28 de junho de 2014

Granada: "a rua mais bonita do mundo"


Carrera del Darro, rua histórica entre o Albaicín e a Alhambra de Granada
Se é a rua mais bonita do mundo, não sei. Mas que essa Carrera del Darro é linda, isso é

O que dá pra fazer quando se é apenas uma faixa de terra muito estreitinha, espremida entre dois morros muito imponentes (onde, ainda por cima, os homens se empenharam em construir inúmeras maravilhas de pedra e cal)?

Agora, imagine que essa tripinha de terra ainda tenha que dividir seu espaço tão acanhado com o leito de um riacho.

Pois essa é a Carrera del Darro, em Granada, "a rua mais bonita do mundo" no dizer dos moradores da cidade.

Carrera del Darro, Granada, Andaluzia
Espremida entre os morros onde ficam a Alhambra de Granada e o bairro mouro do Albaicin, a Carrera del Darro capricha pra acompanhar a vizinhança

A rua mais bonita do mundo nasceu assim, espremida entre as alturas majestosas dos morros onde se assentam o bairro mouro do Albaicín (ao Norte) e a beleza arrebatadora da Alhambra (ao Sul).

E a rua ainda se obriga a trocar cotoveladas com um riachinho audaz como o Darro — o magricela que se une ao Rio Genil para ir correndo engrossar as águas do grande Guadalquivir.

Plazoleta de Santa Ana, Carrera del Darro, Granada
A Plazoleta ("pracinha") de Santa Ana, onde a rua começa

Não dava mesmo para se contentar em ser um beco. A Carrera del Darro aproveitou a moldura espetacular e pintou-se de palácios renascentistas e barrocos, igrejas mudéjares encantadoras e tabernas que parecem saídas de uma novela do Século 17, para compor os 350 metros mais mágicos de Granada.

Bora passear em Granada. A "rua mais bonita do mundo" nos espera. Veja este roteiro pelas muitas atrações da Carrera del Darro:

Pontes dobre o Rio Darro, na Carrera del Darro, Granada
As pontes dobre o Rio Darro dão acesso às ladeiras que levam à Alhambra

Roteiro pela Carrera del Darro, em Granada


Igreja de Santa Ana, na Carrera del Darro, em Granada
A Igreja de Santa Ana foi meu ponto de partida nessa caminhada

⭐Praça e Igreja de Santa Ana
A "rua mais bonita do mundo" raramente excede os quatro metros de largura. O encanto da Carrera del Darro começa em uma pracinha adorável, onde o vermelho e o amarelo das fachadas não conseguem empalidecer a elegância cor de barro da Igreja de Santa Ana, do Século 16, que dá nome à praça.

Com evidente sotaque mouro, herdado de sua antecessora — até o Século 15, a construção era a Mesquita de Almanzora —, a igrejinha de Santa Ana tem campanário esguio, uma bela portada esculpida em pedra e um interior precioso, com obras dos séculos 16 e 17.

A Carrera del Darro vista da Alhambra, em Granada
A Carrera del Darro vista da Alhambra

⭐Palácio de Mariana Pineda
Logo no comecinho da Carrera del Darro, em frente à fachada lateral da Igreja de Santa Ana, fica o palácio onde nasceu Mariana Pineda, heroína de Granada na luta contra o Absolutismo.

Mariana era uma mulher de espírito livre, aliada dos liberais (nada a ver com o significado que o termo tem, hoje em dia), que defendiam os princípios da Constituição de 1812.

Em um período de muita agitação política e escaramuças armadas, Mariana foi presa sob a acusação de estar envolvida em uma tentativa de levante contra o rei Fernando VII. Foi executada em 1831, aos 26 anos de idade.

Músicos de rua na Carrera del Darro, Granada, Andaluzia
Música ao cair da tarde na Carrera del Darro

A história de Mariana Pineda foi contada em uma peça de teatro escrita por outro granadino de espírito livre, também vítima do obscurantismo, Federico Garcia Lorca.

O Palácio de Mariana Pineda é hoje um hotel muito chique e exclusivo (apenas cinco quartos), com diárias na casa dos €400. Use o seu melhor sorriso e peça para ver o belo pátio interno do edifício — mas não creio que lhe deixem fazer fotos.

El Bañuelo, um dos banhos árabes mais antigos da Espanha, na Carrera del Darro, Granada
El Bañuelo, do Século 11, está entre os banhos árabes mais antigos ainda de pé na Espanha

⭐ El Bañuelo
Seguindo alguns passos pela Carrera del Darro, você vai chegar a uma atração imperdível desta rua especialíssima.

Bañuelo ("banhozinho") é o apelido carinhoso dado pelos granadinos aos Banhos Árabes del Nogal, do Século 11.

Um dos poucos edifícios do tipo a sobreviver em Granada após a Reconquista cristã, em 1492 — talvez por ter sido totalmente engolfado por uma casa construída sobre suas dependências — esse hamman está entre os mais antigos da Espanha.

Granada, Andaluzia - Igreja de San Pedro y San Pablo e Paseo de los Tristes
Igreja de San Pedro y San Pablo, com uma torre da Alhambra ao fundo e uma fonte no Paseo de los Tristes

A entrada do Bañuelo, no número 31, é difícil de ver da rua, uma portinha acanhada identificada por um cartaz em um cavalete.

Mas não deixe de entrar para ver o pequenino pátio interno e as câmaras dos banhos, surpreendentemente bem conservadas (o lugar passou por uma restauração, no começo do Século 20), iluminadas por "luas cheias" e "estrelas", claraboias recortadas nas abóbadas de tijolos dos seu tetos. Um encanto.

O Bañuelo pode ser visto de terça a sábado, das 10h às 14:00, e a entrada é gratuita. 


Granada, Andaluzia - a Carrera del Darro vista da Alhambra
A Carrera del Darro: (a partir da esquerda) a Real Chancillería, na Plaza Nueva, o campanário de Santa Ana e o palácio de Mariana Pineda (no canto inferior direito)
Granada, Andaluzia - Ponte Cabrera, na Carrera del Darro
Mesmo no frio de janeiro, os bares da Carrera del Darro sempre botam mesinhas na calçada, como este, em frente à Ponte Cabrera


⭐A vista para a Alhambra
Sim, a Carrera del Darro é muito bonita, mas fica melhor ainda quando a gente olha para o alto e vê as muralhas e torres da Alhambra pairando contra o céu azul andaluz.

Quando o efeito fica tão hipnótico que caminhar vira um risco, melhor parar e ocupar uma das muitas mesinhas dos bares e tabernas que se concentram por aqui, pedir um chocolate com churros e mergulhar na contemplação.

E é incrível como um lugar tão cheio de turistas embasbacados ainda consegue conservar estabelecimentos tradicionais, caseiros e autênticos, frequentados por moradores.

Granada - Andaluzia - a Alhambra vista do Paseo de los Tristes
O casarão do outro lado do rio foi um hotel muito elegante. 
Hoje, está fechado. Ah, e aquela lindeza lá no alto é a Alhambra 😉
⭐ Outras atrações da rua mais bonita do mundo
Depois da paradinha estratégica, não deixe de ver os restos da Ponte del Cadí (Século 11), que cruzava a rua ligando a Alhambra ao Albaicín, a Casa de Castril, palácio do Século 16 que hoje abriga o Museu de Arqueologia, e a Igreja de San Pedro y San Pablo, contemporânea de Santa Ana, com quem compartilha os traços mudéjares.


⭐ Biscoitos de convento
No Convento de San Bernardo, as monjas enclausuradas fazem famosíssimos biscoitos, que são vendidos através de uma "roda", para que os visitantes não vejam o rosto das religiosas.

Infelizmente, porém, acho que as freirinhas estavam de férias, pois o mosteiro não abriu, nos dias que eu estava na cidade.

Granada, Andaluzia - Igreja de San Pedro y San Pablo e Convento de San Bernardo
A Igreja de San Pedro y San Pablo e o portal do Convento de San Bernardo
⭐Paseo de los Tristes
A Carrera del Darro desemboca em um lugar com o nome mais incoerente que já escutei. O Paseo de los Tristes é uma esplanada ajardinada que margeia o Darro, bem ao estilo dos paseos espanhóis, com mesinhas ao ar livre, banquinhos e uma fonte do Século 16.

E, claro, uma vista para a Alhambra de rasgar a roupa.

A Alhambra vista do Paseo de los Tristes, em Granada
A Alhambra vista do Paseo de los Tristes

Só alguém com um gigantesco espírito de porco consegue ficar triste em um cenário desses.

Mas era por aqui que desfilavam os cortejos fúnebres de Granada, até o Século 19, sempre acompanhados por uma ala de carpideiras, como mandava a tradição. E foi assim que o nome pegou. 


Granada, Andaluzia - Paseo de los Tristes
Paseo de los Tristes
O Paseo de los Tristes é o lugar perfeito para uma parada daquelas bem preguiçosas, vendo o sol mudar a cor das muralhas da Alhambra e planejando outras jornada mágicas por Granada.

E, no fim, acho que o povo de Granada tem razão: a Carrera del Darro é a rua mais bonita do mundo.


A Espanha na Fragata Surprise - post-índice


Carrera del Darro, Granada


Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. josé antonio cuiabano12 de dezembro de 2015 às 09:37

    para quem vai viajar e quer uma referência, este blog é maravilhoso. Acredito que poderia ser mais divulgado, pela sua beleza de fotos e informações.

    José Antonio Cuiabano, Vinhedo - São Paulo, Brasil

    ResponderExcluir
  2. Nossa, José Antonio, é muito bom receber um elogio como esse. É esse tipo de apoio dos leitores que fazem valer a pena escrever o blog. Super obrigada.
    Abs

    ResponderExcluir