20 de agosto de 2017

Buenos Aires: hospedagem na Recoleta


Recoleta, Buenos Aires: Igreja do Pilar e Cemitério da Recoleta

Centrinho da Recoleta: a Igreja de N. Sra. do Pilar, do Século 18, remonta aos primórdios do bairro, que se desenvolveu em torno do Convento dos Padres Recoletos 


A Recoleta sempre esteve nas minhas rotas de passeios em Buenos Aires, mas só agora, em julho/2017,  experimentei ficar no bairro — e adorei!

A hospedagem na Recoleta significa ficar pertinho de tudo que me interessa em Buenos Aires, cercada por uma excelente oferta de restaurantes e cafés, em uma área segura, charmosa e bem servida por transporte público.

Plaza Francia, jardim na Recoleta, Buenos Aires

Prazeres da hospedagem na Recoleta: estar pertinho de áreas verdes como a Plaza Francia, por exemplo. Relaxar ao sol no frio de julho em Buenos Aires é muito bom


Fiquei hospedada no Unique Park Plaza Hotel, quase na esquina da aristocrática Avenida Alvear, a principal via do bairro da Recoleta.

O hotel estava com uma tarifa interessante para a temporada de férias de meio de ano — quando nós, brasileiros, damos uma contribuição decisiva para lotar Buenos Aires e inflacionar os preços dos hotéis de Buenos Aires.

Hospedagem em Buenos Aires: Unique Park Plaza Hotel, Recoleta

Meu apartamento no Unique Park Plaza Hotel, na Recoleta


Dessa ótima experiência de hospedagem em Buenos Aires, trouxe dicas pra ajudar você a se decidir onde ficar quando for visitar a capital argentina.

O astral da Recoleta, as opções de transporte, a segurança do bairro, as atrações e onde comer: tá tudo aqui no post.


Hospedagem na Recoleta


Avenida Alvear, Recoleta, Buenos Aires

Via principal da Recoleta, a Avenida Alvear ainda preserva elegantes casarões


Confesso que não foi amor à primeira vista. A Recoleta é elegante e tradicional — o pedaço da cidade onde Buenos Aires mais escancaradamente emula Paris —, mas no início o bairro me pareceu meio desprovido de cotidiano. Foram necessárias umas 24 horas de hospedagem na Recoleta para que eu sintonizasse o bairro.

Reina um certo deserto humano à sombra da arquitetura imponente da Avenida Alvear, somado ao enxame turístico no entorno do famoso Cemitério da Recoleta, onde o túmulo de Eva Perón continua a bater recordes de visitantes.

Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina

O antigo lar de idosos mantido pelos frades Recoletos agora é o movimentado Centro Cultural Recoleta


Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina

Eu, que gosto de contemplar vida normal, demorei um pouquinho a descobrir os encantos da hospedagem na Recoleta.

Mas foi só uma questão de aclimatação. Tem muita vida normal na Recoleta. Basta começar a explorar o bairro em outras direções que não sejam a Avenida Alvear e a muvuca em torno do cemitério para começar a topar com ela em cada esquina.

Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires

Excelente companhia: hospedagem na Recoleta significa ser vizinha do acervo do Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires, que tem entrada gratuita. Você pode ir quantas vezes quiser contemplar obras como O Penteado, da impressionista francesa Berthe Morisot, ou Construtivo com peixe ocre, de meu xodó Joaquín Torres García


Rapidamente, encontrei cantinhos simpáticos da Recoleta para tomar um café da manhã despreocupado (café, medialuna e um jornal, bem à moda portenha).

Também aproveitei o prazer de caminhar pelas ruas bem cuidadas do bairro e os lugares mais agradáveis para o aperitivo, antes do jantar.

Avenida Alvear, Recoleta, Buenos Aires
Os casarões e palacetes da Recoleta, com franca inspiração parisiense, são do Século 19

Após uma semana na Recoleta, já estava me permitindo a sensação de ser "local" — viajantes adoram essa fantasia, mas posso dizer que estava bem à vontade na Recoleta. E amando!

Vantagens da hospedagem na Recoleta

Uma das grandes vantagens da Recoleta é que ela fica perto de praticamente tudo que um viajante quer ver em Buenos Aires — sem contar que várias atrações ficam lá mesmo.

casarão no Bairro da Recoleta, Buenos Aires
A paisagem da Recoleta é assim

Bairro da Recoleta, Buenos Aires

Localizada entre Palermo e o Centro, a Recoleta raramente vai exigir mais do que 15 minutos da vida de quem se hospeda lá nos deslocamentos de táxi até as principais atrações de Buenos Aires.

E os táxis continuam muito baratos na capital argentina: a corrida mais cara que paguei, de Puerto Madero até meu o hotel, custou 85 pesos (R$ 15).

Restaurantes na Recoleta  

➡️ Outra vantagem da Recoleta é que ela é bem servidíssima de bares, restaurantes, cafés, sorveterias e o que mais seu apetite reclamar.

Cemitério da Recoleta, BuenosAires

Cemitério da Recoleta, atração turística que não sai de moda


Praça Intendente Alvear, Recoleta, Buenos Aires
Caminhando do Centro Cultural Recoleta em direção ao Rio da Prata, você vai encontrar uma sucessão de áreas verdes, como a Plaza Francia, o Parque Rúben Darío e a Plaza Intendente Alvear, que está na imagem acima, e a Plaza Naciones Unidas, onde fica a famosa escultura Floralis Genérica

Na Recoleta estão dois núcleos gastronômicos muito populares entre os turistas que vistam Buenos Aires. 

➡️ La Recova é um complexo de restaurantes no cruzamento da Calle Posadas com a 9 de Julio (que nesse trecho ainda se chama Arturo Illía), com vista para o Hotel Four Seasons.

Lá estão filiais de casas tradicionais, como o Sorrento e El Mirasol, além do italiano Piégari (onde não fui muito feliz). São restaurantes mais caros e elegantes.

Praça Praça Torquato de Alvear, na Recoleta, Buenos Aires

A Praça Torquato de Alvear, principal da Recoleta, onde ficam o Cemitério e a Igreja do Pilar


Igreja do Pilar, Recoleta, Buenos Aires

➡️ O segundo ponto de concentração de restaurantes é no entorno do Cemitério da Recoleta.

➡️ Mas é perfeitamente possível e desejável escapar da obviedade desses dois núcleos e descobrir restaurantes interessantes na Recoleta que cobram pela comida, não pela grife ou proximidade com atrações famosas. Oferta é que não vai faltar

Veja os restaurantes e cafés da Recoleta que eu experimentei e gostei:
Comer em Buenos Aires – novas aventuras

Livraria El Ateneo Grand Splendid, Recoleta, Buenos Aires, Argentina

Mais uma vizinha famosa: a Livraria El Ateneo Grand Splendid é, provavelmente, a atração mais visitada da Recoleta


Livraria El Ateneo Grand Splendid, Recoleta, Buenos Aires

Segurança na Recoleta

Descobri um detalhe interessante sobre a Recoleta (na Wikipedia): entre as quase 160 mil pessoas que vivem no bairro, 56,9% são mulheres e apenas 43,1% são homens, a maior proporção de população feminina de toda a Argentina.

Os números se traduzem nas ruas na grande quantidade de mulheres sem companhia masculina que você verá em restaurantes e cafés da Recoleta, caminhando pelas ruas à noite, voltando do trabalho ou de um jantar com amigas, na maior naturalidade.

Plaza Francia, jardim na Recoleta, Buenos Aires

Sossego à moda da Recoleta: aproveitar o solzinho de inverno no gramado da Plaza Francia


➡️ Taí uma boa notícia para quem viaja sozinha: na Recoleta, você não vai “destoar”. Nas minhas viagens solo, aprendi que chamar a atenção mais do que o básico costuma aumentar os riscos.

➡️ Além disso, a Recoleta é apontada como uma das áreas mais seguras de Buenos Aires, um bairro onde se pode passear tranquila e sair e voltar do jantar a pé.

Estação Retiro, Buenos Aires

A Estação de Retiro é muito linda, mas na hora do rush é um lugar pra ficar de olho em seus pertences


Estação Retiro, Buenos Aires

➡️ A única área da minha vizinhança que eu não fui muito com a cara (no quesito segurança) foi o entorno da Estação Retiro (de trens e metrô).

Apesar de concentrar vários hotéis de alto padrão, o entorno da Estação Retiro é mesmo uma área onde se precisa andar esperta.

Tecnicamente, o terminal não está na Recoleta, mas a Estação Retiro é uma das principais opções de transporte público para quem está no bairro.

Estação Retiro, Buenos Aires

A Estação Retiro é um grande entroncamento de transportes públicos. Aqui param o trem de cercanias (para Tigre, inclusive) e o metrô. Do lado de fora funciona um grande terminal de linha ônibus


Durante o dia, o astral da Estação Retiro não chega a ser muito esquisito — embora a muvuca do lado de fora seja um convite aos batedores de carteira. Mas quando desembarquei lá num começo de noite, não senti muita firmeza de caminhar até o hotel, a cerca de 1 km de distância.

A Estação Retiro e seu entorno são um grande entroncamento de transportes públicos. Além do trem de cercanias e do metrô, tem um grande terminal de linhas de ônibus bem na porta.

É uma mão na roda para deslocamentos pela Grande Buenos Aires, mas é uma área onde eu recomendo cuidado.

Ponte de Pedestres Alfredo Roque Vítolo, Buenos Aires
A ponte de pedestres Alfredo Roque Vítolo, sobre a Avenida Figueroa Alcorta, dá acesso à Faculdade de Direio, à Floralis Genérica e à estação de metrô Facultad de Derecho

Transporte na Recoleta

➡️ Metrô na Recoleta
Além da estação Retiro (Linha C), usei muito a Estação Las Heras (Linha H) do metrô, que é a mais próxima e mais cômoda para quem vai ao miolinho turístico da Recoleta. Ela está a cerca de 700 metros da entrada do Cemitério, por exemplo — se você olhar o mapa, vai reparar que a Estação Las Heras fica bem no meio do bairro.

Se o seu pedaço da Recoleta é mais próximo do Museu Nacional de Belas Artes, sua estação de Subte é a Facultad de Derecho, também na linha H. Para ir à Livraria El Ateneo Grand Splendid, a estação mais cômoda é Callao (Linha D).

Estação Las Heras, metrô de Buenos Aires
A Estação Las Heras do Metrô fica bem no meio do bairro da Recoleta

➡️ Ônibus na Recoleta
A Recoleta também é bem servido pelos ônibus. Para descobrir qual linha pegar eu usava um site chamado OmniLíneas.

➡️ A proximidade da Recoleta com o Centro de Buenos Aires também é um bom estímulo para caminhadas e eu geralmente saía do bairro a pé (de manhã, descansadinha. Depois de um dia de atividades, era outra história 😀).

Sobre transportes na capital argentina, leia este post:
Buenos Aires - dicas práticas

Centro de Atendimento ao Turista, Recoleta, Buenos Aires
Centro de Atendimento ao Turista, no miolinho da Recoleta

Centro de Atendimento ao Turista, Recoleta, Buenos Aires

Informações turísticas na Recoleta

Precisa de um mapa? Informações turísticas? Comprar o cartão SUBE para usar o transporte público?

O Centro de Atendimento ao Turista da Recoleta está bem à mão, no início do jardim em frente ao Cemitério (Avenida Presidente Quintana 596, na calçada do Café La Biela).

O atendimento aos turistas na Recoleta funciona diariamente, das 9h às 18h. O local também é o ponto de encontro de onde saem visitas guiadas, WiFi Zone e tem tomadas para de recarga de celulares.

Recoleta Urban Mall, Buenos Aires

Recoleta Mall, Buenos Aires

Recoleta Urban Mall, um dos shoppings badalados do bairro


Recoleta Urban Mall, Buenos Aires

As escadas rolantes do Recoleta Urban Mall têm vista para o Cemitério da Recoleta


Minha hospedagem na Recoleta

⭐ Unique Luxury Park Plaza Hotel
Parera 183, Recoleta, quase esquina com Avenida Alvear. 


Unique Luxury Park Plaza Hotel se apresenta como quatro estrelas, mas não sei se é para tanto. É um hotel bem decente, limpo, seguro, confortável, mas tem alguns defeitinhos que precisam de atenção.

A favor do hotel, diga-se que ele é muito bem localizado e cobra diárias bem mais em conta do que normalmente se paga nos quatro estrelas da Recoleta — autoproclamados ou verdadeiramente merecedores da classificação.

Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires

Meu apartamento era muito amplo e confortável


Em uma temporada de lotação esgotada em Buenos Aires, como são as férias de julho, o Unique estava com o melhor preço de toda a minha pesquisa, para hotéis de padrão similar: R$ 180, o que é quase uma pechincha para a Recoleta. 

➡️ Sobre os defeitos: elevadores, serviço de reservas e barulho.

Um estabelecimento com oito andares e seis apartamentos em cada pavimento dificilmente vai fluir satisfatoriamente com dois elevadores minúsculos, que têm capacidade máxima para três (!) passageiros.

Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires
O elevador antiguinho é um charme, mas não dá conta do movimento de hóspedes e funcionários

Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires

A situação ficava à beira da calamidade no horário em que os hóspedes retornam aos quartos, depois do café da manhã, o mesmo em que as camareiras começam a subir com seus carrinhos para arrumar os apartamentos.

O segundo problema foi menos pitoresco. Fiz minha reserva pelo Booking, na modalidade não-reembolsável, para a noite de 14 de julho. No fim, decidi viajar apenas na noite do dia 15, chegando em Buenos Aires nas primeiras horas do dia 16, domingo.

Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires
Outro ângulo do apartamento


Assim que confirmei a passagem, entrei em contato com o hotel, pelo sistema do Booking, para avisar da mudança e do meu horário de chegada, já que não poderia cancelar e refazer a reserva.

Recebi uma resposta do hotel informando que estava “tudo OK”. O total referente a nove diárias foi debitado no meu cartão de crédito ainda na manhã do dia 15.

Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires, Argentina
O lobby do hotel
Qual não foi minha surpresa — pra dizer o mínimo — quando cheguei ao hotel, às duas da manhã de domingo e descobri que minha reserva havia sido cancelada por “no show” e que o hotel “estava lotado”.

Precisei subir um pouquinho o tom do debate para que, de repente, aparecesse um providencial “cancelamento” que me permitiu ser admitida no hotel.

Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires

O armário grandão, com cofre. Abaixo, o balcão do bar/café do apartamento


Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires
➡️ O apartamento do Unique Luxury Park Plaza Hotel
Tirando essa história do barulho, até que gostei muito do apartamento amplo e claro onde passei essa semaninha na Recoleta.

Meu quarto no Unique Luxury Park Plaza Hotel tinha 28 metros quadrados e muito espaço para circular.

A cama é do tipo box, na verdade duas camas de solteiro formando uma de casal. Os lençóis são de boa qualidade, mas os travesseiros eram firmes demais. As duas cabeceiras contavam com luzes de leitura.

O apartamento do Unique Luxury Park Plaza Hotel tem ainda um divã, uma mesa de trabalho (bem iluminada) com cadeira, sob a qual ficam as únicas tomadas disponíveis. O armário era um verdadeiro latifúndio, com um cofre.

O ar condicionado do tipo split também funciona como aquecedor. No corredor da entrada do apartamento fica uma espécie de bar, com copos, a geladeirinha e uma pia.

O apartamento tem também uma TV de tela plana e quase nada de canais a cabo, nem aqueles manjadíssimos que se encontra nos pacotes mais básicos — mas, felizmente a HBO, estava com o sinal aberto e eu não perdi a estreia da nova temporada de Game of Thrones 😉.

O WiFi do hotel funcionou bem decentemente no quarto e nas áreas comuns.

O banheiro do apartamento também é bastante amplo, claro e limpo. O chuveiro fica dentro da banheira (um arranjo que, quanto mais velha eu fico, mais aprendo a não gostar).

As toalhas são suficientemente espessas, mas o secador de cabelo foi um teste para a minha resignação, de tão fraquinho (justo quando Buenos Aires estava enfrentando uma temporada polar e eu não podia nem pensar em sair de cabelo molhado).
Hotel Unique Luxury Park Plaza, Recoleta, Buenos Aires
O chuveiro fica dentro da banheira

O terceiro problema é que o janelão do meu quarto, de frente para a rua (que é até bem tranquila, sem trânsito) era absolutamente incompetente para barrar o berreiro dos vários grupos que passavam a pé, no meio da madrugada, saindo dos bares e restaurantes nas proximidades.

Jamais descobri onde era a farra — talvez eu tivesse me juntado a ela 😊. O nível de ruído não chegou a arruinar as minhas noites, mas incomodou um pouquinho.




A localização do Unique é excelente. Veja no mapa onde está o hotel e as atrações do entorno. Clicando nos ícones você encontra os links para os posts específicos sobre cada atração ou serviço

➡️ O café da manhã do Unique Luxury Park Plaza Hotel
Não experimentei o café da manhã do hotel. Não estava incluído na minha diária (custa 100 pesos, ou R$ 18) e preferi fazer minhas primeiras refeições do dia nos muitos cafés charmosinhos da Recoleta, que é generosa nesse quesito.

Em desses cafés da Recoleta, encontrei o melhor croissant (do francês, mesmo) que já comi em Buenos Aires. Anote: Frenchie, na Cerrito nº 1332 (para mais detalhes, veja o mapa).

Outros dois ótimos lugares próximos do hotel para o desjejum são o Café Dos Escudos (está no post sobre comer em Buenos Aires) e o histórico La Biela, o mais antigo da cidade, fundado em 1850 (veja aqui: Buenos Aires: a memória boêmia dos cafés, bares e confeitarias "notáveis").

Siga o mapa: todos os endereços desta viagem a Buenos Aires, com foto, links e dicas



Mais sobre Buenos Aires 

Comer&beber

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário