25 de agosto de 2002

Buenos Aires depois que a banda passou - o Fórum Social da Argentina 2002


Fórum Social da Argentina 2002, em Buenos Aires
O Fórum Social da Argentina reuniu 20 mil pessoas para debater alternativas ao modelo que estrangula o país

Sete meses depois do convulsivo verão que se sucedeu à queda do presidente De la Rua, eu estou de volta a Buenos Aires. Desta vez, para cobrir o Fórum Social da Argentina 2002.

O evento, um "filhote" do Fórum Social Mundial, concentra suas discussões na análise da crise política econômica e social enfrentada pela Argentina, ao mesmo tempo em que estimula a articulação e a divulgação das diversas iniciativas de mobilização e resistência.

Fórum Social da Argentina 2002

Fórum Social da Argentina 2002 na Plaza Houssay, Universidade de Buenos Aires
As principais atividades do Fórum se concentraram na Plaza Housay e nas dependências da Universidade

As grandes manifestações de massas de dezembro, janeiro e fevereiro já ficaram para trás. Buenos Aires parece querer retomar uma normalidade impossível, pois o terremoto econômico devastou empregos, poupanças, modos de vida. Sem o entusiasmo quase eufórico dos protestos do verão, a cidade está sombria, assombrada por algo que lembra a depressão que vem depois das grandes turbulências.

Até por isso, é bom ver gente reunida, debatendo alternativas. Durante três dias (22 a 25 de agosto), o Fórum Social da Argentina realiza mais de 300 atividades — palestras, oficinas e painéis. Mais de 600 organizações sociais, sindicatos, ONGs, assembleias de bairros e grupos de piqueteiros (organizações de desempregados) estão representados nas discussões.

Fórum Social da Argentina 2002
Durante o Fórum, foram realizadas mais de 300 atividades promovidas por 600 organizações

 Os eventos se concentram nos prédios das faculdades de Economia e de Medicina da Universidade de Buenos Aires, na Plaza Houssay, perto da Recoleta. No centro da praça uma grande tenda serve de auditório para assembleias e debates, enquanto, ao seu redor, dezenas de barraquinhas vendem livros, camisetas, bandeiras e jornais. 

Ao final do Fórum Social da Argentina 2002, a organização calculava que 20 mil pessoas teriam participado das atividades.

Fórum Social da Argentina 2002
"Um outro mundo é possível"

O tom das ruas já não é tão trovejante, mas o coro não mudou: "Que se vayan todos!" é o mote do movimento — menos massivo, embora mais organizado do que em fevereiro — que discute a convocação de eleições gerais. 

Mas na passeata de abertura do Fórum, na tarde da sexta-feira, 22 de agosto, as cerca de 10 mil pessoas estavam mais empolgadas pelo "Não à ALCA" —  a Área de Livre Comércio das Américas, proposta pelos EUA, que é a bola da vez.

Uma das estrelas da caminhada de mais de cinco quilômetros, entre a Plaza de Mayo e a Plaza Houssay, é o líder cocalero boliviano Evo Morales. O Fórum Social da Argentina trouxe a Buenos Aires muitas lideranças sindicais e políticas latino-americanas e de militantes anônimos, vindos dos países vizinhos para demonstrar solidariedade aos argentinos. Também estão presentes delegações africanas, asiáticas e europeias.

Jorge Ceballos, do Movimiento Barrios de Pié, Fórum Social da Argentina 2002
Jorge Ceballos, coordenador do Movimiento Barrios de Pié

É inevitável perceber que o vigor das Asambleas Barriales parece um pouco arrefecido. Os vecinos, majoritariamente egressos da dita "maioria silenciosa", tomavam as ruas em fevereiro sob o choque do confisco de suas poupanças, das denúncias de corrupção e da indignação com a quebra do país. 

Hoje, as manifestações parecem reunir não mais a massa de cidadãos comuns, mas os militantes. As palavras de ordem são mais sofisticadas, as reivindicações são mais "universais" — chamar de "globalizadas" seria uma provocação. É tudo mais organizado, mas parece menos orgânico...

Buenos Aires já não vivia a mesma mobilização do verão, mas ver gente reunida para falar de futuro e alternativas no meio da crise aviva a esperança


"Tudo tomou seu lugar, depois que a banda passou", dizia Chico Buarque, lá em 1966. Há um ar de "volta aos trilhos" em Buenos Aires. O Fórum Social da Argentina 2002 é um sucesso entre as vanguardas, mas não consegue comover a cidade ou mesmo chegar ao topo das manchetes.

Ainda assim, no fim da tarde domingo, era impossível não estar contagiada pela esperança dos hermanos. Na grande tenda de Plaza Houssay, mais de quatro mil pessoas reunidas na assembleia do Movimiento Barrios de Pié (uma articulação das assembleias de bairro) discutem propostas para o fortalecimento do mobilização, planejam atividades, articulam-se com delegações de outras cidades, regiões e países. 

Eles falam do futuro. Não é o futuro distante, ideal, idílico. É um amanhã para daqui a pouco, um passo de cada vez. Eles falam de coisas reais e isso tem um vigor indescritível.

Mais uma vez, vou embora de Buenos Aires completamente encantada.

Siga o mapa: todas as dicas de Buenos Aires que você vai encontrar na Fragata, organizadas por endereço, com fotos e links para as postagens específicas



Mais sobre Buenos Aires 
Dicas práticas
Como organizar uma viagem a Buenos Aires
Comer&beber

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário