6 de agosto de 2016

Peso da Régua - um passeio pelo Rio Douro


Passeio de barco de Peso da Régua a Pinhão no Rio Douro em Portugal
O barco zarpando de Peso da Régua rumo a Pinhão


Está procurando um passeio lindo pra fazer em Portugal? Pois então você precisa passar algumas horinhas navegando pelo Alto Rio Douro.

De março a outubro, esse é um jeito muito gostoso e relaxado de ver a belíssima paisagem da primeira região vinícola demarcada em todo o mundo, feita de montanhas muito verdes, riscadas por terraços de cultivo de uvas e pontuada por belos solares com alguns séculos de história.

Peso da Régua no Rio Douro em Portugal
Peso da Régua no Rio Douro em Portugal
A paisagem do Douro diante da fofíssima Peso da Régua


Nesta passagem por Portugal, em junho, eu fiz o cruzeiro entre as cidades de Peso da Régua e Pinhão, trecho que é considerado o coração do Douro Vinhateiro e é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Adorei a experiência e recomendo muito. Organizei todas as dicas aqui neste post, pra facilitar sua visita a Peso da Régua e o passeio pelo Rio Douro:


Passeio de barco pelo Rio Douro


Vinhedos em terraços de cultivo (socalcos) no Vale do Rio Douro em Portugal
Vinhedos em terraços de cultivo (socalcos) no Vale do Rio Douro em Portugal
Os terraços de cultivo das vinhas — chamados de socalcos — são paisagem tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade


Peso da Régua, "capital" do Douro Vinhateiro

Pequeninha (são seis mil habitantes da área urbana, e outros 11 mil nos distritos e zona rural), Peso da Régua entrou no mapa por ser o centro geográfico do território onde crescem as melhores uvas para a produção do vinho do porto.

Se você olhar no mapa o curso do Rio Douro, desde a fronteira Portugal/Espanha até sua foz no Atlântico, vai ver que Peso da Régua fica bem no meio do caminho.

Cruzeiro no Rio Douro, Portugal, de Peso da Régua a Pinhão
Enquanto o barco desce o rio, preste atenção aos velhos solares que dão tchauzinho das margens do Douro

No Século 18, quando o vinho do porto começou a se consolidar como um grande filão nas exportações portuguesas, o Marquês de Pombal decidiu criar a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, que passou a deter o monopólio do comércio do vinho.

Pombal também delimitou a área de produção do vinho do porto, para evitar que colheitas de outras plagas, de menor qualidade, fossem confundidas com as uvas de lá. 

Peso da Régua, ou apenas Régua, como dizem os locais, passou a ser uma espécie de capital informal da primeira região vinícola demarcada em todo o mundo.

Museu do Douro em Peso da Régua, Portugal
Museu do Douro em Peso da Régua, Portugal
A antiga sede da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em Régua, é hoje um museu dedicado à preservação da memória da atividade econômica e das tradições das comunidades da região

Peso da Régua em Portugal
Peso da Régua em Portugal
Peso da Régua em Portugal
Aproveite para fazer uma caminhada pelas ruas de Peso da Régua e ver o interessante patrimônio arquitetônico da cidade

A Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro já não existe mais (sua sede agora é o Museu do Douro), mas a atividade econômica vinícola continua de vento em popa.

Régua se mantém como "capital" da região produtora. Em paralelo a isso — e totalmente por causa disso — o turismo não para de crescer na cidade.

Os cruzeiros pelo Rio Douro são a atração mais procurada em Peso da Régua.

Cais turístico de Peso da Régua, ponto de partida de passeios de barco
Cais turístico de Peso da Régua, ponto de partida de passeios de barco

Os passeios de barco pelo Rio Douro partem do cais turístico de Peso da Régua, entre março e outubro


O passeio pelo Rio Douro parte do cais turístico da cidade, de março a outubro, e são puro cinema: é só encontrar seu lugarzinho ao sol (meeeesmo) no convés e se deleitar com o desfile das margens do Rio Douro diante de seus olhos.

Você vai ver vinhedos escalando as montanhas, organizados em terraços de cultivo (os socalcos) e todo o encanto do Portugal rural. 

Embarque no cais turístico de Peso da Régua para o passeio pelo Rio Douro
Embarque no cais turístico de Peso da Régua para o passeio pelo Rio Douro
Embarque no cais turístico de Peso da Régua para o passeio pelo Rio Douro. Este foi o barco que nos levou até Pinhão


A paisagem do Douro é uma harmonia que ondula ao ritmo do sobe e desce das encostas e só é quebrada pelo aparecimento de algum velho solar de uma quinta produtora de vinho, de uma ponte com traços modernos ou pela curiosidade de "subir de elevador" em uma eclusa.

➡️ Se você tiver tempo e estiver de carro, vale explorar essa paisagem também por terra, parando nas vinícolas para sessões de degustação e para ver de perto as belas casas senhoriais dessas propriedades.

A maioria dessas vinícolas recebe visitas, com agendamento prévio. As duas mais famosas no trecho entre Régua e Pinhão são a Quinta do Vallado e a Quinta dos Seixos.

Cruzeiro no Rio Douro de Peso da Régua a Pinhão
Os solares de algumas vinícolas estão abertos à visitação. Pra quem está de carro na região, uma paradinha em um deles é um ótimo complemento ao passeio de barco


➡️ Em Régua, não deixe de dar um passeio a pé pelo centrinho e pela beira-rio para ver um pouco do bonito conjunto arquitetônico dos séculos 18 e 19 que a cidade preserva - morri de pena de não ter tido mais tempo para explorá-lo.

Como chegar a Peso da Régua


De carro até Peso da Régua
Peso da Régua está 120 km do Porto, a maior parte do trajeto pela moderníssima e impecável rodovia A4, a estrada que segue até Vila Real (e já famosa por conta do longo túnel sob as montanhas, o maior da Península Ibérica, inaugurado em maio de 2016).

Rodovia A4 em Portugal entre Amarante e Peso da Régua
Rodovia A4, entre Amarante e Peso da Régua


Nós fomos a Régua em um bate e volta saindo de Amarante.

Na ida, pegamos o tapete moderníssimo da Rodovia A4, um trajeto de 60 km que vencemos em menos de uma hora (com direito à travessia do túnel interminável, com quase 6 km).

Na volta, pegamos a N101, com seus 40 km de incontáveis curvas inacreditavelmente fechadas – já contei aqui no blog que, de puro instinto, eu liguei a seta antes de entrar em várias delas, mas são muito piores do que simplesmente virar uma esquina.

Passeio de barco entre Peso da Régua e Pinhão em Portugal
Passeio de barco entre Peso da Régua e Pinhão em Portugal
Passeio de barco entre Peso da Régua e Pinhão em Portugal
O barco até tem um salão com ar condicionado, mas a maioria prefere viajar ao ar livre e aproveitar mais a paisagem


➡️ Dizem que a paisagem da N101 entre Peso da Régua e Amarante é um espetáculo, mas eu vi muito pouco dela, porque já estava escurecendo quando saímos de Régua.

Percorrer a N101 à noite foi mais ou menos como dar uma volta de quase duas horas em um trem fantasma, andando a menos de 40 km por hora e raramente conseguindo engatar a terceira marcha — e permanentemente à beira do abismo.

Como estou aqui escrevendo este post, você pode perceber que acabou tudo bem 😁.

Estação ferroviária de Peso da Régua em Portugal
Estação ferroviária de Peso da Régua

Trem para Peso da Régua
Da lindona Estação São Bento, no Porto, partem os trens da Linha do Douro em diversos horários.

A viagem entre o Porto e Peso da Régua leva cerca de 2h20 no trenzinho regional, que compensa a lentidão com a beleza da paisagem na janelinha, já que ele margeia o rio ao longo de todo o trajeto.

Quinta Dona Matilde no Rio Douro em Portugal
A Quinta Dona Matilde, em Bagaúste, é uma das mais antigas da Região do Douro


Como é o cruzeiro de Peso da Régua a Pinhão

São várias as modalidades de cruzeiros oferecidas na região, algumas incluem almoço e ida e volta no barco.

A mais comum é a que combina a ida de barco de Régua a Pinhão e o retorno no trem regional. Por conta do horário, escolhemos esta, que custa € 24 por pessoa.

Pegamos o barco das 16 horas (é preciso estar às 15:45h no cais) operado pela empresa Rota do Douro.

A navegação leva cerca de uma hora e meia, passando pela Barragem do Bagaúste, onde o desnível do rio é vencido pela elevação da embarcação em uma eclusa.

Passagem da Eclusa de Bagaúste no Rio Douro
Passagem da Eclusa de Bagaúste no Rio Douro
Passagem da Eclusa de Bagaúste no Rio Douro
Passagem da Eclusa de Bagaúste no Rio Douro
Passagem da Eclusa de Bagaúste no Rio Douro
A embarcação precisa "subir de elevador" na passagem da eclusa da Barragem de Bagaúste


A chegada a do barco a Pinhão é por volta das 17:30h e é preciso seguir direto para a estação de trens da vila (onde é servido um cálice de vinho do porto aos passageiros, acompanhado de pastéis de nata).

O embarque no trem regional é às 18 horas e a viagem de volta a Régua demora cerca de 45 minutos.

O barco no qual viajamos é bem robusto, com dois conveses abertos aos passageiros. Em um deles há um salão climatizado, com mesas e bancos estofados.

Pontes sobre o Rio Douro entre Peso da Régua e Pinhão
Pontes sobre o Rio Douro entre Peso da Régua e Pinhão

Várias pontes emolduram a paisagem do Rio Douro entre Régua e Pinhão


Na parte de fora e no convés superior há poucas cadeiras e quase nenhuma sombra (capriche no kit protetor solar/óculos escuros/chapéu), especialmente no verão, porque o sol naquelas bandas não fica devendo nada a uma beira de praia baiana.

O barco tem um bar que serve vinho do porto (claro!), refrigerantes e salgadinhos de pacote.

Pinhão no Rio Douro em Portugal
Pinhão no Rio Douro em Portugal
Pinhão no Rio Douro em Portugal
O barco chegando a Pinhão


Onde comer em Peso da Régua

A cidade de Régua (e seu entorno ) está ficando famosinha pelos bons restaurantes. Infelizmente, o horário do nosso cruzeiro era meio inconveniente para uma experiência gastronômica, pois a maioria dos restaurantes ainda não estava aberta para o jantar. 

Como ainda não tínhamos almoçado, arriscamos uma casa de cara simpática, Tapas & Companhia, que, como diz o nome, é especializada em refeições ligeiras.

Gostei muito do lugar e super recomendo. Minhas impressões sobre ele estão neste post:


Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Um encanto à parte desse passeio é a estação de trens de Pinhão, antiguinha e decorada com painéis de azulejo que descrevem as diversas etapas da produção de vinhos


Mais opções para ver a paisagem do Douro

Cruzeiro das 6 Pontes
Duração: 50 minutos 

Esse cruzeiro navega pelo Douro na altura do Porto e de Vila Nova de Gaia e vai até perto da foz do rio.

Já tinha feito esse passeio em 2011 e contei como foi neste post: Como aproveitar uma conexão: 8 horas na Cidade do Porto. Gostei tanto que repeti, nessa nova passagem por lá.

Passeio de barco pelo Rio Douro em Portugal
Passeio de barco pelo Rio Douro em Portugal

Pra ficar cara a cara com esta paisagem, há diversas opções de cruzeiro pelo Rio Douro


Mais cruzeiros pelo Rio Douro

As empresas de navegação oferecem cruzeiros pelo Alto Douro, partindo do Porto ou Gaia, com durações que variam de um dia até uma semana a bordo, com paradas nas vilas, cidades e vinícolas do trajeto.

Do caso dos cruzeiros bate e volta, os barcos sobem o Douro até Régua ou Pinhão e o retorno é no trem regional, cujo trajeto margeia o rio. 

Há muitas ofertas na internet e vale uma boa pesquisa antes de escolher.
 
Viagem de trem entre Pinhão e Peso da Régua em Portugal
A paisagem na janelinha do trem, na volta de Pinhão para Peso da Régua
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão em Portugal
Estação Ferroviária de Pinhão

Comboio Histórico do Douro

Nos verões, a CP, empresa de trens de Portugal, oferece um passeio entre Régua e o Rio Tua, afluente do Douro, pelos trilhos que margeiam o curso d’água. A composição histórica é puxada por uma locomotiva a vapor e tem cinco vagões antigos.

O bilhete de ida e volta custa € 42,50. A empresa tem pacotes combinados que incluem o transporte, também de trem, entre diversas cidades e Régua para o embarque no passeio histórico.

Neste verão 2019, os passeios no Comboio Histórico do Douro serão realizados aos sábados, de 1º de junho até 26 de outubro, e no feriado de 15 de agosto.

A partida de Peso da Régua é às 15:23h, com chegada a Tua às 16:34h. O retorno de Tua é às 17:10, com chegada a Régua às 18:32h.

Para mais informações, consulte o site do Comboio Histórico do Douro.

Roteiros em Portugal
20 dias em Portugal - roteiro de carro
Roteiro de carro redondinho: de Lisboa a Santiago de Compostela

Dicas gerais
De carro em Portugal: como organizar sua viagem
Portugal: 8 razões pra voltar (sempre e muito)
Dicas práticas: de carro entre Lisboa e Santiago de Compostela
Os viajantes, as crises e a vida real
Perdida na tradução: o Português de Portugal


Para ver todos os posts e destinos do blog em Portugal, clique nos ícones do mapa



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook


15 comentários:

  1. Saudades de Portugal, fortalecidas por seus posts, claro. BjO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora dessas a gente precisa combinar uma reunião da Mochilinha Gaúcha com a Fragata Surprise em Portugal, Paula.
      Bjo

      Excluir
  2. Maravilhoso post, as fotos são lindas se aprecia a qualidade da câmera :-) e magia do lugar, parabéns! Portugal sempre me passa uma sensação de paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Márcia. Portugal tem mesmo muita coisa linda pra se ver.

      Excluir
  3. O Douro é uma das minhas regiões preferidas aqui em Portugal. Uma sugestão que posso dar aos seus leitores é experimentar subir um pouco mais o rio, "depois" do Pinhão. Precisa de tempo, mas a região do Douro Internacional é belíssima. Grande abraço desde Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica, Filipe. Vou experimentar na próxima visita :)

      Excluir
  4. Comprei o passeio de barco de Régua até Pinhão para o dia 31 de maio, quarta-feira, quero voltar de comboio para Régua, gostaria de comprar o ingresso do comboio com antecedência, é necessário? e onde comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelaide, se vc comprou o passeio turistico, é bem provável que o bilhete do trem já esteja incluído. Foi o nosso caso: os 24 euros da passagem incluíam a ida no barco e a volta no comboio regional.
      Verifique se essa foi a midalidade que vc comprou. Caso contrário, vc pode tentar comprar pela internet (site da CP, a companhia de trens) ou mesmo nas estações de trem - do Porto, de Regua, de Pinhão...
      Acho que vc vai amar o passeio :)

      Excluir
  5. Obrigada, Cyntia. Chegarei com um dia de antecedência em Peso da Régua, então lá tomarei as providencias quanto ao bilhete de trem.

    ResponderExcluir
  6. Pode se comprar passagem de barco de Régua a Pinhão no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  7. Cyntia, parabens pelo post! Ajudou muito! Posso voltar pela A4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode e deve, David. Especialmente à noite. Pegar as tais curvas da estradinha N101 no escuro foi uma das maiores burrices que já cometi numa viagem :)

      Excluir