12 de abril de 2015

A arte gótica e renascentista - o Palácio Abatellis de Palermo

O Triunfo da Morte, a obra mais importante
 exposta no Palácio Abatellis
Surpresa boa é sempre legal. Surpresa boa em viagem geralmente se inscreve entre as melhores memórias de uma jornada. Como a Galeria Regional da Sicília, museu instalado em um belo edifício do Século 15, o Palácio Abatellis de Palermo.

Esse senhor museu de arte gótica e renascentista é pouco badalado, mas merece entrar em qualquer lista de programas imperdíveis na Sicília.



O Palácio Abatellis fica no bairro de Kalsa, no Centro Histórico de Palermo. Seu belíssimo acervo abarca principalmente a arte produzida na Sicília entre os séculos 12 e 17. Um bom lugar para descobrir ou reencontrar os mestres que trabalharam na ilha.

Pode colocar o Palácio Abatellis de Palermo no topo da sua lista de atrações da Sicília, que não vai se arrepender.

Peça de altar do Século 15
➡️ O Palácio Abatellis de Palermo
O Palazzo Abatellis foi construído para ser a morada de um poderoso local, responsável pela administração do porto e da Aduana — a imponência do palácio nos dá uma pista da importância do Porto de Palermo na época.

Sua fachada monumental é grande demais para ser fotografada de frente, na ruazinha estreita onde está situado, e chama a atenção o requinte de suas arcadas, escadarias e portais, talhados na bela pedra cor de areia que se destaca nas grandes construções sicilianas.

A Anunciação, na Sala das Esculturas
Com a morte do proprietário, o edifício foi deixado como herança à Igreja Católica, para a instalação de um convento de freiras. Suas pedras seculares talvez estivessem até hoje abrigando a santa paz do Monastero della Pietà, não fosse uma bomba aliada ter posto abaixo boa parte do prédio, durante um ataque aéreo à cidade, na Segunda Guerra Mundial.

O pós-guerra e os novos ventos que sopravam na Itália livre do fascismo estavam mais para as artes que para a vida monástica e, quando o palácio foi finalmente restaurado, já foi com a finalidade de abrigar uma galeria dedicada a parte do acervo medieval e renascentista disperso em diversos templos e mosteiros da cidade.

Duas madonnas, em mármore e em mosaico, na Sala das Esculturas
➡️ O acervo da Galeria Regional da Sicília
O acervo da Galeria Regional da Sicília, que funciona no palácio, reúne peças magníficas, algumas datadas do Século 12.

Logo na entrada do museu, na sala dedicada às esculturas e entalhes, uma Anunciação, obra do escultor palermitano Antonello Gagini, é um poderoso cartão de visitas do que vem a seguir.

O afresco deixa a gente miudinha diante de sua força
➡️O Triunfo da Morte no Palácio Abatellis de Palermo
A próxima parada na visita ao Palácio Abatellis é uma obra impressionante, o afresco monumental O Triunfo da Morte, que originalmente adornava um salão do Palazzo Sclafani, outra construção histórica de Palermo.

Essa obra é apontada como uma das mais importantes do último período do gótico italiano e foi realizada na primeira metade do Século 15. Seu autor não está claramente identificado — poderia ser o borgonhês Guillaume Spicre ou Antonio Pisanello, um dos precursores do Renascimento.

O Triunfo da Morte resplandece em uma parede da antiga capela do convento do Palácio Abatellis e deixa os visitantes que param para contemplar a obra miudinhos, diante dela.

Depois de ver o afresco de perto e escarafunchar os detalhes, suba a escadinha para a plataforma onde originalmente ficava o coro da capela para ver a obra por outro ângulo. Aproveite os banquinhos para sentar e contemplar com toda a calma.


➡️ Antonello de Messina no Palácio Abatellis de Palermo
O bom de visitar museus regionais é descobrir artistas magníficos que a gente não vê (ou que nos passam batidos) nas legendárias galerias de renome internacional. Em Nápoles, eu já tinha me deliciado com pintores locais, contemporâneos e discípulos de Caravaggio que não alcançaram a fama do mestre, no PalazzoZevallos-Stigliano. 

No Palácio Abatellis de Palermo eu conheci o trabalho de Antonello da Messina, um pintor do Século 15, simplesmente maravilhoso. Sua l'Annunziata (A Anunciação)  exposta lá, é considerada um marco do renascimento na Sicília.

A Madonna com o Menino, de Antonello Gagini, e outra obra-prima do museu, a Annunziata, de Antolello di Messina
A Annunziata de Antonello de Messina é comovente e muito original. O artista fugiu da composição clássica usada para retratar o tema — um plano geral mostrando o diálogo entre o Arcanjo Miguel e a Virgem — para registrar um close no rosto perplexo de Maria diante da revelação do anjo de que seria a mãe do filho de Deus.

Adoro ver o humano retratado nas divindades. E também sou fã de cenas da Anunciação (por causa daquele quadro de El Greco lá do MASP, meu primeiro amor na pintura), Essa Annunziata é uma das mais encantadoras que já vi.

O quadro de Antonello de Messina está em uma sala dedicada ao artista, um dos pontos altos da visita ao Palácio Abatellis.

Cruz pintada por Pietro Ruzzolone


➡️ Sala dos Crucifixos
Outra ala impressionante do Palácio Abatellis é a Sala dos Crucifixos, com diversas peças medievais retiradas de altares sicilianos. A que mais chama a atenção é a pintada pelo palermitano Pietro Ruzzolone, famoso por suas decorações de igrejas, no Século 15. 

Sala dos Crucifixos do Palácio Abatellis

⭐Galeria Regional da Sicília - Palácio Abatellis 
🏠 Via Alloro nº4, Quartiere Kalsa, Palermo. Site > Galleria Regionale Palazzo Abatellis
🕒 De terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados até às 13h.
💲 Entrada €8. 

No site do museu há uma recomendação ao visitante para confirmar os horários de funcionamento ligando para a bilheteria, pois ele pode variar. O telefone é (39) 0916230047.


Mais sobre a Sicília
Passeios/atrações


O exterior do Palácio Abatellis: a rua é tão estreita
que não dá para fotografar a fachada de frente
Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário