9 de maio de 2012

Mercado Municipal de Belo Horizonte - o armazém das delícias

Balcão de pimentas no Mercado Central de Belo Horizonte
Mercado Municipal de BH: atrações para os cinco sentidos

Eu vivo dizendo que viajar é uma atividade para os cinco sentidos. Que viagem, então, pode ser mais intensa que perambular entre as cores, cheiros e texturas de um mercado?

Um dos meus preferidos é o Mercado Municipal de Belo Horizonte, ou Mercado Central, dos mais bacanas que conheço, aqui no Brasil.

Organizado, limpo e confortável, o Mercado Central de Belo Horizonte não perde o climão autêntico — ainda vende frangos vivos e já cheguei até e ver cabritos em uma de suas barracas.

Apesar de ter virado programa meio cult, como o Mercadão da Cantareira, em São Paulo, o Mercado Municipal de Belo Horizonte resiste à tentação de imitar as praças de alimentação dos shoppings. O burburinho e a muvuca são milimetricamente dosados para ficar do lado de cá da fronteira com o tumulto.

Veja o que você vai encontrar por lá:

Mercado Municipal de Belo Horizonte

Queijaria do Salim, no Mercado Central de Belo Horizonte
Queijaria do Salim

O Mercado Municipal de Belo Horizonte existe desde 1929. Até 1964, as barracas funcionavam ao ar livre. O prédio atual foi construído em tempo recorde e tem uma comodidade impensável na maioria dos espaços do gênero: a garagem, que ocupa todo o piso superior. 

O edifício do Mercado Central ocupa todo um quarteirão do Centro da Cidade, com 14 mil metros de área.

Lá dentro, ver com os olhos e lamber com a testa já é uma delícia. Mas se a ideia for ir além do “olhar vitrines”, o Mercado Municipal de Belo Horizonte bate um bolão. 

Especialidades mineiras do Mercado Municipal de Belo Horizonte


Ele é o lugar certo para satisfazer o afã de trazer um pouco da viagem para casa — um pote de doce de leite, um sedutor queijo canastra e o maior tijolo de goiabada cascão Zélia que eu puder carregar prolongam minha estada em Minas, muito depois de eu ter feito o caminho de volta.

Se você quer comprar panelas de ferro, no Mercado Municipal de Belo Horizonte tem. Se veio atrás de artesanato, também vai encontrar. 

Fora a degustação in loco, que é a maior diversão em qualquer mercado —  no Mercado Central, o quilo de jabuticabas dificilmente sobrevive para atravessar a rua, na hora de ir embora.


Mercado Municipal de Belo Horizonte
Um toque modernista na arquitetura do Mercado

Desta vez, fui apresentada a um pão de queijo simplesmente divino, no Café de Dona Diva — sabe aqueles de textura bem suave, que parecem de nuvem?

Recentemente, o Mercado Municipal de Belo Horizonte ganhou um espaço com mesas e banquinhos, onde os frequentadores podem tomar um chopinho e saborear as famosas empadas e demais tira-gostinhos light (#sqn 😀), tipo torresmo e outras seduções mineiras. Programaço!

Mercado Municipal de Belo Horizonte/ Mercado Central 
Av. Augusto de Lima n° 744, Centro
De segunda a sábado, das 7h às 18h. Domingos, das 7h às 13h. Experimente a goiabada Zélia e o queijo canastra da Queijaria do Salim. São simplesmente de rasgar a roupa.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: 


Para ver mais posts sobre Minas e outros destinos brasileiros, clique nos ícones do mapa




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário