do ângulo agudo das paredes de um velho edifício que lhe servem de suporte.

Ela é uma obra do escultor Bernardo Buontalenti, realizada para embelezar o caminho percorrido pelo cortejo nupcial de Cosimo II de Médici com a arquiduquesa Maria Madalena da Áustria.

Torre dei Marsili, Oltrarno, Florença

O Borgo San Jacopo preserva muitas construções medievais, como a Torre dei Marsili


O monumento a Giovanni delle Bande Nere, em frente à Igreja de San Lorenzo, não parece, mas já foi uma fonte.

A escultura, do Século 16, homenageia o pai de Cosimo I de Médici, um condottiero (comandante militar). Foi concebida para o interior da Basílica de San Lorenzo, mas, quando foi transferida para a praça em frente à igreja, ganhou a função fonte.

Na Praça de Santíssima Annunziata, onde fica a bela basílica de fachada porticada que eu tanto recomendo, preste atenção às duas Fontane dei Mostri Marini (“fontes dos monstros marinhos"), do Século 17, um conjunto de curiosíssimas esculturas de animais imaginários.

Florença, monumento a Giuseppe delle Bande Nere

A estátua do condottiero Giovanni, pai de Cosimo de Médici, já foi uma fonte


Agora, se você gostou mesmo de Florença, tem que dar uma passada pela popularíssima Fontana del Porcellino, ao lado do mercado homônimo, e fazer um carinho no focinho do javali de bronze que a adorna — veja que a intimidade dos florentinos com a fonte é tanta que o javali virou “porquinho”, ou porcellino.

A imagem que está lá é uma cópia da estátua de bronze feita no começo do Século 17 por Pietro Tacca, discípulo de Giambologna, por sua vez copiada de uma escultura em mármore ainda mais antiga.

Mercado del Porcellino, Florença
Mercado del Porcellino - não fotografei o "porquinho" porque a muvuca estava excessiva 😉

Mais sobre a cidade
Post-índice com mapa - todas as atrações e dicas de Florença

Atrações
Museus de Florença - guia de sobrevivência



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário