21 de junho de 2024

O que comer em Madri - callos e outras delícias

Callos a la madrileña, prato típico de Madri
Callos a la madrileña, meu prato preferido em Madri

Toda vez que eu penso em comer em Madri, já começo a sonhar com callos a la madrileña, com frutos do mar diversos, embutidos bem condimentados, presunto cru — o jamón — doces de gema e tapas variadas.

A culinária tradicional de Madri é deliciosa. E a cidade, como capital e centro do país, ainda oferece um apetitoso mosaico das cozinhas regionais — e de várias partes do mundo — em seus bares, restaurantes, tascas, mesóns e tabernas.

Taberna la Dolores em Madri
La Dolores é uma das tabernas mais tradicionais de Madri. Fica no Barrio de las Letras e vive abarrotada de gente
Tapas no Mercado de San Miguel em Madri
Hora das tapas: o ouriço gratinado e as trouxinhas de camarão são do Mercado de San Miguel

Nesse vasto cardápio de lugares para comer em Madri, você vai encontrar casas em todas as faixas de preço, o que garante que nenhum estômago fique a ver navios por conta de orçamento.

Você pode começar o dia com a dupla chocolate com churros ou com uma linda fatia de pão com tomate. Pode acalmar a fominha do meio da manhã com um suculento bocadillo de calamares ou uma fatia de tortilla de patatas

Pão com tomate em Madri
Em Madri é ótimo começar o dia com pão com tomate
Chocolate com churros em Madri
Mas também é ótimo quebrar o jejum com a dupla chocolate com churros, especialmente se for na Chocolatería San Ginés

Pode almoçar um sensacional cocido madrileño, embalar os drinques da happy hour com tapas azeitonas, de patatas bravas ou morcillas e encerrar a noite com um pratinho de sardinhas a la plancha.

Veja essas dicas para aproveitar a festa que é comer em Madri:

O que comer em Madri

Leia também: 
Onde comer e beber em Madri
Mercados de Madri: opções gostosas e baratas para comer na capital espanhola

Callos a la madrileña

Callos a la madrileña do restaurante Lhardy em Madri
Callos do Restaurante Lhardy, casa aberta em 1839 e frequentada  pela rainha Isabel II da Espanha

Callos a la madrileña são a versão local da dobradinha, preparada como um ensopado espesso, uma estrela da comida de cuchara (para comer com colher), perfeito para esquentar o corpo e a alma quando bate o friozinho.

A dobradinha é cozida muito lentamente em caldo de carne com molho de tomate. A lista de temperos é uma viagem de especiarias: pimenta, páprica, cravo, louro, noz moscada, tomilho, alecrim e alho. Na hora de servir, acrescentam-se rodelas de chorizo e morcilla e pedacinhos de jamón.

Sei que tem muita gente que torce o nariz para a dobradinha e os miúdos em geral — considerados comida de pobre. Mas afetar finezas costuma dar prejuízo, especialmente no capítulo gustativo. Que o digam os madrilenhos com seus callos, os romanos e florentinos com suas versões da trippa e outros sábios das panelas.

Cocido madrileño em Madri
cocido madrileño do Restaurante El Madroño estava ótimo

Cocido madrileño

Outra delícia que é a cara da capital espanhola é o cocido (cozido) madrileño, que lembra o cozido português (acompanhado de arroz) e o cozido baiano (servido com pirão).

O princípio é exatamente o mesmo: um ensopado de carnes de segunda, linguiças e vegetais, onde, no caso madrilenho, a estrela é o grão de bico — mas vamos também respeitar o repolho, as batatas, a cenoura...

Assim como o cozido no português, é costume servir o caldo do cocido madrileño separado dos demais ingredientes do prato, como uma sopa.

Prato de judías servido em Madri
Judías, ou nosso bom e velho feijão

Judías

O nome pode parecer diferente, mas as judías são ninguém menos do que o nosso velho e conhecido feijão, que pode aparecer (sempre cozidos no azeite de oliva) em saladas ou ensopados.

Quando bate o frio, eu adoro o feijãozinho madrilenho ​preparado com muito azeite e toucinho de porco salgado, que resulta em um prato muito reconfortante.

Lulas a dorê em Madri
Os anéis de lula dentro do pão ficam ainda mais gostosos do que ao ar livre

Bocadillo de calamares

Esse sanduíche de lula é servido em tudo quanto é canto em Madri e seu sucesso é justificadíssimo.

Fico encantada com o poder quer pode ter um pão francês recheado com anéis de lula a dorê (empanadas e fritas) de provocar tanta felicidade, especialmente quando devorado quando bate aquela fome do final de uma manhã — quando, em Madri, sempre será muito cedo para almoçar.

A simplicidade é sábia, queridos e queridas leitoras...

Mercado de San Miguel em Madri
Tapear é bom e eu gosto

Tapeo em Madri

Não sei quem inventou o tapeo, esse delicioso esporte característico de todas as regiões do território espanhol. Só sei que essa é uma grande criação da humanidade, no capítulo culinário.

Ir de tapas, ou sair de bar em bar tomando uns tragos e beliscando tira-gostos variados, é uma tradição antiga — antes que a tchurma do bar-hopping ache que inventou a roda. 

Croquetes, tapas típicas de Madri
Tapas típicas de Madri
Os croquetes (no alto) são tapas muito populares em Madri. Mas às vezes basta uma torradinha bem acompanhada

Tapear geralmente é um encontro de amigos compartilhando pratinhos vários. Tem a ver com celebrar a vida, com exorcizar o estresse do escritório depois do expediente, com socializar fora das telas do celular...

E, claro, tem a ver com elas, as tapas. As mais populares são as patatas bravas (cozidas al dente, fritas no azeite, temperadas com páprica e pimenta), a tortilla de patatas (fritada de ovos e batata, com ou sem chorizo), os croquetes de vários sabores (os de jamón são ótimos) e  as gambas al ajillo (camarões refogados no azeite com muito alho e pimenta).

Mas quando se fala de tapas, o céu é o limite. Andei gostando muito das derivações com queijo manchego (com mel e nozes fica perfeito).


Mais sobre Madri
Comer e beber em Madri
Dicas de hospedagem em Madri (Chueca, Gran Vía e Lavapiés)
Passeios e atrações em Madri
6 Museus em Madri pra ir depois do Prado, do Reina Sofia edo Thyssen
Madri desencanada: Chueca e Malasaña
Domingo em Madri: o Rastro e o Retiro
Roteiro em Madri: da Praça de Espanha ao Palácio Real
Passeio pelo Barrio de las Letras
Um passeio pelo Século de Ouro (e todas as atrações são grátis!)
Roteiros literários: a Madri dos Áustrias 
Prado, Reina Sofia e Thyssen: três museus que valem a viagem
Do Natal à Festa de Reis: o animadíssimo fim de ano em Madri
Ano Novo em Madri: como é a festa na Porta do Sol

A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário