28 de dezembro de 2016

Ideias de viagem - o que fiz de bom de 2016

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia
2016 começou assim...
(Elevador Lacerda, Salvador - Ba)

2016 dificilmente ganhará um concurso de popularidade — eita ano complicado! Mas, como tudo na vida (exceto certos LPs de certos “artistas”), o bichinho até que teve seu lado bom. Viagens, por exemplo. 

Pra mim, um ano que começa em Salvador e termina em Roma (com show dos Rolling Stones no Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Colômbia e Portugal de “recheio”) sempre tem salvação 😎.

Castelo de Sant'Angelo, Roma, Itália
... e está terminando assim
(Castel Sant'Angelo, Roma)

Então, pessoal, vamos planejar 2017. Neste post, fiz uma pequena retrospectiva das minhas de 2016 para inspirar seus planos para o Ano Novo. Que sejamos todos muito felizes nessa nova volta em torno do sol!

Ideias de viagem mês a mês


Janeiro - Salvador
Comecei 2016 na terra onde nasci e cresci. O verão deixa a cidade mais viva, animada e, claro, uma muvuca. Mas ainda acho janeiro o melhor mês do ano em Salvador.

Praia do Rio Vermelho e a Casa de Iemanjá, em Salvador
Salvador: a Praia do Rio Vermelho e a Casa de Iemanjá

É na altíssima estação que Salvador melhora em dois quesitos que se constituem nos principais atentados à qualidade de vida da terceira metrópole brasileira. 

As férias escolares e a fuga dos moradores para o veraneio dão um senhor refresco ao trânsito caótico. E a chegada dos visitantes estimula as autoridades a colocarem muito mais policiamento nas ruas, aumentando a sensação de segurança.

Praia de Stella Maris, Salvador
A Praia de Stella Maris fica irresistível na maré baixa

As outras vantagens? Mais festas, bons shows, banho de mar até mais tarde no Porto da Barra. 

Os moradores que ficam em Salvador no verão têm mais disposição para estar nas ruas — e nos bares, nos restaurantes, nas praias. 

E você nunca vai ver um céu mais bonito do que o azulão que envolve Salvador no mês de janeiro.


Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná
Uma grande ideia de 2016: Carnaval nas Cataratas

Fevereiro - Carnaval em Foz do Iguaçu
Aproveitei o feriado de Carnaval (só os quatro dias, mesmo) para rever a majestade das Cataratas do Iguaçu, um reencontro que eu estava me prometendo há anos. 

Decidi meio em cima da hora e, por incrível que pareça, consegui encontrar preços muito atraentes, tanto para as passagens quanto para hospedagem. Foi uma escapada perfeita.

Passarela para a Garganta do Diabo no lado argentino das Cataratas do Iguaçu
A passarela que leva à Garganta do Diabo, no lado argentino das cataratas. Abaixo: justo quando eu decidi fazer a primeira selfie para o Instagram, levei um banho ...
Garganta do Diabo, no lado argentino das Cataratas

No alto verão, as cataratas estão no auge da vazão. Isso atrapalha um pouco as fotos — o chuvisco oriundo das quedas d’água chega longe e molha as lentes das câmeras o tempo todo, além de encharcar a visitante J — mas, pra ver ao vivo, acho a melhor época.

O calor inclemente de Foz do Iguaçu e região você dribla ficando em um hotel com piscina.

Estive nas cataratas pelo lado brasileiro e pelo lado argentino – duas visitas muito diferentes, mas ambas imperdíveis.

Casa de Che Guevara em Caraguatay, Argentina
A casa do Che em Caraguatay e a missão jesuítica de San Ignacio: uma surpresa e um sonho realizado
Missão Jesuítica de San Ignacio Miní, Argentina

A ida a Foz do Iguaçu também me deu duas imensas alegrias traduzidas em passeios bate e volta. 

A primeira foi poder, finalmente, visitar uma missão jesuítica, no caso, San Ignacio Miní, na Argentina, um bate e volta razoavelmente confortável a partir de Foz do Iguaçu. A outra foi uma senhora surpresa: descobrir o sítio onde Che Guevara passou os primeiros dois anos de vida, em Caraguatay, no caminho pra San Ignacio. Essa escapadinha de Carnaval rendeu! 

Dá uma olhada no roteiro detalhado:
4 dias em Foz do Iguaçu: Roteiro e dicas práticas

E veja os posts sobre as cataratas:


Show dos Rolling Stones no Rio de Janeiro, 2016
Os Stones no Rio: que show, senhoras e senhores! Que show!!

... e show dos Stones no Rio!
Que tal assistir à sua banda favorita (depois dos Beatles, claro!) em uma das suas cidades mais amadas? Pois é, fevereiro também me brindou com uma despedida do verão no Rio de Janeiro, em grande estilo: um fim de semana de praia, chope, ótimas farras gastronômicas e muito Rock'n'Roll com os Rolling Stones.

Podem falar o que quiser — do calor, dos preços e das multidões — mas o Rio no verão é um espetáculo que a gente tem que assistir (e participar) ao menos uma vez na vida. 

Rio de Janeiro: vista do Forte de Copacabana
Um ano que tem viagem ao Rio de janeiro sempre será um ano bom

É quando o astral da cidade fica (mais) animado. Um tempo de prazeres simples e incomparáveis: tomar uma cerveja estupidamente gelada, sentada em um engradado na calçada de um boteco anônimo, mergulhar nas águas geladas do Arpoador, quando a temperatura chega perto dos 40 graus, pedalar na orla da Lagoa...

Rio de Janeiro - todas as dicas (post índice)

E pra lembrar o showzaço dos velhinhos:
Os Rolling Stones no Rio: podem adiar o meteoro

Bogotá, Colômbia: Teatro Colón e Museu do Ouro
Bogotá: a beleza do Teatro Colón, uma joia da Belle Époque, e um adorno da cultura Tolima, no incrível Museu do Ouro

Março - Colômbia: Bogotá e Villa de Leyva
Tem uns dias de folga para emendar os feriados de Páscoa? Pois saiba que uma semana é um intervalo bem razoável para montar uma viagem à Colômbia.

Desde que estive em Cartagena e nas Ilhas do Rosário, em 2007, eu vinha planejando voltar a essa nossa vizinha cheia de encantos. A proximidade, o aumento da oferta de voos e os preços parelhos aos do Brasil tornam a Colômbia um excelente destino para nós, brasileiros. 

Villa de Leyva, Colômbia
A lua cheia em Villa de Leyva (esq) , dona da maior praça colonial da Colômbia. Essa perolazinha a 160 km de Bogotá ganhou meu coração
Plaza Mayor de Villa de Leyva, Colômbia

A Colômbia tem uma diversidade de paisagens e contextos impressionantes. Tem Caribe, Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica, só para ficar nos cenários mais conhecidos. 

Isso significa praias fantásticas, patrimônio histórico pré-colombiano e colonial, tradições andinas e de matriz africana... Um mundo que pode ser explorado em várias viagens. 

Nesta viagem de sete dias à Colômbia, concentrei meu roteiro em Bogotá e na fofura colonial de Villa de Leyva, a 160 km da capital. Fazia muito tempo que queria explorar os contrastes bogotanos. 

A beleza bem preservada de La Candelaria, o Centro Histórico de Bogotá, e a modernidade de bairros como Chapinero rendem uma infinidade de passeios — só o Museu do Ouro e o Museu Botero já valem a viagem.

Mosteiro de Ecce Homo, Villa de Leyva, Colômbia
Mosteiro de Ecce Homo, do Século 17, nos arredores de Villa de Leyva. Hoje o lugar é um lindo museu sobre a vida no tempo da colônia

Villa de Leyva superou as minhas expectativas, uma vila colonial muito bem preservada e bem estruturada para o turismo. Gosta de casarões seculares, ruas sossegadas e bons restaurantes? Pois é, acho que você também vai adorar Leyva.

Veja como foi minha viagem à Colômbia. O post tem links para todas as atrações e informações necessárias a seu planejamento de viagem:

Festa de São Gonçalo de Amarante, Portugal
Festa de São Gonçalo, em Amarante, uma das atrações de Portugal em junho
Festa de São Gonçalo de Amarante, Portugal

Piódão, aldeia de xisto de Portugal
Piódão, uma das famosas "aldeias de xisto" e a milenar Catedral de Braga (abaixo)
Sé de Braga, Portugal

Junho - Portugal
Taí uma coisa que combina mais que goiabada com queijo: junho em Portugal. O final da primavera já tem a franca cara de verão, com céus muito azuis — rodei o país pra baixo e pra cima por 20 dias e só lembro de dias bonitos, que anoiteciam às nove da noite. 

Faz calor, sim, mas nada que espante uma brasileira.

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, Portugal
Três mosteiros que valem por um curso de História portuguesa: Jerónimos (acima), em Lisboa, Alcobaça e Batalha (mais abaixo)
Mosteiro de Alcobaça, Portugal

Mosteiro da Batalha, Portugal

Além dos dias mais longos pra os olhos se fartarem de ver as belas paisagens portuguesas, junho é tempo de grandes celebrações em Portugal

Os santos do mês são comemorados com grandes festas. Eu participei de duas delas, a de São Gonçalo, em Amarante, e a de Santo Antônio, em Lisboa — a capital vira uma grande quermesse, com barraquinhas, bandeirolas e muitas, mas muuuuuitas sardinhas assando ao ar livre, uma delícia! 😋

Cidade do Porto, Portugal
A escandalosa beleza do Porto e, abaixo, o Castelo de Montemor-o-Novo
Castelo de Montemor-o-Novo

Em Lisboa, que os jacarandás floridos tingiam de lilás, a temporada de Santo Antônio também coincide com a Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, em frente à Praça Marquês de Pombal. Mais uma atração bacana, ainda mais que eu estava hospedada bem em frente e sempre dava uma bisbilhotada nas ofertas.

O 10 de junho é feriado nacional, Dia de Portugal (que passei em Évora). É a data da morte do poeta Luís de Camões e eu fiquei muito comovida de descobrir que os portugueses comemoram sua nacionalidade não no dia de uma grande batalha ou conquista militar, mas em alusão a seu bardo maior – pode coisa mais linda?

Queijo da Serra da Estrela
O queijo da Serra da Estrela é uma das infinitas delícias de Portugal. Abaixo, o arraial de Santo Antônio no Bairro Alto, em Lisboa
Arraial junino no Bairro Alto, em Lisboa, Portugal

Como eu já disse aqui na Fragata, Portugal rende mil viagens. O país é pequenininho, mas tão cheio de belezas que uma vida inteira não dá conta... Nesta viagem de junho, que fiz de carro, estive em Alcobaça, Batalha, Aveiro, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Amarante, Peso da Régua, Coimbra, Serra da Estrela, Évora, Montemor-o-Novo e Lisboa.

Vi paisagens incríveis, admirei um patrimônio histórico de cair o queixo, comi bem demais e amei cada minuto.

O roteiro dessa viagem está neste post (e lá tem os links para todas as etapas):
20 dias em Portugal - roteiro de carro

Praia dos Ingleses, Florianópolis, Santa Catarina
Praia dos Ingleses, meu pouso nesta visita a Florianópolis

Novembro - Florianópolis
No feriadão da República, meu destino foi Florianópolis, uma cidade onde já tinha estado muitas vezes, mas sempre a trabalho. Desta vez, finalmente, a viagem foi pra passear, relaxar e encontrar um grupo de amigos muito queridos, de todos os lugares do Brasil, uma celebração aos 20 anos de amizade e companheirismo.

Não fiz muito turismo clássico, mas em cinco dias bem relaxados, peguei uma boa prainha, comi muitos frutos do mar (especialidade da cidade) e passeei por lugares bacanas, como Santo Antonio de Lisboa e o Mercado Público.

As dicas que eu trouxe de Floripa estão nesses posts:
Florianópolis: pra passear e petiscar, melhor não há
5 dias em Florianópolis: dicas práticas

Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte
Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte

... e um pulinho em BH
Novembro ainda me deu de presente uma visitinha rápida, mas muito bacana, a Belo Horizonte, uma cidade que curto demais. Foi só uma passada mesmo, para participar de um encontro de blogueiros.


Apesar de breve, a visita a BH me permitiu passear no Mercado Municipal, que eu adoro, e me deixou pertinho de uma das paisagens que mais curto no Brasil, que é a Lagoa da Pampulha e seu maravilhoso conjunto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer e embelezado por jardins de Burle Marx, esculturas de Ceschiatti e obras de Portinari.

As dicas que eu trouxe de BH estão nesses posts:
Belo Horizonte: hospedagem na Pampulha - Quality Hotel


Belo Horizonte - dicas práticas


Roma, Mercado de Trajano
Roma, Mercado de Trajano

Post-índice com mapa e todas as atrações em Roma

Dezembro - Roma(!!!)
Cheguei hoje a uma das minhas cidades favoritas no mundo. Vou me despedir de 2016 em Roma. Serão só quatro dias, mas vai dar pra matar a saudade e conhecer lugares novos. 

Estou especialmente ansiosa pra ver a exposição de Artemísia Gentilschi, uma pintora do Século 17, discípula de brilhante de Caravaggio, que está no Museo di Roma até 7 de maio (e depois eu conto aqui o que achei).

Ponte Sisto, Roma, Itália
Ponte Sisto, Roma

De Roma eu vou seguir para a Toscana e fazer minha base em Florença, por uma semana, para voltar a explorar a região onde estive pela última vez há uma década. O giro italiano termina em Bolonha, que ainda não conheço e onde fico mais quatro dias. Madri, outra das minhas cidades favoritas no mundo, será a última etapa dessa viagem.

Claro que esse passeio vai render muitos posts aqui na Fragata, mas você já pode ir acompanhando tudo pelo Twitter, Facebook e Instagram.


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário