12 de julho de 2014

Comer bem em Madri - Mercado de San Miguel e outros lugares bacanas no Centro

Mercado de San Miguel, Madri
O Mercado de San Miguel, no coração do Centro Histórico de Madri, é lugar pra comer bem e gastar pouco
Sim, eu amo os museus, o alto astral, o patrimônio e a história da capital espanhola. Mas eu preciso confessar que meu amor pela cidade não fica só no plano espiritual. Ele tem um lado voraz e voluptuoso, pois comer bem em Madri é muito fácil.

Minha última passagem pela cidade (na volta da Andaluzia, onde também comi como uma rainha) foi planejada exatamente para matar a saudade dos sabores de Madri, que eu tanto amo.

Callos a la madrileña, prato típico de Madri, e doces da confeitaria La Mallorquina
A vitrine de La Mallorquina e um sedutoríssimo prato de Callos a la Madrileña. Tem coisa melhor que reencontrar velhos amores?

Como eu tinha apenas um dia e meio na cidade, concentrei a farra gustativa ao Centro Histórico de Madri, com destaque para o Mercado de São Miguel, que eu adoro.

Veja quatro lugares bacanas pra comer bem em Madri sem gastar muito:

Onde comer bem em Madri


Mercado de San Miguel 
Plaza de San Miguel s/n, a uma quadra da Calle Mayor. A estação de Metrô mais próxima é Ópera, mas Puerta del Sol também ficam a uma distância confortável.

🕒 Aberto diariamente. Às segundas, terças, quartas e domingos, funciona das 10h à meia noite. Nas quintas, sextas e sábados a farra mais vai longe: fecha às duas da manhã.

Frutos do mar do Mercado de San Miguel, em Madri
As sensacionais navajas na companhia ilustre de vieiras (esq) e ostras fresquinhas. Abaixo, os deliciosos ouriços e e as trouxinhas de bacalhau. Resumindo: eu queria morar no Mercado de San Miguel ❤️

Frutos do mar do Mercado de San Miguel, em Madri


Qualquer passada pelo Mercado de São Miguel é uma orgia. Adoro passar de balcão em balcão, provando a estonteante variedades de coisas gostosas ao alcance do meu paladar (e bolso).

Nesta visita, gostei demais do preparo dos ouriços, gratinados e servidos na "casquinha". As trouxinhas de bacalhau, feitas com uma  massa muito fininha e delicada, desmanchavam na boca.

E amei descobrir as navajas, um tipo de marisco comprido, cujo casco realmente lembra uma navalha e tem dentro uma carninha muito branquinha, com um sabor bem parecido com as vieiras.


Frutos do mar do Mercado de San Miguel, em Madri
É assim que a gente escolhe frutos do mar no Mercado de San Miguel

As navajas são preparadas na hora, à vista da freguesa, temperadas com sal e azeite e com gotinhas de limão (estas, só na hora de servir). Divinas!

O Mercado de San Miguel tem cerca de 30 bancas de frios e embutidos, queijos, frutas, frutos do mar, carnes, pastelaria, doces, massas e outras especialidades.

Balcão de frios do Mercado de San Miguel, em Madri
Um tentador balcão de frios do Mercado de San Miguel

Tem comida pronta (que você pode comprar para levar ou degustar na hora), mas acho que a grande graça é escolher os mariscos no balcão, observar o preparo e lavar a alma com os bichinhos recém saídos do fogo.

Como estamos na Espanha, o ritual pode e deve ser acompanhado de uma taça de vinho ou de cava, ou de uma copita de jerez.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: Feiras e Mercados - Índice

Confeitaria La Mallorquina, Madri
La Mallorquina: fábrica de delícias desde o final do Século 19

La Mallorquina 
Calle Mayor nº 2, na Puerta del Sol. 🕒Aberta diariamente, das 9h às 21:15h.

La Mallorquina é uma confeitaria que aprendi a amar desde a minha primeira passagem por Madri. A casa é uma instituição madrilenha, ocupando seu posto na esquina da Calle Mayor com a Porta do Sol desde o final do Século 19.

Acho que esta foi a primeira vez que encontrei La Mallorquina sem uma multidão acotovelada em torno do balcão (e até tinha lugar para sentar no salão de chá, no primeiro andar).

Fui lá pensando nas yemitas (um docinho de gemas enrolado como brigadeiro), mas os marrons-glacê da vitrine me fizeram ampliar o pedido. E quer saber: eles também fazem uns macarons bem bacaninhas...

Casa Ferpal, Madri
Ferpal: vitrine sedutora é isso

Ferpal 
Calle de Arenal n° 7.

A Ferpal é uma mercearia elegante do Centro Histórico de Madri, ótima para se experimentar especialidades espanholas diretamente no balcão, acompanhadas de vinho. Se quiser uma refeição mais sossegada, tem um restaurante sempre lotado, no primeiro andar.

A verdade é que eu não resisto à vitrine da Casa Ferpal. Juro que só estava passando pela Calle Arenal a caminho do Monastério de las Descalzas Reales, mas aquela exibição explícita de defumados e queijos, à luz do dia e sem qualquer pudor, é o tipo de provocação que eu costumo aceitar.

Casa Ferpal, Madri
Este é bem o tipo de provocação que eu costumo aceitar

A Ferpal é uma velha conhecida, onde bato o ponto em todas as passagens por Madri. Sou louca pelos sanduíches de frutos do mar no pão de miga e de tapeios madrileños, que eu devoro recostada no balcão.

Passei por lá tipo 11 e pouco da manhã, momento perfeito para lasquinhas de jamón pata negra com duas tacinhas de Cava. Nem preciso dizer que o meu destino final, o Convento das Descalzas, ficou pra uma próxima visita a Madri 😀.

⭐ La Antoñita
Cava Baja nº 14, La Latina

Restaurante La Antoñita, La Latina, Madri
La Antoñita: tradições madrilenhas com leitura moderninha

A vantagem de se hospedar em La Latina é que você não vai para a night. Você já está nela. Basta uma caminhadinha pela vizinhança do hostal e a gente esbarra em lugares interessantes.

Foi assim que encontrei o La Antoñita. Pequeno, aconchegante e com astralzinho jovem e descolado, é um bom lugar para uma refeição despretensiosa.  O restaurante se apresenta como o lugar para provar uma “divertida cocina de mercado” e funciona no térreo de um hotel boutique, a Posada del Dragón.

O atendimento do La Antoñita é muito simpático, o ambiente é agradável e os preços são bem razoáveis. Os pratos são finalizados em um fogão que fica à vista do freguês, em um ambiente separado do salão apenas por um balcão.

Tinha parado só para bebericar, mas, ao dar uma olhada no cardápio, vi que a casa serve callos a la madrileña, um prato que eu simplesmente adoro.

Os callos do La Antoñita vêm numa porçãozinha gourmet — talvez uma tentativa de refinar a dobradinha à moda de Madri —, mas estavam deliciosos. Acho que eu teria repetido 😃

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Eu eu por aqui,comendo arroz,feijão, batata frita e ovo, como bom carioca.

    Fazer o que não é?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, arroz, feijão, batata frita e ovo também são deliciosos :)

      Excluir