17 de fevereiro de 2022

Malta: visita à Co-Catedral de São João, em Valeta

Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
Deslumbrante é um adjetivo tímido para descrever a Co-Catedral de São João

No mix de praias, gastronomia e patrimônio histórico que sempre vai ser a base de um roteiro em Malta, tem uma coisa que não pode faltar na sua lista: a visita à Co-Catedral de São João, em Valeta.

A igreja-sede dos Cavaleiros da Ordem de São João (os "cruzados de Malta") é a atração mais famosa do país — e com toda razão. Sua decoração interior, no mais estonteante Barroco, é apontada como uma das obras-primas desse estilo na Europa.

Capela da Língua Anglo-Bávara, Co-Catedral de São Joçao, Valeta, Malta
Capela da Língua Anglo-Bávara, uma das oito dedicadas às nacionalidades dos integrantes da Ordem de Malta

Bonita até dizer chega, grandiosa e imponente, a Co-Catedral de São João é também o lar de uma das telas mais famosas de Caravaggio, a Decapitação de João Batista, pintada em 1608 pelo artista italiano que, por um breve período, foi integrante da Ordem dos Cavaleiros de São João.

Localizada no coração de Valeta, a Co-Catedral de São João é a coisa mais bonita que você vai ver em um país que esbanja belezas. Veja como foi minha experiência: 

Pinturas de Caravaggio na Co-Catedral de São Joçao, Valeta, Malta
No Oratório, todo mundo hipnotizado pelas obras de Caravaggio: A Decapitação de São João (esq) e São Jeronimo



Visita à Co-Catedral de São João

Primeira recomendação: faça a visita à Co-Catedral de São João sem nenhuma pressa. Eu levei cerca de duas horas e meia percorrendo a igreja, embasbacada com a profusão de detalhes que adornam o templo-sede dos Cavaleiros de Malta.

Altar-mor da Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
Depois me conte quanto tempo você ficou parada contemplando o altar-mor
 
Co-Catedral de São João, Valeta, Malta

Tudo é espetacular na Co-Catedral de São João. O piso é totalmente recoberto de mosaicos em mármore, lápides de cerca de 400 integrantes da Ordem de Malta sepultados na igreja.

E bastaria o altar-mor pra valer a visita à Co-Catedral. A representação do batismo de Cristo por São João, esculpida em 1703 em um único bloco de mármore, parece sugar toda a luz, deixando de coadjuvante a profusão de detalhes decorativos que rodopiam em volta. Lindo demais.


Pinturas do forro da Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
As pinturas no forro da Co-Catedral contam a vida de São João Batista e feitos dos cruzados de Malta

Pinturas do forro da Co-Catedral de São João, Valeta, Malta

As capelas laterais da Co-Catedral aludem a cada uma das nacionalidades dos cavaleiros cruzados e parecem estar em acirradíssima competição para exibir a decoração mais rebuscada. 

E o forro, ah, o forro é uma vertigem de pinturas narrando a vida de São João Batista e proezas dos cruzados, com destaque para a resistência ao Cerco de Malta.

Dá pra dizer que estonteante é um adjetivo até comedido, se aplicado à Co-Catedral de São João.

"A Decapitação de São João Batista", de Caravaggio, na Co-Catedral de São João, em Valeta
A Decapitação de São João Batista, de Caravaggio: drama, beleza e revolução

Quando eu achei que já havia sido sacudida de todas as formas pelos impactos visuais da igreja dos cruzados, cheguei ao Oratório da Co-Catedral e fiquei paralisada diante de A Decapitação de São João Batista, um espetáculo de obra de ninguém menos do que Michelangelo Caravaggio, cara que só não é meu pintor favorito porque o universo também urdiu El Greco e Torres-García.

Realizada em 1608, A Decapitação de São João Batista é apontada por estudiosos como a pintura-ícone do Século 17. Uma revolução estética. 

Eu não entendo tanto de arte assim pra concordar ou discordar, mas a força dramática daquela tela, reforçada pelo famoso chiaroscuro que celebrizou Caravaggio, funcionam como soco de beleza.

A Decapitação de São João, de Caravaggio, na Co-Catedral de São João, em Valeta, Malta
Cercada pela decoração feérica, a tela de Caravaggio monopoliza os olhos e acelera o coração

Pela quantidade de gente de boca aberta diante do quadro, acho que não fui a única a levar a cacetada. É difícil desgrudar os olhos, até mesmo para ir procurar outra tela do mesmíssimo Caravaggio, (São Jeronimo), que também está exposta no Oratório da Co-Catedral. 

As capelas da Co-Catedral de São João

Depois de ficar um tempo boquiaberta com Caravaggio e com o altar-mor da Co-Catedral de São João, é hora de explorar as nove capelas laterais da igreja, um alvoroço de beleza, uma palpitação de entalhes, cores, reviravoltas e preciosidades.

Capela da Língua de Aragão na Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
Capela da Língua de Aragão

Capela da Língua Provençal na Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
São Miguel arcanjo na Capela da Língua Provençal

É difícil destacar a mais espetacular dessas capelas, mas a que mais me chamou a atenção é a dedicada a Nossa Senhora de Philermos, um ícone bizantino ao qual são atribuídos diversos milagres. A imagem acompanhou os cruzados de Rodes até Malta e representa a padroeira dos Cavaleiros Hospitalários.

O ícone já não está em Valeta. Foi levado pelos cruzados quando as tropas napoleônicas expulsaram os cavaleiros de Malta, em 1798, e hoje faz parte do acervo do Museu de Arte e História de Cetinje, antiga capital real de Montenegro.

Também chamada de Capela do Santíssimo Sacramento, a Capela de Nossa Senhora de Philermos é adornada por belíssimas pinturas, um altar em mármore e preserva as chaves de fortalezas tomadas pelos cruzados em batalhas que, acreditavam eles, teriam sido vencidas por intercessão da Virgem Maria.

Capela da Língua Alemã, Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
Circulando entre as capelas, a sensação é de estar percorrendo um labirinto de esplendor decorativo. Lá no fundo, o crucifixo da Capela da Língua Alemã
Co-Catedral de São João, em Valeta, Malta
E nunquinha, jamais esqueça de olha para cima

As outras oito capelas representam as nacionalidades dos integrantes da Ordem de Malta, divididos pelas línguas que falavam e dedicadas aos santos da devoção de cada grupo.

Lá estão a Capela da Língua Auvérnia (França), dedicada a São Sebastião, a Capela da Língua Aragonesa, homenageando São Jorge, a Capela das Línguas Castelhana, Leonesa e Portuguesa, consagrada a São Tiago, a Capela da Língua Anglo-Bávara, que celebra São Carlos Borromeu, Capela da Língua Provençal, devotada a São Miguel Arcanjo, a Capela da Língua Francesa, alusiva à conversão de São Paulo, a Capela da Língua Italiana, oferecida à Imaculada Conceição e a Santa Catarina de Alexandria, e a Capela da Língua Alemã, ofertada à Epifania. 

A Co-Catedral de São João também abriga um museu cheio de preciosidades artísticas. Infelizmente, ele estava fechado no dia em que visitei a igreja. 

Fachada da Co-Catedral de São João, em Valeta, Malta
A pedra cor de mel típica das construções de Malta "aquece" o visual "comedido" da fachada da Co-Catedral 

Um pouquinho da história da Co-Catedral de São João

Pra entender a importância da Co-Catedral de São João, é bom lembrar sua história. Em 1565, o Império Otomano tentou repetir em Malta o sucesso militar que já havia obtido em Rodes, em 1522. Ao longo de quatro meses, 40 mil soldados turcos assediaram as muralhas da então capital maltesa, Birgù, e as cidades de Senglea e Cospicua.

Sobre o cerco e a conquista de Rodes, veja este post:
Rodes, a cidade dos cavaleiros cruzados  

A Imagem de Santiago, na Capela das Línguas Castelhana, Leonesa e Portuguesa. À direita, a tumba do grão-mestre Marc'Antonio Zondadari, que comandou a Ordem de Malta no começo do Século 18


Contando com 500 cavaleiros hospitalários, 2,5 mil soldados da ordem e 3 mil combatentes malteses, a Ordem dos Cavaleiros de São João (nome oficial dos cruzados de Malta) resistiu aos turcos, que acabaram desistindo de tomar o arquipélago.

Mas, ao final do cerco, os cruzados decidiram mudar novamente sua capital e construir a cidade de Valeta, em uma península em frente a Birgù (antes, já haviam mudado a capital de Mdina para Birgù). 

Pra saber mais sobre as chamadas Três Cidades de Malta:
Três Cidades, Malta: o que fazer em Birgù, Senglea e Cospicua

Sobre a deslumbrante primeira capital de Malta:
Os encantos de Mdina, Malta

Capela da Língua Francesa na Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
O azul e o dourado da Capela da Língua Francesa, uma das mais rebuscadas da Co-Catedral de São João

Capela da Língua Francesa na Co-Catedral de São João, Valeta, Malta

É no contexto dessa vitória por um triz sobre os otomanos que vai ser construída a igreja de São João, originalmente destinada a ser o templo conventual dos cruzados. Só em 1820 a sede espiritual da ordem seria elevada à condição de co-catedral, dividindo funções com a Catedral de São Paulo, localizada em Mdina.

A construção da igreja até que foi rápida. Em apenas cinco anos (de 1572 a 1577), a sede espiritual dos Cavaleiros de São João estava pronta, com sua vasta fachada maneirista, talhada na pedra cor de mel característica de Malta, dominando o centro da nova capital dos cruzados, Valeta.

O esplendor barroco de seu interior, porém, iria esperar cerca de 100 anos para ser acrescentado ao pacote.

Co-Catedral de São João, em Valeta, Malta
O piso da nave principal e das capelas laterais é totalmente recoberto por belos mosaicos em mármore. São as lápides dos cavaleiros sepultados na igreja. Os mais proeminentes ganharam monumentos funerários mais vistosos (à direita)

Os trabalhos da decoração interna da Co-Catedral de São João foram liderados pelo artista calabrês Mattia Preti, que chegou a Malta em 1661, convidado especialmente pelo então grão-mestre Raphael Cotoner para embelezar a igreja. 

A profusão de entalhes e pinturas nas paredes internas e as espetaculares pinturas do forro são os principais trabalhos de Pretti. 

Oratório da Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
É totalmente permitido ficar embasbacada diante das pinturas de Caravaggio, mas não deixe de olhar as demais obras de arte, tá? 😊

Oratório da Co-Catedral de São João, Valeta, Malta

Caravaggio em Malta

Sabe-se pouco sobre a biografia do cidadão Michelangelo Merisi, que entrou para a história como Caravaggio (o nome de sua cidade natal, na Lombardia). Mas é certo que ele chegou a Malta fugido, já que fora acusado de assassinato em Roma, onde levava uma vida de bebedeiras e arruaças.

Passados nebulosos, porém, não eram inéditos entre os cruzados — abraçar a ordem dos monges combatentes, com voto de castidade e de pobreza, muitas vezes era uma forma de superar biografias digamos... intrincadas.

São Jerônimo, de Caravaggio, na Co-Catedral de São João, Malta
São Jeronimo, o outro Caravaggio da Co-Catedral

Em Malta, Caravaggio começou a ser comissionado por alguns cruzados para pintar seus retratos. Fez tanto sucesso que acabou admitido na Ordem de São João e viveu um breve período de honras e paparicos.

A festa durou pouco mais de um ano. Logo o pintor estaria novamente foragido, rumo a Nápoles, onde formou vários discípulos, fez dívidas e inimigos.

Em 1610, apenas dois anos após pintar A Decapitação de São João Batista e dividir as águas da pintura com seu radical contraste entre luz e sombra, Caravaggio morreu na Toscana, provavelmente de uma infecção decorrente de um ferimento de espada sofrido em mais uma refrega. 

Tem mais Caravaggio aqui na Fragata:
Dois gênios da luz em Amsterdã: a exposição de Rembrandt e Caravaggio
Cara
vaggio na Igreja de San Luigi dei Francesi, em Roma
Caravaggio em Nápoles

Entrada de visitantes da Co-Catedral de São João, em Valeta, Malta
Entrada de visitantes da Co-Catedral de São João

Co-Catedral de São João
Triq San Gwann s/n (St John’s Square ou Praça de São João)
Entrada de visitantes: Great Siege Square, na Republic Street

Horários: 
de segunda a sexta, das 9:30h às 16:30h Sábados, das 9:30h às 12:30h. Fechada aos domingos e feriados.

Ingressos: € 15. Estudantes e maiores de 60 pagam € 12. Crianças até 12 anos não pagam entrada, mas precisam estar acompanhadas por um adulto.

O bilhete de entrada na Co-Catedral dá direito ao audioguia, que traz explicações em 8 idiomas (maltês, inglês, francês, alemão, espanhol, japonês e russo).

Capela da Língua Alemã, Co-Catedral de São João, Valeta, Malta
Capela da Língua Alemã

 Vestimenta: evite roupas muito decotadas ou muito curtas, shorts, tops e assemelhados (o que é meio difícil, no calorão que faz em Malta na maior parte do ano). Caso você esteja vestida de modo “muito verão”, a administração da Co-Catedral empresta xales e cangas (mesmo esquema das igrejas e mosteiros ortodoxos da Grécia).

Para não danificar os mosaicos dos pisos da igreja, é proibido entrar usando salto alto.

 
Mais sobre Malta




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário