3 de novembro de 2012

Ruínas de Troia, Turquia - o poder da palavra


Restos de muralhas no Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Troia: a força de uma história bem contada


O caminho é árduo, a paisagem é árida, o cenário é pobre. Mesmo assim, a visita às ruínas de Troia, na Turquia, está entre uma das melhores coisas que fiz na vida.

De Istambul a Troia são cinco horas de ônibus, mais outro tanto na volta — sem contar as travessias de ferryboat.

Em torno das ruínas de Troia, você verá arbustos retorcidos e o solo pedregoso, calcinados pelo sol - e o azul do mar no Estreito de Dardanelos.

Anfiteatro escavado em Troia, Turquia

Um anfiteatro escavado em Troia


Vestígios romanos no Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Troia tem pelo menos nove camadas de cidades sobrepostas, atestando a antiguidade da sucessiva ocupação do local por diferentes povos. Os vestígios na imagem são romanos e datam da nona povoação da área


Os vestígios arqueológicos vão muito pouco além dos restos de muros, alicerces e destroços em processo de catalogação.

Por que ir a Troia, então?

Porque nas ruínas da cidade da Ilíada, o que importa são as palavras. É a força de um relato, composto há quase três mil anos, que torna o sítio arqueológico de Troia absolutamente arrebatador.

Escavações no Sítio Arqueológico de Troia revelam diversas "camadas" de ocupação da cidade

Etiquetas com algarismos romanos demarcam as diversas camadas de Troia, mostradas na plaquinha à esquerda. Guerras, tsunamis e malária devastaram as sucessivas povoações assentadas no local, uma posição estratégica dominando a entrada do Estreito de Dardanelos. No quebra cabeças arqueológico, a majestosa Troia homérica teria sido a sétima cidade erguida no local


Talvez no mundo regular uma imagem valha mais que mil palavras. Estamos com pressa e a imagem — essa fração de segundo que promete descrever tudo — nos conforta.

Felizmente, há uma outra vida onde as palavras formam realidades infinitas, desenham universos e tornam lúdica e lírica até mesmo a objetividade da imagem (sei que vou apanhar, mas sustento que, até no cinema, o princípio era o verbo).

Ruínas de Troia, Turquia
Anfiteatro romano em Troia

Troia não é atração turística. O quebra cabeça arqueológico de suas nove camadas de povoações superpostas não tem esplendores arquitetônicos para oferecer à contemplação.

O sítio arqueológico de Troia também não oferece muitas oportunidades para selfies: o entusiasmo com os cliques cessa logo que os grupos de excursionistas atravessam os portões do sítio histórico, deixando para trás um cavalo de madeira meio cafona, mas muito disputado como pano de fundo para fotos.

Réplica do Cavalo de Troia no Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

A "réplica" do cavalo concebido por Odisseu faz mais sucesso que os verdadeiros vestígios de Troia


Ruínas de Troia, Turquia

Não há muito o que ver em Troia. Apenas pedras e fragmentos da História de nove ocupações humanas. Assentamentos que teimaram em florescer nessa faixa de terra estratégica, à beira do Estreito de Dardanelos, para, um dia, serem varridas por maremotos, guerras ou epidemias.

A Troia de Heitor (cantada por Homero) teria sido a sétima — e a mais poderosa — cidade erguida aqui.

O Estreito de Dardanelos visto das muralhas de Troia, Turquia

Restos de muros troianos contemplam o Estreito de Dardanelos. Na narrativa de Homero, foi neste pedaço de terra que Aquiles e Heitor se enfrentaram


O Estreito de Dardanelos visto das muralhas de Troia, Turquia

A última Troia, romana, pereceu de pragmatismo, ofuscada pelo o esplendor de Constantinopla, pelo deslocamento das rotas comerciais e consequente esvaziamento da importância militar da região.

Tudo isso vai sendo lembrado pela descrição monocórdia do guia turístico. Mas essas palavras objetivas, acessórias à imagem imediata, logo emudecem. Aqui, quem canta é a Musa.

Escavações no Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

A Arqueologia ainda não encontrou um modo seguro de escavar Troia sem danificar as diversas camadas de cidades assentadas aqui. A maioria dos vestígios é da cidadela romana. Mas os trabalhos prosseguem


Ruínas de Troia, Turquia

Ruínas de Troia, Turquia

Os vestígios das construções de Troia são numerados de acordo com a "camada arqueológica" e ficam protegidos das intempéries por toldos


Ruínas de Troia, Turquia

Andando em silêncio pelas trilhas do parque, são as palavras mágicas de Homero que reconstroem as imagens do mito e da história.

Lá adiante está o mar, de onde chegaram os atreus "no côncavo de suas negras naus". Lá estão as areias que receberam corpo mutilado de Heitor. São as palavras que reerguem as muralhas e reeditam o assédio, que repovoam esse campo onde “muitas almas de heróis desceram à casa de Hades”.

Em Troia, minha alma estava voando.

Veja as dicas dessa viagem mágica às ruínas de Troia:



Visita às ruínas de Troia

Como chegar às ruínas de Troia
O Sítio Arqueológico de Troia fica 30 quilômetros ao Sul da cidade de Çanakkale, na Anatólia, na margem asiática do Estreito de Dardanelos, na Turquia.

De Istambul a Troia são 346 km por uma estrada muito bem conservada.

marina da cidade de Çanakkale, Turquia, na margem asiática do estreito de Dardanelos

A marina da cidade de Çanakkale, na margem asiática do Estreito de Dardanelos


Porto da cidade de Eceabat, Turquia, de onde partem ferryboats para as ruínas de Troia

Porto da cidade de Eceabat, na margem europeia. É aqui que chega o ônibus que vem de Istambul e de onde partem ferryboats para as ruínas de Troia


➡️ A maioria das agências de turismo de Istambul vende excursões a Troia, que podem ser combinadas com visitas a outras atrações, como Galípoli e as praias da região de Kuşadasi. Há pacotes com um ou mais pernoites.

Eu optei por um bate e volta de Istambul a Troia. Foram mais de dez horas de estrada, contando a ida e a volta.

Monumento a Galípoli em Eceabat, Turquia

Em Dardanelos, a Turquia cultua muito mais a memória de Galípoli que a de Troia. Acima, monumento em Eceabat homenageia os mortos na batalha onde os turcos venceram as forças combinadas de britânicos e franceses, em 18 de março de 1915, como lembra a faixa exibida na encosta (abaixo)


Memória da Batalha de Galípoli em Eceabat, Turquia

Essa opção é uma pedreira. Só vale a pena para quem se interessa pela história e pelo mito de troia — sem contar o preço, uma paulada de €99 pela excursão com ida e volta no mesmo dia.

Para mim, porém, Troia foi um dos pontos altos dos meus 27 dias entre a Turquia e a Grécia.

Excursão às ruínas de Troia
Eu viajei com a Insider Travel. Comprei a excursão no Hotel Agan, onde estava hospedada em Istambul, e o garoto da portaria fez uma confusão, me colocando no grupo que ia para Galípoli, mas foi tudo resolvido sem nenhum estresse.

Homenagens a Atatürk nas cidades de Dardanelos, Turquia

O forte nacionalismo da região de Dardanelos também se expressa na reverência à memória de Atatürk, fundador do moderno Estado turco. Sua figura está por toda parte


Homenagens a Atatürk nas cidades de Dardanelos, Turquia

Monumento a Atatürk em Eceabat, Turquia
"Feliz de quem pode dizer que é turco", diz a inscrição no monumento a Atatürk. Ao fundo, o Hotel Eceabat, onde nosso grupo fez uma parada para o almoço, antes da visita a Troia

O ônibus recolhe os passageiros no hotel e segue para Eceabat, a 300 km de Istambul.

Eceabat, quase na pontinha de Dardanelos, tem 6 mil habitantes. É uma cidadezinha praiana e simpática, na margem europeia do estreito. É de lá que partem os ferries para o lado asiático, onde fica Troia (Truva, em turco).

Apesar das cinco horas de percurso, a viagem de Istambul até Troia é bem agradável, com belas paisagens do Mar de Mármara e uma estrada que é um tapete.

Ferryboat que faz a travessia do Estreito de Dardanelos, no caminho para as ruínas de Troia

O ferry que cruza o Estreito de Dardanelos, entre Eceabat e Çanakkale


Travessia do Estreito de Dardanelos, Turquia
A travessia do Estreito de Dardanelos é curtinha e tranquila

Travessia do Estreito de Dardanelos, Turquia

A travessia de ferry entre Eceabat a Çanakkale, no lado asiático, leva cerca de 20 minutos. Depois, são mais 30 minutos de estrada ate o Sítio Arqueológico de Troia.

Visita combinada a Troia e Galípoli
 Para quem faz a viagem a Troia de modo independente, Eceabat pode ser uma boa base para pernoite, especialmente se a ideia for também visitar as trincheiras e demais vestígios de guerra em Galípoli (Gelibolu, em turco), que fica a 44 quilômetros ao Norte da cidade.

O cenário da trágica Batalha de Galípoli, travada na I Guerra Mundial, é um dos orgulhos nacionais turcos.

Vestígios arqueológicos em Troia, Turquia

Peças escavadas no Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Ainda que a maioria das peças escavadas em Troia sejam da ocupação romana, há vestígios das diversas cidades construídas na área, como este marco do período helenístico (abaixo, à esquerda)


Peças escavadas no Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Entre de 25 de abril de 1915 e 9 de janeiro de 1916, o forças militares da Turquia e da Rússia enfrentaram e venceram em Galípoli tropas aliadas da França, Inglaterra, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

Quatrocentos mil combatentes, de ambos os lados, morreram em Galípoli. No grupo que viajou comigo, havia vários australianos que iam visitar o local onde morreram antepassados.

Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Sítio Arqueológico de Troia, Turquia


Visita às ruínas de Troia
O ingresso para o Sítio Arqueológico de Troia custa 15 Liras Turcas (R$ 17) e as visitas podem ser feitas diariamente, das 8h às 19 (no inverno, só até as 17h).

➡️ Como chegar a Troia sem excursão
Do principal terminal rodoviário de Istambul (Büyük Otogar) partem ônibus regulares para Çanakkale, de onde é possível conseguir transporte para Troia.

As informações na internet, em geral, estão disponíveis apenas na língua local. O site Turkish Travel Planner, em inglês, é meio confuso, mas me quebrou alguns galhos na organização da viagem.

A empresa que faz o percurso de Istambul a Çanakkale é a Truva Turizm. 

Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Sítio Arqueológico de Troia, Turquia

Para ir às ruínas de Troia sem excursão, leve em conta as trocas de transporte que já descrevi e pense em dormir em Dardanelos (em Çanakkale ou Eceabat.

Hospedagem em Troia
 quantidade e variedade de hotéis, tanto em Eceabat quanto em Çannakale, embora essa última pareça ter uma estrutura mais organizada para o turismo.

A empresa de turismo com a qual viajei a Troia opera com o Grand Eceabat Hotel. Não me hospedei lá, mas almocei no restaurante do hotel, que me pareceu bem decente (mas não vi os quartos). Ele tem quatro estrelinhas nas resenhas do Tripadvisor.
Orla da cidade de Çanakkale, no Estreito de Dardanelos, Turquia
Final de tarde na Orla de Çanakkale, às margens de Dardanelos

As diárias para casal, com café da manhã, custam em torno de R$ 150,00. Uma vantagem do hotel é que ele fica bem em frente ao terminal de ferry-boat que faz a travessia do Estreito de Dardanelos (Feribot karşısı).



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

3 comentários:

  1. Legal!!!
    É isto que eu procuro quando estou organizando uma viagem. Tudo simples e direto, com as informações básicas como horário de visita, preço, localização.

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu texto sobre o local. Estou montando um roteiro para a Turquia e já tinha desistido de ir até Canakkalle, mas quando consultei seu post, mudei de ideia na hora! Li Iliada e Odisseia na faculdade de Letras, então queria visitar a cidade. Você foi convincente. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Gilma! Se você se encanta pelos relatos de Homero, aposto que vai se emocionar muito na visita a Troia. Como eu disse, não tem muito pra ver, mas tem muito pra evocar e sentir.
      Boa viagem, aproveite a linda Turquia
      Bjo

      Excluir