13 de janeiro de 2013

Onde ouvir o Fado de Coimbra


Centro Cultural Fado ao Centro, Coimbra

Centro Cultural Fado ao Centro, Coimbra


Ouvir o Fado de Coimbra é um programa tão revelador da alma da cidade quanto perambular por suas ladeiras e se maravilhar com as instalações multicentenárias de sua universidade.

O  Fado ao Centro (Rua do Quebra-Costas n° 7) é uma iniciativa cultural fundada e mantida por ex-alunos da Universidade de Coimbra, dedicado a preservar e divulgar o Fado de Coimbra. A casa realiza espetáculos todas as noites.

 Vale muito a pena assistir a uma apresentação no Fado ao Centro, pois embora bem popular entre os visitantes, o lugar não tem nada de "pega turista".

Galeria de memórias no Centro Cultural Fado ao Centro, em Coimbra
No pequeno foyer do Fado ao Centro estão expostas memórias do Fado de Coimbra

O Fado de Coimbra é uma derivação do gênero musical que é quase uma “disciplina obrigatória” para os estudantes da famosa Universidade. É cantado sempre por homens, que envergam as capas negras usadas nas cerimônias acadêmicas, geralmente em serenatas nas ruas.

O pessoal do Fado ao Centro faz um sincero esforço para apresentar a tradição da cidade como ela é, oferecendo ao visitante informações sobre o contexto histórico, as origens do Fado e os grandes expoentes do gênero.

Centro Cultural fado ao Centro, em Coimbra, Portugal

Instalado num casarão de uma ladeira/escadaria bem típica da cidade, tem uma pequena sala de concertos bem aconchegante, sensação reforçada pela extrema simpatia da equipe da casa.

Funciona diariamente das 10h às 19h. Além de assistir as apresentações (sempre às 18h), é interessante descobrir um pouco mais sobre o gênero musical que tão bem expressa a alma da cidade, garimpar CDs, livros e DVDs e assistir a um ensaio (das 16h às 17:30h) dos músicos, todos ex-alunos, que se apresentam, orgulhosos, com suas capas negras.

Centro Cultural Fado ao Centro, Coimbra

Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.

Os ingressos para as apresentações custam €10. Como o espaço é pequeno, é importante fazer reservas. Não serve comida nem bebida, mas o horário não atrapalha o jantar. Ótimo programa!

Confira no youtube: Fado dos Olhos Claros - Fado ao Centro


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. oi, Cyntia
    Estive em Coimbra e assisti uma apresentação de fado nesse lugar. Fiquei muito emocionada. Que trabalho bonito ! Amo de paixão Portugal.Adorei matar as saudades com seu completíssimo post. Beijocas,Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez eu queria ir lá de novo, Lílian, mas não deu tempo. Eles fazem um trabalho muito bacana, mesmo.
      Bjo

      Excluir