29 de maio de 2016

10 razões pra viajar a Portugal

A luz da tarde caindo sobre a fachada do Mosteiro de Alcobaça é um espetáculo que, sozinho, já vale a travessia do Atlântico ❤️

Portugal pode ser pequenininho (é menor, em área, que o estado de Santa Catarina), mas, além de bonito até dizer chega, tem tanta coisa bacana pra ver e curtir que a cada viagem o país me apresenta várias novidades.

Sei que tem gente que não gosta de "repetir países". Mas a vida não é jogo de War, onde o objetivo é colecionar territórios. Vou citar 10 razões pra viajar a Portugal — e voltar sempre e muito a esse baita destino.

Centro Histórico de Évora, Portugal
Uma rua de Évora, um casarão do Porto: mesmo que você não tenha nascido e crescido em Salvador, estar em Portugal tem sempre essa sensação de reconhecimento e de volta pra casa

Casarão na Baixa do Porto, Portugal


Se você ainda não conhece Portugal, tá mais do que na hora de ir. Se já conhece, eu super recomento que você volte a Portugal e descubra novos encantos. 

Em maio/junho de 2016, fiz uma viagem deliciosa por Portugal, um roteiro de carro com a família. Iniciamos nossas aventuras em Alcobaça Batalha, visitamos a fofa Aveiro, de onde seguimos para o Porto, excelente base para explorar a região do Rio Douro com calma. 

Depois, fomos a Amarante, para ver a Festa de São Gonçalo, e seguimos para a Serra da Estrela, Coimbra, Évora e, claro, Lisboa, meu xodó, onde pudemos assistir à Festa de Santo Antônio

Comprovamos que o período das festas juninas em Portugal é uma excelente época para visitar o país.


Portugal: fachada de azulejos em Lisboa
Uma fachada lisboeta
O roteiro desta viagem está aqui:
20 dias em Portugal - roteiro de carro

Esta é minha terceira viagem grande a Portugal  sem contar as paradinhas que faço aqui só pra matar a saudade, aproveitando conexões mais longas — e confesso que não canso de voltar.

Veja 10 razões para viajar a Portugal  — e aposto que quanto mais você visitar a terrinha,  mais motivos vai acrescentar nesta lista:


10 razões pra viajar a Portugal


Portugal: monumento ao Infante D. Henrique na Cidade do Porto
Pedacinho de Brasil no monumento ao navegador D. Henrique: o verso de Camões, em Os Lusíadas, fala também de nós, que somos das "novas ilhas e novos ares" alcançados a partir das grandes navegações

1 - Em Portugal, as descobertas parecem reencontros
Portugal é muito diferente do Brasil, mas a sensação de ter voltado pra casa é uma companhia constante nas andanças pelo país.

Ao dobrar uma esquina ou contornar uma curva de estrada portuguesa, lá está aquele reconhecimento que se desenha no traçado de uma janela, em um beiral de telhado ou em um som à distância.

O Brasil é muito diferente de Portugal, mas Portugal é também é um pedacinho de nós.

Explorar as cidades portuguesas provoca sempre esse misto de surpresa (encantamento!) e reconhecimento, de nostalgia e novidade. Eu, que vivo dizendo que as referências são fundamentais no prazer de uma viagem, só posso dizer que em Portugal essa "bibliografia" já vem no nosso DNA.

Pratos típicos de Portugal
A mesa portuguesa é um mundo de delícias; No sentido horário, o delicioso presunto português, a inenarrável sapateira (caranguejo imenso), caracóis e bacalhau com batatas

2 - A culinária de Portugal é generosa, deliciosa e reconfortante
Sinceramente, é difícil competir com Portugal no quesito culinária. Se a gente ficasse só no óbvio bacalhau, já valeria a viagem — com natas, à Zé do Pipo, à Gomes de Sá, bolinho de bacalhau, espiritual...

Sim, o bacalhau já valeria a viagem, mas ficar só nisso seria um desperdício, pois a mesa portuguesa vai muito além.

Comidas típicas de Portugal
No alto: tremoços para o tira-gosto e uma taça de vinho em Coimbra. Acima: pão de rala, doce típico de Évora, e os picõesinhos de São Gonçalo, pães em formato fálico, tradicionais na festa do padroeiro de Amarante



Eu poderia passar a vida só à base de comida portuguesa: as deliciosas açordas (feitas com pão adicionado ao caldo do ensopado), o caldo verde, as migas à alentejana, os frutos do mar — amêijoas do Algarve, semelhantes ao vôngole, vieiras, cavacas, semelhantes ao lagostim, os ouriços...

E tem os pães de morrer, o cozido, as morcelas (chouriços feitos com sangue e farinha), os queijos (da Serra da Estrela, de Azeitão...).

E não esqueça de provar a comida de rua: as sardinhas assadas, no verão e as castanhas assadas, no inverno, por exemplo.

Carrocinha de castanhas portuguesas em Lisboa e um restaurante caseiro em Évora
Carrocinha de castanhas portuguesas em Lisboa e um restaurante caseiro em Évora

3 - Os vinhos de Portugal são baratos e excelentes
A comilança em Portugal tem um acompanhamento de responsa: grandes vinhos nacionais.

Portugal é uma das maiores e mais respeitadas regiões vinícolas do planeta. Basta lembrar: Madeira, Porto, Dão, Douro, Alvarinho...

Em qualquer tasquinha de aldeia, pode pedir o vinho da casa sem medo. E você vai pagar muito pouco por esse prazer.

Alto Douro, região vinícola onde é produzido o vinho do porto
O Alto Douro (esq), onde é produzido o vinho do Porto (dir), foi a primeira região vinícola demarcada em todo o mundo. Mas as artes portuguesas nesse capítulo vão muito além

Olhe essas dicas sobre a cozinha portuguesa e diga se não dá vontade de atravessar o Atlântico nadando para curtir cada sabor:

Muito além do Bacalhau: o que comer - e onde comer - em Portugal

A mesa portuguesa, ou Pantagruela rides again
Surpresa: hambúrguer português bate um bolão. Três lugares para praticar o sacrilégio


Pastel de nata, doce de Portugal
A grande estrela da confeitaria portuguesa é o pastel de Belém
4 - Os enlouquecedores doces de Portugal A história — ou lenda — você já conhece: a tradicional arte da doçaria portuguesa foi refinada nos conventos, onde se usavam as claras dos ovos para engomar roupas e fazer hóstias. Era necessário, portando, inventar uma utilidade para as gemas.

O resultado é uma orgia (perdão, freirinhas) interminável, irresistível e inigualável.

Eu morro pelos ovos moles de Aveiro (doce de gema envolvido em casquinha de hóstia, estou com um estoque na bagagem), mas não dispenso as queijadas, os rebuçados (uma bala de ovos celestial), os toucinhos do céu, os travesseiros, as lampreias (marzipã, feitas com amêndoas)... E os pastéis de nata, claro.

Ovos moles de Aveiro, doces típicos de Portugal
Casquinha de hóstia, recheio de doce de gemas: os ovos moles de Aveiro são a fórmula da felicidade instantânea

Neste momento, estou me fartando com fatias generosas do pão-de-ló de Ovar, uma cidadezinha linda, do lado de Aveiro — não vou nem contar como é o doce, pra não ser responsabilizada pela multidão que vai tentar chegar a nado a Portugal, após ler este post 😉.

Doces portugueses: tentações com origem divina

Inverno em Óbidos, Portugal
Céus de inverno em Óbidos e (abaixo) em Coimbra. E o termômetro na casa do 12 graus

Inverno em Coimbra, Portugal


5 - O clima de Portugal
Já estive em Portugal em três invernos e peguei temperaturas camaradíssimas, na casa dos 12 graus.

Isso é uma grande vantagem. Por mais que eu tenha aprendido a me vestir para o frio rigoroso de latitudes mais radicais, ainda não consigo gostar do ritual — que chamo de “embalsamento da múmia” — de colocar camada sobre camada de roupa, a cada manhã.

Verão em Lisboa, Portugal
Nos verões de Lisboa, os termômetros chegam facinho aos 30 graus

Verão em Lisboa, Portugal


Também já peguei um verãozão em Portugal, final de julho, começo de agosto, e Lisboa não me pareceu mais inclemente do que as nossas cidades do Nordeste em tempo de calor.

Pra nós, brasileiros, o clima faz de Portugal um destino para o ano inteiro, com a certeza de poder passear à vontade, explorar as cidades e as áreas rurais sem congelar, aproveitar ao máximo os encantos daqui.

Lisboa, Praça do Rossio
Na hora desta foto, o calor era tanto que eu estava decidida a entrar na fonte da Praça do Rossio 😁

6 - As estradas de Portugal são ótimas
Não é porque eu sou uma pedestre militante que não curto uma road trip. Pelo contrário, sem a obrigação de pegar trânsito no dia a dia, estou cada vez mais fã de viajar de carro.

E Portugal, com suas estradas excelentes, bem sinalizadas e seguras é perfeito para isso — pra vocês terem uma ideia da segurança, passei um Natal e virada do ano por aqui e o noticiário registrava que não havia sido registrado sequer um acidente com feridos nas estradas de todo o país.

Dirigir em Portugal é muito agradável. Tem sempre um castelo ou um vale ou uma aldeia para alegrar a janelinha do carro. Os postos de combustível nas estradas principais oferecem toaletes impecáveis, restaurantes, lanchonetes e até lojinhas de souvenir. As sinalização é no nosso idioma.

Ponte estaiada no caminho entre Amarante e Peso da Régua, Portugal
Ponte estaiada no caminho entre Amarante e Peso da Régua

Outra coisa legal é que em 10 dias, dirigindo pra baixo e pra cima, não registrei um único motorista imprudente ou com jeito de quem ia tirar a mãe da forca. Recomendo muito. Até quem não tem muita prática de estrada dirige tranquilo por aqui.

Nessa viagem de junho/2016, passei 16 dias na estrada, dirigi um pouco mais de 1.500 km, sem nem um sustinho sequer.

Minhas dicas para uma viagem de carro em Portugal estão nestes posts:
De carro em Portugal: como organizar sua viagem
Dicas práticas: de carro entre Lisboa e Santiago de Compostela



Portugal, Arco da Augusta, em Lisboa, e Templo de Diana, em Évora
Apenas 130 km - uma hora e meia de viagem - separam o Arco da Rua Augusta, em Lisboa, do Templo de Diana, em Évora

7 - Em Portugal, nada é longe e tudo é lindo
Em pouco mais de seis horas de estrada, é possível atravessar Portugal, de Faro, no extremo Sul, a Melgaço, lá na ponta Norte, na fronteira com a Galícia. Na direção Leste-Oeste, então, se você sair de Lisboa, em duas horas e meia já terá deixado o país e aportará em Badajoz, na Espanha.

Claro que os dois percursos, feitos dessa forma, seriam um tremendo desperdício. Se no tamanho Portugal é bem pequenininho (92 mil km²), no quesito belezas o país é imenso — só que compacto 😉.

O resultado é que, em Portugal, qualquer passeio a distâncias curtinhas pode levar um dia inteiro, uma semana ou uma vida, pela quantidade de lugares bacanas que se encontra no caminho.


Cais da Ribeira, Cidade do Porto, Portugal
122 km separam o Cais da Ribeira, na Cidade do Porto, da Universidade de Coimbra (abaixo)

Universidade de Coimbra, Portugal


Isso é muito bom, porque de uma cidade linda a outra a gente nunca passa muito tempo dirigindo. Também favorece à programação de infinitos bate-e-voltas maravilhosos.

No final de 2012, foi no esquema bate-e-volta (de Lisboa, com transporte público) que eu conheci Setúbal e Évora. Depois, com carro alugado, segui para o Norte, para visitar um monte de lugares maravilhosos, nunca dirigindo mais do que duas ou três horas por dia.

Veja mais esse roteiro de viagem por Portugal
Roteiro de carro redondinho: de Lisboa a Compostela



Padrão dos Descobrimentos, Lisboa
Navegadores portugueses representados Padrão dos no Descobrimentos, em Belém: é mais confortável viajar falando a língua desses gajos

8 - O idioma, é claro
A gente pode até demorar um pouquinho para afinar o ouvido e compreender o modo português de falar. As expressões mudam e palavras corriqueiras por aqui parecem saídas de um livro muito antigo. Mas, estranhezas à parte, é muito confortável viajar em português.

Para quem não domina o inglês ou outros idiomas, a vantagem é óbvia. Mas mesmo os fluentíssimos poliglotas hão de reconhecer que é muito mais relaxado olhar a paisagem pegar transporte público ou pedir informações na rua sem precisar acionar a tecla SAP, né?  

Falei sobre os encontros e desencontros idiomáticos entre portugueses e brasileiros neste post:
Perdida na tradução: o Português de Portugal


9 - E a sonoridade do idioma, também
Um dos grandes deleites de estar em Portugal é ouvir o falar dos portugueses. A cadência dos sotaques lusitanos parece que foi moldada para a leitura de poemas épicos. 

Até um objetivíssimo "vire à direita e dobre à esquerda" que a gente ouça quando pede informações na rua soa lírico, entoado na terrinha.

E por fala em entoar, não há nada mais bonito na língua portuguesa do que o cantar dos fadistas. Não perca a chance de ir a uma boa casa de Fado em Portugal.

Lisboa, Portugal - vista do alto do Elevador de Santa Justa
Um grande dia em Lisboa custa muito pouco. Portugal ainda é um país de preços acessíveis

10 - Os preços em Portugal
O câmbio não anda nada piedoso com os brasileiros, mas nem a alta do euro conseguiu fazer os preços portugueses ficarem assustadores pra nós. A crise deles, que vem desde 2008, tem segurado os preços em um patamar que, se você converter para real, vai ver que são mais em conta que os das nossas grandes cidades.

Pra você ter uma ideia: a diária de hotel por pessoa mais cara que vamos pagar nesta viagem será de  € 40 euros — nossas hospedagens já estão todas reservadas e, como estou viajando com minha mãe e sobrinhos, escolhi hotéis bacanas, embora nenhum de luxo. A média por noite de hospedagem vai ficar na casa dos € 30 euros ao longo desses 20 dias de viagem.

A última vez que estive em Portugal foi há cerca de um ano e meio, a caminho da Sicília. Passei um dia delicioso em Lisboa, visitei o maravilhoso Convento do Carmo, bati perna até dizer chega, almocei bem e belisquei à vontade, paguei o transporte do aeroporto para o Centro e de volta ao aeroporto e gastei em torno de € 30 euros.

Dos países da Zona do Euro que eu conheço, Portugal só não é mais barato do que a Grécia.

Roteiros em Portugal

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

7 comentários:

  1. Concordo 100%
    Portugal é realmente um país muito bonito. Mas o que eu mais concordo é que viajar não é colecionar países: isso faz-se nas carteirinhas de cromos :)

    ResponderExcluir
  2. vc falou perfeitamente sobre Portugal, estou morando aqui há 1 ano e me sinto muito em casa, é estranho esse sentimento, mas é muito real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Angela :) Portugal é encantador e muito acolhedor. Que legal deve ser morar um tempo por aí

      Excluir
  3. Olá, Angela. Eu estou sonhando de longa data morar em Portugal. Desde minha última viagem. Não tenho a mínima idéia se, em sendo um aposentado, com minha aposentadoria, previdencia e outros recursos financeiros, posso enfrentar uma vida confortável na terrinha. Me mande umas dicas, por favor.
    Grato, Luiz Paulo de Seixas (lpdeseixas@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista no assunto, mas andei lendo notícias de que aposentados brasileiros podem pedir visto de residência em Portugal. Uma boa pesquisa na internet deve sanar as suas dúvidas :) Tomara que seus planos se realizem.

      Excluir
  4. Com alegria informo que fui só 14 vezes a Portugal...em 1995 comprei um Fiesta zero km e rodei durante seis meses 30 mil km dentro de Portugal..conheci as cidades nos ermos pontos das serras..os vilarejos pequeninos...as cidades de pedras esquecidas inclusive pelos portugueses..as cidades nas divisas com Espanha..uma tal de Freixo de Espada a Cinta...lá pela Serra do Mogadouro..subindo mais um pouco já na Serra de Montesinho onde encontramos Bragança...Em fim Portugal é uma terra inesquecível..Por pouco não mudei-me pra lá...já tinha até casa e um comércio em estudos ( a casa era em Santa Bárbara de Nexe)mas antes de terminar meu negócio que tinha aqui com 12 empregados o Color confiscou toda nossa poupança e fui obrigado a mudar os planos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram tempos difíceis, aqueles. Lembro muito bem como foi o confisco da poupança -- e das contas correntes também, lembra que os valores acima de 50 Cruzados ficavam retidos?

      Muitos planos foram por água abaixo. Que bom que vc continua retornando a Portugal :)

      Excluir