O astral de Palermo Soho é contagiante. Dá vontade de usar as 24 horas do dia pra curtir o bairro e Buenos Aires todinha |
A primeira etapa do meu roteiro na Argentina e no Chile, em setembro, foi uma delícia de semana na capital de los hermanos. E minha escolha de hospedagem em Buenos Aires contribuiu muito para a alegria de estar nessa cidade que eu curto tanto.
Os grafites estão por toda parte e contribuem para dar cor e calor às ruas de Palermo Soho |
Palermo fica um pouco mais distante das atrações mais obrigatórias de Buenos Aires — um conceito sempre muito relativo, especialmente numa cidade com tanta coisa legal pra ver e fazer.
Mas, entre todas as minhas experiências de hospedagem em Buenos Aires, posso afirmar que Palermo — e sua subdivisão conhecida como Palermo Soho — oferece muitas vantagens para compensar o tantinho a mais de tempo que você poderá gastar para chegar ao centro da Cidade.
Curti muito o balcão do meu quarto na 06 Soho Suites |
Estar hospedada em Palermo Soho é acordar e ir dormir cercada por uma vizinhança animadíssima, com um baita elenco de bares, restaurantes, cafés, comércio charmoso e alto astral.
Desta vez, fiquei hospedada em uma pousada simples, mas muito bem localizada, super hospitaleira e comum precinho bem camarada.
A Praça Serrano é o coração de Palermo Soho e sede da simpaticíssima Feira Honduras, que movimenta o bairro nos finais de semana |
A 06 Soho Suites, instalada em um antigo casarão de Palermo Soho, foi uma verdadeira casa pra mim, nesta deliciosa semana em Buenos Aires. Veja como foi a minha estadia:
Mais dicas de hospedagem em Buenos Aires: Como é ficar hospedada na Recoleta
Hospedagem em Buenos Aires: Palermo Soho
Vantagens de se hospedar em Palermo Soho
Nas minhas primeiras visitas, hospedagem em Buenos Aires era sinônimo de “hotel no Microcentro”. Até uma certa época, fazia sentido: estar alojada nos bairros contíguos de Montserrat e San Nicolás, especialmente nas imediações da Avenida 9 de Julio, era ficar pertinho da maioria das atrações turísticas, circular a pé entre elas e desfrutar de uma vizinhança com bastante movimento à noite, graças aos muitos bares, restaurantes, teatros e cinemas da área.
Foi só experimentar me hospedar em Palermo Soho para virar fã — um namoro de quase duas décadas |
Com o passar dos anos, o Centro da cidade foi perdendo movimento à noite e bairros como a elegante Recoleta e o boêmio San Telmo foram se consolidando como opções mais interessantes de hospedagem em Buenos Aires.
Eu fui totalmente team San Telmo até a primeira década deste século. Mas aí eu experimentei Palermo e seu charme quase nova-iorquino e sucumbi de vez.
Verde de fome à 1:30h da manhã? Pois não precisei caminhar nem uma quadra pra encontrar um belo hambúrguer |
E não é só no horário de funcionamento que a cena
gastronômica de Palermo Soho é atraente. O bairro tem um dos melhores elencos
de bares, cafés e restaurantes de Buenos Aires.
Pra quem gosta de boemia — o/ —, Palermo Soho é a opção
perfeita: os muitíssimos bares do bairro fervem todas as noites da semana. Eu e
meus amigos Romolo e Bibi comprovamos isso nos dedicando a um bar hopping épico
por lá — eram tantas opções que a gente não quis desperdiçar (😁😁) e a coisa virou
uma farra nômade sem fim.
Bar hopping com Romolo e Bibi: dá pra fazer grandes farras por toda Buenos Aires. Em Palermo Soho é apenas mais fácil |
Se o seu barato são as compras, duvido que você encontre um
pedaço de Buenos Aires com tantas lojinhas charmosas. Palermo Soho já se
consolidou como o pedaço de Buenos Aires preferido pelos jovens designers de
moda e acessórios e é o bairro certo para garimpar peças que escapam do batidão
convencional.
Junte a tudo isso a capacidade do bairro de atrair tribos
interessantes e diversas e está pronta a receita para uma vizinhança gostosa e
aconchegante.
Transporte em Palermo Soho e acesso às principais atrações de Buenos Aires
A capital argentina não é Paris, que tem uma estação de metrô em cada esquina (ou quase). Quem se hospeda no miolinho de Palermo Soho (tomando como referência a Plaza Serrano como o centro do bairro), tem que caminhar um bocadinho até a estação de metrô mais próxima, que é a Plaza Itália, na Linha D — mas essa é uma realidade que você vai ter que enfrentar na maioria dos locais mais comuns de hospedagem em Buenos Aires.
A Estação de Metrô Plaza Itália é a mais cômoda para quem está em Palermo Soho |
Da Plaza Serrrano, são oito quadras (1,3 km) até a Estação Plaza Itália do Subte (metrô).
O sistema de ônibus de Buenos Aires funciona bem direitinho e Palermo Soho está muito bem conectado a tudo que a gente quer ver em Buenos Aires.
Mesmo assim, sempre prefiro o metrô aos ônibus — Buenos Aires tem engarrafamentos, ainda que não sejam do tamanho dos de São Paulo, Rio de Janeiro ou até mesmo de Salvador, que está ficando infernal.
Nas caminhadas até a estação de metrô, preste atenção à charmosa arquitetura de Palermo Soho |
Meu modal de transporte preferido em Buenos Aires: caminhada + metrô + pausa para o café |
Veja as distâncias de Palermo Soho (novamente, sempre tomando como referência a Plaza Serrano) e as atrações mais famosas de Buenos Aires e dicas de como chegar até elas:
Além de ótimas lojinhas, brechós e livrarias, você vai encontrar ofertas de compras inusitadas em Palermo Soho 😊 |
Aviso, porém, que andei fuçando vários dos outlets e Villa Crespo (eu estava procurando um bom suéter para enfrentar o frio de Mendoza, minha próxima parada no roteiro) e achei os preços bem normais, sem pechinchas interessantes.
Se você procura roupas baratas nessa área de Buenos Aires, sugiro dar uma olhada nos brechós de Palermo Soho, mesmo. Gostei especialmente da loja Ropa con Otra Oportunidad (Gorriti nº 1414, entre Thames e Serrano. Abre de segunda a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 14h às 19h).
Delícias da Padaria Judaica Moisha: não perca por nada deste mundo |
➡ O simpaticíssimo Mercat de Villa Crespo (Thames nº 747), cheio de opções de comidinhas gostosas, fica a 1 km da Plaza Serrano. Eu provei muitas coisas interessantes lá (aguarde o post), mas de cara já recomendo as delícias da padaria judaica Moisha.
A caminhada até lá é bem agradável. No trajeto, você vai passar pelo famoso Restaurante Sarkis (Thames nº 1101), de culinária armênia.
Meu jeito de chegar lá: da Estação Plaza Itália do Metrô (Linha D), siga até Pueyrredón e faça baldeação para a Estação Las Heras, na linha H, que está a 800 metros da entrada do Cemitério.
➡ De Palermo Soho são 3,8 km até a Livraria El Ateneo Grand Splendid.
Minha sugestão de trajeto: da Plaza Itália até a Estação Callao (6 paradas), sempre na Linha D. A livraria está a 500 metros (3 quadras) da Estação.
Se você vai usar o metrô para ir e voltar a Palermo Soho, vai fazer muitas baldeações na Estação 9 de Julio |
➡ Apenas 3, 8 km separam Palermo Soho do Museu Nacional de Belas Artes.
Da Plaza Itália, siga na Linha D até Pueyrredón (4 paradas), baldeie para Linha H, até a Estação Facultad de Derecho, a 300 metros.
➡ De Palermo Soho ao Rosedal dos Bosques de Palermo a distância é de 2,5 km (eu iria caminhando, sem pestanejar.)
➡ O Jardim Japonês está a 2,7 km do bairro de Palermo Soho (e não tem uma estação de metrô a uma distância verdadeiramente cômoda). Combine este passeio com a visita ao Malba e vá caminhando do museu até lá.
O Museu Nacional de Artes Decorativas é uma bela atração gratuita pertinho de Palermo Soho |
➡ Museu Nacional de Artes Decorativas, em Palermo Chico, fica a 3,2 km de Palermo Soho. A estação de Subte mais próxima é Las Heras, a 800 metros.
➡ Se seu destino é o Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires), saiba que a distância é de 3,1 km. A parada de metrô mais próxima do museu é a Estação Facultad de Derecho, a 1,4 km.
➡ O Teatro Colón está a 5 km de Palermo Soho, a pouco mais de uma quadra da Estação Tribunales do Metrô — que fica na mesma Linha D, a 7 paradas da Plaza Itália.
➡ A Praça de Maio está a 6,4 km do bairro. De metrô, siga na Linha D da Plaza Itália até a Estação Catedral (9 paradas adiante, final da linha).
Depois de andar pra baixo e pra cima por Buenos Aires, eu adorava olhar Palermo Soho de Camarote, do balcão da minha pousada |
Só 30 minutos com o transporte público separam Palermo Soho da bela arquitetura da Avenida de Mayo |
A rigor, a estação do Subte mais próxima do museu é a Carlos Gardel, na Linha
B. Mas para descer aí você teria que fazer duas baldeações no metrô, partindo
da Estação Plaza Itália. Eu acho mais fácil descer direto com a Linha D até
Pueyrredón (atenção, não é a estação com o mesmo nome na Linha H) e caminhar
seis quadras.
➡ Puerto Madero fica a 8 km de Palermo Soho.
A parada do Subte mais próxima de Puerto Madero é a Leandro N. Alem. Partindo
da Plaza Itália, siga até a Estação 9 de Julio (5 paradas) e baldeie para a
Linha B (onde a estação se chama Carlos Pellegrini). A Leandro Alem é a parada
seguinte.
Entre as atrações famosas de Buenos Aires, Puerto Madero é uma das mais distantes de Palermo Soho. Mesmo assim, não é nenhum absurdo: só 8 km |
➡ O Bairro de San Telmo fica a 7,8 km de Palermo Soho (tomado
como referência a Plaza Dorrego).
As estações Independencia e San Juan, na Linha C, são as duas estações do Subte mais convenientes para quem vai a San Telmo (mas você vai caminhar um bocadinho, a partir de qualquer uma delas). Quem pega o metrô na Estação Plaza Itália tem que fazer a baldeação para a Linha C na Estação 9 de Julio.
Existe vida normal em Palermo Soho e isso contribui para a segurança tanto quanto o movimento de bares e restaurantes até tarde da noite |
Segurança em Palermo Soho
Uma das grandes vantagens de ficar hospedada em Palermo Soho é que o movimento do bairro, dia e noite, faz a gente se sentir muito segura por lá.Eu amo voltar a pé para minha hospedagem, depois do jantar, curtindo o movimento de bares, restaurantes e bastante gente na rua. Acho um luxo poder parar em um bar para o último aperitivo, antes de ir dormir, sem me preocupar com segurança.
Por trás do cenário meio de parque temático modernex, ainda mora gente em palermo Soho |
Como já falei em posts sobre viagens anteriores, Buenos Aires já não é aquela cidade suuuuuper segura de décadas passadas. Ainda assim, para padrões brasileiros, é uma metrópole que não assusta e onde se pode caminhar pelas ruas, mesmo à noite, sem achar que se está vivendo uma grande aventura.
Palermo Soho sofre a pressão da gentrificação, está ganhando um travo meio hipster, tem visto muitas moradias darem lugares ao comércio. Mas ainda é realmente um lugar onde mora gente. E isso é fundamental para a segurança de uma vizinhança.
Por outro lado, não é em qualquer lugar deste planeta que você encontra Nick Drake e Johnny Ramone lado a lado na vitrine de uma livraria 😊 |
Ouso dizer o constante vai e vem de gente nas ruas, cuidando da vida, é mais eficaz para a segurança do que um batalhão de policiamento ostensivo. E é esse clima de lugar vivo, habitado, compartilhado e aproveitado pelas pessoas que você vai encontrar em Palermo Soho.
Minha hospedagem em Palermo Soho
Thames 1407, esquina com Cabrera. Diárias (em setembro/2022) de US$ 40, com banheiro privativo e café da manhã incluído.
A menos de 300 metros da Praça Serrano, esta pousada funciona em um antigo sobrado — o mesmo, onde, no térreo, está a churrascaria La Cabrera. Tem acomodações simples, mas é um lugar muito agradável, com preços bem camaradas.
Meu quarto na pousada 06 Soho Suites: lugar simples, mas muito agradável |
O melhor da pousada é a acolhida. O café da manhã, servido na pequena copa da casa, é animado por ótimos papos com Priscilla e Javier, donos da casa, e com Andrea, que cuida dos hóspedes como uma mãezona. Nem precisaria dizer, porque estou falando de portenhos, que o assunto mais frequente era política. E, sim, os três são muito progressistas — e parecem atrair uma clientela na mesma vibe.
No momento do check-in na pousada, os hóspedes recebem a chave da casa e de seus quartos, pois os anfitriões só ficam por lá entre as 9h e as 17h.
Tive uma ótima estadia na semaninha que passei na 06 Soho Suites |
Antes de meu embarque pra Buenos Aires, Priscilla já tinha entrado em contato comigo, pelo whatsapp, para combinar os detalhes da minha chegada (prevista para depois da meia-noite). Foi assim que combinamos o transfer com um motorista de táxi parceiro da 06 Soho Suites (US$ 8), que me apanhou no Aeroparque, me entregou as chaves e ainda carregou a minha mala até o primeiro andar da casa.
O café da manhã da 06 Soho Suites é simples: café ou chá, suco de laranja, torradas, geleia e medialunas.
O lavatório no quarto e o banheiro do meu quarto |
As acomodações também são basiquinhas. Meu quarto tinha uma cama de casal confortável, mesinhas de cabeceira com luminárias, uma arara para roupas, TV e lavatório. Tinha também aparelho de ar condicionado e aquecedor.
O banheiro, de tamanho bem razoável, tinha uma ducha que não levava nem 15 segundos para começar a fornecer água quentinha (no frio que fazia em Buenos Aires, não gosto nem de imaginar como seria ficar plantada no box esperando a água esquentar).
Amei meu camarote em Palermo Soho |
O ponto alto do meu quarto era o generoso balcão debruçado para a movimentada esquina de Thames com Cabrera, onde eu adorava relaxar depois dos passeios por Buenos Aires e antes de dormir. Se quiser aproveitar esse camarote, peça para ficar no quarto nº 1. Os demais têm sacadas para a rua, mas menos espaçosas.
Como organizar uma viagem a Buenos Aires
Bate e volta de Buenos Aires a Tigre, Argentina
Comer e beber em Buenos Aires
Comer em Buenos Aires - novas aventuras
A memória boêmia dos cafés, bares e confeitarias "notáveis"
Bairros e atrações
5 museus bacanas em Buenos Aires - e os passeios que combinam com eles
Buenos Aires europeia: roteiro pela Avenida de Mayo
Puerto Madero: “o outro país”
Plaza de Mayo, a casa da alma argentina
O Museu Fortabat, em Puerto Madero
Meus favoritos em Buenos Aires (até agora...)
Almacén de Tangos Generales - homenagem a um portenho
Reportagens
Sábias palavras de um sábio Mapuche
O verão de Buenos Aires - a crise de 2001/2002
Não é hora para caleidoscópios
A Argentina na Fragata Surprise
O Free Shop de Puerto Iguazu
Bate e volta de Foz do Iguaçu à Missão Jesuítica de San Ignacio Miní
A casa de Che Guevara em Caraguatay
Nenhum comentário:
Postar um comentário