25 de junho de 2016

Roteiro em Portugal - 20 dias de carro


Miradouro de São Pedro de Alcântara, Bairro Alto, Lisboa
Lisboa vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto

Acabei de chegar de Portugal, depois de 20 dias passeando pela terrinha em uma road trip com a família.

Foi minha terceira viagem grande ao país, oportunidade para explorar cenários novos, cidades menores e paisagens rurais — além, é claro, de rever alguns xodós, como Lisboa, Porto e Coimbra.

Junho em Portugal é uma época especial, graças às celebrações dos santos do mês. Além de nossos conhecidos Antônio, João e Pedro, os portugueses também celebram com entusiasmo a São Gonçalo, que viveu em Amarante, na Região do Douro, no Século 13.

É claro que a cidade (e a Festa de São Gonçalo) entrou no nosso roteiro, que terminou com a Festa de Santo Antônio, em 12 e 13 de junho, em Lisboa.

Saiba mais : Festas juninas em Portugal - um jeito especial de conhecer a terrinha

estas juninas em Portugal: Santo Antônio em Lisboa e São Gonçalo, em Amarante

O altar da Igreja de São Gonçalo, em Amarante (esq), é enfeitado por um baldaquino de fitas de seda para a festa do padroeiro, a primeira do calendário junino português. À direita, os cravos e manjericos (um primo do manjericão) típicos da festa de Santo Antônio em Lisboa. Os cravos são para o santo, os manjericos para a pessoa amada


Também fazia tempo que eu queria explorar um pouco os cenários rurais portugueses e nosso roteiro foi pensado para isso. Do jeito que foi desenhado, é um roteiro para ser feito de carro.

Não digo que seja impossível seguir essa rota usando transporte público, mas não recomendo, pois os deslocamentos tomariam muito tempo.

Vinhedos do Vale do Rio Douro, Peso da Régua, Portugal

A paisagem dos vinhedos do Vale do Rio Douro é a grande atração de um concorrido passeio de barco entre Peso da Régua e Pinhão


AlcobaçaBatalhaAveiroBragaPeso da Régua, Seia, Piódão, Évora e Montemor-o-Novo completaram esse nosso roteiro de 1.500 quilômetros, paisagens incríveis, como a Serra da Estela, o Vale do Douro, o Alentejo.

Sem contar, é claro, que nos esbaldamos na maravilhosa gastronomia de Portugal — um país onde parece impossível descobrir alguém que cozinhe mal.

Pôr do sol no Alentejo, Portugal
Pôr do sol no Alentejo: vale a pena estar viva pra ver um espetáculo assim

Esta série tem posts bem detalhadinhos sobre todas as etapas da viagem, com dicas práticas e das atrações, avaliação dos hotéis, restaurantes e das delícias que comemos por lá. É só seguir os links que você encontra todas as informações.

E já saíram posts com dicas de comilança:
Dê uma olhadinha no roteiro e comece e se inspirar:

Castelo de Montemor-o-Novo, Alentejo, Portugal
Castelo de Montemor-o-Novo, do ladinho de Évora, no Alentejo

Roteiro em Portugal


Como chegar a Portugal
Fomos de Salvador a Lisboa, com conexão em Madri, pela Air Europa.

Já comentei aqui na Fragata que adoro os voos diretos que saem de Salvador para Lisboa (TAP) e Madri (Air Europa), um jeito bem mais rápido de chegar à Europa do que partindo do Galeão ou de Guarulhos (são menos de 8 horas de voo).

Escolhi a companhia espanhola porque a passagem da TAP estava bem mais cara no período da nossa viagem.

Como é viajar de carro em Portugal
Essa foi minha segunda viagem de carro por Portugal e continuo fã de dirigir pela terrinha, com suas excelentes rodovias, trânsito civilizado e distâncias confortáveis.

Santuário de Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal

Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga


Desta vez, me aventurei mais além das autoestradas. Descobri que mesmo as estradinhas mais cascudas, como as da Serra da Estrela e da região do Douro, são bem cuidadas e sinalizadas — já as curvas ensandecidas e o sobe e desce delas são para motoristas corajosos.

Portugal: 8 razões pra voltar (sempre e muito)

Pra ver como foi minha primeira road trip em Portugal, leia estes posts:

Mosteiro de Alcobaça, Portugal

Mosteiro de Alcobaça, Portugal

Túmulo de Inês de Castro, Mosteiro de Alcobaça, Portugal

O Mosteiro de Alcobaça, do Século 12, perpetua a memória de uma trágica história de amor. Acima, o túmulo de Inês de Castro


Vocês já sabem que acho uma abominação usar automóvel nas cidades, mas, modéstia à parte, sou boa motorista e curto muito dirigir em estradas.

Como era a única do grupo a encarar o volante, ficou um pouquinho cansativo — 1.500 quilômetros não são brincadeira. Se você quiser repetir esse roteiro, vai ser mais confortável se tiver alguém pra revezar a direção.

Mosteiro de Alcobaça, Portugal

A belíssima fachada do Mosteiro de Alcobaça


Roteiro de 20 dias em Portugal

Alcobaça - uma noite
Pousamos em Lisboa, pegamos o carro e seguimos direto para Alcobaça, a 120 km da capital.

A grande atração de Alcobaça é o lindo mosteiro medieval (Século 12), famoso por abrigar os túmulos do rei Pedro I de Portugal e sua amada Inês de Castro (simplesmente imperdível!).

➡️ A uma curta distância de Lisboa, Alcobaça pode ser visitada também em um bate e volta.

Para saber mais sobre essa visita:
Mosteiro de Alcobaça, um capítulo da História de Portugal


Mosteiro de Batalha, Portugal

O Mosteiro da Batalha é o terceiro monumento mais visitado de Portugal. Sua construção celebra a consolidação da independência do país, no Século 14. Nas imagens, o Panteão da Casa Real de Avis, na Capela do Fundador 


Mosteiro de Batalha, Portugal

Se você escolher o bate e volta — e se estiver de carro —, saia cedo de Lisboa para combinar a visita ao Mosteiro de Alcobaça com uma passada por Batalha, a 20 km.

Em Batalha você verá outro mosteiro espetacular, o de Santa Maria da Vitória, construção iniciada no Século 14 para comemorar a consolidação da independência de Portugal, conquistada na Batalha de Aljubarrota, contra o Reino de Castela.

Veja como foi essa visita:
O que ver no Mosteiro da Batalha

Capelas imperfeitas, Mosteiro de Batalha, Portugal

As Capelas Imperfeitas (inacabadas) do Mosteiro de Batalha


Capelas imperfeitas, Mosteiro de Batalha, Portugal

Nós optamos por seguir do aeroporto de Lisboa direto para Alcobaça para aproveitar o fim do dia por lá, pernoitar (ficamos uma noite) e ver o mosteiro na manhã seguinte logo cedo. Seguimos para Batalha na hora do almoço do segundo dia de viagem.

O super bônus de optar por dormir em Alcobaça foi a hospedagem no Solar Cerca do Mosteiro, hotel instalado em um casarão histórico cercado de belos jardins, bem ao lado (e com uma vista privilegiada para) do Mosteiro de Alcobaça. Sabe quando um hotel já justifica a viagem? Foi o caso.

Saiba mais sobre esse hotel:
Hospedagem em Alcobaça - Solar Cerca do Mosteiro

Minha avaliação dos hotéis dessa viagem:
Onde me hospedei em Portugal

Moliceiros na Ria de Aveiro, Portugal

Moliceiros são os barquinhos típicos que encantam a Ria de Aveiro


Aveiro - uma noite

Da visita ao Mosteiro de Batalha, seguimos para a fofíssima Aveiro (a 130 km), onde nos hospedamos no bom, bonito e barato Welcome In, um misto de hotel e hostel super bem localizado, a um pulo de todas as atrações da cidade.

Aveiro é um encanto. Cortada por uma ria (braço de mar), um jeito ótimo de ver a cidade é passeando de barco — os moliceiros, embarcações tradicionais que lembram as gôndolas de Veneza e eram usadas no transporte de algas marinhas para fertilizar as lavouras, ou os batéis, barcos mais robustos, usados no transporte do sal, produto importante na economia da cidade.

Azulejos portugueses em Aveiro, Portugal
Aveiro é famosa pela arquitetura Art-Nouveau e por seus azulejos — além dos doces, é claro. Abaixo, os famosos ovos moles de Aveiro e outros mimos em uma vitrine da cidade

Ovos moles de Aveiro na vitrine de uma confeitaria da cidade

Ficamos apenas uma noite em Aveiro, tempo para ver seu belíssimo acervo arquitetônico Art-Nouveau, considerado um dos mais importantes da Europa. Eu, que sou apaixonadíssima por essa escola de arte e arquitetura, fiquei saltitante.

➡️ Outro passeio legal em Aveiro é uma esticada à Praia da Costa Nova, no município vizinho de Ílhavo, famosa pelas fachadas listradas das casas de pescadores e pelos frutos do mar.

Só adianto o seguinte: as sapateiras (caranguejões criados com toddy) servidas na Praia da Costa Nova valem a travessia do Atlântico.

Veja o post - Aveiro, capital da Arte Nova


A Cidade do Porto vista de Vila Nova de Gaia

Bendita Vila Nova de Gaia, que oferece essa vista magnífica para a Cidade do Porto


Porto e Vila Nova de Gaia vistos da Torre dos Clérigos

A baixa do Porto e Vila Nova de Gaia vistas do alto da Torre dos Clérigos


Porto - quatro noites

Sabe uma cidade que é "pra casar"? Sou louca pelo Porto e vivia me prometendo passar uma temporada mais comprida por lá.

Patrimônio histórico, agitação cultural, paisagem, gastronomia... o Porto tem tudo, além do famoso vinho. De Aveiro ao Porto é um pulo, 78 km.

Uma encarnação é pouco pra aproveitar os encantos do Porto, mas uma estada de quatro noites (no HF Fênix Porto, ótimo hotel, muito bem localizado) já permitiu saborear a cidade.

Também deu tempo de explorar Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio Douro, e até fazer um bate e volta a Braga (54 km), a Bracara Augusta dos romanos, linda, cheia de história e dona de uma famosa catedral do Século 11, a Sé de Braga.

Sé de Braga, Portugal
Antes de Portugal existir como país independente, a Sé de Braga já estava de pé

Veja como foi:

As informações sobre o Porto estão nestes posts:
Porto - dicas práticas
O que fazer no Porto
Porto: os cafés históricos Majestic e Guarany
Viajando com os cinco sentidos: o Mercado do Bolhão, no Porto

Atravesse o Rio Douro e descubra outra cidade interessante:
➡️ O que fazer em Vila Nova de Gaia

Pra ver o que escrevi sobre o Porto em viagens anteriores, leia estes posts:
Cidade do Porto, terra de navegadores
Como aproveitar uma conexão: 8 horas na Cidade do Porto
Hospedagem na Cidade do Porto: Hotel Aliados
Cidade do Porto - roteiro de 1 dia
Perdida na tradução: o Português de Portugal

Ponte medieval de Amarante, Portugal
A ponte medieval de Amarante, sobre o Rio Tâmega, devidamente ornamentada para a festa de São Gonçalo

Amarante - quatro noites
Pequenininha (11 mil habitantes, contando os distritos rurais) e fofa, a cidade de Amarante tem importância política, cultural e religiosa desde o Século 13, quando o frade dominicano que entraria para a história como São Gonçalo se estabeleceu por lá.

➡️ A festa dedicada a São Gonçalo, no primeiro fim de semana de junho, traz gente de todas as partes de Portugal para Amarante.

As celebrações, que misturam o sagrado e o profano, têm muita dança, comilança e desfiles de ternos pelas ruas íngremes e estreitas da cidade.

Veja mais sobre a Festa de São Gonçalo de Amarante:
Festas juninas em Portugal - um jeito especial de conhecer a terrinha


Amarante, Portugal
A lindinha Amarante. Abaixo, a paisagem do Rio Douro, próximo a Peso da Régua

Rio Douro, Peso da Régua, Portugal


Ficamos quatro noites em Amarante exatamente por causa da Festa de São Gonçalo. Fora desta temporada, dá para ver as atrações da cidade em um dia de visita, ou até em um bate e volta desde o Porto.

Nos hospedamos em uma quinta nos arredores de Amarante, a Casa São Faustino, no Distrito de Fridão. O lugar, uma casa com origens no Século 17, cercada de vinhedos, é simplesmente encantador.

Minha ótima experiência com a hospedagem rural em Amarante está neste post:
Amarante: o charme da hospedagem rural
E minhas dicas da cidade: 
Um lugar para encontrar o coração de Portugal

Estação Ferroviária de Pinhão, Vale do Rio Douro, Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão, no Vale do Douro. A volta para Peso da Régua, depois do passeio de barco, é de trem

Amarante está a 60 km do Porto e a um pulinho do Vale do Rio Douro, o que a torna, também, uma boa base para explorar essa bela região vinícola cortada por estradinhas serpenteantes que sobem e descem as encostas verdejantes.

Aproveitamos a deixa para um bate e volta a Peso da Régua (a 60 km), de onde fizemos o já clássico passeio de barco pelo Douro até Pinhão. Lindo!

Veja como foi:
➡️ Peso da Régua - um passeio pelo Rio Douro

Coimbra vista do mirante do Convento de Santa Clara
Coimbra vista do mirante do Convento de Santa Clara-a-Nova

Coimbra - três noites
De Amarante, partimos para outro dos meus xodós portugueses. De Amarante a Coimbra são a 168 km (de Lisboa, seriam 210 km).

Coimbra tem uma beleza arrebatadora, com seu Centro Histórico encarapitado nas alturas e dominado pela imponente sede de uma das universidades mais antigas da Europa.

Desta vez, pude explorar com mais calma as belezas de Coimbra, mas acho que ainda cabe voltar lá muitas vezes ❤️.

Ficamos três noites em Coimbra e não fui muito feliz na escolha do hotel. O tradicionalíssimo Astoria, às margens do Rio Mondego, é muito bem localizado, mas está caindo de velho e mal conservado. Valeu como curiosidade histórica, 😏.

E já tem posts sobre a visita a Coimbra:

Coimbra: dicas práticas

Coimbra: Claustro do Convento de Santa Clara-A-Nova painel de azulejos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Painel de azulejos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (esq) e o claustro do Convento de Santa Clara-A-Nova

Coimbra está a 100 km da Serra da Estrela e aproveitamos para fazer um bate e volta até Seia, cidadezinha de 7 mil habitantes (uma das maiores da área!!), nos limites do Parque Nacional da Serra da Estrela.

Seia foi cidade romana e, séculos mais tarde, base importante da Reconquista Cristã da região. De seu antigo castelo restam trechos de muralhas e fortificações, mas a grande sua grande atração é o Museu do Pão, com um restaurante bacana e vista espetacular.

A paisagem da Serra da Estrela vista do Museu do Pão, em Seia, Portugal
A paisagem da Serra da Estrela vista do Museu do Pão, em Seia. Abaixo, a fofíssima Piódão, aldeia de xisto na Serra do Açor

Piódão, aldeia de xisto na Serra do Açor, Portugal


Aproveitamos o bate e volta à Serra da Estrela para visitar também a pequenina e encantadora Piódão, na Serra do Açor, uma das famosas "aldeias de xisto" de Portugal, com casinhas construídas com esse tipo de rocha e telhados de ardósia, cercadas de montanhas muito altas e muito verdes.

Veja como foi esse bate e volta:
➡️ Um passeio pela Serra da Estrela


Templo Romano de Évora, Portugal
O Templo Romano de Évora é um dos monumentos da Antiguidade mais bem preservados da Península Ibérica

 Évora - duas noites
De Coimbra a Évora, no Alentejo, foi um esticão de 300 km, o trecho mais longo do roteiro. O cansaço do volante foi compensado pela beleza do caminho.

Teve travessia do Tejo, na altura de Santarém, e a paisagem do Alentejo, bem mais plana e árida, mas cheia de poesia nos campos de oliveiras e sobreiros, as árvores da cortiça, e velhos castelos que nos olham passar.

➡️ Poucas cidades que vi na vida conseguem competir com Évora em encanto. Totalmente cercada de muralhas medievais, suas ruas estreitas e íngremes levam a uma antiga acrópole romana onde hoje convivem um templo do Século 1º e uma catedral do Século 12.

Capela dos Ossos, em Évora, Portugal
A famosa Capela dos Ossos de Évora e uma típica rua do Centro Histórico dessa cidade adorável

Em Évora, também optamos por uma hospedagem rural, no Hotel Quinta dos Bastos, em meio às oliveiras.

Ficamos duas noites em Évora, tempo suficiente para ver as principais atrações da cidade e dar uma escapadinha à vizinha Montemor-o-Novo, que tem um belo castelo do Século 13 e uma praça de touros.

➡️ Veja como foi a visita ao Castelo de Montemor-o-Novo


Castelo de Montemor-o-Novo, Alentejo, Portugal
Gostei muito da visita ao Castelo de Montemor-o-Novo, um passeio bem confortável para quem está em Évora

Minha primeira passagem por Évora está neste post:
Bate e volta a Évora

E os posts desta etapa:
Évora - dicas práticas
O que fazer em Évora

Festa de Santo Antônio, Lisboa, Portugal
Lisboa estava toda enfeitada para a festa de Santo Antônio

Lisboa - quatro noites
Mais 130 km e lá fomos nós encerrar a viagem em Lisboa, que estava simplesmente deslumbrante no final da primavera, com os jacarandás em flor por toda parte.

Lisboa também estava bombando no clima de festa e feriado, em função do Dia de Portugal, que caiu numa sexta (10 de junho, data da morte de Camões — não é lindo um país celebrar sua nacionalidade em alusão a um poeta?) e o Dia de Santo Antônio (13 de junho, que caiu na segunda), celebrado com bandeirolas, fogueiras (sardinhas na brasa, hummm) e música muito parecida com o nosso forró.

Lisboa vista do alto do Padrão dos Descobrimentos, em Belém
A vista do alto do Padrão dos Descobrimentos, em Belém. Abaixo, os jacarandás em flor no Parque Eduardo VII

jacarandás em flor no Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal

Dispensei o carro (voltei à minha querida condição de pedestre) e ficamos quatro noites na cidade, uma no Hotel Turim e três no HF Fênix Lisboa, ambos na Praça Marquês de Pombal.

Pra quem já conhece Lisboa, quatro dias é um tempinho razoável para matar as saudades. Se for sua primeira visita, porém, recomendo uma esticadinha na estadia, porque a cidade tem muito pra ver.

Como foi a estadia em Lisboa
A fantástica fábrica de pastéis de Belém
Mirantes de Lisboa: 7 lugares pra ver a cidade do alto e se apaixonar
Museu Nacional de Arqueologia: bom passeio em Belém
Mercado da Ribeira - reunião de delícias portuguesas
Bertrand: a livraria mais antiga do mundo, no bairro do Chiado
O Mosteiro dos Jerónimos e as grandes aventuras marítimas

Veja o que escrevi sobre a cidade em visitas anteriores:
Lisboa: como aproveitar uma conexão
Tesouro de Portugal: o Convento do Carmo, em Lisboa
Minhas melhores memórias de Lisboa
Lisboa: duas dicas de hospedagem

Para ver todos os posts e destinos do blog em Portugal, clique nos ícones do mapa




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

20 comentários:

  1. Olá Cyntia,
    Você deve ser a primeira pessoa que conheço que ficou quatro noites em Amarante... rsrsrs... essa região é muito bonita! :)
    Bom, queria dizer que fico sempre muito feliz quando alguém vem ao meu país e faz mais do que o habitual roteiro de 7 dias em Portugal (de Lisboa a Porto), que eu próprio recomendo nessa página a quem tem pouco tempo. Parabéns por isso. E seja sempre bem-vinda ao meu país!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região de Amarante é linda, mesmo, e a cidade é muito fofa. Achei a festa de São Gonçalo bem interessante, também

      Excluir
  2. Que lindo esse roteiro. Não tenho planos para Portugal ainda, mas fiquei com muita vontade!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portugal é um mundo Douglas. Tá na hora de botar o país nos seus planos. Garanto que vc vai adorar :)

      Excluir
  3. Cyntia, parabéns pelo blog, uma delícia!
    Vou ficar 15 dias no norte de Portugal para explorar aquela região maravilhosa.
    Gostaria da sua ajuda porque farei a viagem em fevereiro do ano que vem, e não sei se alugar carro seria o mais indicado, tenho receio das chuvas e do mal tempo.
    O que é imperdível naquela região, fora o Porto, claro?
    Continue viajando e nos brindando com suas postagens.
    Um grande abraço.
    Rejane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rejane. Que bom que você está curtindo navegar com a Fragata :)
      Olha, as chuvas em Portugal se concentram mesmo no período de outono/inverno e janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos.
      No Norte de Portugal eu já visitei Braga, Porto, Amarante e Peso da Régua/Pinhão. Morro de vontade de ir a Guimarães, Barcelos, Pontes de Lima e outros encantos famosos por lá.

      O bacana de Portugal é que esse país tão pequeno concentra muitas atrações.

      Abs

      Excluir
  4. Sr. Viajante, sua última viagem para a Terrinha foi em junho. É verão no hemisfério norte. Como estava as temperaturas e os preços?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As temperaturas estavam bem agradáveis. Ainda não tinha começado o calorão e até usei casaquinho leve à noite. Os preços em Portugal são bem camaradas.

      Excluir
  5. estou com viagem marcada para 3/10 chegando em lisboa e voltando 30/10 por porto, poderia me orientar em qauis cidades passar? mas estou afim de conhecer santiago de compostela e uma aldeia onde meus av;os nasceram tras os montes. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não falta é cidade bonita pra ver entre Lisboa e o Porto. Vc tem 25 dias "líquidos", descontando a chegada e a saída, então, pode até ir além. Se vai de carro, fica mais fácil. Óbidos, Alcobaça (pra ver o mosteiro), Batalha (outro mosteiro magnífico), Aveiro e Coimbra são grandes apostas. Do Porto a Compostela é uma viagem tranquila, dá pra fazer de ônibus.

      Aproveite o maravilhoso Portugal

      Excluir
  6. Adotei as dicas vou na Páscoa para Portugal, vou ficar 20 dias, vou aproveitar as dicas do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Achei este post maravilhoso!!
    Já estive em Portugal (Algarve..Lisboa...Sagres...), realmente é um país maravilhoso. Voltarei agora em junho, 25 dias por lá, e gostaria de um roteiro e dicas onde alugar um carro, valor mais econômico..rs...
    Quero sair de Lisboa, passar por cabo da Roca, Subir por Peniche e chegar até extremo Norte.
    Fico agradecido pelas dicas.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada :)
      Aqui na Fragata eu publiquei dois posts com dicas para organizar uma viagem de carro em Portugal, acho que podem ser úteis:

      - De carro em Portugal: como organizar sua viagem > http://www.fragatasurprise.com/2016/07/viajar-carro-portugal.html

      - Dicas práticas: de carro entre Lisboa e Santiago de Compostela
      http://www.fragatasurprise.com/2013/01/dirigir-em-portugal.html

      Para ir até o Norte, talvez o roteiro da minha primeira viagem de carro na terrinha possa te ajudar :
      - Roteiro de carro redondinho: de Lisboa a Santiago de Compostela
      http://www.fragatasurprise.com/2013/01/roteiro-lisboa-compostela.html

      Aproveite o querido Portugal :)

      Excluir
  8. Olá, estou indo em outubro para Portugal por 20 dias, com marido, filho (vai estar com um ano e 10 meses), sogro e sogra (já idosos). Pretendemos ficar uns 4 dias em Lisboa e alguns outros numa praia (provavelmente em Algarve).
    Alguma sugestão pra um público tão diverso? Rsrs

    ResponderExcluir
  9. Olha, acho até que os interesses podem ser conciliados. Com um bom papo antes da viagem, creio que toda criança fica encantada com a ideia de visitar castelos, fazer piqueniques, ver paisagens bonitas e acaba até curtindo um bom museu com recursos interativos e multimídia.

    Pela minha experiência de viajar com minha mãe, que já fez 80, e meus sobrinhos, a parte mais difícil é encontrar programas que não exijam muito das pernas dos mais idosos e das crianças muito pequenas.

    Cidades com muitas ladeiras merecem algum planejamento, para a visita não virar um sofrimento. Em Lisboa, por exemplo, estude direitinho os trajetos. Se tiver muita subida no caminho, prefira o táxi ou uber, em vez do metrô e do bonde. Coimbra e o Porto também têm topografias muito acidentadas (mas, pelamordedeus, não deixe nenhuma delas de fora do seu roteiro por causa disso, rsss)

    Essa é uma situação que vai se repetir por toda parte e nem adianta estar com carro alugado, pois ele não pode circular nos centros históricos.

    Já que você vai para o Sul, experimente dar um pulo em Évora, pra mim, a cidade mais linda de Portugal - com a vantagem de ser quase plana (subidinhas sempre suaves). Évora e região rendem facinho uns três ou quatro dias, com muitos castelos, moinhos, vinhedos, aldeias... O Alentejo é todo lindo.

    Abs e aproveite a viagem

    ResponderExcluir
  10. Estou indo com meu esposo a Portugal pela primeira vez, vou dia 16/04 e vamos ficar até 01/05.Gostaria de umas dicas de onde começar nosso passeio

    ResponderExcluir
  11. Gatta, tudo vai depender do que vocês querem ver. Roteiro é uma coisa pessoal, que deve contemplar os interesses de quem vai viajar.

    O mais provável é que você chegue por Lisboa. Bom lugar para começar a descobrir Portugal, uma cidade espetacular. De lá, são muitíssimas opções.

    É bom vocês darem uma olhada em blogs e guias para ter um panorama geral das muitas atrações de Portugal e daí vcs escolhem onde querem parar. Em duas semanas, que é o tempo de viagem de vocês, dá pra fazer uma linda viagem.

    Abs e aproveitem Portugal

    ResponderExcluir
  12. Amo teu blog...peguei tantas dicas para ir no ano passado para a Espanha e Andaluzia. Agora vou no final de maio até meados de junho para Portugal, me programando para passar o dia de Santo Antonio em Lisboa. Obrigada por compartilhar tantas dicas com tanta leveza.

    ResponderExcluir