31 de agosto de 2017

Viagem a Roma – roteiros, atrações e dicas práticas

Roma: Fontana di Trevi e Fórum Romano

A Fontana di Trevi e o Fórum Romano, dois postais marcantes da capital italiana

Planejando viagem para Roma? Faz muito bem 😊. A capital italiana é uma das cidades mais apaixonantes que já visitei e tem tudo pra arrebatar seu coração também.

Com 3 mil anos de história — e não qualquer história né? — Roma nem precisava ser tão bonita pra figurar no topo da lista de sonhos dos viajantes. A cidade que se acostumou a ser o centro do mundo na Antiguidade não perdeu o hábito de maravilhar visitantes.

Plantada sobre suas sete colinas, Roma seduz pela arquitetura (de todas as eras), pelas obras de arte, pela comida sensacional, pelo cinema... mas, principalmente, pelo astral: ô, cidade gostosa.

Oratório de rua em Roma
Roma tem atrações espetaculares, mas acho que o melhor da cidade ainda é tropeçar ao acaso nos detalhes encantadores que estão por toda parte
Roma, Itália

Eu já disse aqui na Fragata e repito: quando o mundo for justo, vai haver um estatuto assegurando a todos os integrantes da humanidade o direito de ver e curtir Roma ao menos uma vez na vida.

Este post reúne todas as dicas de viagem a Roma publicadas aqui no blog. Pra facilitar sua navegação, tem o mapa abaixo, onde estão marcadas todas as atrações, hotéis, restaurantes e dicas práticas de Roma, com links para os posts respectivos.

Também tem o índice de posts sobre Roma, com uma breve explicação do que você vai encontrar ao clicar em cada um deles.

Piazza del Popolo, Roma
A Piazza del Popolo ("Praça do Povo") e, abaixo, o Pantheon, consagrado a todos os deuses de todas as religiões no ano 27 a.C.
Pantheon, Roma

Tudo pra facilitar seu planejamento de viagem a Roma, desde a montagem do roteiro, escolha da hospedagem e das atrações que você vai listar como prioridade. Só não esqueça de andar à toa por Roma, descobrindo seus próprios favoritos.

No mais, é só se jogar e se apaixonar por Roma — porque essa parte da paixão é inescapável 💚🧡.

Viagem a Roma - dicas

Neste mapa você encontra todas as atrações, restaurantes e passeios citados na Fragata



Dicas práticas de Roma
Como ir do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Fiumicino, ao Centro de Roma? É melhor pegar o trem Expresso Leonardo ou um transfer para cobrir esses 30 km? Qual o melhor bairro para a hospedagem em Roma? Qual a melhor opção de transporte na cidade?

Essas e outras perguntas estão respondidas no post lincado acima, que também tem dicas de hospedagem em Fiumicino ao lado do aeroporto (pra quando seu voo chegar à noite ou sua decolagem estiver marcada pra de manhã cedo), como comprar chip de internet e mais.

Coliseu, Roma
O Coliseu é a segunda atração mais visitada de Roma (atrás apenas do Pantheon)

Inspiração para montar seu roteiro em Roma

A capital do Neorrealismo Italiano é um dos cenários mais queridos de todas as vertentes cinematográficas. Adoro passear pelas ruas de Roma mergulhando em grandes cenas de alguns dos meus filmes favoritos. Neste post você encontra dicas de como montar suas cenas de cinema em Roma.

Filmes rodados em Roma: A Doce Vida, de Fellini

O Cinema adora Roma — com toda razão. A cidade inspirou filmes inesquecíveis, como A Doce Vida (acima) e a Princesa e o Plebeu 


Filmes ambientados em Roma: A Princesa e o Plebeu


Roteiros e passeios em Roma

Roteiro pela Roma Antiga
Em 3 mil anos de história, Roma nunca economizou na produção de maravilhas. Elas estão juntas e misturadas por toda a cidade, e não é raro encontrar o Barroco conversando com a Antiguidade ou o Renascimento passeando de braços dados com a Idade Média.

Fórum Romano, Roma
Os vestígios da Antiguidade, como o Fórum, levam milhões de turistas a Roma todos os anos

Esse diálogo permanente entre os tempos históricos é um dos grande encantos de Roma. Mas, pra não ficar tonta nesse túnel do tempo em looop, montei esse roteiro pelos principais monumentos da Antiguidade em Roma. Ele passa pelo Coliseu, Fórum, Palatino, Ínsula de Aracoeli, Mercado de Trajano, Campo Marzio e Fórum Boário. É um passeio pela Roma do tempo da República e do Império.

Monte Palatino, Roma
Na lenda de Rômulo e Remo e também na arqueologia, o Monte Palatino é o local da fundação de Roma
Sinceramente, acho que ninguém precisa de uma receita pra se apaixonar por Roma. Basta estar lá. Mas, se eu tivesse que escolher, esses são os cinco passeios em Roma que eu repetiria todos os dias. 
Neste post tem dicas para a visita à Fontana di Trevi, ao Museu Nacional Etrusco (Villa Giulia), ao Ghetto Romano. 

Também tem um passeio pelo Campo de' Fiori e pela Piazza Navona (coladinhos um ao outro e tão diferentes em história, astral e estética, apaixonantes, cada um ao seu jeito). 

Pra terminar, minha sugestão de passeio ao entardecer no Monte Palatino, local da fundação de Roma.

Escultura "Êxtase da Beata Ludovica Albertoni", de Bernini, Roma

A escultura de Bernini Êxtase da Beata Ludovica Albertoni fica exposta na Igreja de San Francesco a Ripa, no Trastevere, com visitação gratuita


Atrações gratuitas em Roma
Roma não é uma cidade barata, mas tem muita coisa linda pra se ver de graça. Neste post estão listadas diversas atrações gratuitas de Roma e de mais 18 cidades da Europa. Tem igrejas abarrotadas de obras de arte, roteiros para fazer a pé cercada de belezas e muito mais.
Sabe aquela igreja onde tem uma máscara de monstro, visitada por Gregory Peck e Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu

Quase 70 anos depois da estreia do filme, a fila na porta da Igreja de Santa Maria in Cosmedin continua longa: todo mundo quer posar para uma foto repetindo a cena — e a maioria esquece de entrar no templo pra ver os lindos afrescos do Século 8 e outros encantos de uma das igrejas mais antigas de Roma, com visitação grátis. Se eu fosse você, porém, colocava Santa Maria in Cosmedin no topo da lista de coisas pra ver em Roma.

Via Giulia, Roma
Ver a Renascença na Via Giulia é um baita programa em Roma. E é grátis
No Comecinho do Século 16, o Papa Júlio II mandou abrir uma nova rua no coração de Roma, ligando a margem do Rio Tibre ao Vaticano. O projeto da Via Giulia não foi concluído (ela vai apenas da altura da Ponte Sisto à Igreja de São João dos Florentinos), mas esse pioneiro exemplo de planejamento urbano rende um passeio deslumbrante, à sombra de belíssimos palácios renascentistas. Eu repito esse programa todas as vezes que vou a Roma.
Antiguidade, Renascença, Barroco... Tem de tudo neste passeio que eu fiz na minha passagem por Roma em 2015, quando tive apenas 36 horas para matar a saudade de uma das minhas cidades favoritas no mundo. Passando pelo Fórum, pelo Ghetto, pelas margens do Rio Tibre e a deslumbrante Ponte Sant'Angello, o roteiro ficou tão redondinho que resolvi compartilhar com vocês.

Igreja de Santa Maria in Aracoeli, Roma
Igreja de Santa Maria in Aracoeli, o ladinho da Praça do Campidoglio
As igrejas de Roma fazem uma baita concorrência aos museus da cidade: elas exibem obras de arte magníficas e não cobram ingresso. 

Neste post, listei 12 igrejas maravilhosas em um roteiro que você faz a pé. Você vai veros mosaicos da Igreja de Santa Maria in Trastevere, o deslumbre gótico da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva, o Moisés de Michelangelo na Igreja de San Pietro in Vincoli, o Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, de Bernini, na Igreja de San Francesco a Ripa, pinturas de Caravaggio em San Luigi dei Francesi e muito mais.

Basílica Papal de São Paulo Extramuros, Roma
São Paulo Extamuros, uma visita imperdível

E por falar em maravilha com entrada gratuita, experimente essa visita à Basílica de São Paulo Extramuros, do Século 4. Simplesmente uma das coisas mais lindas que você vai ver em Roma — uma cidade que não economiza em lindezas.

Trastevere: o que ver, o que fazer
Desde minha primeira visita a Roma, sou fã do Trastevere, um bairro de trabalhadores desde o Império Romano. Hollywood e o turismo de massas fizeram tudo o que podiam para transformar o Trastevere em um clichê, mas a vida real ainda ganha de goleada por lá.

Praça de Santa Maria in Trastevere, Roma
Acho a Igreja de Santa Maria in Trastevere uma das mais bonitas de Roma

Para além das roupas secando nos varais de cara para a rua e dos restaurantes turísticos com toalhas de mesa quadriculadas, o Trastevere tem um patrimônio histórico impressionante, gente de verdade morando e bons bares e restaurantes. 

Fiquei hospedada uma semana lá, em minha viagem a Roma de 2007 (e super recomendo a hospedagem no bairro) e continuo fazendo questão de passear pelo Trastevere toda vez que visito a cidade.

Alcachofra à judia, prato típico de Roma
Alcachofra à moda judia: isso também é uma obra de arte que você vai encontrar em Roma

Comer e beber em Roma
Comer em Roma - sempre uma festa 
A culinária romana bate um bolão e eu realmente me acabo nas grandes e pequenas delícias que a gastronomia da cidade oferece. Neste post tem dica de pratos típicos de Roma, restaurantes, beliscos, doces e uma passada inebriante pelo Mercado do Testaccio.

As delícias do Mercado Central de Termini
O Mercado Central de Termini ganhou um post só pra ele porque tinha muita comida gotosa pra mostrar. Ele está localizado na principal estação ferroviária de Roma (você dificilmente vai deixar de passar por lá), onde chega o Expresso Leonardo que vem do Aeroporto de Fiumicino e trens de tudo quanto é canto da Itália e é uma ótima opção para uma refeição deliciosa e barata. 

Hospedagem em Roma
Vale a pena ficar perto da Estação de Termini
Eu já tive preconceito contra a área em torno da Estação de Termini como opção de hospedagem em Roma. Em tempos idos, era mesmo uma região mal-encarada e perigosa (para padrões europeus). Mais recentemente, um esforço de revitalização do entorno da estação melhorou todo o pedaço. 

Na minha visita mais recente a Roma (2017) Fiquei hospedada a 350 metros da Estação de Termini e recomendo. Escolhi pernoitar na área porque tinha um voo marcado para a manhã seguinte em Fiumicino, mas o preço, a qualidade da hospedagem e a praticidade valeriam para outras circunstâncias.

Praça Testaccio, Roma
Piazza Testaccio, coração de um bairro que é uma delícia de hospedagem
 
Testaccio: gostoso, barato e perto de tudo
Comecei minha viagem de 2017 ficando quatro dias hospedada no Testaccio e amei a experiência. O bairro tem bem aquela cara de lugar onde mora gente que eu gosto, fica pertíssimo das princiapis atrações de Roma, tem ótimos restaurantes e preços muito convidativos.

Índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Um comentário: