Pode parecer heresia, mas se tem uma cidade onde eu quase não sinto vontade de visitar museus é Roma. Claro que não é culpa das maravilhosas instituições locais (algum maluco consegue não ir ver as Coleções Borghese ou os Museus Capitolinos, estando por lá?).
A causa disso são as lindas atrações gratuitas de Roma: as igrejas da cidade concorrem com os museus de um jeito quase desleal.
A deslumbrante Basílica de São Paulo Extramuros, que também tem
entrada gratuita, ganhou um post só pra ela aqui na Fragata |
Elas estão por toda parte, abarrotadas de obras de arte e, ainda por cima, não costumam cobrar ingresso.
Se você está procurando atrações gratuitas em Roma — e estou me referindo a atrações de primeiríssima linha — procure um campanário de igreja no horizonte.
A Beata Ludovica de Bernini, na Igreja de San
Francesco a Ripa, no Trastevere |
Mas já que Roma tem mais de 900 igrejas, apresento a minha lista de 13 delas, todas lindas de fazer a alma levitar. E você não gasta nem um euro para ver os tesouros que elas abrigam.
Este roteiro pelas igrejas de Roma é infalível: você vai ver coisas lindas sem gastar nada — praticamente, só a sola do sapato, se tiver disposição, pois dá pra fazer quase tudo a pé.
É uma seleção bem pessoal: o itinerário passa por igrejas famosas e outras menos conhecidas, as minhas favoritas, por diversos motivos.
Esse roteiro rende um ou dois dias de passeios em Roma, dependendo da sua disposição para caminhar e do tempo que você dedique a cada visita.
Dois motivos para encarar a íngreme escadaria para a Basílica de Santa Maria in Aracoeli: a beleza da decoração da igreja e a vista de Roma, lá do alto |
Para almoçar, você pode escolher as regiões do Ghetto ou as proximidades da Pizza della Rotonda. Vamos passear?
Campanário românico da Igreja de Santa Maria in Trastevere |
Ela não entrou neste post porque fica afastada da rota tracei aqui. Mas você também não pode perder essa visita em Roma. Siga o link e veja as dicas.
Atrações gratuitas em Roma: 12 igrejas que valem por museus
Certamente você vai esbarrar na Igreja de Santa Maria, passeando pelo Trastevere. Entre e encante-se |
Piazza de Santa Maria in Trastevere. Diariamente, das 7:30h às 21 horas
Comece o passeio na Igreja de Santa Maria in Trastevere, apontada como uma das mais antigas de Roma.
Fundada no Século 3, a igreja teve seu estilo original, românico, sucessivamente alterado, até ganhar as feições atuais, marcadamente do Século 12.
Beleza de alto a baixo: do piso ao teto, nada é menos do que
deslumbrante na Igreja de Santa Maria in Trastevere |
A igreja está localizada na área mais muvucada do bairro. A Praça de Santa Maria in Trastevere reúne uma infinidade de bares e restaurantes e está sempre bem animada.
Mas o interior da Igreja de Santa Maria in Trastevere costuma ser muito tranquilo, com poucos turistas para ver os belos mosaicos de Cavallini, do Século 13, e as colunas trazidas das Termas de Caracalla.
Os mosaicos dourados que recobrem o interior e a fachada de
Santa Maria in Trastevere são de fazer o coração dar uma paradinha |
Experimente estar na praça por volta das sete da manhã para ver a comunidade local chegando para as orações e depois mergulhe na beleza do templo.
Piazza di San Francesco D'Assisi, 88, Trastevere. Diariamente, das 7h às 13h e das 14h às 19.
A escultura de Bernini é um grande motivo pra você visitar a
Igreja de San Francesco a Ripa |
Junto com Santa Maria e Santa Cecília, a Igreja de San Francesco a Ripa faz parte da trinca de igrejas imperdíveis no Trastevere.
Para quem vem de Santa Maria, San Francesco e Santa Cecília ficam do outro lado (Leste) da Viale di Trastevere, a rua principal que divide o bairro.
Da Igreja de Santa Maria in Trastevere até a Igreja de San Francesco a Ripa são 550 metros de caminhada.
A Igreja de San Francesco a Ripa fica em um cantinho bem
sossegado do Trastevere e tem uma decoração barroca muito bonita |
Com uma fachada muito simples, a Igreja de San Francesco a Ripa teria sido o local de pouso de São Francisco de Assis, em sua visita a Roma, no Século 13.
Não deixe de entrar na igreja para ver uma obra prima, a famosa escultura de Bernini, Êxtase da Beata Ludovica Albertoni (não confunda com outra obra célebre do mesmo escultor, O Êxtase de Santa Teresa, que está na Igreja de Santa Maria della Vittoria, perto da Estação de Termini).
⭐ Igreja de Santa Cecília in Trastevere
Piazza di Santa Cecilia, diariamente, 9:30h às 13h e das 16h às 18:30h. Ingresso para a cripta: €3,50. Site > Santa Cecília in Trastevere
A igreja foi construída no local onde viveu Cecília, mártir
cristã do Século 2º |
Uma caminhada de cerca de 500 metros separa a Igreja de San Francesco a Ripa da Igreja de Santa Cecília in Trastevere.
Essa igreja fica em uma área mais sossegada do Trastevere, no local da antiga casa de Cecília, uma patrícia romana martirizada junto com o marido, Valeriano, no ano 180 d.C., por sua adesão ao cristianismo.
A Igreja de Santa Cecília fica escondida atrás deste edifício |
Construído no Século 4, o templo já sofreu muitas alterações. A Igreja de Santa Cecília é pouco visitada, o que permite a contemplação de cada detalhe com calma.
No subsolo da igreja, uma surpresa: o antigo local de culto clandestino, transformado em cripta, tem uma capela ricamente decorada com mosaicos de pietre dure (mármores de todas as cores).
Os jardins que cercam a basílica costumam atrair estudantes de Belas Artes, que aproveitam a sombra e o sossego para desenhar.
Local de culto clandestino, quando o Cristianismo era uma
religião proscrita, o subsolo da igreja guarda belíssimos mosaicos em pietre
dure |
Também vale muito a pena visitar as escavações arqueológicas que há nos subsolos da basílica e no convento adjacente, onde foi encontrado um claustro com afrescos de Cavallini.
A Ilha Tiberina e a Igreja de São Bartolomeu (no cantinho, à direita) |
Deixando Tratevere a caminho do Centro de Roma, atravesse a Ilha Tiberina, aquela ilhazinha em forma de barco que fica bem em frente ao Ghetto.
Lá está a singela igrejinha de San Bartolomeo all'Isola (Basílica de São Bartolomeu na Ilha), onde dizem que estão enterrados os restos do santo. A distância entre a Igreja de Santa Cecília in Trastevere até lá é de 650 metros.
Dois finais de tarde diante da Basílica de San Bartholomeo
all'Isola: no alto, um clique do inverno de 2017. Acima, foto feita no outono
de 2007 |
Aproveite o sossego em torno da Igreja de São Bartolomeu para uma pausa. É muito agradável sentar na mureta do pequeno cruzeiro que fica em frente à igreja e ver o sol descer sobre sua fachada e seu belo campanário românico.
A Basílica de São Bartolomeu foi fundada no Século 10, no local onde, anteriormente, existia um templo dedicado a Esculápio, divindade da cura e da saúde.
Além de lugar da devoção, os santuários de Esculápio (Asclépio, para os gregos) atuavam no processo terapêutico e curativo. A tradição se mantém na Ilha Tiberina, onde existe um tradicional hospital.
Piazza Bocca della Verità, Foro Boario, das 9h às 17h. Site > Santa Maria in Cosmedin
Botar a mão na Boca da Verdade é divertido, mas essa é a
menor das atrações da Igreja de Santa Maria in Cosmedin |
Deixando a Ilha Tiberina para trás, você está a 600 metros de um hit turístico romano. La Bocca della Verità (a Boca da Verdade) foi celebrizada em uma passagem de Roman Holiday ( A Princesa e o Plebeu), filme obrigatório para quem quer sonhar com Roma.
Numa cena do filme, Gregory Peck assusta Audrey Hepburn, afirmando que a máscara de pedra exposta no adro da Igreja de Santa Maria in Cosmedin devora a mão dos mentirosos. E, para provar, esconde a mão na manga do casaco, depois de tê-la colocado na boca do "monstro".
O famoso mascheronne fica no adro da igreja do
Século 7º. Abaixo, a bela decoração de Santa Maria in Cosmedin |
A boa notícia é que a multidão de turistas não se interessa muito pelo interior da linda igreja de Santa Maria in Cosmedin, que costuma estar e num sossego celestial.
Melhor pra você que vai ver um templo românico do Século 7 coberto por belíssimos afrescos, um riquíssimo piso em mármore e altares espetaculares. É uma das visitas imperdíveis em Roma.
Fiz um post todinho sobre Santa Maria in Cosmedin, com muitas fotos do interior da igreja (e da Boca da Verdade, claro!!!).
Não se deixe intimidar pelos 124 degraus da escadaria de
Aracoeli. A basílica é lindíssima e a vista lá do alto é um espetáculo |
Piazza del Campidoglio nº 4. Diariamente, das 9h às 12:30h. De maio a setembro, o horário da tarde vai das 15h às 18:30. De outubro a abril, das 14:30h às 17:30h. Site > Santa Maria in Aracoeli
Ao sair da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, margeie a Piazza della Bocca della Verità e suba a Via del Teatro di Marcello até a Piazza de Aracoeli (750 metros). É lá que você vai encontrar outra das minhas igrejas favoritas em Roma.
Ela exige uma certa penitência para ser apreciada. É preciso subir 124 degraus até a Basílica de Santa Maria in Aracoeli, no Campidoglio, ao lado do “Bolo de Noiva” (o Altar da Pátria, de Mussolini).
No alto, a fachada nua da Basílica de Aracoeli e as colunas
de seu vizinho, o Altar da Pátria. Acima, o magnífico interior da igreja |
A igreja abriga duas belezas que são um desafio ao qualquer pescoço: você não sabe se olha para o teto ricamente entalhado, que retrata a Batalha Naval de Lepanto, (vitória dos ocidentais, liderados por Veneza, sobre o Império Otomano, em 1570, fundamental para deter o avanço dos turcos sobre a Europa Mediterrânea) ou para o escandaloso piso em mosaicos.
O teto de madeira entalhada e o piso, com mosaicos em
mármore, são alguns dos escândalos de beleza na Basílica de Aracoeli |
O adro de Aracoeli igreja é um dos melhores mirantes de Roma.
Piazza del Gesù, esquina da Via del Plebiscito com Via D'Aracoeli, pertinho do Largo di Torre Argentina. Fica aberta das 7h às 12:30h e das 16:30h às 19h. Prefira o horário da tarde, que é o determinado pela paróquia para as visitas turísticas. Site > Chiesa del Gesú
A fachada sutil esconde um espetáculo barroco no interior de
Gesù, a igreja dos jesuítas |
A fachada de Gesù é decorada com entalhes delicados |
O obelisco com o elefantinho chama mais a atenção do que a
fachada da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva |
Piazza della Minerva 42, atrás do Pantheon, De segunda a sexta, das 6:40h às 19h. Sábado, das 6:40h às 12:30h e das 15:30h às 19. Domingos, das 8h às 12:30 e das 15:30h às 19h. Site > Santa Maria sopra Minerva
Agora você vai ver quatro igrejas que já justificariam a visita a Roma. Seguindo a Via del Gesù, 300 metros de caminhada levam à primeira delas, Santa Maria sopra Minerva, com uma fachada simples, em linhas discretíssimas, e um interior gótico arrebatador.
A decoração do forro de Sopra Minerva é impressionante. O
interior da igreja é francamente gótico |
Arrisco dizer que Sopra Minerva é a igreja mais bonita de Roma (mas é claro que, quando você me perguntar de novo, vou citar outra, porque é muita beleza pra conseguir ranquear).
A "igreja do elefantinho" (por causa do obelisco que fica em frente) abriga a tumba do pintor Fra Angelico e está coberta de afrescos e mosaicos. Uma cooooisa.
Anjos, santos e a Virgem Maria estão representados nos vitrais
da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva |
Poucos passos separam a Igreja de Santa Maria Sopra Minerva do Pantheon, da Igreja de San Luigi dei Francesi e de La Maddalena. Vamos ver cada uma delas.
Sou fã dessa beleza solar na fachada rococó da Igreja della
Maddalena |
Piazza della Maddalena 53. De segunda a sexta e aos domingos e feriados, das 8:30h às 11:30h e das 17h às 18:30h. Aos Sábados, das 9h às 13h. Site > Chiesa della Maddalena
La Maddalena é um raro, mas felicíssimo exemplo do estilo Rococó em Roma. Dedicada a Santa Maria Madalena, foi construída no final do Século 16. A sacristia dessa igreja é deslumbrante.
O Pantheon, na Piazza della Rotonda |
Na minha primeira visita, não registrei nada dos elementos católicos agregados à construção, de tão encantada que estava com o edifício.
A cúpula do Pantheon é um prodígio de engenharia produzido durante o Império Romano |
O ritual de introdução dos deuses dos povos conquistados por Roma ao panteão era uma etapa importante da Pax Romana, uma forma de dizer que os dominadores aceitavam a cultura e o imaginário dos novos integrantes do império.
O Pantheon era o local de culto a todas as divindades do mundo romano |
Seja como for, essa é A visita que você tem que fazer em Roma.
O Pantheon é simplesmente deslumbrante, além de ser uma aula de história e um prodígio de engenharia, com sua imensa cúpula que parece estar pousando sobre o edifício exatamente naquele momento e seu interior iluminado pela imensa claraboia.
No alto, o pórtico do Pantheon e, acima, um altar católico
na "casa de todos os deuses" |
É local de sepultamento dos reis italianos do Século 19 e também de outro rei, muito mais importante, o rei dos pintores Rafael Sanzio, um dos maiores da Renascença.
O Pantheon está em uso contínuo há 2 mil anos |
20 Piazza San Luigi dei Francesi, das 10h às 12h30 e das 15h às 19h. Fecha às quintas-feiras. Site > San Luigi dei Francesi
Pertinho do Pantheon, numa rua que sai da Piazza della Rotonda, está San Luigi dei Francesi, uma igreja que, comparada com o esplendor de muitas de suas colegas romanas, pode passar despercebida para o caminhante que olhe sua fachada sem grandes atrativos
San Luigi é o lar de três quadros arrebatadores de Caravaggio |
Não seja esse caminhante. O interior de San Luigi abriga três obras de Caravaggio simplesmente arrebatadoras.
Quando você for, leve muitas moedinhas para acionar a iluminação da igreja e se fartar de admirar O Chamado de São Mateus, São Mateus e o Anjo e O Martírio de São Mateus.
Caravaggio era um gênio e as telas que ele pintou para a Igreja de San Luigi dei Francesi são apenas espetaculares.
Igreja de San Luigi dei Francesi |
Piazza San Pietro in Vincoli, Esquilino, das 8h às 12h30 e das 16h às 18h. Site > San Pietro in Vincoli
E por falar em moedinhas, deixei a minha igreja favorita para o final.
Meio fora de mão neste roteiro, a Basílica de San Pietro in Vincoli fica no Esquilino, a colina atrás do Coliseu. A distância da Piazza della Rotonda até lá é de quase 2km.
É melhor tomar o transporte público. Descendo a Via dei Cestari (que passa à esquerda do Pantheon, para quem está de costas para o edifício), você chega ao Corso Vittorio Emanuelle, onde pode pegar um ônibus até o Esquilino.
San Pietro in Vincoli tem uma fachada tão discreta que a gente quase passa batida por ela |
Mas a festa para os olhos nessa igreja é o Moisés, de Michelangelo. Dizem que quando o artista completou essa escultura, deu-lhe uma palmadinha amistosa no joelho e pediu: "Parla!" ("fala!"), de tão perfeita que a estátua ficou.
O Moisés é realmente impressionante. A vontade é ficar olhando para sempre (e, novamente, haja moedinhas para acionar a iluminação da igreja).
Roma tem nada menos do que 900 igrejas. É praticamente impossível olhar o horizonte da cidade sem ver uma cúpula ou um campanário |
Só não esqueça que essas igrejas, por mais belas e históricas que sejam, permanecem funcionando como local de culto, com comunidades de fiéis e celebrações religiosas. A maioria delas, portanto, exige dos visitantes trajes discretos e atitude idem.
Roma tem igrejas na Fontana di Trevi (no alto, a Igreja de São Vicente e São Anastácio), no Fórum (acima, Igreja do Santíssimo Nome de Maria) e onde mais você procurar |
Hoje, até fotografo, mas procuro perturbar o mínimo possível. E sempre em silêncio. As vistas turísticas costumam ser suspensas durante as missas.
Já se você gostaria de assistir missa em alguma dessas igrejas, consulte os sites das igrejas (em italiano) e procure por orari messe.
Também tem igreja na Piazza Nanova (Sant'Agnese, no alto) e na Pizza del Popolo (Santa Maria del Popolo, acima) |
➡️ Ao programar sua visita, não custa checar os horários de abertura de cada igreja. Nunca vi nada mudar tanto quanto os horários de visita das igrejas de Roma. Acredite: já perdi a conta de quantas vezes atualizei esse post por conta disso 😊. Para pesquisar no Google, digite o nome da igreja + orari (horário).
➡️ Roteiros de viagem
Itália e Espanha: roteiro por Roma, Florença, Bolonha e Madri
Roteiro pela Sicília - com paradinhas em Nápoles e Roma
➡️ Dicas práticas
Roma e Fiumicino - dicas práticas
Onde comer em Roma
Roma - as delícias do Mercado Central de Termini
Hospedagem em Roma: vale a pena ficar perto da Estação de Termini
Onde se hospedar em Roma - Testaccio: gostoso, barato e perto de tudo
Trastevere, minha casa em Roma
Internet em Roma – minha avaliação do chip de celular EasySim4U
➡️ Atrações e passeios
Da Piazza Venezia ao Vaticano Roteiro para um passeio a pé por Roma
A Basílica de São Paulo Extramuros
Um roteiro pela Roma Antiga
5 passeios em Roma: receita de paixão
Cenários de Cinema em Roma e em outras cidades
Atrações gratuitas em Roma e em outras 18 cidades da Europa
Roma: a Boca da Verdade
Roteiro para um passeio na Via Giulia, a rua bonita de Roma
A Europa na Fragata Surprise
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Post lindo!!!! Acho que preciso passar uns 6 meses em Roma para ver tudo o que quero e com calma :)
ResponderExcluirbjos
Obrigada, Mirella :) Eu sempre digo que queria reservar umas três encarnações só pra Roma. Sou completamente rendida, apaixonada, arriada de quatro pneus por essa cidade...
ExcluirBlogueiros de viagem fazem relatos, a autora do Fragata Surprise, jornalista com sólida bagagem cultural escreve crônicas literárias. Seu texto é tão bom que não entendo como não virou um livro.
ResponderExcluirObrigada, Jacy. Você é sempre muito carinhosa comigo e com a Fragatinha. Bjo e feliz 2017 :)
ExcluirSou uma baiana como você,estou amando suas dicas,porque quando for conhecer a Itália, Roma será a principal, com certeza irei seguir suas sugestões.Assis,Florença e Veneza estão no meus planos,algumas perguntinhas rs.Um bate volta de Roma para Assis, qual o melhor meio de transporte e local de compra? Para conhecer essas igrejas citadas, mais o Vaticano, quantos dias no mínimo daria? Obrigada!
ResponderExcluirOlá, conterrânea 😊
ExcluirDe Roma a Assis são cerca de 160 km. Vc pode ir de onibus ou trem. Veja as opções no site www.rome2rio.com
Esse roteiro de igrejas vc faz em um dia, se começar cedo. Se cansar, deixe San Pietro in Vincoli pra qdo for ao Coliseu. O Vaticano merece outro dia, por causa dos museus.
Muito obrigada Cyntia, valiosa suas dicas!
ResponderExcluirParabéns pelo post. Em Roma tem 900 igrejas. Todas com entrada gratuita, respeitando-se, como destacaste, o respeito às celebrações e ao vestuário. Na Sopra mInerva tem um altar para Santa Rosa de Lima, que hoje, 23 de agosto que te escrevo, é o dia dela, padroeira da América Latina. Ah, o Pantheon é um cemitério (destacaste reis ali sepultados), além de igreja. Abraços!
ResponderExcluir