2 de novembro de 2015

Europa: atrações gratuitas em 19 cidades


Plaza Mayor em Madri

Você não paga nada pra ver a Plaza Mayor, em Madri. Não sei se toooodas as melhores coisas da vida são de graça, mas — alvíssaras, viajantes! — a Europa está cheia de atrações que não custam um tostão


"As melhores coisas da vida são de graça". Até os Beatles já debocharam desse chavão (na gravação de Money, de Barret Strong, no LP With the Beatles), mas quando eu penso nas igrejas de Roma, nos principais museus de Londres e nas praças e jardins de Paris eu sou bem capaz de concordar.

Tem muitas atrações gratuitas na Europa, um alívio para o bolso do viajante.

British Museum em Londres
Todos os espetaculares museus públicos da Inglaterra têm entrada gratuita, como o British Museum, em Londres

Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma

Quer mais Europa grátis? As igrejas de Roma estão cheias de obras de arte e não cobram ingresso. Este é o campanário da Igreja de Santa Maria in Trastevere, uma das mais lindas da cidade


Mesmo com esse câmbio cruel — estou escrevendo este post com o euro cotado a R$ 4,25 — a Europa continua no topo das nossas listas de desejo, né? Então, se jogue sem susto nessa "Europa grátis" cheia de atrações maravilhosas.

Experimentei e amei todas as atrações e passeios gratuitos que listei neste post. Tem dicas de 19 cidades na Itália, Irlanda, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Ave marinha no Rio Liffey em Dublin, Irlanda

Caminhar à beira do Rio Liffey, em Dublin, traz surpresas que não têm preço


As dicas de passeios grátis na França (Paris, Carcassonne e Rouen) ganharam um post só pra elas.

Todas as informações desta postagem foram checadas e atualizadas. Os posts que complementam as dicas também. 

Atrações gratuitas na Europa

Passeios e atrações gratuitos na Itália


Roma: Basílica de São Paulo Fora da Muralha

⭐ Visitar igrejas em Roma não custa nada

Lindas e abarrotadas de obras de arte e com entrada gratuita. Você vai ver o Moisés de Michelangelo na Igreja de San Pietro in Vincoli, pinturas de Caravaggio em San Luigi dei Francesi, afrescos maravilhosos em Santa Maria in Cosmedin... A lista é imensa.

Confira um roteirinho delicioso pelas igrejas da capital italiana:
Atrações gratuitas em Roma: 12 igrejas que valem por museus


Via Giulia, rua renascentista em Roma

A renascentista Via Giulia é considerada a rua mais bonita de Roma e você não paga nada para passear por lá


⭐ Via Giulia: Renascença ao vivo em Roma

A Via Giulia corre em paralelo ao Rio Tibre, indo da região próxima ao Ghetto até perto do Vaticano.

O que torna essa rua especial é que ela é um dos exemplos mais preservados e harmoniosos da concepção urbanística e da arquitetura renascentista. Sou tão fã que caminhei por lá em todas as minhas passagens pela cidade.

Roma: anjo de Bernini e Ponte Sisto

Dica de roteiro lindíssimo aqui na Fragata, do Fórum Romano ao Vaticano. Durante o passeio, você só gasta dinheiro se quiser. Nas fotos, um anjo de Bernini na Ponte Sant’Angelo e a Ponte Sisto, do Século 15


⭐ Roteiro histórico do Fórum Romano ao Vaticano

Este roteiro foi traçado ao acaso, sem se prender a um único tema. Eu tinha apenas um dia para rever Roma e fui caminhando para onde o coração mandava.

Comecei no Fórum, desci até s margens do Rio Tibre e segui até o Vaticano, parando em uma série de lugares importantes na história de Roma. A caminhada por diversas épocas e estilos e me deixou imensamente feliz.

Florença vista da Piazzale Michelangelo

O melhor de Florença é... Florença — e ver a cidade da Piazzale Michelangelo é grátis


⭐ Duomo de Florença (Catedral)

Você não paga para entrar no Duomo (a Catedral de Santa Maria dei Fiori), embora a subida ao campanário e a visita ao Batistério sejam cobradas. 

Veja as dicas: O que ver em Florença: o Duomo e o Batistério

⭐ Ponte Vecchio, Orla do Arno e Oltrarno, em Florença
 
Um grande ícone da cidade que você pode explorar à vontade sem gastar um tostão é a Ponte Vecchio (“ponte velha”). Toda a Orla do Rio Arno rende um lindo passeio totalmente grátis. Em Oltrarno, visite a bela Basílica de San Miniato al Monte e suspire muito com a vista de Florença na Piazzale Michelangelo e no Jardim das Rosas.

Duomo de Florença, Itália
Rio Arno e Ponte Vecchio, Florença, Itália
Os dois maiores símbolos de Florença não cobram ingresso: o Duomo (no alto) e Ponte Vecchio 


⭐ Igrejas de Florença com entrada gratuita
Ainda que as igrejas mais famosas de Florença cobrem ingresso, você pode visitar algumas das lindas igrejas da cidade sem gastar um tostão. 

É o caso da Basílica  de Santissima Annunziata, que fica em uma das minhas praças prediletas na cidade, da Igreja de San Miniato al Monte, que ainda por cima oferece uma vista deslumbrante para a cidade, e da Basílica de Ogni Santi, uma lindeza barroca.

Saiba mais: 3 igrejas de Florença com entrada gratuita

Florença: Basíica de Santissima Annunziata e Igreja de Ognisanti
Afrescos da Basílica de Santissima Annunziata e um crucifizo de Giotto, na Igreja de Ognisanti

Basílica de San Miniato al Monte, Florença
Florença vista da Basílica de San Miniato al Monte
Não satisfeita em ser um escândalo de linda, a Basílica de San Miniato al Monte ainda tem uma vista espetacular para Florença 

Igreja de Santa Margherita dei Cerchi e Casa de Dante, Florença
Palco de um famoso romance, a Igreja de Santa Marghertia dei Cerchi fica em um bequinho estreito, vizinha à casa (à esquerda) onde viveu Dante Alighieri


A visitação também é grátis na Igreja de Santa Margherita dei Cerchi, que andou ficando famosa ao aparecer no livro Inferno, de Dan Brown, continuação de O Código Da Vinci. 

Pra mim, porém, Santa Margherita dei Cerchi vai ser sempre a igrejinha escura e quase sem adornos que me comoveu profundamente por lembrar a melancólica história de amor (platônico) do poeta Dante Alighieri e Beatrice Portinari. Vá pelo clima que ela evoca, não pelas maravilhas artísticas, que ela não tem.

Esculturas na Loggia dei lanzi, Florença
Para ver arte sem pagar ingresso, em Florença, esbalde-se com as esculturas da Logga dei Lanzi

⭐ Piazza della Signoria e Loggia dei Lanzi, em Florença

Na Piazza della Signoria você também não paga nada para ver obras expostas na Loggia dei Lanzi, que incluem esculturas de Giambologna (o Rapto das Sabinas, que eu amo, e Hércules e o Centauro), de Cellini (Perseu com a cabeça da Medusa) e os Leões dos Medici.

Das obras famosas expostas na praça, só mesmo o Davi, de Michelangelo, é uma réplica — não se contente com ela: tire o escorpião do bolso e vá ver o original, na Galleria della Accademia. É uma visão celestial.

⭐Mirantes de Florença

Aproveite o mais belo e mais gratuito de Florença, que é a visão da cidade inteira, olhada do alto da Piazzale Michelangelo, no topo do Oltrarno ("o outro lado do Rio Arno"). Ali pertinho, o Jardim das Rosas também tem uma vista linda para Florença e o romantismo das flores.

Piazza del Campo, Siena, Itália
Siena: ver a Piazza del Campo à noite, com essa luz dourada, é um presente para a vida toda e que não custa nada

Atrações gratuitas em Siena

A primeira vez que vi a Piazza del Campo, em Siena, era noite. A sensação de ter voltado no tempo foi inevitável e aquela cena entrou para a minha antologia de imagens pra o resto da vida.

A Piazza del Campo é um testemunho do poder de Siena, nos séculos 13 e 14. Abrindo-se em forma de leque entre o emaranhado de construções medievais, ela faz jus à sua inclinação de anfiteatro sediando um dos mais famosos espetáculos da península italiana.

É à sombra de sua célebre Torre del Mangia que se desenrola o Pálio de Siena, corrida de cavalos disputada pelas contrade (comunidades) da cidade, desde o Século 17. 

Mais sobre a cidade e a Piazza del Campo:
Atrações em Siena, Itália
Siena: dicas práticas

Passeios e atrações gratuitas em Dublin, Irlanda


Portas coloridas típicas de Dublin, Irlanda
Portas coloridas de Dublin, Irlanda
Que tal um roteiro para ver e clicar as famosas portas coloridas de Dublin, marca da arquitetura georgiana na cidade?


⭐ Roteiro da arquitetura georgiana em Dublin

Sou louquinha de paixão pelo estilo arquitetônico georgiano, que marcou os países de língua inglesa entre o comecinho do Século 18 e meados do Século 19. O nome é uma alusão à sequência de quatro reis George que reinaram sobre os britânicos nesse período.

Dublin tem um acervo fantástico desse período, herança da dominação britânica e é claro que na minha visita à cidade eu fiz um roteiro lindo por lá, com muitas fotos das famosas portas coloridas que são uma das marcas da capital irlandesa

Veja como foi: Um passeio pela Dublin georgiana

Trinity College, Dublin, Irlanda

Passear pelo Trinity College de Dublin é grátis e muito legal


⭐ Trinity College

Você não paga nada para desfrutar do sossego dos 190 mil metros quadrados de jardins e construções seculares do Trinity College, a mais tradicional universidade da Irlanda, fundada no Século 16. Plantado bem no meio do que é hoje a muvuca dublinense, o Trinity parece outro planeta, pelo silêncio e calma que se encontra lá dentro.

A maior atração da universidade é a Old Library, que conserva preciosidades como o Livro de Kels, manuscrito com uma versão dos Evangelhos produzido no Século 9.

Lamento dizer: a veneranda biblioteca cobra ingresso — mas você já está economizando tanto com as dicas deste post que essa despesa (essencial) nem vai doer 😊.

Catedral da Igreja da Irlanda, Dublin
A Catedral da Igreja da Irlanda (anglicana), do Século 11, também tem acesso gratuito

⭐ Temple Bar é mais do que a sede da boemia dublinense

Pra ser bem sincera, duvido que você não acabe gastando alguma coisa em um passeio por Temple Bar, pois a graça da área boêmia de Dublin é, principalmente, bebericar na profusão de pubs que margeiam as ruas do bairro, que ainda preservam boa parte do traçado medieval.

Mas pra você não dizer que a Fragata é um blog (muito) etílico, lembro que Temple Bar também tem a  Galeria do Irish Photography Centre, que abriga exposições bacanas e o  Irish Film Institute, que promove sessões gratuitas de cinema.

Temple Bar, Dublin, Irlanda
Pub em Temple Bar, Dublin, Irlanda

Passear e se divertir em Temple Bar é grátis. Se quiser beber, já é outra história 😁 


O Irish Photography Center  fica Meetinghouse Square e está aberto de segunda a sábado, das 11h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Ao lado, fica o National Photographic Archive, que também promove exposições temporárias com material de seu acervo, com entrada gratuita. Consulte os sites para checar a programação.

Irish Film Institute fica em  Eustace Street nº 6, Para ter acesso às exibições gratuitas dos filmes, é preciso pegar o ingresso com antecedência na bilheteria. Consulte o site para saber mais.

Castelo de Dublin, Irlanda
No Castelo de Dublin, pátios e jardins têm visitação gratuita

⭐ Castelo de Dublin

É preciso pagar ingresso para ver os museus e aposentos oficiais do Castelo de Dublin, mas os pátios da velha fortaleza têm acesso livre, assim como os belíssimos Dubh Linn Gardens. 

Tem mais dicas do Castelo aqui neste post: Descobrindo Dublin: Trinity College, Castelo e Temple Bar

Passeios e atrações gratuitas na Espanha 

Casa de la Villa, Madri, Espanha
A Casa de la Villa é sede do governo de Madri desde o tempo de Felipe II e está na rota de um roteiro a pé pelas belezas do Século 17 na cidade

⭐Viagem ao Século 17 na Madri dos Áustrias

No Século 17, Madri era capital do mundo, centro de um império onde o sol não se punha jamais e para onde confluíam as riquezas das Américas e das demais colônias espanholas espalhadas pelo planeta. Esse esplendor legou a Madri construções espetaculares, como a Plaza Mayor, e impulsionou as artes — pense em Velázquez, El Greco e Murillo, na pintura, e em Cervantes, Lope de Vega e Calderón de la Barca, nas letras.

Essa caminhada pelos principais cenários da Madri dos Áustrias (a dinastia Habsburgo, que governava a Espanha) é uma sucessão de encantamentos e você não gasta nada pra ver essas maravilhas.

Detalhes aqui: Madri: um passeio pelo Século de Ouro (e todas as atrações são grátis!)

Palácio Real, Madri, Espanha
palácio de Cristal no Parque del Retiro em Madri

O Palácio Real de Madri (no alto) pode ser visitado gratuitamente em alguns horários. Acima, o Palácio de Cristal, no Parque do Retiro, passeio delicioso e totalmente grátis


⭐ Parque do Retiro, Madri

Linda área verde em pleno coração de Madri, criada no Século 17. O Parque do Retiro é um encanto de alamedas, fontes e recantos deliciosos. Fica aberto das 6h à meia noite, de abril a setembro. De outubro a março, fecha às 22 horas.

A estação de metrô Retiro deixa você de cara para o gol. No interior do parque, o Palácio de Cristal e o Palácio de Velázquez, que integram o complexo do Centro de Artes Reina Sofia, têm entrada gratuita e abrigam exposições temporárias.

Mais sobre o Parque do Retiro: Domingo em Madri: o Rastro e o Retiro

⭐ Palácio Real, Madri

Você pode visitar o Palácio Real de Madri sem pagar ingresso de segunda a quinta-feira, das 16h às 18 h (outubro a março) e das 18 às 20 h (abril a setembro). Beneficiam-se da gratuidade cidadãos da União Europeia, residentes e cidadãos latino-americanos, como os brasileiros.

Museu Reina Sofia, Madri, Espanha

Touro, de Picasso, no jardim, e Pincelada, de Roy Roy Lichtenstein, no átrio do Centro de Artes Reina Sofia, museu imperdível em Madri


⭐ Centro de Artes Reina Sofia

Só o diálogo arquitetônico entre o moderno Edifício Nouvel e o Edifício Sabatini, um sisudo hospital do Século 18, já valeria a vista ao Centro de Artes Reina Sofia. Mas ainda tem a Guernica, né?

E tem muito mais do que isso naquele acervo enlouquecedor de bonito, dedicado à arte moderna e contemporânea. O Reina Sofia tem entrada gratuita de segunda a sábado, das 19h às 21h, e aos domingos, das 13:30h às 19h. 

Tem post no blog sobre o museu: Madri: três museus que valem a viagem

⭐ Museu do Prado 

Gratuito de segunda a sábado, das 18h às 20h, e aos domingos e feriados, das 17h às 19h (veja aqui). Veja as dicas da Fragata sobre o Prado: Madri: três museus que valem a viagem

Templo de Debod, Madri, Espanha
O templo de Debod foi doado à Espanha pelo governo egípcio e fica em um parque muito agradável, e facinho de chegar

⭐Templo de Debod, Madri

Um autêntico templo egípcio do Século 4 a.C, originalmente construído em Assuã, próximo ao Nilo. Foi doado à Espanha pelo Egito na década de 60.

Fica em frente à Plaza de España (Jardines del Templo de Debod, Calle Ferraz nº 1, Metrô Plaza de España).

Horários: outubro a março, de terça a sexta, das 9:45h a 13:45h e das 16:15h às 18:15 horas. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 20h. De abril a setembro, de terça a sexta das 10h às 14h e das 18h às 20h. Sábados, domingos e feriados de 9:30h às 20h.

Mais sobre o Templo de Debod: Roteiro em Madri - da Praça de Espanha ao Palácio Real

Mirante de San Nicolás, Albaicín, Granada, Espanha
Mirante de San Nicolás, no Albaicín, de cara para a Alhambra e a Sierra Nevada
⭐ Granada: o bairro mouro do Albaicín e o bairro cigano de Sacromonte
As ladeiras e vielas do antigo bairro mouro do Albaicín estão entre as atrações imperdíveis de Granada, com suas fachadas enfeitadas, as fontes seculares e velhas vivendas árabes (os carmenes). 

O ponto alto é o Mirador de San Nicolás, bem de cara para a Alhambra (ao cair da tarde, a luz estará no ponto certo para suas fotos). Ao lado do Albaicín está o bairro cigano do Sacromonte, com suas cuevas e casas de flamenco.

Fiz esse roteiro em um passeio guiado, mas você pode aproveitar as minhas dicas e segui-lo por conta própria. Veja aqui: Passeio guiado pelo Albaicín 

Palácio de Carlos V, Alhambra de Granada, Espanha
O Palácio de Carlos V é uma dos monumentos da Alhambra que podem ser visitados gratuitamente

⭐ Granada: atrações gratuitas na Alhambra

O Palácio de Carlos V, do Século 15, tem acesso livre, assim como um trecho dos jardins e a Igreja de Santa Maria de la Alhambra. Não deixe de explorar o entorno da famosa atração.

Uma caminhada entre a verdíssima Cuesta de la Sabica, onde fica a Alhambra, e o Centro da cidade é um mergulho no passado, atravessando veredas sombreadas pelas antigas muralhas mouras, torres e bastiões, sem gastar nem um eurinho sequer.

Veja mais: Dicas para organizar uma visita à Alambra

Salão de La Madraza, Granada, Espanha
O salão principal da antiga Madraça moura tem visitação gratuita, assim como outros edifícios históricos incorporados ao patrimônio da Universidade de Granada 

⭐ Palácios da Universidade de Granada

Com mais de 500 anos de tradição, a Universidade de Granada é dona de alguns edifícios magníficos, que podem ser visitados gratuitamente.

A Faculdade de Direito, por exemplo, está instalada no antigo Colégio dos Jesuítas. A Faculdade de Tradução ocupa o suntuoso Palacio de las Columnas, do Século 15.

E o núcleo original da Universidade de Granada, a antiga Madraça moura, atrás da Catedral, ainda exibe belíssimos ambientes originais.

Visitas imperdíveis que você confere aqui: Os palácios da Universidade de Granada - beleza grátis

Carrera del Darro, "Rua mais bonita do mundo", Granada, Espanha
O povo de Granada diz que a Carrera del Darro é "a rua mais bonita do mundo". Estreitinha e espremida entre a Alhambra e o Albaicín, ela concentra um monte de atrações lindas

⭐ Granada: Carrera del Darro

O povo de Granada diz que essa rua estreitinha, que corre em paralelo ao Rio Darro, é "a rua mais bonita do mundo".

Espremida entre os dois montes que abrigam a Alahambra e o Albaicín, ela concentra  uma infinidade de palácios, conventos e igrejas e até um dos banhos árabes mais antigos da Espanha, El Bañuelo (visita gratuita). Encerre a caminhada no Paseo de los Tristes, aos pés da Alhambra.

Detalhes aqui: A rua mais bonita do mundo

Muralhas de Cádiz, Espanha
Muralhas de Cádiz, Espanha
Patrimônio da Humanidade pela Unesco, as muralhas de Cádiz integram um dos roteiros de caminhadas históricas sugeridas pelo escritório de turismo da cidade. Fiz todos esses passeios e amei


⭐Muralhas de Cádiz e outras caminhadas históricas 

Caminhar não custa nada e em Cádiz esse prazer fica ainda mais bacana com a ajudinha do escritório de turismo local, que organiza passeios guiados gratuitos muito interessantes por cenários belíssimos e carregados de memórias.

Além disso, com os mapas e explicações fornecidas pelo centro de turismo, você monta seus próprios roteiros históricos para ver o bairro de Santa Maria, onde viviam os donos das frotas mercantes do Século 16, e pelas muralhas e fortes da cidade, que são Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Casarão histórico em Cádiz, Espanha
Cádiz tem um patrimônio histórico riquíssimo. Os roteiros de caminhadas temáticas são a oportunidade de ver essas belezas e compreender seu contexto. Programaços gratuitos

Eu fiz (e adorei) um roteiro guiado pelos lugares relevantes na história de La Pepa, a Constituição de 1812, escrita e promulgada na cidade, quando Cádiz era a única porção independente do território espanhol, resistindo bravamente ao cerco das tropas de Napoleão. 

Também segui as rotas demarcadas pelos demais itinerários históricos e achei o mapa e as informações fornecidas pelo escritório de turismo bem eficientes. 

Saiba mais: Andaluzia: passeio pelas muralhas de Cádiz

Bairro de Triana, Sevilha, Espanha
Bairro de Triana, Sevilha, Espanha

Perca-se entre os encantos do Bairro de Triana, em Sevilha 


⭐Triana, berço do Flamenco, em Sevilha

Enquanto Sevilha se tornava uma das cidades mais ricas do planeta, graças à condição de centro de desembarque dos tesouros das Américas, a população de Triana, o bairro do outro lado do Rio Guadalquivir, trabalhava duro para bancar o fausto que vicejava na "Capital do Atlântico".

Triana era o bairro dos marinheiros, dos artesãos e dos ciganos, berço do Flamenco e de uma técnica de azulejaria que até hoje encanta o mundo. Uma caminhada pelas ruas do velho arrabal (hoje muito mais chique do que foi, em suas origens), é um programa encantador e totalmente grátis.
Veja o post:  Triana, a alma de Sevilha

Arquivo das Índias, Sevilha, Espanha

O Arquivo das Índias, em Sevilha, guarda as memórias das grandes navegações e da exploração do Novo Mundo


⭐Sevilha: o Arquivo das Índias

Em seus sete quilômetros de prateleiras, o Archivo General de Índias guarda registros oficiais, cartas, relatos e mapas que narram boa parte da aventura ibérica no Atlântico e no Novo Mundo, como uma das cópias do Tratado de Tordesilhas.

Fica na Praça do Triunfo, onde também estão a Catedral de La Giralda e o Real Alcázar de Sevilha. Abre de segunda a sábado, das de 9:30h às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 14h. Leia mais sobre o Arquivo das Índias aqui: Sevilha, capital do Atlântico

Hospital de la Santa Caridad, Sevilha, Espanha
A fundação do Hospital de la Santa Caridad é atribuída ao mitológico sedutor D. Juan

⭐ Sevilha: Igreja do Hospital de la Santa Caridad

Diz o povo de Sevilha que o fundador do Hospital de la Santa Caridad, Miguel de Mañara, que viveu na cidade no Século 17, teria sido o verdadeiro Don Juan Tenório, o sedutor imortalizado pela literatura.

O certo é que D. Miguel aprontou todas e, com o passar do tempo e a perspectiva da morte e danação eterna, aposentou-se da esbórnia e tratou de salvar sua alma convertendo-se ao cuidado dos doentes e desvalidos — funcionou, porque ele acabou beatificado pelo Papa João Paulo II. 

O lar fundado por ele ainda acolhe idosos carentes e sua igreja, aberta ao público, é um escândalo de bonita, em castiço barroco sevilhano. Fica na Calle Temprado nº3, no bairro do Arenal. Visitas de segunda a sábado, das 9:30h às 13:30h e das 15:30h às 19:30h. Domingos e feriados, das 9h às 12:30h.
 
Modernismo em Barcelona - Casa Amatller e Casa Batlló
Deixe o deslumbrante Modernismo Catalão desfilar pra você em uma caminhada pelo Passeig de Gràcia. Entre outras maravilhas, você vai encontrar a Casa Amatller, de Puig i Cadafalch, e a Casa Batlló, de Gaudi, abraçadinhas no chamado "Quarteirão de Ouro"

⭐Modernismo em Barcelona

Assim como Florença, Barcelona, também não prima pela oferta de atrações gratuitas. Mas lá, também, é possível ver maravilhas sem pagar entrada.

Começando, é claro, pela verdadeira passeata de fachadas modernistas que estão entre os principais encantos da capital catalã, especialmente no Passeig de Gràcia, bairro do Eixample. 

OK, se você quiser visitar o interior dos edifícios mais famosos do Modernismo Catalão, terá que desembolsar uma grana. Mas namorar as fachadas não vai custar nada.


Casa de la Ciutat, Barcelona, Espanha
Casa de la Ciutat, Barcelona, Espanha
A Casa de la Ciutat é sede do governo da Cidade de Barcelona desde a Idade Média. Aos domingos, abre para visitas turísticas, com acesso gratuito


⭐Atrações gratuitas no Bairro Gótico de Barcelona

Comece pela magnífica Catedral, que tem entrada gratuita (igreja e claustro). É uma visitação limitada, para ver todas as maravilhas da Catedral de Barcelona, é preciso pagar ingresso. Mas essa espiadinha já vai fazer bem pra sua alma, sem onerar seu orçamento.

Você também não paga nada para ver a linda Casa de la Ciutat (Prefeitura), um escândalo de edifício do Século 14, e o Palau de la Generalitat de Catalunya, sede do governo regional, ambos na Plaça Sant Jaume, coração do Bairro Gótico. 

Catedral de Barcelona, Espanha
Você não paga nada para dar uma espiadinha básica na Catedral de Barcelona

O MUHBA-Plaça del Rei (Museu d'Història de Barcelona), o Museu Frederic Marès e o Museu Picasso têm entrada grátis aos domingos, após as 15 horas e o dia inteiro no primeiro domingo do mês.

Para ver horários e endereços dessas atrações, veja esse roteiro no Bairro Gótico de Barcelona

Museu Marítimo de Barcelona, Espanha
O delicioso Museu Marítimo de Barcelona tem entrada gratuita aos domingos

⭐ Museu Marítimo de Barcelona

Super recomendo a visita ao Museu Marítimo (Museu Maritim), que tem um lindo jardim sombreado por laranjeiras, aberto ao público todos os dias, e cujo acervo pode ser visto de graça todos os domingos, a partir das 15 horas.

Mais informações: O que ver no Museu Marítmo de Barcelona

Veja também: 15 coisas grátis pra fazer em Barcelona, por Cristina Rosa, no Sol de Barcelona

Todas as dicas de Barcelona

El Call, bairro judeu medieval de Girona, Espanha
El Call, bairro judeu medieval de Girona, Espanha
O antigo bairro judeu de Girona convida a um lindo passeio gratuito


⭐ El Call, o bairro judeu medieval de Girona

A uma hora de trem de Barcelona, Girona é uma coooisa de bonita e simpática. Tem muralhas medievais, uma catedral imperdível e o bairro judeu mais preservado da Península Ibérica. E um passeio por essa região de El Call não custa nada.

Confira as dicas neste post: Girona, uma preciosidade catalã

Patio de los Naranjos, Mesquita de Córdoba, Espanha

O lindíssimo Patio de los Naranjos da Mesquita de Córdoba tem entrada livre


⭐ Pátio dos Naranjos, na Mesquita de Córdoba

A maior atração de Córdoba, sem dúvida, é sua espetacular Mesquita, que rivaliza com a Alhambra pelo título de mais importante herança arquitetônica moura no Ocidente.

A Mesquita cobra ingresso, mas você não paga nada para desfrutar da beleza comovente de seu Patio de los Naranjos, espaço pontilhado por fontes e muitas laranjeiras sempre carregadas de frutos, no interior das muralhas do templo.

Saiba mais neste post: A Mesquita de Córdoba

Pátio típico de Córdoba, Espanha
Pátio típico de Córdoba, Espanha
Pátio típico de Córdoba, Espanha
Os pátios das residências de Córdoba viraram atração turística e ganharam até um festival anual


⭐ Pátios Cordobeses

Pátios lindos é o que não falta em Córdoba, que preserva a tradição aprendida com romanos e árabes. Nos bairros mais antigos, como a Judería, os moradores ainda se orgulham manter em casa esses espaços destinados à convivência e ao aconchego, ao abrigo do calor e do burburinho das ruas.

Um dos grandes prazeres de estar em Córdoba é bisbilhotar seus pátios através das portas abertas para a rua. Uma vez por ano, a bisbilhotice fica "oficial", com a realização do Festival dos Pátios Cordobeses.
Confira as dicas: Muito além da Mesquita: 6 motivos para amar Córdoba

Judería de Córdoba, Espanha
A Judería de Córdoba é pra a gente se perder sem fazer a menor questão de se achar

⭐ Judería de Córdoba

Outro programa lindo e gratuito em Córdoba é explorar as ruas muito estreitas e tortuosas da Judería, antigo bairro judeu da cidade. A ocupação da área pela comunidade judaica vem do Século 10, sob o domínio do Califado mouro.

Hoje o bairro é cheio de lojinhas charmosas, restaurantes e cafés, onde se pode caminhar em paz, sem a presença dos automóveis.

Passeios e atrações gratuitas na Inglaterra


National Gallery, Londres, Inglaterra
Fantásticos e gratuitos, os principais museus de Londres vivem lotados. Abstraia a muvuca, porque são visitas imperdíveis, Na foto, a National Gallery

⭐Os melhores museus de Londres têm entrada gratuita

Parece brincadeira, mas visitar portentos como o Museu Britânico, a National Gallery e a Tate Gallery (só para citar três dos melhores museus do planeta) não custa absolutamente nada.

Como esses museus  parecem guardar o mundo dentro de suas paredes, dá para escolher um por dia, se fartar de ver maravilhas e ainda voltar pra casa com gostinho de quero mais.

Museu Britânico, Londres, Inglaterra
Museu Britânico, Londres, Inglaterra

Sempre fico imaginando quantas visitas a Londres seriam necessárias para esgotar todo o acervo do Museu Britânico. Na minha última passada por lá, fiquei horas namorando a Coleção Etrusca


Os museus gratuitos de Londres na Fragata
British Museum
National Maritime Museum (considerado um dos museus navais mais importantes do mundo), o palácio Queen's House e Capela do Naval College, em Greenwich

Regent's Canal, Londres, Inglaterra
Regent's Canal, Londres, Inglaterra

Regent's Canal, em Londres: até Paul McCartney curte 


⭐Regent's Canal, o passeio favorito de Macca

Esta é uma recomendação de Londres tem um senhor pedigreee: o Regent's Canal foi por muito tempo o lugar preferido de Paul McCartney na cidade, onde ele sempre dava uma escapadinha para relaxar e curtir a tranquilidade.

Macca morava pertinho, em Saint John's Wood. O mitológico estúdio de Abbey Road também fica na vizinhança.

Paul até citou o lugar na canção Single Pigeon, do LP Red Rose Speedway (Single seagull gliding over/ Regent's Park canal/Do you need a pal for a minute or two/ You do).

Regent's Canal, Londres, Inglaterra
Regent's Canal, Londres, Inglaterra
Passear pelas margens do Regent's Canal é grátis. Se quiser navegar por ele, o preço é de £ 8

Passeio de barco pelo Regent's Canal, Londres, Inglaterra
Naveguei pelo Regent's Canal e recomendo demais o passeio. Depois do desembarque, emendei uma divertidíssima tarde nos mercados de rua de Camden Town


As margens do Regent's Canal são um pequeno oásis de silêncio, com muitos banquinhos convidativos. Já fiz esse passeio, entre Little Venice e Camden Lock, de barco (é uma delícia, mas é pago). A pé, você não gasta nada e aproveita o verde e o sossego no seu ritmo. Taí um lugar para levar a cesta de piquenique.

O Regent's Canal tem cerca de 13 km. A estação de metrô de Warwick Avenue (linha Bakerloo/ marrom) está a dois passos de Little Venice, um bairro muito bonitinho, com muitas casas-barco, à beira do canal, de onde você pode descer às margens e caminhar à vontade.

Abbey Road, Londres
Euzinha em Abbey Road

⭐Abbey Road: Londres para quem curte os Beatles

Quem não sonha ter uma foto atravessando a rua pela faixa de pedestres mais famosa do mundo, em Abbey Road, como os Beatles? Neste programa, você também não paga nada (só um certo mico, rsss).

Confira as dicas: Londres para beatlemaníacos - a travessia de Abbey Road

Bath, Inglaterra
Em Bath você vai encontrar cenários de grandes momentos das páginas de Jane Austen

⭐Os caminhos de Jane Austen em Bath

O magnífico acervo arquitetônico de Bath, no Sul da Inglaterra, também é um clássico georgiano. Essa é uma cidade que eu não canso de recomendar aqui no blog, porque é simplesmente um sonho de lugar, tão preservada que vive sendo usada como locação para filmes de época.

Bath também é o cenário das cenas decisivas de Persuasion, o meu favorito entre os romances escritos por Jane Austen, e locação central de A Abadia de Northanger, outra obra da autora.

Jane Austen foi minha "guia" na cidade, em um roteiro lindo e gratuito pelos cenários de seus livros, uma sucessão de primores arquitetônicos.

Caminhe um pouquinho com Jane Austen: 
Arquitetura georgiana em Bath, Inglaterra

Abadia de Bath, Inglaterra
Abadia de Bath, Inglaterra

⭐Abadia de Bath, mais antiga que a Inglaterra
Ao lado das famosas Termas Romanas, a esplêndida Abadia de Bath acaba recebendo muito menos atenção do que merece, ofuscada pela vizinha famosa.

Essa senhora nascida do Século 7, mas com corpinho de Século 12 (graças a uma repaginação geral dessa época) pode ser vista gratuitamente. Você não vai acreditar na delicadeza dos entalhes arrancados pelos artesãos medievais da famosa pedra de Bath.

Veja mais: A Abadia medieval de Bath 

River Walk. trilha à beira do Rio Itchen, Winchester, Inglaterra
River Walk. trilha à beira do Rio Itchen, Winchester, Inglaterra

Em Winchester, o River Walk é uma trilha à beira do Rio Itchen que leva a maravilhas medievais


⭐Roteiros históricos muito bem explicadinhos em Winchester

Eu me esbaldei na linda cidade medieval de Winchester, a primeira capital da Inglaterra, com os roteiros históricos fornecidos pelo escritório de turismo local.

É o mesmo esquema de Cádiz: os folhetos distribuídos gratuitamente trazem trajetos, explicações e mapas para ajudar o visitante a descobrir o fabuloso patrimônio arquitetônico da cidade.

Jardins em torno da Catedral de Winchester, Inglaterra
O conjunto de jardins e construções no entorno da Catedral de Winchester remontam ao Século 9º, época do rei Alfredo, o Grande, que você já conhece das aventuras de Uther de Bebbanburg nos livros das Crônicas Saxônicas e na série da Netflix O Último Reino

A história de Winchester começa bem antes de existir Inglaterra e a cidade, fundada pelos romanos abraçada pelos saxões, viveu muitas aventuras. Sua maior atração é a Catedral construída pelos normandos (que, teoricamente, cobra entrada, mas estava com visitação livre nos dias que passei na cidade).

Casa onde Jane Austen morou em Winchester, Inglaterra
A escritora Jane Austen viveu seus últimos dias em Winchester e está sepultada na famosa catedral da cidade

Cheney Court, antiga sede de um tribunal do Século 15, Winchester, Inglaterra

A Cheney Court era a sede de um tribunal medieval


Você também não pode perder o River Walk, trilha que margeia o Rio Itchen e as antigas muralhas, as ruínas do Wolvesey Castle e o Great Hall, o salão cerimonial do castelo dos normandos, onde está exposta a Távola Redonda, réplica da lendária mesa do Rei Artur construída a mando do Rei Eduardo I, no Século 13. É tudo grátis. Mais informações nos posts:

Sul da Inglaterra: Um passeio a pé em Winchester
A Távola Redonda

Wolvesey Castle, Winchester, Inglaterra
Távola Redonda, Wincheter, Inglaterra

O Wolvesey Castle (no alto), do Século 12 e (abaixo) o Great Hall do Castelo Normando, onde está a Távola Redonda são atrações gratuitas sensacionais em Winchester



Passeios e atrações gratuitas em Portugal


⭐Lisboa: roteiro Baixa/Chiado/Carmo

Largo do Rossio, Lisboa, Portugal
O que não falta em Lisboa são encantos que não cobram ingresso, como o Largo do Rossio

Pra uma cidade cheia de ladeiras, é impressionante como Lisboa é amigável para quem anda a pé. Gosto de começar pelo clássico roteiro pela Baixa, Chiado e Carmo, itinerário que pra mim está sempre repleto de aconchego. 

 A Baixa é a Lisboa clássica, com seu Terreiro do Paço e Cais da Ribeira, Rua Augusta e Praça do Rossio. O Chiado é a boemia do Século 19, de tertúlias madrugada a dentro embaladas por absinto.

O Carmo é o velho convento medieval testemunhando o brutal terremoto de 1755 e a memória da Revolução dos Cravos. Quer experimentar esse roteiro?

As dicas estão aqui: Lisboa: como aproveitar uma conexão

Mirador das Portas do Sol, bairro da Alfama, Lisboa
Apesar do sobe e desce das ladeiras e escadarias, é sempre um prazer caminhar pelo bairro da Alfama. Acima, o Miradouro (mirante) das Portas do Sol. Abaixo, a Sé de Lisboa, do Século 12

Sé Catedral de Lisboa, Portugal

⭐ Sé Catedral de Lisboa

Erguida no Século 12, com aquelas feições quase militares que caracterizam as igrejas ibéricas dos tempos da luta contra os mouros, a chamada Reconquista, a Sé é uma das poucas construções medievais ainda de pé em Lisboa. Fica no Largo da Sé e pode ser visitada diariamente, das 9h às 19h.

Igreja de Santo Antônio, Lisboa, Portugal
No subsolo da Igreja de Santo Antônio estão as ruínas de uma casinha onde se acredita que o padroeiro de Lisboa nasceu

⭐Igreja de Santo Antônio de Lisboa

O santo casamenteiro nasceu em Lisboa e tem muitos devotos na cidade. Sua igreja foi construída ainda na Idade Média, embora o edifício original não tenha resistido ao terremoto de 1755. O templo atual é do Século 18, mas no subsolo, na cripta, você vai encontrar os vestígios da casinha onde nasceu Santo Antonio, em 1191.

Fica na Rua das Pedras Negras nº 1 (no trajeto do bondinho Electrico 28). As visitas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 8h são de às 19:45h.

Miradouro de São Pedro de Alcântara, Lisboa
Miradouro de São Pedro de Alcântara, o Bairro Alto

⭐Mirantes de de Lisboa

Ver Lisboa do alto, no esplendor de sua beleza, é uma experiência que enche o coração da gente de alegria. Os miradouros, como dizem os portugueses, costumam ter acesso gratuito e muitos deles contam com bares ou cafés para a gente bebericar enquanto namora a paisagem.

Experimente os miradouros de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, de Santa Luzia e das Portas do Sol, ambona Alfama, e da Senhora do Monte, no Bairro da Graça.

Mais detalhes aqui: Mirantes de Lisboa: 7 lugares pra ver a cidade do alto e se apaixonar

Igreja de Santa maria, Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
A linda Igreja de Santa Maria tem acesso livre. Para ver o restante do Mosteiro dos Jerónimos, a entrada grátis só vale no 1º domingo de cada mês 

⭐Mosteiro dos Jerónimos

Você não paga nada para visitar a bela Igreja de Santa Maria, em estilo manuelino e decorada com motivos do mar, em homenagem à riqueza conquistada por Portugal com as navegações, e que abriga os túmulos de Camões e de Vasco da Gama.

Para ver o Mosteiro dos Jerónimos sem pagar entrada, vá no 1º domingo do mês. 

Mais informações neste post: O Mosteiro dos Jerónimos e as grandes aventuras marítimas

Torre de Belém, Lisboa, Portugal
A Torre de Belém evoca as memórias das grandes navegações

⭐Torre de Belém

Sonhar com as grandes navegações não custa nada no primeiro domingo de cada mês, quando você pode visitar a Torre de Belém, bela construção em estilo manuelino, sem pagar entrada.

A Torre de Belém fazia parte das defesas do Tejo e acabou se convertendo em logomarca da expansão marítima portuguesa. A vista da moderna Ponte Luiz de Camões emoldurada por suas janelas do Século 16 é uma das cenas mais bonitas de Lisboa .

De outubro a abril, a Torre de Belém abre das 10h às 17:30h. De maio a setembro, das 10h às 18:30h.

Muralhas de Óbidos, Portugal
Um passeio pelas muralhas de Óbidos é paixão na veia. E grátis

Muralhas de Óbidos, Portugal

⭐Labirinto medieval e passeio nas muralhas de Óbidos
Tão bonita que era oferecida como dote às rainhas de Portugal, Óbidos fica a 80 km de Lisboa (a estrada até lá é excelente). Rende tanto um bate e volta quanto uma escapada mais esticadinha.

Uma vez lá, você não paga nada para se embrenhar por suas ruelas medievais, para ver igrejas seculares e para dar a volta ao núcleo fortificado da vila, caminhando sobre as muralhas da cidade — a vista lá do alto comove até um coração de pedra.

Saiba mais no post Óbidos: paixão instantânea

Azulejos na capela do castelo de São Filipe, Setúbal, Portugal
A Capela do Castelo de São Filipe tem o interior totalmente recoberto em azulejos do Século 18

Castelo de São Filipe, Setúbal, Portugal
Setúbal vista de um bastião do castelo

⭐Castelo de São Filipe, em Setúbal
Construído no tempo em que Portugal estava sob domínio espanhol, a velha fortaleza do Século 16 ainda vigia a Foz do Rio Sado e o Atlântico, uma vista espetacular que também inclui os campos ao redor, com seus moinhos de vento.

O maior encanto do castelo (que hoje abriga um hotel) é a capela do Século 18, com o interior totalmente recoberto de azulejos.

Setúbal é uma fofura de cidadezinha, com seus restaurantes especializados em frutos do mar. O castelo pode ser visitado gratuitamente, todos os dias do ano.

As dicas estão neste post: Setúbal, boa surpresa portuguesa

Paço das Escolas, Universidade de Coimbra, Portugal
Para ver as dependências internas da Universidade de Coimbra, é preciso pagar ingresso. Mas o fim de tarde diante do Paço das Escolas é um lindo espetáculo, totalmente grátis

Ladeira em Coimbra, Portugal
Perca-se pelas ladeiras históricas de Coimbra. Você só vai gastar um pouquinho os joelhos 😊

Universidade de Coimbra e ladeiras históricas
Uma cidade que escolhe seu ponto mais elevado para instalar uma Universidade, em vez de uma fortaleza, tem algo de especial a dizer ao planeta. E Coimbra faz seu discurso cercada de uma beleza de dar nó na garganta.

E o melhor é que visitar os edifícios históricos da Universidade e caminhar por aquelas ladeiras onde os estudantes cantam o fado e festejam nas repúblicas não custa nada. É uma viagem que todo mundo devia fazer ao menos uma vez.

Mais informações: 

Cidade do Porto vista de Vila Nova de Gaia, Portugal
O Porto visto de Vila Nova de Gaia

⭐Cais da Ribeira, no Porto
Portugal é um país tão generoso que a coisa mais linda que você vai ver por lá é absolutamente gratuita. Aquele pedaço de Rio Douro correndo entre os morros que aconchegam a Cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, a Ponte D. Luís lá no alto e, cá embaixo, o casario antigo do Cais da Ribeira são a prova de que os lusos nem precisam escrever para fazer poesia.

Caminhe, fotografe cada fachada de azulejos e acenda uma vela diante das Alminhas da ponte. Imperdível.

Dicas nos posts:
Cidade do Porto: aos pouquinhos, eu vou ficando...
Como aproveitar uma conexão: 8 horas na Cidade do Porto
Cidade do Porto, terra de navegadores

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

10 comentários:

  1. Quantas dicas boas! Pra complementar eu diria que há váááários museus grátis ou bem baratos em Dublin também: todos os museus nacionais (de arquitetura e decoração, história natural, etc) são free e bem localizados, ou seja: não precisa nem gastar com o transporte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica, Bárbara. Eu não pude ver esses museus, mas já anotei para a próxima visita a Dublin. Bjo

      Excluir
  2. Só falta o din din ... Sonho diariamente em conhecer a Europa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum dinheiro sempre é necessário :). Mas hoje essa é uma viagem muito mais acessível do que há 20 anos. E você viu no post que tem muitas atrações gratuitas por lá :)

      Excluir
  3. Isto que é post! Super completo, detalhado, prá gente favoritar e ler com calma, fazer anotações, ler todas as dicas! Obrigada, será muito útil nas minhas futuras viagens ( ou planos de )!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Déborah :) Vem mais por aí. Amanhã sai o post com as atrações gratuitas na França.
      Bjo

      Excluir
  4. Nossa, que lugares lindo... da vontade de pegar um avião agora mesmo!
    A Europa tem uma arquitetura linda!!

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa bonita pra ver, Denise. E o melhor é que admirar a arquitetura geralmente sai de graça, né? Um dos grandes prazeres de viajar é andar pelas ruas :)

      Excluir