18 de agosto de 2016

Uma visita à Universidade de Coimbra


Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, Portugal
Paço das Escolas: o antigo palácio real português virou o coração da Universidade de Coimbra


Como não adorar uma cidade que vive em torno de sua universidade? E se essa cidade for Coimbra — com suas ladeiras mouras e suas vistas arrebatadoras para o Rio Mondego  — aí é que o caso de amor fica incontornável e irreversível.

Tive a alegria de voltar lá durante a viagem de junho a Portugal, desta vez com um pouco mais de tempo pra namorar o meu xodó português e, finalmente, fazer uma visita à Universidade de Coimbra bem detalhadinha.

Via Latina da Universidade de Coimbra
Via Latina da Universidade de Coimbra
Via Latina da Universidade de Coimbra

A longa varanda que domina a fachada do Paço das Escolas chama-se Via Latina e é um acréscimo do Século 18


Percorri com calma os ambientes históricos da Universidade de Coimbra: o Paço das Escolas, a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina, espaços belíssimos e cheios de significado. 

Mas o grande encantamento de uma visita à Universidade de Coimbra é que ela não é uma apenas um acervo de memórias. É um organismo vivo, com aulas, movimento de alunos.

Em pleno funcionamento, a Universidade é o coração que bate ditando o ritmo de Coimbra.

Via Latina da Universidade de Coimbra
Torre da Universidade de Coimbra
O sino na Torre da Universidade ainda comanda o ritmo de Coimbra. No alto, um detalhe da decoração da Via Latina

São mais de sete séculos de tradição perfeitamente apropriados pela vida real. A Universidade de Coimbra vibra no vai e vem para as salas de aula, no burburinho da cafeteria, nas pichações e nos cartazes anunciando eventos, eleições estudantis e manifestações políticas.

Adoro museus e ruínas, mas a visita à Universidade de Coimbra é a chance de ver ao vivo um percurso sendo trilhado. Uma história que começou no Século 13 e ainda está acontecendo, plena de cotidiano, tanto quanto de efemérides.

Estar em um lugar assim é muito mais emocionante do que escutar um relato do que já foi. Veja como foi essa visita:

Coimbra  vista do Pátio das Escolas
Coimbra  vista do Pátio das Escolas
Coimbra  vista do Pátio das Escolas

Coimbra vista de uma varanda do Paço das Escolas


Visita à Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra oferece diversos roteiros de visita turística a suas dependências. Escolhi o programa que combina o Paço das Escolas com a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina.

Também é possível subir à Torre da Universidade e visitar o Colégio de Jesus, do Século 16, o colégio jesuíta mais antigo de Portugal e, posteriormente, transformado em espaço para o estudo das ciências naturais.

Estátua do rei D. João III, no centro do Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra

D. João III contempla sua obra. A estátua do rei, no centro do Pátio das Escolas, é da década de 50 do Século 20


Além desses roteiros com ingresso pago, há muitos espaços da universidade que têm visitação livre.

Por exemplo, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, criado no Século 18 para promover o estudo das ciências naturais. São 13 hectares de alamedas, fontes e, claro, plantas trazidas de diversas partes do mundo, bem no coração da cidade.

Paço das Escolas da Universidade de Coimbra

A Torre da Universidade, com cerca de 30 metros de altura, funciona também como mirante, para a contemplação do conjunto arquitetônico do Paço


Para chegar ao Jardim Botânico, é só descer a ladeira que começa no Largo de D. Dinis, na direção do Aqueduto de São Sebastião, também chamado de Arcos do Jardim.

Os Arcos do Jardim são uma obra do Século 16, reaproveitamento da estrutura de um aqueduto romano que era parte do sistema de abastecimento de água da área do antigo castelo (hoje o campus da Universidade de Coimbra).

Escadaria de Minerva na Universidade de Coimbra
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra fica na encosta do morro onde se assenta o Paço das Escolas. No alto, a Escadaria de Minerva, um dos acessos ao campus


O que ver na Universidade de Coimbra


O Largo D. Dinis é a “antessala” do núcleo histórico da Universidade de Coimbra. Lá está a estátua do rei fundador da instituição, cercada por edifícios modernos, datados na metade do Século 20, como os prédios do Departamento de Matemática e do Departamento de Relações Internacionais

Os prédios da Faculdade de Medicina e dos Institutos de Química e de Física margeiam a Rua Larga, que leva até à famosa Porta Férrea, o acesso solene à área histórica do campus. 

Arcos do Jardim da Universidade de Coimbra
Arcos do Jardim ou Aqueduto de São Sebastião, Coimbra, Portugal
Aqueduto de São Sebastião, mais conhecido como Arcos do Jardim


Mesmo para quem vem só de visita, como eu, dá um friozinho na barriga atravessar esse portal tão cheio de significados. A Porta Férrea é a entrada cerimonial da Universidade de Coimbra. É por ela que ingressam os novos estudantes, envergando a tradicional capa negra, na solenidade de início da vida acadêmica.

Do outro lado da Porta Férrea estão o imenso Pátio das Escolas, com sua vista inacreditável para Coimbra, o Paço das Escolas, a Biblioteca Joanina e a Capela de São Miguel, entre outras construções históricas.

Pichação em um muro da Universidade de Coimbra
Pichação em um muro da Universidade: "Não queremos uma fatia do bolo. Queremos a p* da confeitaria inteira"

Edifícios dos institutos da Universidade de Coimbra
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Os edifícios modernos da Universidade, em art déco, estão dispostos em torno do antigo Paço. Foram construídos em meados do Século 20


Paço das Escolas da Universidade de Coimbra

O Paço das Escolas, edifício principal da Universidade de Coimbra, tem uma história fascinante. Ele está lá muito antes da primeira aula ser ministrada, ocupando, com feições diversas, o ponto mais alto da cidade.

No local onde se assenta o Paço já pulsou o centro político da povoação romana de Aeminium. Também foi o local escolhido pelos mouros como o sítio de sua Alcáçova, (fortaleza onde viviam os governantes no tempo do domínio muçulmano).

Também foi lá que o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, plantou a sede de sua corte, no Século 12, no primeiro Paço Real do jovem Portugal. 

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no Largo da Porta Férrea
A Faculdade de Medicina, no Largo da Porta Férrea
Olhando em volta, é preciso concordar que não haveria posição mais estratégica para colocar a sede do poder militar e político de uma cidade.

Do vasto pátio que se estende diante do Paço das Escolas, debruçado sobre a encosta, o olhar ainda alcança uma larga faixa do Rio Mondego e todo o movimento de suas margens. Do ponto de vista defensivo, não haveria lugar melhor.

Porta Férrea da Universidade de Coimbra
Porta Férrea da Universidade de Coimbra
Porta Férrea da Universidade de Coimbra
Porta Férrea da Universidade de Coimbra
A Porta Férrea é a entrada cerimonial da Universidade de Coimbra


Mas Coimbra é especial. Em vez de as armas, muralhas e ameias, o ponto culminante da cidade abriga, desde o Século 16, uma instituição voltada para a investigação, o aprendizado e a preservação do saber. Dá pra não amar?

A Universidade de Coimbra não nasceu na cidade. A instituição foi fundada no Século 13, por ordem do rei D. Dinis, e alternou sua sede entre Coimbra e Lisboa. Foi só em 1537 que D. João III determinou sua fixação definitiva às margens do Rio Mondego.

Sala dos Capelos no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra
Sala dos Capelos no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra
Sala dos Capelos no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra
Fiquei boba diante da decoração da Sala dos Capelos,
no Paço das Escolas. Abaixo, a Sala das Armas

Sala das Armas da Universidade de Coimbra
Sala das Armas da Universidade de Coimbra

Dizem alguns historiadores que o monarca perdeu a paciência com o clima boêmio que reinava na vida acadêmica quando a universidade esteve em Lisboa, no Largo do Carmo — o que prova que fazer farra no bairro do Chiado e adjacências é hábito muito mais antigo do que supõe a nossa vã filosofia 😀.

Só então a Universidade de Coimbra ganharia uma residência definitiva. O local escolhido foi o antigo Paço Real de Coimbra.

Salão Amarelo da Universidade de Coimbra
Sé Velha de Coimbra
Durante a visita, é normal se distrair com as cenas de Coimbra que invadem o Paço das Escolas por suas janelas, como essa vista para a Sé Velha. No alto, o Salão Amarelo


É impossível não ficar de queixo caído com a beleza dos ambientes no interior do Paço das Escolas. Uma escadaria dupla liga o Pátio das Escolas à Via Latina, a elegante varanda que compõe a fachada do edifício. Ao cruzar a monumental porta de entrada, você encontrará uma sequência de quatro salões magníficos.

Salões do Paço das Escolas

O primeiro salão do Paço das Escolas é a Sala das Armas, que abrigava a antiga Guarda Real Acadêmica, um corpo de alabardeiros que mantinham a segurança do campus (alabarda é uma espécie de lança com um gume similar ao de um machado, na ponta, celebrizada nas imagens da Guarda Suíça do Vaticano, responsável pela segurança dos papas).

Não esqueça de olhar para o alto para admirar a bela pintura mural da decoração no forro da Sala das Armas.

Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra
No tempo em que o Paço das Escolas era um Palácio real, esta era a Sala do Trono. Hoje, é a Sala dos Capelos, onde são realizadas as solenidades mais importantes da vida acadêmica na Universidade de Coimbra

Sala do Exame Privado da Universidade de Coimbra
Sala do Exame Privado da Universidade de Coimbra
A Sala do Exame Privado é o antigo apartamento real, hoje usada para a cerimônia de abertura do ano letivo

Ao lado da Sala das Armas está o Salão Amarelo, que ganhou esse nome da cor da seda que reveste suas paredes. Lá estão em exibição retratos de alguns reitores da Universidade.

Seguindo o longo corredor que contorna os salões (e refreando a tentação de parar em cada uma de suas janelas e balcões pra namorar os telhados de Coimbra que se esparramam lá embaixo), chega-se à estonteante Sala dos Capelos, antiga sala do trono, quando o Paço das Escolas ainda era o Paço Real. (Capelo é aquele chapeuzinho que se usa na formatura).

Varanda do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra
A visita inclui um passeio pelas varandas do Paço

Restos de um mosaico romano na Universidade de Coimbra
Anjo medieval exposto na Universidade de Coimbra
Restos de um mosaico romano e um anjo expostos no Paço das Escolas


Nessa antiga Sala do Trono, as paredes vermelhas, o mobiliário escuro em madeiras nobres e os retratos dos reis são magníficos, mas não são páreo para os painéis em dourado e prateado que decoram o teto da Sala dos Capelos, com delicados desenhos, uma obra executada no Século 17.

Esse salão, antes dedicado aos atos de governo dos primeiros reis, agora abriga as solenidades mais importantes da vida acadêmica em Coimbra.

O último salão do roteiro é a Sala do Exame Privado, o antigo apartamento real, hoje usada para a cerimônia de abertura do ano letivo.

Altar-mor da Capela de São Miguel na Universidade de Coimbra

Altar-mor da Capela de São Miguel, do Século 17


Capela de São Miguel 

A Capela de São Miguel era a capela real, quando a corte portuguesa ainda tinha sua sede em Coimbra.

A construção do Século 11, porém, já não é reconhecível sob a feérica beleza resultante de reformas feitas nos séculos 17 e 18.

Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra
O forro da capela e o órgão do Século 18, adornado com chinesices, elementos incorporados às artes decorativas portuguesas pelos artesãos de Macau, feitoria de Portugal na China

Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra
Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra

Prepare-se para ver de tudo na Capela de São Miguel: azulejos, pinturas murais, entalhes intrincados em pedra e madeira, muita cor e muito douramento, especialmente no magnífico altar e no órgão barroco com mais de dois mil tubos e decorado em chinesices.

Apesar da profusão de elementos decorativos, a harmonia no interior da Capela de São Miguel é impressionante.

Órgão da Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra
Órgão da Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra
Órgão da Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra
Detalhes da decoração do órgão, com elementos em chinesices


Como tudo na Universidade de Coimbra, a Capela de São Miguel ainda está viva, com missa todos os domingos e concertos de órgão em ocasiões solenes. 

Biblioteca Joanina 

Pena que não é permitido fotografar o interior da Biblioteca Joanina, mas acredite em mim: poucas vezes na vida você vai encontrar um lugar tão apaixonante. 

Construída no Século 18, por ordem de D. João V, a Biblioteca Joanina ela já nasceu como uma das mais ricas coleções europeias, reunindo o que havia de mais importante no conhecimento ocidental da época. Um templo ao conhecimento bancado com o ouro do Brasil.

E templo não é só força de expressão. Há uma proposital citação da arquitetura religiosa nos três salões monumentais contíguos da Biblioteca Joanina.

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
Por trás desta porta da Biblioteca Joanina mora um dos tesouros mais lindo que já vi

Essas referências estão nas pinturas decorativas dos tetos, na solenidade das estantes, decoradas com folha de ouro e motivos chineses, abrigo para os 55 mil livros da Biblioteca Joanina, e na majestade dos portais de pedra que interligam os salões.

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
O porão é a única área da Biblioteca Joanina que pode ser fotografada. O esplendor de capela Sistina do corpo principal você terá que ir ver pessoalmente 😉

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
O porão do edifício já foi uma prisão 

As paredes da Biblioteca Joanina têm mais de dois metros de espessura, transformando o espaço em uma espécie de caixa forte, onde a temperatura e umidade são perfeitamente controladas.

Isso contribui para a conservação dos livros, mas também para a preservação da decoração, que é praticamente a original, sem desbotar ou mofar.

Decoração do pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

O Pátio da Faculdade de Direito, no interior do Paço das Escolas, ainda preserva pisos em mármore e painéis de azulejos


Mas o esplendor não é tudo. A Biblioteca Joanina já seria espetacular se fosse apenas um depósito de maravilhas mortas apenas para deleite colecionista e para a memória.

A biblioteca é um organismo que prossegue em atividade, 300 anos após sua fundação, permitindo a pesquisa e o acesso ao conhecimento contido em obras raras e de valor inestimável. 

Além das consultas presenciais franqueadas a pesquisadores, boa parte do acervo da Biblioteca Joanina está digitalizado e acessível a qualquer mortal, pelo portal almamater.uc.pt. 

Cafeteria da Universidade de Coimbra
A Cafeteria da Universidade de Coimbra estava animadíssima, no dia da minha visita


Como organizar a visita à Universidade de Coimbra

Os espaços externos da Universidade de Coimbra têm visitação livre e gratuita. Para realizar um dos percursos históricos, é preciso comprar o ingresso (o preço varia de acordo com o roteiro) na bilheteria que funciona na Biblioteca Central, no Largo da Porta Férrea, em frente à Faculdade de Medicina.

➡️ Ao comprar o bilhete, é preciso agendar o horário de entrada na Biblioteca Joanina, onde são admitidos grupos de no máximo 60 pessoas para um percurso de 20 minutos (as fotos só são permitidas no subsolo, antiga área da prisão).

Cafeteria da Universidade de Coimbra
Cafeteria da Universidade de Coimbra

Cartazes das chapas concorrentes à diretoria do Centro Acadêmico de Direito (no alto) e anúncios variados na cafeteria


➡️ As visitas à Universidade de Coimbra podem ser feitas diariamente, das 9h às 19:30h, de março a outubro. De novembro a março o horário é 9:30h às 13h e das 14h às 17:30h. Confira todos os horários aqui.

➡️ Como disse, escolhi o percurso que conjuga o Paço das Escolas, a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina (programa 3). Esse roteiro custa € 10.

O aluguel do audioguia custa € 3. Também são realizadas visitas guiadas. Para maiores informações, consulte a página da Universidade de Coimbra/visitas.

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário