25 junho 2024

Roteiro por Ávila, Salamanca e Segóvia - dicas práticas

Muralhas de Ávila na Espanha
Quem curte história se esbalda caminhando sobre as Muralhas de Ávila

Fazia muito tempo que eu vinha planejando um roteiro por Ávila, Salamanca e Segóvia, três belíssimas cidades da Espanha, muito próximas de Madri, na Comunidade Autônoma de Castela e Leão.

Essa viagem só desencantou agora, em abril de 2024 e superou todas as expectativas. O roteiro por Ávila, Salamanca e Segóvia é muito fácil de organizar, consome pouco tempo com deslocamentos e me deixou frente a frente com belezas inesquecíveis.

Centro Histórico de Salamanca
Animada e boêmia, Salamanca tem uma beleza de deixar a gente boba
Alcázar de Segóvia na Espanha
O Alcázar é uma das atrações inesquecíveis de Segóvia

Eu até já tinha feito um bate e volta a Segóvia, em 2017 — adorei e achei pouco o tempo que tive pra ver a cidade do Aqueduto. Desta vez, fazendo o roteiro pelas três cidades, me esbaldei na história,  paisagens e boa gastronomia de Castela e Leão.

Reservei cinco noites, duas em Ávila, duas em Salamanca e uma em Segóvia, saindo de Madri e retornando à capital espanhola.

Veja todas as dicas pra ver essas três beldades de Castela e Leão num um roteiro bem redondinho. No final do post tem um mapa com todas as informações de transporte, hospedagem e atrações.

Roteiro por Ávila, Salamanca e Segóvia

Estação Príncipe Pio em Madri
Nosso roteiro começou na Estação de Trens Príncipe Pio, em Madri

Leia também:
O que comer em Ávila, Salamanca e Segóvia

Quanto tempo reservar para Ávila, Salamanca e Segóvia - o que ver nas cidades

Duas noites em Ávila

Por tudo que eu tinha visto e lido sobre Ávila, já sabia que ia ficar encantada pela cidade. Seguindo as recomendações de Cecília e Toni, do blog ecanal no youtube Espanha Total — excelente fonte de informações para este roteiro e para a Espanha em geral — reservei um dia inteiro para ver cidade, com duas noites de estadia.

Muralhas de Ávila na Espanha
Ávila na Espanha
Ávila é famosa pelas muralhas, mas tem muitos encantos mais

Chegamos no final da tarde do dia 17 de abril, passeamos pela cidade e deixamos as atrações mais pedaçudas para o dia seguinte. Seguimos de Ávila para Salamanca no começo da manhã do dia 19. Foi a estadia perfeita pra ver os principais encantos da cidade, ainda que não tenha esgotado o cardápio de atrações.

Ávila, fundada no Século 11, é famosa por sua muralha românica, que rende vários passeios. Recomendo caminhar pelo alto das fortificações, bater pernas à sombra dela, pelo lado de dentro e pelo lado de fora e contemplá-la de longe, do estratégico Mirador de Quatro Postes, quando ela fica dourada pelo sol poente.

Catedral de Ávila na Espanha
Cripta da Catedral de Ávila na Espanha
A Basílica de San Vicente de Ávila é deslumbrante. No alto, um detalhe do portal principal. Acima, o altar dourado da Cripta

Mas Ávila tem muito mais, especialmente no quesito arquitetura religiosa, com destaque para sua deslumbrante Catedral, do Século 12, e a Basílica de San Vicente, do mesmo período. Sem contar os inúmeros palácios medievais que margeias as ruas estreitas da cidade.

Claro que vai ter um post detalhadinho sobre meus passeios em Ávila.  Quando for publicado, ponho o link aqui.

Duas noites em Salamanca

Tivemos praticamente dois dias líquidos para ver Salamaca. Chegamos no meio de uma manhã, dormimos duas noites e seguimos para Segóvia no começo da manhã do terceiro dia. Foi tempo suficiente pra ficarmos deslumbradas com essa cidade famosa por sua Universidade, fundada no Século 12 — a mais antiga da Espanha.

Catedral Nova de Salamanca na Espanha
A Catedral Nova de Salamanca é deslumbrante

Só os edifícios das escolas da Universidade de Salamanca já seriam um espetáculo, mas a cidade deixa a gente tonta com o conjunto de seu patrimônio histórico composto por palácios, igrejas — a Catedral Nova (Século 16), a Catedral Velha (Século 12), ao lado da Igreja e Convento de Santo Estevão são exemplos arrebatadores.

Centro Histórico de Salamanca na Espanha
Aliás, todo o Centro Histórico de Salamanca é um escândalo de lindo

A Plaza Mayor de Salamanca é deslumbrante e sua Ponte Romana é um espetáculo. Mas Salamanca também nos fala de tempos mais recentes, com seu lindo Museu de Art Nouveau e Art Déco — imagina se eu amei —, instalado em um palacete modernista, a Casa Lis. E de tempos difíceis, mas que precisam ser conhecidos, no Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola.

Logo mais tem um post bem detalhado sobre as atrações de Salamanca.

Aqueduto de Segóvia na Espanha
Segóvia, a cidade do Aqueduto — e de muitos encantos mais

Uma noite em Segóvia

Desde que estive em Segóvia pela primeira vez, em um bate e volta, tive certeza de que queria voltar para passar uma noite na cidade, ver seu Aqueduto Romano iluminado e curtir suas ruas encantadoras à luz dos lampiões.

Esse retorno, portanto, foi lindo. Chegamos a Segóvia no final da manhã e partimos no meio da tarde do dia seguinte, com bastante tempo para rever o Aqueduto, o Alcázar, as muralhas e outros encantos.

Catedral de Segóvia na Espanha
Claustro da Catedral de Segóvia
Igreja de San Martín em Segóvia
Esta linda Pietá está na Igreja de San Martín
Antiga Sinagoga de Segóvia (Igreja do Espírito Santo)
A decoração da coluna na antiga sinagoga de Segóvia reproduz folhagens e flores, como era característico na arquitetura religiosa judaica

Com mais tempo em Segóvia, pude visitar com calma sua Catedral, a bela igreja Românica de San Martín, a antiga Sinagoga (hoje Igreja do Espírito Santo) e a comovente Casa Museu de Antonio Machado, uma humilde pensão onde o poeta viveu por quase uma década.

Casa Museu Antonio Machado em Segóvia na Espanha
A Casa Museu Antonio Machado é comovente

A visita à Casa de Antonio Machado foi inesquecível — como a visita à Casa de Garcia Lorca em Granada. Ver a casinha simples e acanhada onde ele alugava um quarto lembrando dos versos de um poeta tão grande é uma experiência que eu recomendo a todo mundo.

Veja as dicas:
O que fazer em Segóvia
Casa Museu de Antonio Machado em Segóvia

Deslocamentos entre Madri, Ávila, Salamanca e Segóvia

Estação Ferroviária Príncipe Pio em Madri
Nossas passagens foram compradas com antecedência, pela internet. Mas ao lado do embarque há máquinas para a venda automática de bilhetes

Dá para fazer todos os deslocamentos desse roteiro de trem, que é o meio de transporte mais rápido. Mas na época que comprei as passagens (com cerca de um mês de antecedência), não encontrei bilhetes de trem para ir de Salamanca a Segóvia nem para o retorno de Segóvia a Madri. O ônibus, portanto, foi a opção restante.

Os deslocamentos ficaram assim:

🚆Trem de Madri a Ávila – com partida da Estação Príncipe Pio, integrada ao Metrô de Madri (linhas 6, 10 e R). O bilhete, comprado pelo site Trainline (que acho muito útil para encontrar passagens na Europa), custou  € 13,85, com IVA incluído.

Estação Ferroviária Príncipe Pio em Madri
Trem de Madri para Ávila
Minha malinha velha de guerra (a branca) ficou muito bem acomodada no bagageiro do trem de Madri para Ávila

A viagem de trem de Madri a Ávila durou 1h30, com paradas em cidades do caminho. Saímos de Madri às 16h e chegamos a Ávila com bastante tempo pra curtir o final de tarde na linda cidade amuralhada.

Estação Ferroviária de Ávila na Espanha
O ponto de táxis da Estação Ferroviária de Ávila fica bem em frente à porta de saída

A estação ferroviária de Ávila fica fora do Centro Histórico. Para poupar a arrastação de malas na caminhada de cerca de 1,5 km até nossa hospedagem, dentro das muralhas, tomamos um táxi que custou € 5.

Trem de Ávila para Salamanca na Espanha
Pegamos o trem de Ávila para Salamanca no começo da manhã

🚆Trem de Ávila a Salamanca - saímos de Ávila às 9:09h da manhã (o táxi do hotel para a Estação ferroviária custou € 8) e chegamos a Salamanca às 10:40 (1h31 de viagem). O bilhete custou os mesmos € 13,85 (com IVA incluído) que havíamos pago pelo trajeto anterior.

Estação Ferroviária de Salamanca na Espanha
Salamanca na Espanha
O caminho da Estação Ferroviária de Salamanca até o hostal era plano e quase todo protrgido por pórticos

Como a Estação Ferroviária de Salamanca fica a penas 1 km da nossa hospedagem, um percurso totalmente plano, fomos andando para o hostal. Depois eu descobri que há uma estação secundária, chamada La Alamedilla, que era ainda mais perto de onde nos alojamos (200 metros).

🚍 Ônibus de Salamanca para Segóvia - esse foi o percurso mais longo desse roteiro, com três horas de duração, pois foi necessário fazer baldeação em Ávila. De trem, o itinerário teria nos consumido apenas 1h10.

Estação Rodoviária de Salamanca na Espanha
A Estação Rodoviária de Salamanca fica a cerca de  2 km do Centro Histórico da cidade
O ônibus de Salamanca para Segóvia faz baldeação em Ávila

Também foi o trajeto mais caro:  € 18,63 por pessoa (pesquisando agora, vi que o trem de Salamanca a Segóvia custa a partir de € 8,35). A passagem de ônibus também foi encontrada no site Trainline.

A Estação Rodoviária de Salamanca, de onde nosso ônibus saiu às 8:30, fica a 1,8 km do nosso hostal. Não tivemos dúvida em chamar um tele táxi. A corrida custou € 8. Chegamos a Segóvia às 11:30 da manhã. Nosso hotel fica a 800 metros da Estação Rodoviária da cidade e o jeito mais prático de chegar lá foi caminhando.

🚍 Ônibus de Segóvia para Madri - A viagem rodoviária de Segóvia a Madri durou 1h20, com chegada na Estação de Moncloa, conectada ao metrô (linhas 3 e 6). A passagem custou € 7,10.

Até chamamos um táxi para ir do hotel até a Estação Rodoviária de Segóvia, mas demorou tanto que resolvemos caminhar. Apesar das malas, o trajeto é bem tranquilo, praticamente sem obstáculos.

Estação Rodoviária de Segóvia na Espanha
Até a Estação Rodoviária de Segóvia tem decoração em esgrafiado (no alto) na fachada. Essa técnica é uma das marcas da cidade

Também foi muito tranquilo ir da Rodoviária de Moncloa, em Madri, até a nossa hospedagem, na Gran Vía. O hostal que escolhemos fica exatamente em frente à Estação Callao, da Linha 6, quatro paradas adiante.

Madri e Segóvia estão conectadas pelo trem de alta velocidade AVE e o trajeto ferroviário leva apenas 27 minutos. As estação utilizadas são Madri-Chamartin (conectada ao metrô pelas linhas 1 e 10) e Segóvia-Guiomar, que fica a fora da cidade, a 5 km do Centro Histórico, mas é muito bem servida por uma linha de ônibus circular.

A passagem de trem entre Segóvia e Madri custa fica na casa dos € 11.

Hospedagem em Ávila, Salamanca e Segóvia

Hospedagem em Ávila

Hotel Palácio de Monjaraz em Ávila na Espanha
Além de muito confortável, minha acomodação no Palácio de Monjaraz tinha um generoso balcão

Hotel Palácio de Monjaraz

🏨 Calle Bracamonte nº 6, Centro Histórico
💲 Diárias (em abril 2024): € 46,80 já com o IVA incluído, no apartamento duplo, sem café da manhã.

O Palácio de Monjaraz foi, sem qualquer dúvida, a melhor hospedagem deste roteiro por Ávila, Salamanca e Segóvia, considerando o conforto, o capricho e o preço (este, imbatível).

O hotel está instalado em um palácio de verdade, do Século 16, dentro das Muralhas de Ávila e a apenas 120 metros do Arco Mariscal, uma das entradas da cidade amuralhada.

Hotel Palácio de Monjaraz em Ávila na Espanha
O apartamento, bem grandão, tem essas duas camas de solteiro e mais uma de casal

As características originais do Palácio de Monjaraz estão muito bem preservadas e a decoração do hotel exibe muitas peças de época. O conforto, porém, é bem Século 21.

Ficamos em um quarto enorme 9cerca de 30 m²), com um balcão debruçado para a Capela de Mosen Rubí e para o horizonte de Ávila.

Hotel Palácio de Monjaraz em Ávila na Espanha
Minha cama, já devidamente bagunçada

O apartamento tinha duas camas de solteiro e uma cama de casal, banheiro privativo amplo e bem cuidado, com banheira e chuveiro (de verdade, nada daqueles telefoninhos irritantes) separados e secador de cabelos.

O quarto também tinha uma TV de tela plana, da qual sequer tive tempo de tomar conhecimento.

Adorei a cama confortabilíssima, bons travesseiros e lençóis e dormi muito bem nas duas noites que passei lá. Fazia muito frio em Ávila, mas o quarto estava quentinho e aconchegante.

Hotel Palácio de Monjaraz em Ávila na Espanha
O banheiro amplo e bem cuidado tinha até chuveiro de verdade

O Hotel Palácio de Monjaraz tem não tem portaria 24 horas. A partir das 10h da noite, é preciso ligar para o recepcionista de plantão. Mas o atendimento é super solícito e eficiente.

O cartão automático que abre as portas dos apartamentos também funciona na porta da rua. Quem faz check-in remoto recebe um código para entrar na propriedade e recolher as chaves dos quartos.

O antigo pátio do palácio, no térreo, agora é um espaço coberto que funciona como sala de estar. As acomodações dos hóspedes ficam no primeiro andar, acessado por uma escada.

Hospedagem em Salamanca

Hostal I Dream Salamanca

🏨 Paseo de Canalejas nº 14, Centro
💲 Diária: € 85 (com IVA e taxas incluídas) em apartamento duplo, sem café da manhã.

Localizado em frente ao simpático Parque de La Alamedilla e a apenas 700 metros do coração do Centro Histórico de Salamanca, o I Dream Salamanca tinha tudo para ser uma ótima opção de hospedagem. Mas ele foi o mais caro e o menos satisfatório dos alojamentos desse roteiro por Ávila, Salamanca e Segóvia.

Hostal I Dream Salamanca na Espanha
Com um pouquinho mais de atenção aos hóspedes, o hostal poderia ser uma ótima opção de hospedagem básica e bem localizada em Salamanca

Era só prestar mais atenção aos hóspedes. Reservamos o quarto duplo, enfatizando nossa opção por camas de solteiro. Pois não é que eu e Rose tivemos que passar a primeira noite no hostal dividindo uma cama de casal?

E olha que a gente ainda tentou uma solução imediata — e havia um quarto vago com duas camas de solteiro — mas não teve choro nem vela: o administrador, com quem só conseguimos falar por WhatsApp, fez o favor de nos prometer um quarto do jeito que reservamos para a noite seguinte — e as duas camas de solteiro do novo apartamento eram tão coladas uma na outra que quase não dava para perceber a diferença.

Hostal I Dream Salamanca na Espanha
Na hora do check-out, é só deixar a chave numa caixinha, no balcão da recepção
Alguns apartamentos têm uma varandinha

Esse atendimento descuidado — quando pedimos o controle remoto para ligar o ventilador de teto, por exemplo, recebemos piadinhas como resposta — derruba qualquer avaliação positiva que eu poderia fazer de uma hospedagem bem localizada, com instalações muito novas, limpas e com equipamentos de qualidade.

O acesso ao hostel I Dream Salamanca é feito por meio de um código para o desbloqueio das chaves na portaria. A senha é enviada para o WhatsApp do hóspede, no horário do check-in. Na saída, basta deixar as chaves em uma caixinha no balcão. As acomodações ficam no primeiro andar e o hostal não tem elevador.

Os dois apartamentos que ocupamos, um em cada noite de hospedagem, eram bastante compactos (cerca de 15 m²) e o primeiro deles tinha um pequeno balcão. O banheiro é pequenininho, mas bem resolvido e novíssimo.

Além do banheiro privativo, os apartamentos contam com mesa de trabalho, TV, aquecedor, secador de cabelos, ferro elétrico e uma arara para roupas com alguns cabides.

Hospedagem em Segóvia

Hotel ELE Acueducto

🏨 Avenida Padre Claret nº 10
💲 Diária: € 51
(com taxas incluídas), em apartamento duplo, sem café da manhã.

Hotel ELE Acueducto em Segóvia na Espanha
Só a vista do balcão do meu quarto já pagou a hospedagem
Gostei muito da estadia no Hotel ELE Acueducto, uma experiência muito superior à modesta nota de 7,3 que ele tem no Booking.

Sim, o hotel é convencionalão e até antiquado, mas está muito bem cuidado, limpo, com mobiliário em perfeitas condições e atendimento profissionalíssimo. Especialmente depois da estadia meio irritante no hostal moderninho de Salamanca, um pouco de hotelaria de antigamente caiu muito bem.

Hotel ELE Acueducto em Segóvia na Espanha
O Hotel é meio antigão, mas está muito bem cuidado

Ficamos no apartamento duplo com balcão, voltado para a beleza de Segóvia—a vista do Aqueduto Romano, da parte alta da cidade e dos campos a seu redor era muito linda.

Nosso apartamento, com cerca de 20 m², era espaçoso e bem resolvido, ainda que sem luxos. O banheiro era enorme, com chuveiro dentro da banheira — antigão, mas bem conservado.

Hotel ELE Acueducto em Segóvia na Espanha
O quarto e o banheiro são bastante espaçosos

O apartamento conta com ar-condicionado e aquecedor, mesa de trabalho, TV e cabides para roupas.

O hotel tem elevador, recepção 24 horas, restaurante/cafeteria e serviço de guarda-bagagem. Fica no meio de uma ladeira, mas não foi muito sofrido chegar lá com as malas. Afinal, ele fica a apenas 800 metros da Estação Rodoviária e a 600 metros da Plaza Azoguejo, onde para o ônibus que vem da Estação Ferroviária Segóvia-Guiomar.

Espanha na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.