24 de agosto de 2017

Compras em Buenos Aires

Galerías Pacífico, Buenos Aires

A catedral das compras para os brasileiros que visitam Buenos Aires: Galerias Pacífico


Buenos Aires para nós, brasileiros, sempre foi sinônimo de compras.

Seja porque a metrópole europeizada das primeiras décadas do Século 20 oferecia artigos mais requintados para os nossos patrícios muito ricos que conseguiam visitá-la, seja porque desde que me entendi por gente a moeda argentina geralmente valeu muito menos que nosso dinheiro.

 Tanto é assim que no período da paridade entre o peso argentino e o dólar, nos anos 90, a impossibilidade de fazer compras em Buenos Aires deixou muitos brasileiros com síndrome de abstinência 😁.

Nesse período, os filhos de Pindorama ficaram órfãos da histórica prática do dame dos ("dê-me dois", um dos nossos apelidos portenhos, derivado do hábito de comprar logo dois de cada tudo, por ser tão mais em conta).

Brecho em San Telmo e Galerías Pacífico, em Buenos Aires

Dos brechós de San Telmo às marcas famosas das Galerías Pacífico, tem muitas opções de compras em Buenos Aires


O fato é que os brasileiros amam fazer compras em Buenos Aires, mesmo que hoje já não seja tão fácil encontrar pechinchas por lá.

O real voltou a ficar bem valorizado frente ao peso, numa cotação de quatro a cinco para um, mas produtos e serviços estão caríssimos na Argentina. Isso reduz consideravelmente nossa vantagem no câmbio. Algumas compras em Buenos Aires, porém, ainda valem a pena, dizem os experts.

Entre os itens que recomendo comprar em Buenos Aires estão os livros, vinhos, alfajores, roupas (de inverno, mais pesadas) e objetos de design/decoração.

Calle Florida, Buenos Aires
Quem nunca bateu perna pela Calle Florida atrás de uma comprinha que atire a primeira sacola

Esse talvez seja o primeiro post da Fragata exclusivo sobre compras em viagens — atividade à qual atribuo o mesmo valor utilitário de fazer supermercado: uma necessidade da vida a ser executada no limite do desespero (tipo “acabou o café”), sem qualquer função lúdica.

Mas não dá pra falar em Buenos Aires sem falar de compras. E, é claro, lembrar das gostosas feiras de rua da capital argentina e do garimpo de livros e discos, sempre muito produtivo por lá.

Então, eis os lugares onde dei uma bisbilhotada para trazer as dicas para vocês. No final do post tem mapa com tuuuuuudo desta viagem a Buenos Aires.

Shopping Buenos Aires Design, Recoleta, Buenos Aires

Precisa ter disciplina pra não sair comprando todas as frescurinhas úteis de casa do Buenos Aires Design


Onde fazer compras em Buenos Aires


⭐ Buenos Aires Design
Pueyrredón 2501, Recoleta. Metrô Las Heras (Linha H) a 450 metros.
De segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 12h às 21h

Confesso que me esbaldei no shopping Buenos Aires Design, dedicado exclusivamente a casa e decoração.

E isso deve dar a medida de como são interessantes os objetos à venda lá, né mesmo? Se uma avessa às compras como eu conseguiu encher a cestinha, imagino os mais inspirados.

O Buenos Aires Design funciona no Paseo del Pilar, bem atrás do Centro Cultural Recoleta, onde também há alguns restaurantes e lanchonetes em um terraço com vista para o verde.

Shopping Buenos Aires Design, Recoleta, Buenos Aires

O Buenos Aires Design fica bem no centrinho da Recoleta, atrás do Centro Cultural


O shopping tem três andares, várias lojas interessantes — embora várias delas sejam especializadas em artigos grandes demais para colocar na mala, como mobiliário 😊, é sempre inspirador dar uma olhadinha no design bacana das peças.

E, claro, tem a grande loja do subsolo, direto para quem desce a escada rolante, cheia de “coisinhas” perfeitamente pagáveis e carregáveis na bagagem, utensílios charmosinhos para casa e cozinha.

Foi nessa loja do subsolo que fiz a minha festinha consumista no Buenos Aires Design.

Objetos decorativos do Shopping Buenos Aires Design
Bobagens muito úteis: robozinho que carrega a escova de dentes e recipiente para guardar queijos. Abaixo, pegadores de panela

Objetos decorativos do Shopping Buenos Aires Design


O shopping virou uma boa substituição para a minha loja de objetos de decoração favorita em Buenos Aires, a Calma Chicha, do lado da Praça Serrano, em Palermo Soho, que encontrei fechada e com placa de “Aluga-se” na porta, agora em julho.

No Buenos Aires Design, comprei várias frescurinhas úteis (e inúteis) para casa, tipo um porta-escova de dentes em formato de robô de desenho animado. Gastei um pouco mais que 600 pesos (R$ 110) e saí feliz da vida.

Ah, e para quem curte, a filial portenha do Hard Rock Café fica no Buenos Aires Design.

Shopping Recoleta Mall, Buenos Aires

Recoleta Mall: pequeno, charmoso e no meio da muvuca do bairro


⭐ Recoleta Mall
Vicente López 2050, Recoleta. Metrô Las Heras a 450 metros
Lojas: diariamente, das 10h às 22h. Restaurantes e lanchonetes, das 10h às 23h durante a semana e até a meia-noite nos fins de semana e feriados

Como ficava bem no meu caminho entre a estação de metrô (Las Heras) e o hotel, eu sempre dava uma passadinha no Recoleta Mall, nem que fosse pela diversão de subir a escada rolante de sua entrada lateral, que tem uma cascata.

O Recoleta Mall é pequenininho, tem lojas de marcas elegantes, restaurantes concorridos (a fila na porta da sanduicheria Pani, no térreo, parecia ser eterna), cinemas e caixa eletrônico.

Shopping Recoleta Mall, Buenos Aires

O Cemitério da Recoleta visto do topo das escadas rolantes do Recoleta Mall


Shopping Recoleta Mall, Buenos Aires

Shopping Recoleta Mall, Buenos Aires

Não comprei nada lá, mas vi lojas da Lacoste, Levi’s, Timberland... E uma passadinha na sorveteria Freddo do Recoleta Mall era de lei, todos os dias.

Como ele está bem em frente ao muro lateral do Cemitério da Recoleta, aposto que você vai acabar dando um pulo lá 😉.

⭐ Patio Bullrich
Posadas 1245, Recoleta. Metrô Retiro (Linha C) a 1,2 km
Diariamente, das 10h às 21h


Fazia um bom tempo que não passava por este shopping chiquérrimo de Buenos Aires — talvez desde que o nosso dinheiro deixou de valer tão mais que o peso argentino 😀.

Elegante e caro, o Patio Bullrich não é minha praia, mas dei uma passadinha lá por amor à Fragata — já que estava hospedada tão pertinho, não tinha desculpas para não dar uma olhada e contar para vocês 😉.

O Patio Bulrich tem muitas marcas famosas — Calvin Klein, Diesel, Lacoste, Rolex, Salvatore Ferragamo e a “baratinha” Zara (em comparação com as outras).

Só pra não dizer que não me interessei por nada, dei uma namorada na vitrine da butique de chocolates Lindt — mas só comi com os olhos e lambi com a testa, porque o preço não estava nada interessante.

Galerías Pacífico, Buenos Aires

Galerías Pacífico: o Maracanã do consumo


Avenida Córdoba 550, esquina com Florida, Centro. Metrô Lavalle (Linha C), a 500 metros, ou Florida (Linha B), a 450 metros
Diariamente, das 10h às 21h

As Galerías Pacífico são uma espécie de Maracanã do esporte nacional dos brasileiros em Buenos Aires — as compras, claro.

É um clássico democrático: todo mundo que passa pela cidade já jogou ao menos uma partida épica naquele "gramado" do consumo.

frescos no forro das Galerías Pacífico, Buenos Aires

Os afrescos no forro das Galerías Pacífico são um postal clássico de Buenos Aires


Instaladas em uma esquina da legendária Calle Florida, rua de pedestres que é uma verdadeira passarela da gastança para nós, as Galerías Pacífico ocupam um edifício de 1889 com forte sotaque Belle Époque e bonitos afrescos decorativos.

O prédio das Galerías Pacífico nasceu como um centro comercial, mas chegou a sediar o Museu Nacional de Bellas Artes. Depois, foi sede da Pacific Railways até retornar à sua vocação original de comércio em 1992.

A cúpula central e a decoração em afrescos das Galerías Pacífico (alguns de Antonio Berni) são de 1945.

Além de grifes estreladas, como Dior, Chanel e Lacroix, as Galerías Pacífico têm um comércio mais acessível, lanchonetes, cafés e restaurantes. O Centro Cultural Jorge Luis Borges funciona lá.

Shopping Abasto, Buenos Aires

Gardel carregava compras no Abasto, no tempo em que o local era um mercadão. Aproveite a visita ao shopping (esq) pra explorar a vizinhança, com as fachadas decoradas em Fileteado, uma arte portenha por excelência


Abasto Shopping 
Av. Corrientes 3200, Abasto. Metrô Carlo Gardel (Linha B) praticamente em frente.
Diariamente, das 10h às 23h (sextas e sábados, até a 1h da manhã)


O Abasto Shopping combina direitinho com uma visita ao Museu Gardel, que está a 350 metros de distância.

Estação de Metrô Carlos Gardel, Buenos Aires

A Estação Carlos Gardel do Subte (metrô de Buenos Aires) fica bem ao lado do Abasto Shopping. O bairro é muito marcado pela memória do grande ídolo argentino que viveu lá em uma casinha que hoje é o Museu Gardel


O legendário intérprete de tangos trabalhou lá, quando o futuro Shopping Abasto ainda era um mercado de hortifrutigranjeiros. Carlos Gardel recebia trocados para carregar compras.

Além de lojas, restaurantes e cinemas, o Shopping Abasto abriga o Museo de los Niños e um parque de diversões, o Neverland.

Clube de jazz e loja de discos Notorious, Buenos Aires

Notorious: clube de jazz e loja de música


O que comprar em Buenos Aires

Livros 
O que eu mais faço em Buenos Aires é fuçar livrarias — é uma das melhores cidades que conheço para este esporte.

Variedade, qualidade, preço bom, novos e usados... a capital argentina é um paraíso para quem gosta de livros. Veja as dicas deste post: Buenos Aires, a cidade das livrarias.

Livraria Ateneu Grand Splendid, Buenos Aires
A Livraria Ateneu é linda e merece a visita. Mas se você se limitar a ela, vai perder um grande prazer em Buenos Aires, que é garimpar livros no magnífico elenco de livrarias da cidade 

Música
Hoje em dia a gente acha qualquer música na internet, desde que saiba o que está procurando.

Mas, mesmo nos tempos do Spotify (sou fã), garimpar novos sons e descobrir novidades é sempre mais proveitoso em uma loja de discos — as dicas dos bons vendedores são sempre preciosas.

Eureka Discos, San Telmo, Buenos Aires

Eureka: vá com tempo pra fuçar o estoque


Em Buenos Aires, adoro procurar jazz, nuevo tango e outras bossas na Notorious (Avenida Callao 966, Recoleta, entre Marcelo T. de Alvear e Paraguay), loja que funciona em um clube de jazz muito legal.

Nesta viagem, caçando as encomendas roqueiras de um amigo, descobri a Eureka Discos (Defensa 1281, San Telmo), uma lojinha danada de interessante, especializada em vinis e dedicada principalmente ao Rock.

Brechós em Buenos Aires: Pasaje Defensa

A Pasaje Defensa reúne vários brechós interessantes 


Brechós em Buenos Aires: Pasaje Defensa

Feiras e Brechós em Buenos Aires

⭐Pasaje Defensa
Defensa 1179, San Telmo

O casarão da Família Ezeiza, construído em 1880, foi transformado na Pasaje Defensa, um centro comercial dedicado principalmente aos brechós, artesanato refinado, antiguidades e design.

As lojas da Pasaje Defensa se abrem para um dos pátios da velha mansão, com um elegante piso em xadrez.

Já encontrei muita coisa interessante por lá, especialmente nos brechós.

Feira de San Telmo, Buenos Aires

Sou fã da Feira de San Telmo


⭐ Feira de Antiguidades de San Telmo
Domingos, das 10h às 17h, na Plaza Dorrego

Se você estiverem Buenos Aires em um domingo, não perca a  Feira de Antiguidades de San Telmo.

O mercado de pulgas tem seu epicentro na Praça Dorrego e se esparrama pelas ruas próximas, onde lojas e antiquários também abrem as portas para receber milhares de visitantes.

Curto demais a feirinha de San Telmo e recomendo. Tem um astral bacana, música e dança nas ruas e sempre promete algum achado nas mais de 200 barracas (veja a lista completa aqui) que vendem de tudo, de postais a joias.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: Feiras e Mercados - Índice

Feira da Praça Serrano, Palermo Soho, Buenos Aires

Plaza Serrano, minha feirinha preferida em Buenos Aires


⭐ Feira da Plaza Serrano (Palermo Soho)
De quarta a sexta-feira, das 15h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h

A feirinha da Plaza Serrano acabou virando a minha favorita em Buenos Aires (assim como seu bairro é o queridinho do meu coração por lá).

A ênfase da feira é o trabalho de jovens designers portenhos, que vendem suas criações não só nas barraquinhas montadas na praça, mas em lojas e galpões no entorno da muvuca.

No começo, a Feira da Plaza Serrano era realizada apenas aos sábados. Hoje, já se espalhou para outros dias da semana e cresceu em número de expositores (o que dá um pouquinho mais de trabalho para garimpar peças realmente interessantes).

Em torno da feira e da praça, os bares e restaurantes fervem, tem gente de todas as idades e tribos circulando e sempre pinta algo divertido pra fazer.

Quando você for, aproveite para dar uma olhada nas butiques de Palermo Soho, que eu acho as mais charmosas de Buenos Aires.

Siga o mapa: todos os endereços desta viagem a Buenos Aires, com foto, links e dicas



Mais sobre Buenos Aires 

Comer&beber

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário