1 de julho de 2017

Florença - como organizar a visita ao Duomo e ao Batistério


Fachada do Duomo de Florença (Catedral)

O Duomo, o Campanário e (em primeiro plano) o Batistério: não importa a duração da sua visita a Florença, tenho certeza que estas atrações estarão no topo de sua lista


Sei que não é nada phyno (😊), mas sempre que me vejo diante de algo especialmente maravilhoso, deixo escapar um palavrão. Na primeira vez que me deparei com a Praça do Duomo, em Florença, eu falei pelo menos meia dúzia.

Aquilo não é uma catedral, é um soco no plexo solar que deixa a gente flutuando de incredulidade e encantamento.

Catedral de Florença, Batistério e Campanário de Giotto
Você vem andando pela rua estreita e quase sem luz e, de repente,

O Duomo (Catedral), seu Campanário e o Batistério de San Giovanni formam, com certeza a imagem mais forte de uma cidade que não tem piedade das nossas emoções e desaba de beleza sobre o visitante a cada quarteirão.

Não chego a ter o tal faniquito de Stendhal, que passou mal diante da beleza "excessiva" de Florença, mas jamais fico imune a uma tquicardiazinha básica quando contemplo o Duomo e o Batistério.

A Catedral de Florença vista da escadaria da Igreja de San Miniato
O Duomo visto da escadaria da Igreja de San Miniato, em Oltrarno

Neste post, reuni algumas dicas para você organizar sua visita ao Duomo (incluindo a Cripta, a Cúpula de Bruneleschi e o Campanário de Giotto) e ao Batistério.

Porque eu tenho certeza que, qualquer que seja a duração da sua visita a Florença, essa é a atração que vai estar no topo da sua lista na capital da Renascença:


Florença: Duomo, Batistério, Campanário de Giotto e Cúpula de Bruneleschi


Fachada da Catedral de Florença
A fachada do Duomo só ficou pronta no Século 19 e é um projeto do artista Emilio de Fabris, que venceu um concurso para a decoração exterior da Catedral

⭐ Duomo de Florença
Catedral de Santa Maria del Fiore

Fachada do Duomo de Florença
Dá pra passar a vida esquadrinhando cada detalhe da fachada do Duomo de Florença

A Catedral de Santa Maria del Fiore, nome oficial do Duomo, começou a ser construída no Século 13.

Foram necessários 140 anos para que a igreja fosse consagrada e suas obras precisaram de um total de seis séculos para serem consideradas concluídas — o intrincado revestimento em mármore branco, verde e rosa da fachada foi terminado apenas no Século 19.

Cripta da Catedral de Florença - antiga Basílica de Santa Reparata
Vestígios arqueológicos da Basílica de Santa Reparata, na Cripta do Duomo

O Duomo de Florença foi erguido no mesmo local da antiga basílica paleocristã de Santa Reparata, cujos vestígios ainda podem ser vistos na Cripta da Catedral.

Não deixe de descer as escadinhas para ver o que resta dessa igreja do Século 5, que teve grande importância na vida espiritual florentina em sua época.

Interior da Catedral de Florença
Aposto que quando entrar no Duomo, você vai ter muita dificuldade de desgrudar os olhos da decoração interior da Cúpula de Bruneleschi. Mas faça uma forcinha pra ver outros detalhes lindos da Catedral, como os mosaicos do piso

Interior da Catedral de Florença

O Duomo (designação usada pelos italianos para suas catedrais e que se origina da expressão latina Domus Dei, “casa de deus”) é um autêntico desfile de grifes: Giotto, Andrea Pisano e Brunelleschi foram alguns os arquitetos que ajudaram a traçar sua imponência.

Paolo Uccello, Lucca della Robbia, Giorgio Vasari e Donatello também trabalharam na decoração da Catedral. Dream team é isso 😉.

Cúpula de Bruneleschi, Catedral de Florença

Um dos espetáculos mais bonitos de Florença é o entardecer no terraço da Galleria degli Uffizi, com o sol caindo sobre a Cúpula de Bruneleschi


⭐Cúpula de Bruneleschi
O ponto mais alto da visita ao Duomo, com trocadilho e tudo, é a famosa Cúpula projetada pelo arquiteto Bruneleschi.

Assentada sobre um tambor octogonal com 45 metros de diâmetro (equivalente ao do Batistério) o topo da cúpula está a 90 metros de altura.

Todos os dias, centenas de pessoas enfrentam os 463 degraus que levam ao alto desse prodígio de engenharia completado no Século 15 e cuja técnica construtiva ainda hoje é objeto de estudos.

interior da Cúpula de Bruneleschi na Catedral de Florença

Simplesmente celestial: o interior da Cúpula do Duomo


Cúpula de Bruneleschi, Catedral de Florença
A subida à Cúpula de Bruneleschi é uma experiência mágica —  mas é uma empreitada pesada

A vista lá do alto da Cúpula do Duomo é inacreditável — só encarei a “escalada” na primeira visita a Florença. É uma expedição cascuda, mas que vale a pena para quem está com o fôlego e os joelhos em dia.

Desta vez, me contentei em contemplar apenas o “avesso” da Cúpula, sua parte interna pairando nas alturas sobre o interior da Catedral.

Uma visão celestial adornada por afrescos de Vasari e Federico Zuccari, representando o Juízo Final, realizados no Século 16.

Campanário de Giotto

O Campanário do Duomo de Florença é considerado o mais bonito de toda a Itália. Não é para menos: seu artífice foi o grande Giotto, pintor e arquiteto cuja obra comprova que a arte florentina já era espetacular antes do Renascimento.

Campanário de Giotto, Catedral de Florença

O Campanário de Giotto tem 84,75 metros de altura. É possível chegar a um balcão, no topo, subindo uma escadinha cascuda de 414 degraus


O mosaico em mármores verdes, rosas e brancos, concebido por Giotto para revestir toda a fachada externa do Campanário, sacramentou o padrão que iria se repetir no exterior da Catedral.

Esse revestimento é o primeiro grande responsável pelos inevitáveis ooohs que gente mais civilizada do que eu emite ao ver a praça pela primeira vez — eu ando trabalhando pra resolver essa história do palavrão 😊.
 
Catedral de Florença e Campanário de Giotto

A decoração em mármore branco, rosa e verde concebida por Giotto para o Campanário acabou estabelecendo o padrão que seria repetido na fachada da Catedral


Giotto trabalhou três anos na realização do campanário. Após sua morte, em 1337, Andrea Pisano prosseguiu com o projeto e com a execução dos relevos que adornam a construção.

Essas pequenas esculturas idealizadas por Pisano é, talvez, a mais bela “história em quadrinhos” já produzida: uma série de baixos relevos em mármore, executados por Pisano, Luca della Robbia e outros escultores, representa a humanidade e seu engenho, suas artes e seus ofícios.

Campanário de Giotto, Catedral de Florença

A decoração do Campanário de Giotto é deslumbrante. Na imagem à esquerda, A Invenção da Metalurgia, baixo relevo de Andrea Pisano 


Eu nunca subi o Campanário. Dizem que a escada é ainda mais claustrofóbica que a da Cúpula, mas a julgar pelo tamanho da fila que sempre vejo diante da portinha de acesso, devo ter sido uma das raras turistas em Florença a refugar diante dos 414 degraus que levam ao topo da torre.

Batistério de San Giovanni, Florença
O Batistério de Florença (em primeiro plano) é uma das construções mais antigas da cidade
⭐Batistério de San Giovanni
Se você chegou até aqui no seu passeio com uma certa impressão de que a Piazza del Duomo é a sucursal do céu, quando entrar no Batistério você terá certeza.

O Batistério de Florença é apontado como um dos edifícios mais antigos da cidade, uma estrutura dos primórdios do Cristianismo florentino, datada possivelmente do Século 4 — o que vemos hoje, porém, é resultado de obras levadas a cabo no Século 11.

Mosaico "O Juízo Final", no Batistério de Florença
O mosaico O Juízo Final recobre todo o teto do Batistério de Florença. Só ele já justifica a ida à cidade — a pé, se for necessário 😊

O Batistério, porém, é muito mais que uma curiosidade histórica. Ele é a coisa mais bonita que vi em Florença — repare na responsabilidade que estou assumindo com essa declaração a respeito de uma cidade que altera a pressão arterial dos turistas mais sensíveis, como descrito na tal da Síndrome de Stendhal.

Reza a lenda que a origem do Batistério de Florença teria sido um templo romano dedicado a Marte, mas hipótese mais aceita por arqueólogos e historiadores é que o edifício foi uma torre de guarda, parte de uma muralha que protegia a cidade, antes de ser convertida em instalação religiosa.

Fachada do Batistério de Florença
A fachada em mármore com delicadas esculturas, as famosas portas de bronze — obra de Andrea Pisano e Lorenzo Ghiberti — e o piso em mármore (abaixo): no Batistério de Florença, nada é menos do que deslumbrante

Batistério de Florença

A planta do Batistério de Florença segue a tradição medieval: seu formato octogonal (comum nesse tipo de construção) simboliza o oitavo dia, ou seja, a ressurreição assegurada pelo batismo.

Do lado de fora do Batistério, o que mais chama a atenção são suas famosas quatro portas de bronze reproduzindo cenas bíblicas em seus relevos.

Batistério de Florença
O interior do Batistério deixa a gente tonta, de tão lindo

A decoração sóbria da fachada do Batistério, em padrões geométricos executados em mármores brancos e verdes, não dá a menor pista para o esplendor que está guardado em seu interior.

Quando ultrapassar a catraca do Batistério, prepare-se para ser atingida por um raio dourado, o magnifico Mosaico do Juízo Final que decora todo o teto da construção. É de deixar a gente tonta.

Ingresso para ver o Duomo e o Batistério de Florença

É possível adquirir o ingresso para o complexo do Duomo (Cúpula da Catedral, Campanário de Giotto e Batistério) pelo site oficial da OPA (Opera di Santa Maria del Fiore, entidade criada no Século 13 para administrar a construção da catedral e que hoje gerencia os monumentos).

Florença, Praça da Catedral
Prepare-se para sempre encontrar multidões na Praça da Catedral. Mas todo mundo estará coberto de razão de querer estar lá 😉

➡️ Para ver apenas a catedral, você não paga nada (talvez só alguns pecados, dependendo do tamanho da fila).

Os demais espaços — Cúpula, Campanário e Batistério — podem ser visitados com um bilhete único que custa € 15 e tem validade de três dias.

Na hora de comprar o ingresso, você terá que decidir quando vai querer subir à Cúpula, pois é obrigatório agendar o horário.

Eu morri nos € 15 (não tem jeito, não há ingressos individuais para as atrações), mas acabei visitando apenas o Batistério, a Catedral e a Cripta, onde estão os vestígios da antiga Basílica de Santa Reparata, pois decidi não encarar as centenas de degraus que levam à Cúpula e ao topo do Campanário.

Catedral de Florença
Acho que nem uma vida inteira dá conta de reparar em tantos detalhes

Minha desistência nem foi tanto pelo esforço que teriam sido essas subidas. Mas porque as escadas são estreitas e eu sabia que não ia dar para ficar parando no meio do caminho para tomar fôlego, com um monte de gente vindo atrás de mim.

Não gosto de comprar ingresso com muita antecedência (só quando não tem jeito, mesmo).

Minha opção foi fazer a compra na loja da OPA, bem em frente ao Batistério, onde funcionam as bilheterias automáticas.

O processo de compra dos ingressos é bem simples, as máquinas são bem explicadinhas e não peguei fila.

➡️ A loja da OPA fica na Piazza San Giovanni nº 7, bem em frente à entrada do Batistério.

Catedral de Florença
Minha visita mais recente a Florença foi na virada do ano (de 2016 pra 2017) e ainda encontrei a árvore de Natal montada na Praça da Catedral
 
Tempo de fila para visitar o Duomo e o Batistério
Com a obrigatoriedade de reserva de horário para a visita à Cúpula, parece que o processo se tornou menos demencial. Antes, afila era impressionante.

Só 400 pessoas sobem à Cúpula do Duomo a cada hora e agora a fila é apenas para organizar a entrada de cada um desses grupos.

➡️Já para subir o Campanário de Giotto, que não tem hora marcada, a fila nos feriados de fim de ano era daquelas de sentar no chão e chorar.

Cúpula de Bruneleschi, Catedral de Florença

➡️Também havia uma fila grande para entrar na Catedral. Quem tem ingresso para os demais edifícios do complexo do Duomo (meu caso) pega uma fila diferente, bem mais camarada. Minha espera para entrar no Duomo foi de cerca de 10 minutos.

➡️No Batistério eu entrei direto, sem fila. Basta colocar seu ingresso no leitor de código de barras da máquina que fica na entrada e esperar a catraca abrir.

Ingresso para o Batistério de Florença
Foi fácil e rápido comprar meu ingresso

Horários e preços para ver o Duomo e o Batistério de Florença
Catedral: segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábados, das 10h às 16:45h. Domingos, das 13:30h às 16:45h. Entrada gratuita.

Catedral de Florença

As demais atrações têm uma entrada casada que custa € 15.
Museu das Obras do Duomo: diariamente, das 9h às 19:30h. Fechado toda primeira terça-feira do mês.

Subida à Cúpula de Bruneleschi (463 degraus): de segunda a sexta, das 8:30h às 19h. Sábados e domingo, das 13h às 16. Na hora de comprar o ingresso, é obrigatório marcar o horário da visita.

Subida ao Campanário de Giotto (414 degraus): diariamente, das 8:15h às 19h.

Campanário de Giotto, Florença
Decoração do Campanário de Giotto: história em quadrinhos com requinte florentino

Batistério: de segunda a sexta, das 08:15h às 10:15h e das 11:15h às 19:30h. Sábados, das 8:15 às 18:30h. Domingos, das 08:15h às 13:30h.

Cripta de Santa Reparata: de segunda a sexta, das 10h às 17 horas. Sábados, das 10h às 16:45h. Fechada aos domingos.

Mais sobre a cidade
Post-índice com mapa - todas as atrações e dicas de Florença

Atrações



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário