5 de julho de 2014

Granada: passeio guiado pelo Albaicín

bairro mouro do Albaicín visto da Alhambra de Granada
Alhambra de Granada vista do Albaicín

O bairro mouro do Albaicín visto da Alhambra e (no alto) e a Alhambra vista do Albaicín


Uma das coisas mais bacanas que fiz em granada foi o passeio guiado pelo Albaicín. Plantado no topo de um morro bem em frente à Alhambra, o antigo bairro mouro é um dos grandes encantos da cidade. Era lá que vivia o povo, na época do domínio árabe, enquanto a realeza ocupava a "cidadela vermelha" (a Alhambra).

Subir e descer as ladeiras tortuosas do Albaicín é mergulhar em uma atmosfera cheia de história e tradição, descobrindo os encantos de velhas fachadas e jardins para, de repente, desembocar no mirante mais bonito da cidade.

Bairro mouro do Albaicín em Granada na Andaluzia
bairro do Albaicín visto da Alhambra
A primeira vez que prestei atenção no Albaicín foi debruçada nesta varanda do Palácio dos Leões, na Alhambra. Mas passear pelas ruas do bairro é ainda mais encantador


Para ser "apresentada" ao bairro, o passeio guiado pelo Albaicín foi bem útil como introdução aos segredos do lugar. Depois, voltei várias vezes para explorar o bairro no meu ritmo. Aposto que você também vai gostar da experiência.

Veja as dicas:

Passeio guiado pelo Albaicín, Granada


Um pouquinho da história do Albaicín

Quando os reis Católicos decidiram lançar a ofensiva final sobre o reino mouro de Granada, no finalzinho do Século 15, adotaram a estratégia de ocupar as planuras a Oeste de dois morros, a Sabica, (onde se assentava a cidadela amuralhada e a Alhambra, antiga morada dos governantes), e o Albaicín, o arrabalde mouro.

Quem olha a Granada de hoje tem a sensação de que a lógica dessa distribuição territorial foi deliberadamente perpetuada ao longo do tempo, de tanto que ela ainda é visível, mais de cinco séculos depois de o cerco cristão ter levado Boabdil, último soberano Násrida, à rendição.

Porta de Las Pesas, entrada do bairro mouro do Albaicín em Granada

Porta de las Pesas, uma das antigas entradas do Alcaicín


A “cidade baixa” de Granada, a área plana aos pés das duas montanhas, é claramente “cristã” em seus belíssimos monumentos barrocos e renascentistas, como o Mosteiro de San Jerónimo, a Catedral e a Capela Real (deslumbrante!).

A Alhambra, felizmente continua sendo a Alhambra — com alguns acréscimos do Século 16, como o Palácio de Carlos V.

E o velho Albaicín preservou suas feições, muito tempo depois de a intolerância pós-Reconquista Cristã ter mandado embora a maioria de seus moradores originais, os mouros.

Casa típica do bairro mouro do Albaicín em Granada
As fachadas simples e floridas do Albaicín muitas vezes escondem jardins e pátios exuberantes no interior das casas, como era tradição moura


O que ver no Albaicín
Tudo no Albaicín ainda evoca a povoação moura. O traçado das ruas (melhor dizer ladeiras) ainda leva o caminhante a minúsculas praças bem escondidas onde quase pode ouvir o cantar do muezim (o arauto que, do alto dos minaretes das mesquitas, chama o povo para as preces).

As fontes que abasteciam os moradores do Albaicín com água potável (os aljibes) ainda estão lá, assim como os belos Cármenes, os solares mouriscos escondidos do olhar dos passantes por muros altos e fachadas singelas, mas que explodem em exuberantes pátios floridos e jardins, em seu interior.

Casa típica do bairro mouro do Albaicín em Granada
Casa típica do bairro mouro do Albaicín em Granada
Casa típica do bairro mouro do Albaicín em Granada

O Albaicín se orgulha de suas fachadas enfeitadas e faz até concurso para eleger as mais bonitas. A casa acima levou o título em 2013


Eu caí de amores pelo Albaicín logo na primeira vez que o vi, lá do “outro lado”, de uma das varandas de um dos palácios nazaríes da Alhambra.

Depois, fui muitas vezes ao bairro, pra ver de pertinho os seus encantos. Tanto que acabei resolvendo fazer um passeio guiado pelo Albaicín, para conhecer um pouco mais de seus segredos. E foi uma das coisas mais bacanas que fiz em Granada.

Bairro do Albaicín em Granada
Bairro do Albaicín em Granada
O jeito mais poético de explorar o Albaicín é subir e descer sua ladeiras e escadarias

Como é o passeio guiado pelo Albaicín

O passeio guiado pelo Albaicín começa na Plaza de Santa Ana, na “cabeceira” da Carrera del Darro, “a rua mais bonita do mundo”, que é onde as alturas do antigo bairro mouro desaguam na parte baixa da cidade (a rua é considerada parte do bairro).

Bairro do Albaicín em Granada
Mesquita Maior de Granada no Albaicín
Minarete da Mesquita Maior de Granada, a primeira construída na cidade (em 2003), desde a Reconquista, no final do Século 15. No alto, uma esquina com vista para a Alhambra, coisa comum no Albaicín


Para poupar panturrilhas e fôlegos, a subida ao Albaicín (cascudíssima) é feita de ônibus.

Linha 31 do transporte público passa pela Plaza Nueva, no Centro, e sobe a empinadíssima Cuesta del Chapiz até o Albaicín. Lá no alto, atravessamos a Puerta de las Pesas e estamos no coração do bairro.

Igreja de San Gregório Magno no Albaicín, Granada
Igreja de San Gregório Magno no Albaicín, Granada
Igreja de San Nicolás no Albaicín, Granada
No alto, a Igreja de San Gregório Magno, do Século 16, em estilo mudéjar. Acima, a Igreja de San Nicolás


O Albaicín já foi povoação romana e tem ocupação contínua desde o Século 11. A construção que mais chama a atenção no bairro, porém é novinha em folha.

A Mesquita Maior de Granada foi inaugurada em 2003 e é o primeiro templo muçulmano erguido na cidade, desde a Reconquista dos Reis Católicos, em 1492.

A nova mesquita já nasceu profundamente impregnada de significado histórico — ou será que foi meu eterno otimismo que celebrou a tolerância quando viu as linhas sóbrias do minarete tão à vontade, na companhia dos muitos campanários do bairro?

Palácio do Generalife visto do Albaicín em Granada
Palácio do Generalife visto do Albaicín em Granada
Palácio do Generalife visto do Albaicín em Granada

O Generalife, retiro de verão da corte násrida, e a Sierra Nevada clicados do Mirante de San Nicolás. No alto, o palácio visto de uma ladeira do Albaicín


O passeio guiado pelo Albaicín é esticado até o bairro vizinho do Sacromonte, antigo reduto cigano da cidade.

O Sacromonte fica em um morro contíguo e ainda mais alto que o Albaicín. A passadinha por lá é rápida, mas dá para ver algumas das cuevas (grutas) transformadas em moradias pelos ciganos, que ainda hoje têm presença na áreas. .

Muitas dessas grutas foram escavadas para ampliar o espaço. O que se vê, do lado de fora, são casinhas brancas, baixinhas, sempre com chaminés.

Bairro cigano do Sacromonte em Granada
O Bairro do Sacromonte visto da Cuesta del Rey Chico, uma ladeira que liga a Alhambra à parte baixa de Granada

Fonte da Amapola no Sacromonte em Granada
Cueva de Chorrohumo no Sacromonte em Granada
Bairro de Sacromonte: a Cueva de Chorrohumo (acima), usada como habitação desde o Século 15, foi a morada de um patriarca cigano, o ferreiro Chorrohumo. Hoje é um museu. No alto, a Fonte da Amapola, que ainda oferece água potável. A inscrição no azulejo diz "Como eu gostaria de ser a fonte do meu bairro para que, quando passes e bebas, sentir a proximidade de seus lábios"

Quando a tarde estiver caindo em Granada, é no Mirante de San Nicolás que você vai querer estar


Além de ser fascinante, o Albaicín tem um apelo inescapável para os visitantes, que é a vista escandalosa para a Alhambra e para a parte baixa de Granada.

O Mirador de San Nicolás, em frente à igrejinha dedicada ao santo, é o ponto mais cobiçado do Albaicín, principalmente ao cair da tarde, quando o ângulo do sol está perfeito para contemplar a Alhambra, com suas torres meio douradas e meio avermelhadas, com os picos branquinhos da Sierra Nevada servindo de moldura, lá atrás.

É uma imagem arrebatadora, mesmo. Sozinha, justifica o passeio.

bairro mouro do Albaicín em Granada

Sabe o que eu acho mais fascinante? É ver a vida cotidiana acontecendo em um cenário desses


Dicas práticas do Albaicín e Sacromonte

Com um bom mapa e um guia das principais atrações, você pode descobrir sozinha os recantos mais bonitos do Albaicín e do Sacromonte. O maior prazer de andar por esses bairros da Granada tradicional é se perder por suas ruazinhas tortuosas e ladeiras empinadas.

Sacromonte, bairro cigano de Granada
Sacromonte, bairro cigano de Granada
Sacromonte, bairro cigano de Granada

As cuevas do Sacromonte são casas escavadas na montanha, aproveitando grutas naturais


O melhor jeito de chegar ao Albaicín é caminhando bem devagarzinho, pois a subida é muito íngreme. Escolha qualquer uma das ruelas que começam na margem Oeste da Carrera del Darro e pronto.

Se preferir poupar o fôlego, suba com o ônibus 31, que tem uma parada na Plaza Nueva, próxima à Real Chancillería.
Bairros do Albaicín e Sacromonte em Granada
O Albaicín, o Saromonte e, na baixada, a Carrera del Darro, vistos da Alhambra

Fiz o passeio guiado pelo Albaicín com uma agência chamada Play Granada, que tem ênfase em tours de segway pela cidade, mas também oferece passeios a pé e em bicicleta elétrica.

Gostei muito da guia que acompanhou meu grupo (seis pessoas), que pareceu ter bastante conhecimento histórico sobre o Albaicín.

O escritório da agência fica na Calle Santa Ana nº 2, que é mais uma escadaria do que uma rua, iniciada na Plaza de Santa Ana.

Por essa caminhada de duas horas pelo Albaicín e Sacromente eles cobram € 25 por pessoa.
A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook


5 comentários:

  1. Oi, Cyntia! Adorei o seu post, parabéns!
    Estou programando uma ida à Granada com a minha mãe em março do ano que vem e gostaria de saber se seria perigoso circularmos sozinhas pelas ruas do Albaicín. Tenho boa noção de direção e já fiz até um mapa com o nosso itinerário, destacando os principais pontos. Mas olhando o street view, achei as ruas estreitas e meio desertas.
    Isso procede? Ou há bastante movimento de pessoas nessas vielas estreitas?
    Abs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda,obrigada :)

      Olha, eu andei pelo Albaicín de dia e de noite, sozinha, sem problemas. As ruas são estreitinhas, mesmo, mas o bairro tem movimento de turistas e moradores (e olha que eu fui no inverno, quando costuma ter menos gente nas ruas).

      Tome os cuidados que você tomaria em qualquer cidade, confie no seu instinto diante de situações suspeitas (que acontecem em qualquer lugar) e aproveite o passeio.

      abs

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo retorno rápido, Cyntia!
      Fico mais tranquila de saber que há certo movimento. Mas ficarei de olho por precaução.
      Valeu pela dica! :)
      Abs

      Excluir
  2. Como não amar este bairro? Além das suas fotos lindas o texto foi dos poucos (senão o único) que consegue evocar a alma daquele bairro, parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada 😊. O Albaicín é mesmo encantador. A alma de Granada está lá.

      Excluir