4 de novembro de 2015

Atrações gratuitas na França: Paris, Rouen e Carcassonne


Place des Vosges, Paris

Place des Vosges, Paris: e pensar que não se paga nadinha pra desfrutar desta delícia de lugar



Para quem ganha em reais, gastar em euros sempre vai pesar no orçamento — mesmo quando o câmbio não está lá nas alturas.

Mas nem por isso a gente quer deixar de viajar, não é mesmo? Se você anda sonhando com a terra dos gauleses, guarde esta listinha de passeios e atrações gratuitas na França.

Você vai se surpreender com o monte de coisas bacanas que tem para ver em Paris, Rouen e Carcassonne sem precisar gastar um tostão.

Jardim do Palais Royal, Paris
Ao ar livre como a realeza: os jardins do Palais Royal (acima) e das Tulherias (foto abaixo), foram construídos para os reis e suas cortes, mas hoje são espaços públicos e gratuitos muito aproveitados pelos parisienses

Jardim das Tulherias, Paris



Começando por Paris, a segunda cidade mais cara do planeta (atrás apenas de Cingapura) no ranking da revista britânica The Economist, em 2018.

Se os quartos de hotel do tamanho de um armário custam uma exorbitância e uma refeição despretensiosa pode chegar perto dos R$ 100 (com o euro a R$ 4,60), a Paris tem um elenco de atrações gratuitas que amortizam o baque com folga — e faz um bem danado para a alma ver toda aquela beleza.

Margens do Rio Sena, Paris

O entardecer às margens do Sena: encanto grátis


Se divertir e se encantar em Paris sem gastar dinheiro é fácil: lá estão as praças que parecem ter saído de uma página de livro (a Place des Vosges, por exemplo), jardins públicos que arrancam suspiros (o Luxemburgo, as Tulherias, o Jardim do Palais Royal) e aquele danadinho daquele Rio Sena, cortado por pontes românticas e margeado por promenades que parecem ter sido feitas para inspirar cenas de cinema. E esses são só alguns exemplos 😉.

Rouen e Carcassonne não chegam nem perto de Paris em termos de preços — mas continuam cobrando em euros.

Acesso à cidade medieval de Carcassonne, França

Em Carcassonne, você paga ingresso para visitar o castelo, mas explorar a cidadela medieval é grátis


Carcassonne, no Languedoc-Roussillon, é um destino concorridíssimo, uma preciosidade da região dos Pirineus, Sul da França, que parece ter parado no Século 12.

É claro que os preços em Carcassonne não são uma pechincha, mas quase tudo que tem de interessante para ver nessa cidade mágica é grátis: ruelas medievais de contos de fadas, muralhas com quase 1.000 anos de idade e uma paisagem de fazer o coração dar uma paradinha.

Rouen, capital da Normandia, tem uma história riquíssima — foi praça forte dos vikings que conquistaram o Norte da atual França, terra natal e cidade favorita do rei inglês Ricardo Coração de Leão e local do martírio de Joana D’Arc.

Com todo esse currículo, Rouen está cheinha de atrações gratuitas, como sua famosa catedral, “musa inspiradora” do pintor Monet.

Rouen, França: Aitre de Saint Maclou e o Grosse Horloge, um relógio astronômico do Século 14

Detalhes da bela arquitetura de Rouen: Aitre de Saint Maclou e o Grosse Horloge, um relógio astronômico do Século 14



Agora chegou a vez de Paris, Carcassonne e Rouen. São informações úteis para esses tempos de câmbio desfavorável para o nosso real, mas que valem para a vida toda. Afinal, ver coisas bonitas sem gastar nada não tem hora, né? Anote as dicas e divirta-se

Atrações gratuitas na França


Ponte Alexandre III, Paris
Em Paris, você não paga nada para admirar a romântica Ponte Alexandre III (acima) ou passear nos adoráveis Jardins do Luxemburgo (abaixo)

Jardins de Luxemburgo, Paris


Atrações gratuitas em Paris


⭐ Praças, jardins e as margens do Sena
Já é um clichê, mas não dá pra escapar de dizer que o melhor de Paris está em suas praças, jardins e nas margens do Sena, de graça, ao alcance do olhar e dos nossos pezinhos loucos para caminhar em cenários de cinema.

Place des Vosges, o Jardim de Luxemburgo e o Quai de la Tournelle estão entre os meus preferidos, mas a lista é infinita. Está procurando inspiração? Confira este post: Paris ao ar livre: 4 maneiras deliciosas de "respirar" a cidade

Paris: Quai de La Tournelle, com vista para a Catedral de Notre Dame
Um passeio pelo Quai de la Tounelle, com vista para a Catedral de Notre Dame, não custa nem um eurinho sequer. O mesmo vale para uma pausa silenciosa e fresquinha nos jardins medievais de Cluny (abaixo), ilha de sossego no Quartier Latin

Paris: Jardim de Cluny

⭐Jardim de Cluny
Esquina dos bulevares de Saint-Michel e Saint-Germain — uma espécie de Ipiranga com São João existencialista 😀. O horário de abertura dos jardins varia de acordo com a época, das 9h às 17:45, no inverno, e das 8h às 21:30h no verão.

Luxemburgo e as Tulherias batem um bolão. O jardim do Palais Royal é cercado de uma aura chique. Mas se eu tivesse que escolher uma única área verde em Paris, seria o jardim da antiga abadia cisterciense de Cluny, no Quartier Latin.

A abadia abriga o Museu da Idade Média (que é pago, mas recomendo muito que você o visite). O Jardim de Cluny, porém, tem entrada independente e acesso gratuito. O lugar é de uma beleza e de um sossego celestiais, recriando em seu paisagismo as feições medievais.

Para saber mais sobre a Abadia de Cluny, confira este post: Um passeio pela história da França em quatro museus de Paris

Montmartre, Paris
Montmartre tem um senhor horizonte e você não paga nada para namorá-lo. Abaixo, Le Bateau Lavoir, onde Picasso morava e Modigliani era visita frequente

Le Bateau Lavoir, casa onde Picasso morou em Montmartre, Paris

⭐ Montmartre, bairro de artistas
O melhor jeito de chegar a Montmartre é pegar o metrô até a Estação Abbesses. Lá você decide se quer subir de funicular ou ir pelas ladeiras de escadarias até o ponto mais alto de Montmartre, onde está a Basílica de Sacre Coeur.
Não é qualquer bairro do mundo que pode dizer que serviu de berçário para pelo menos duas escolas artísticas que essenciais.

Foi em Montmartre que Renoir traçou as linhas encantadoras de Bal du Moulin de la Galette (O Baile no Moinho da Galette), quadro de 1876 considerado o marco inicial do Impressionismo.

Escadaria de Montmartre, Paris
Se você chegar a Montmartre a pé, não paga nem a tarifa do funicular. Curtir a super vista de Paris nas escadarias da Basílica de Sacre Coeur também é de graça

Basílica de Sacre Coeur, Montmartre, Paris

Trinta e um anos depois, foi a vez de Picasso, morador do pedaço, pintar Les demoiselles d'Avignon (As senhoritas de Avinhão), obra fundadora da pintura moderna.

Caminhando por Montmartre, a gente encontra a mesma luz e muitos dos cenários que inspiraram esses pintores e colegas do calibre de Van Gogh, Gauguin e Modigliani, inclusive o moinho de Renoir e a casa/ateliê de Picasso.

É uma delícia e é tudo grátis. Bora? Paris: um passeio em Montmartre

Catedral de Notre Dame, Paris

Catedral de Notre Dame: você não paga nada para visitar o interior da igreja mais famosa de Paris 


Catedral de Notre Dame, Paris



⭐Catedral de Notre Dame
Aberta a visitação todos os dias do ano, das 8h às 18:45h. Aos sábados e domingos, até às 19:15h.

Sorry, Torre Eiffel, mas eu ainda acho que esta veneranda senhora é o símbolo maior de Paris.

Catedral de Notre Dame, Paris

Admirar os magníficos vitrais da Catedral de Notre Dame, entortar o pescoço acompanhando suas colunas que sobem em direção às nuvens e percorrer sua vasta nave desta igreja não custa nadinha — você só paga para subir as torres.

Leve um mapa explicativo, para economizar o aluguel do audioguia e, ainda assim, acompanhar a verdadeira aula de história que você terá.

Museu Carnavalet, Paris
Detalhe do portão do Museu Carnavalet, no Marais

⭐ Museu Carnavalet
Rue des Francs-Bourgeois, nº 16, Marais. Abre de terça a domingo, das 10h às 18h.

Instalado em dois belos palacetes do bairro do Marais — o Hôtel Carnavalet, do Século 16, e o Hôtel Le Peletier de Saint-Fargeau, do Século 17 —, o Museu Carnavalet é muito do simpático, além de ser permanentemente gratuito.

Jardins do Museu Carnavalet, Paris
Além de curtir o acervo, preste atenção aos jardins do Museu Carnavalet

Dedicado à história de Paris, o acervo do Museu Carnavalet tem peças que remontam à pré-história e ao período galo-romano. Também abriga exposições temporárias — eu vi uma bacanérrima, sobre Picasso e Dora Mars, a fotógrafa que pintou alguns pedacinhos da Guernica e foi uma das companheiras do artista.

Hôtel de Sully, Paris
Do ladinho da Place des Vosges, os jardins e o pátio do Hôtel de Sully levam a gente direto a uma página de Os Três Mosqueteiros

Hôtel de Sully, Paris

⭐ Hôtel de Sully

Rue de Saint Antoine nº 62, Marais. Dias de semana, das 9h às 17h.

Se você quer se sentir em uma cena dos Três Mosqueteiros, precisa dar uma passadinha no Hôtel de Sully, que, aliás, fica ao lado da Place des Vosges, onde a estátua do Rei Luís XIII (o “chefe” de D’Artagnan e seus companheiros) observa os frequentadores com ar blasé do alto de seu cavalo.

Hôtel mesmo não está aberto ao público (é sede do Centro dos Monumentos Nacionais, o Patrimônio Histórico Francês), mas o pátio (cour) e os jardins têm acesso livre.

Cidade medieval de Carcassonne, França

Carcassonne: uma cidade medieval de sonho cheinha de atrações gratuitas

Atrações gratuitas em Carcassonne

Nesta linda cidade do Sul da França, é preciso pagar entrada para visitar o interior do castelo (Chateau Comtal) e o cinturão interno das muralhas.

O gasto vale a pena, ainda mais que todas as outras grandes atrações de Carcassonne são gratuitas.

Muralhas de Carcassonne, França
Não é preciso pagar ingresso para percorrer o cinturão externo das muralhas medivais de Carcassonne nem para visitar a bela Basílica de Saint-Nazaire

Basílica de Saint Nazaire, Carcassonne, França

Você pode virar do avesso as ruas da cidade medieval murada, pode passear pelo cinturão externo das muralhas, fazer piquenique no antigo fosso (não, não tem crocodilos. O lugar hoje é um plácido gramado), visitar a Basílica de Saint-Nazaire, explorar a parte “nova” da cidade, a Bastide, do Século 14, e explorar as margens do Canal du Midi.

Canal du Midi, Carcassonne, França
E que tal aproveitar o final de tarde às margens do Canal du Midi sem gastar nada?

E quando a noite cair e a cidadela medieval do Século 12 se iluminar, pairando sobre a paisagem, você vai entender que a felicidade, às vezes, não custa dada, mesmo 😊.

Mais sobre a cidade:
Roteiro em Carcassonne: um passeio pela Cité medieval

O que ver em Carcassonne, França
Dicas de Carcassonne - como organizar a viagem
Roteiro: Barcelona, Girona e Carcassonne

Catedral de Notre Dame de Rouen, França
A Catedral de Notre Dame de Rouen foi musa de Monet e guarda o coração do leão

Atrações gratuitas em Rouen


⭐ Notre Dame de Rouen - a catedral de Monet
Rue Saint-Romain nº 3. Aberta diariamente. Às segundas, das 14h às 19h. De terça a sábado, das 9h às 19h. Aos domingos, das 8h às 18.

A Catedral de Notre Dame de Rouen é um compêndio da arte gótica. Sua construção foi iniciada no Século 12, mas, como era comum na época, a obra estendeu-se até o comecinho do Século 16, incorporando elementos em voga em cada período, desde o início da obra.

A cripta da Catredral de Notre Dame de Rouen é remanescente de um templo anterior, do Século 11.

Local de sepultamento dos duques da Normandia, a Catedral de Rouen guarda o coração de Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra que considerava Rouen seu lar.

Hoje, Notre Dame de Rouen é mais conhecida pela série de telas de Monet que a tomou como modelo, brincando de registrar a luz em sua fachada em diferentes horas do dia e estações do ano.

Aître Saint-Maclou, Rouen, França

Aître Saint-Maclou, uma lindeza medieval em Rouen


⭐ Aître Saint-Maclou
Rue Martainville nº 188. Aberto diariamente, das 9h às 18h.

O antigo cemitério do Século 14, destinado a receber o grande número de mortos da epidemia de peste hoje faz parte das instalações da Escola de Belas Artes local. O átrio arborizado está cercado pelas construções em enxaimel (com caveirinhas entalhadas nas traves de madeira) que abrigavam os ossuários.

Casas típicas da Normandia, com fachada em enxaimel, em Rouen, França

Típicas da Normandia, as fachadas em enxaimel são um dos grandes charmes de Rouen


Casas típicas da Normandia, com fachada em enxaimel, em Rouen, França

⭐ Casinhas de Enxaimel
A atração mais encantadora de Rouen é a típica arquitetura normanda, com suas casinhas de enxaimel multicoloridas, que parecem brinquedo de armar. É totalmente grátis e delicioso explorar o centro antigo da cidade, entortando o pescoço para encontrar um ângulo decente para fotografá-las nas ruas estreitas (se você conseguir sem deitar no chão, parabéns!).

Mais sobre Rouen: A terra do Coração de Leão

Dicas de programas gratuitos em 19 cidades da Europa (na Itália, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Portugal)

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário