5 de outubro de 2017

Roteiro pelo Panamá e Guatemala: 2 semanas na América Central


Arco de Santa Catalina em Antígua Guatemala

O Arco de Santa Catalina é a imagem mais conhecida da belíssima Antigua Guatemala



As águas cristalinas de San Blas, a majestade das pirâmides maias de Tikal, o passado colonial de Antigua, a moldura dos vulcões em torno do Lago de Atitlán...

Minhas férias de 2017 foram inesquecíveis. Fiz um roteiro pelo Panamá e Guatemala, vi paisagens lindas e cenários históricos. Descobri tradições fascinantes e provei uma culinária deliciosa.

Passei duas semanas na América Central (13 dias). A Guatemala foi o meu destino principal, mas aproveitei que o voo era com a Copa Airlines para um stopover no Panamá — de tanto fazer conexão no Aeroporto de Tocumen, já estava na hora de dar uma olhadinha no país do canal.

Praia em San Blás no Panamá
Praia em San Blás no Panamá

San Blas, no Panamá, é um pedacinho do paraíso


➡️ Fiquei duas noites na Cidade do Panamá, tempo suficiente para um bate e volta ao Arquipélago de San Blas (Kuna Yala), enclave administrado pelo povo Kuna, e para descobrir um pouquinho da história movimentada da primeira povoação fundada por colonizadores europeus na Costa do Pacífico nas Américas.

➡️ Na Guatemala, fiz um bate e volta ao Sítio Arqueológico de Tikal, a grande cidade da cultura maia.

➡️ Depois, rumei para a antiga capital colonial da Guatemala, a linda cidade de Antigua, onde fiquei quatro noites — com direito a um bate e volta para conhecer o animadíssimo mercado tradicional da vila de Chichicastenango.

➡️ A parada seguinte foi na vila de Panajachel, às margens do Lago de Atitlán, uma paisagem arrebatadora.

Pirâmides maias em Tikal na Guatemala
Pirâmides maias em Tikal na Guatemala
Ver as pirâmides de Tikal, na Guatemala, era um sonho antigo. Na foto do alto, euzinha, descabelada, suada e flutuando de felicidade

vulcão San Pedro e Lago de Atitlán na Guatemala
vulcão San Pedro e Lago de Atitlán na Guatemala
O Lago de Atitlán e o Vulcão São Pedro são daquelas visões que pagam a viagem

➡️ Por fim, uma parada de dois dias na Cidade da Guatemala. A capital não é uma cidade fácil: trânsito infernal, problemas de segurança e um manejo amador das possibilidades turísticas. Mas deu para curtir uns museusinhos e restaurantes em ritmo bem desacelerado.

➡️ Na volta, ainda aproveitei o overbooking no voo da Copa para dormir mais uma noite no Panamá, tempo para visitar a imperdível Panamá Viejo, as ruínas da povoação original espanhola, fundada em 1519 e abandonada após um ataque do pirata inglês Henry Morgan.

Eclusa de Miraflores no Canal do Panamá
Navio atravessando a Eclusa de Miraflores, no Canal do Panamá


Foi uma viagem deliciosa que você vê em detalhes nos muitos posts sobre o Panamá e a Guatemala aqui na Fragata (links no final deste post).

Veja em detalhes o meu roteiro pelo Panamá e a Guatemala: 

Roteiro pelo Panamá e Guatemala

1º dia: Brasília - Panamá 
De Brasília à Cidade do Panamá são apenas 5h30 de viagem. A partida do voo da Copa Airlines é às 2h da madrugada, a chegada às 6h (o fuso horário do Panamá está a menos duas horas em relação ao Brasil).

Calçada de Amador na Cidade do Panamá
A Calçada de Amador oferece uma bela vista para a Cidade do Panamá


Chegar tão cedinho deixa duas opções: pagar uma diária a mais no hotel e ir direto para a hospedagem tirar um cochilo, ou aproveitar a manhã em um passeio à Eclusa de Miraflores, no Canal do Panamá, e outros pontos interessantes da cidade, como a Cinta Costeira e o Casco Antiguo (Centro Histórico).

Eu escolhi a segunda opção e acho que acertei. Contratei o tour com a Guia Panamá, agência de receptivo do brasileiro Roque Freitas que presta um excelente serviço e fiz um passeio bem bacana de apresentação à Cidade do Panamá.

Centro Histórico da Cidade do Panamá
Centro Histórico da Cidade do Panamá
Centro Histórico da Cidade do Panamá, ou Casco Viejo, como eles dizem por lá


Roque me encontrou no Aeroporto de Tocumen, logo na chegada, e de lá partimos para o Canal do Panamá (é bom ir cedinho, para fugir do tráfego intenso da cidade).

O roteiro desse city tour, de cerca de 6 horas, cobriu boa parte das atrações da Cidade do Panamá.

Como chegar, melhor época, quanto tempo, câmbio, preços... Veja todas as informações para organizar sua viagem: Panamá - dicas práticas

Passeios no Panamá
Canal do Panamá: o que você precisa saber antes de ir

Best Western Plus Panama Zen Hotel na Cidade do Panamá
Minha estadia na cidade do Panamá foi confortável, no bairro de Cangrejo. A piscina na cobertura do hotel era um alívio para o calorão

Depois disso, fiz o check-in no hotel (o Best Western Plus Panama Zen Hotel, no bairro de Cangrejo), que é muito simpático e confortável.

Almocei muitíssimo bem e passei um final de tarde relaxado, porque no dia seguinte me aguardava um pancadão.

Como foi minha experiência no Best Western Plus Panama Zen Hotel
Panamá - dicas de hospedagem


E os restaurantes na Cidade do Panamá que testei e aprovei 
Comer no Panamá: 3 dicas de restaurantes

Leia também: 12 horas no Panamá – como aproveitar a conexão

Arquipélago de San Blás no Panamá
Arquipélago de San Blás no Panamá

As águas de San Blas são mágicas


2º dia: San Blas (Kuna Yala)
Quando a gente quer visitar o paraíso, tem que fazer um sacrificiozinho, né?

Pois o passeio a San Blas exige que se acorde muito cedo, lá pelas 4:30h. A partir das 5:15h é preciso estar bela e fagueira na recepção do hotel esperando o transfer para o mitológico arquipélago.

Fiz a visita a San Blas em esquema bate e volta, mas recomendo que você durma pelo menos uma noite em uma das ilhas, para aproveitar esse inacreditável pedacinho de Caribe.

Estrelas do mar em um banco de areia no Arquipélago de San Blas no Panamá
Estrelas do mar em um banco de areia no Arquipélago de San Blas


Eu marquei o voo para a Guatemala antes de encontrar um serviço confiável como o da Guia Panamá para montar minha visita ao arquipélago e não tinha certeza se iria dar certo ir até lá.

Por isso fiquei só no bate e volta a San Blas.

Veja como foi meu passeio:
San Blas, o Caribe panamenho

3º dia: Panamá - Guatemala
Duas noites de pouco sono (uma no avião e outra abreviada pelo horário de partida para San Blas) cobraram seu preço nessa minha terceira manhã de viagem.

Na véspera, cheguei tão cansada que tive um febrão à noite, com direito a calafrios (não é malária, é minha reação normal ao cansaço extremo 😊).

7 motivos para colocar a Guatemala em seu roteiro

Centro Histórico da Cidade do Panamá
Centro Histórico da Cidade do Panamá
Aproveitei meu último dia no Panamá pra fazer um passeio bem legal pelo Centro Histórico

O remédio foi pegar leve. No meu último dia no Panamá, acordei na hora que o corpo pediu e limitei-me a dar mais um passeio pelo Casco Antiguo, almoçar bem em um bom restaurante e voltar para o hotel para esperar o transfer para o aeroporto.

Meu voo para a Cidade da Guatemala partiu às 16:40h e chegou às 20:20h (o fuso da Guatemala está uma hora mais cedo que o Panamá e três horas mais cedo que Brasília).

A hospedagem foi no Barceló Guatemala City, um hotelão com quartos enormes e muito confortáveis, na chamada Zona Viva, mais segura e muito pertinho do Aeroporto de la Aurora.

Depois disso, tratei de dormir cedo, pois vinha mais pancadão pela frente.

Onde ficar na Cidade da Guatemala: os melhores bairros e 2 hotéis que eu adorei

Lago Petén Itzá na Guatemala
Sítio Arqueológico de Tikal na Guatemala
Sítio Arqueológico de Tikal na Guatemala
O bate e volta da Cidade da Guatemala até Tikal foi cansativo, mas ir até lá foi uma das melhores decisões que já tomei em uma viagem. Lá no alto, o Lago Petén Itzá, no caminho para o sítio arqueológico

4º dia: Cidade da Guatemala - Tikal - Antigua
Se você achou “extremo” sair às 5h da manhã para San Blas, imagino o que diria ao me ver no lobby do meu hotel em Guate às 4:30h da madruga, prontinha para embarcar para Flores, na região do Petén.

Mas foi por uma boa causa: eu estava indo realizar o velho sonho de visitar o Sítio Arqueológico de Tikal, a grande cidade da Civilização Maia.

Contratei o pacote com o Travel Center Guatemala, uma agência que sequer tem site e eu descobri no Facebook (as informações de viagem à Guatemala não são muito abundantes na internet).

Eles organizaram tudo direitinho e a viagem foi sem perrengues.

Sítio Arqueológico de Tikal na Guatemala
Sítio Arqueológico de Tikal na Guatemala

Meu voo de Guate até Flores saiu às 6 da manhã. Uma hora depois eu já desembarquei no Aeroporto Mundo Maia, de onde segui de van, em um tour até Tikal. Foi uma visita comovente, daquelas que fazem valer a pena estar viva.

No final da tarde, retornamos ao aeroporto de Flores para embarcar de volta a Guate, onde um transfer me esperava para me levar direto para Antigua, a 40 km da capital.

O que você precisa saber para descobrir essa maravilha
Tkal: roteiro e todas as dicas para organizar a viagem

Vendedores de artesanato nas ruínas da Igreja del Carmén em Antígua Guatemala
Mercado de artesanato nas ruínas da Igreja do Carmo, em Antigua Guatemala


5º dia: Antigua Guatemala
A antiga cidade de Santiago de los Caballeros, fundada em 1543, é um destino adorável, uma das cidades coloniais mais bonitas que já vi pelas Américas.

Antigua, como hoje é chamada, foi a capital da Capitania Geral da Guatemala, uma colônia espanhola que se estendia do atual estado mexicano de Chiapas até o território hoje pertencente à Costa Rica.

Essa importância de Antigua está bem traduzida na imponência dos edifícios coloniais que margeiam as ruas calçadas com pedras irregulares.

pátio da Universidade San Carlos ou Museu Colonial de Antigua Guatemala
Vaso maia representando um jaguar no Colégio dos Jesuítas de Antigua Guatemala

Vaso maia representando um jaguar, em exposição no antigo Colégio dos Jesuítas de Antigua. No alto, pátio da Universidade San Carlos, uma das primeiras das Américas, hoje Museu Colonial 


Antigua foi devastada por um terremoto, no Século 18, o que motivou a transferência da capital para a Cidade da Guatemala.

Hoje, Antigua é um dos encantos turísticos do país e fica bem movimentada nos fins de semana e feriados, uma espécie de Paraty chapín (gíria local que substitui o gentílico guatemalteco).

Passei quatro noites em Antigua em ritmo desacelerado, curtindo os balcões floridos de seus casarões, sua ótima gastronomia e o horizonte marcado pela silhueta de três vulcões — Acatenango, Água e Fuego, este último ainda ativo.

Antigua Guatemala
Antigua Guatemala
Antigua Guatemala é uma das cidades coloniais mais encantadoras que eu já vi nessas Américas

O que você precisa saber para organizar uma visita à cidade
Antigua, Guatemala - dicas práticas

Veja alguns passeios bacanas na cidade
O que fazer em Antigua

E as dicas de restaurantes, cafés, chocolaterias... hummm
Onde comer em Antigua

Hospedagem em Antigua Guatemala no Hotel Museo Casa Santo Domingo
O Hotel Museo Casa Santo Domingo está instalado em um mosteiro do Século 16 


Minha hospedagem em Antigua foi excelente, no Hotel Museo Casa Santo Domingo, o antigo mosteiro dos Dominicanos, do Século 16.

Além de abrigar museus e uma área arqueológica, o hotel é muito confortável, bonito até dizer chega e tem um atendimento impecável.

Veja como foi minha experiência
Um hotel que é museu – dica de hospedagem em Antigua Guatemala

Mercado de Chichicastenango na Guatemala
Mercado dominical em Chichicastenango


6º dia: passeio a Chichicastenango
Cerca de 90 km separam a placidez colonial de Antigua da vila de Chichicastenango, baluarte da preservação da cultura Quiché (ou K'iche'), um dos ramos das tradições maias que chegaram aos nossos dias firmes e fortes.

Em uma agência de Antigua, contratei o transporte em van, ida e volta, para conhecer a vila e o animado mercado de rua que, todas as quintas-feiras e todos os domingos fazem Chichicastenango fervilhar de gente.

Mercado de Chichicastenango na Guatemala
No Mercado de Chichicastenango, as comunidades da região vendem sua produção agrícola, artesanato e tecelagem

O coloridíssimo mercado de Chichicastenango toma as principais ruas da cidade e atrai moradores de toda a região, que vêm vender seus produtos e também comprar o que precisam para tocar a vida.

Mais interessante que a abundante oferta de artesanato oferecido por lá são as cerimônias religiosas que sincretizam ritos maias e católicos, com oferendas diversas, muitas velas, flores e embaladas pelo licor, aguardente de cana primo da nossa cachaça.

Veja como foi esse passeio

7º dia: Antigua
No meu último dia em Antigua, fiz um tour guiado a pé pela cidade.

Essa é uma excelente forma de compreender melhor a história e as tradições dessa bela cidade. Também aproveitei para rever os pontos que mais me encantaram por lá.

Colégio dos Jesuítas de Antigua Guatemala
Colégio dos Jesuítas de Antigua Guatemala

8º dia: Antigua - Panajachel (Lago de Atitlán)
A 100 km de Antigua, Panajachel é a "porta de entrada turística" para o Lago de Atitlán.

A cidade tem 15 mil habitantes, infraestrutura hoteleira que dá para o gasto e um movimentado porto de onde saem passeios e transportes regulares para as diversas povoações em torno do lago.

Cheguei a Panajachel imaginando passar três noites, mas esse foi um cálculo equivocado, já que a cidade é bem desprovida de atrações.

Se não estivesse chovendo tanto, valeria explorar um pouco mais a orla do Atitlán e sua escandalosa paisagem adornada por vulcões, mas o tempo não colaborou e eu fiquei apenas um dia e meio por lá.

Minha hospedagem em Panajachel foi no Regis Hotel & Spa, que é simples, mas muito arrumadinho.

Minha temporada à beira do lago:
A paisagem encantadora do Lago de Atitlán

San Pedro la Laguna no Lago de Atitlán na Guatemala
Centrinho de San Pedro la Laguna, um dos povoados às margens do Lago de Atitlán, num clique feito a bordo de um tuq-tuq


9º dia: passeio pelo Lago de Atitlán - retorno a Guate
A melhor maneira de aproveitar a paisagem do Lago de Atitlán é fazer um passeio de barco e visitar os povoados em sua orla.

Foi o que eu fiz no meu segundo dia em Panajachel (no primeiro, só me escondi da chuva com um livrinho).

Depois do passeio de barco pelo Lago de Atitlán, segui viagem na última van do dia (às 16 horas) para a Cidade da Guatemala.

O trajeto, de apenas 107 km, pode levar de três a cinco horas (no meu caso, graças à Lei de Murphy, foram cinco, mesmo), por conta da estrada cheia de curvas, subidas, descidas e engarrafamentos épicos.

Lago de Atitlán na Guatemala
O Lago de Atitlán visto de um mirante na base do Vulcão San Pedro 


10º e 11º dia: Cidade da Guatemala
A Cidade da Guatemala não é exatamente  turística e eu já sabia disso. Só fiquei essas três noites lá para fugir da chuva no Lago de Atitlán.

Para ver as atrações (como o bom Museu de Arqueologia e Etnologia) e explorar um pouquinho a cidade, bastaria um dia.

Museu de Arqueologia e Etnologia da Guatemala
Museu de Arqueologia e Etnologia da Guatemala
Gostei muito do Museu de Arqueologia e Etnologia da Guatemala

"O Conselho das Tias" de Roberto Ossaye
E adorei conhecer o trabalho de artistas guatemaltecos como Carlos Mérida e Roberto Ossaye no Museu de Arte Moderna da Guatemala. Na foto, a obra O Conselho das Tias, de Ossaye

Mas foi uma estadia agradável, muito graças ao hotel que escolhi,  o excelente Radisson Hotel & Suites Guatemala City (veja a avaliação aqui).

Meus passeios na capital guatemalteca: O que fazer na Cidade da Guatemala

Zona Viva da Cidade da Guatemala
Minha hospedagem na Cidade da Guatemala foi na chamada Zona Viva, a região mais moderna, segura e verde da capital. Esta é a vista da janela do meu quarto de hotel. No final da tarde, dá para ver a cadeia de montanhas que emoldura o horizonte da capital guatemalteca


12º dia: Guatemala - Panamá
Este deveria ter sido o meu último dia de viagem. Decolei dw Guate às 15:30 e deveria embarcar do Panamá para o Brasil às 21:30h.

Mas o meu voo estava superlotado e acabei aceitando ser voluntária para ficar mais uma noite por lá. Valeu a pena fazer esse tipo de acordo? Dá uma olhada no post:
Copa Airlines: vale a pena ser voluntária em caso de overbooking?

A Copa Airlines me hospedou no Eurostars Panama City, um 5 estrelas com cassino, perto do bairro de El Cangrejo, onde eu já tinha ficado no início da viagem (a avaliação deste hotel está aqui).

13º dia: Panamá Viejo e retorno a Brasília
No meu "dia bônus" neste roteiro, aproveitei para fazer a visita a Panamá Viejo, as ruínas da primeira Cidade do Panamá.

Eu estava mordida porque não tinha dado tempo de ir até lá na minha primeira passagem pela cidade — e fiquei ainda mais quando li a matéria sobre o recém-inaugurado Museu da Plaza Mayor, no interior do sítio histórico, na revista de bordo da Copa.

Ruínas de Panamá Viejo
Museu da Plaza Mayor em Panamá Viejo
Valeu muito a pena adiar meu retorno a Brasília pra ver as ruínas de Panamá Viejo (no alto) e o Museu da Plaza Mayor


Posso garantir que valeu muito a pena adiar o retorno ao Brasil 😊.

Veja como foi essa visita:
Panamá Viejo: um passeio pela história colonial das Américas

E tem mapa pra você se localizar 😊
Clique nos ícones para acessar os posts específicos



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

4 comentários:

  1. América central cheia de paraísos... As fotos estão ótimas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Altier :)
    A América Central é mesmo uma região que merece ser mais explorada por nós, brasileiros

    ResponderExcluir
  3. Cara Cynthia, boa noite. Estou querendo ir para GUatemala em Fevereiro/2019. Tenho pesquisados uns pacotes aqui com agências de viagem do Brasil. Você fez a viagem por conta própria? Contratou empresas locais? Teria alguma pra recomendar? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro,
      Eu fiz a viagem por conta própria. Só a ida a Tikal é que fiz com uma agência local, por conta da dificuldade de organizar. Essa etapa está descrita no post específico (https://www.fragatasurprise.com/search/label/Tikal) sobre o sítio arqueológico, inclusive com os contatos da agência.
      O redto, dá pra fazer por vonta, contratando traslados de acordo com sua necessidade, lá mesmo.
      Qualquer duvida, é só perguntar


      Abs e aproveite a linda Guatemala

      Excluir