O Triunfo da Morte, a obra mais importante do acervo do
Palácio Abatellis de Palermo, sede da Galeria Regional da Sicília |
Surpresa boa é sempre legal. Surpresa boa em viagem geralmente se inscreve entre as melhores memórias de uma jornada. Como a Galeria Regional da Sicília, museu instalado em um belo edifício do Século 15, o Palácio Abatellis de Palermo.
Esse senhor museu de arte gótica e renascentista é pouco badalado, mas merece entrar em qualquer lista de programas imperdíveis na Sicília.
O Palácio Abatellis foi construído para abrigar a Alfândega
do Porto de Palermo |
O Palácio Abatellis de Palermo fica no bairro de Kalsa, no Centro Histórico. Seu belíssimo acervo abarca principalmente a arte produzida na Sicília entre os séculos 12 e 17.
Um bom lugar para descobrir ou reencontrar os mestres da pintura que viveram e trabalharam na Sicília.
Pode colocar o Palácio Abatellis de Palermo no topo da sua lista de atrações da Sicília, que não vai se arrepender. Veja como foi minha visita:
Um bom lugar para descobrir ou reencontrar os mestres da pintura que viveram e trabalharam na Sicília.
Pode colocar o Palácio Abatellis de Palermo no topo da sua lista de atrações da Sicília, que não vai se arrepender. Veja como foi minha visita:
Peça de altar do Século 15. Uma parte expressiva do acervo da Galeria Regional da Sicília veio de conventos e igrejas |
O que ver no Palácio Abatellis de Palermo
A história do Palácio Abatellis de Palermo
O Palazzo Abatellis foi construído para ser a morada de um poderoso local, responsável pela administração do porto e da Aduana — a imponência do palácio nos dá uma pista da importância do Porto de Palermo na época.
Sua fachada monumental é grande demais para ser fotografada de frente, na ruazinha estreita onde está situado, e chama a atenção o requinte de suas arcadas, escadarias e portais, talhados na bela pedra cor de areia que se destaca nas grandes construções sicilianas.
Sua fachada monumental é grande demais para ser fotografada de frente, na ruazinha estreita onde está situado, e chama a atenção o requinte de suas arcadas, escadarias e portais, talhados na bela pedra cor de areia que se destaca nas grandes construções sicilianas.
A rua onde fica o Palácio Abatellis é tão estreita que este foi o melhor ângulo que encontrei para fotografar a fachada do edifício |
A Anunciação, do palermitano Antonello Gagini, na Sala
das Esculturas |
As pedras seculares do Palácio Abatellis talvez estivessem até hoje abrigando a santa paz do Monastero della Pietà, não fosse uma bomba aliada ter posto abaixo boa parte do prédio, durante um ataque aéreo a palermo, na Segunda Guerra Mundial.
Duas madonas: em mármore, obra de Antonello Gagini, e
em mosaico, na Sala das Esculturas |
O pós-guerra e os novos ventos que sopravam na Itália livre do fascismo estavam mais para as artes que para a vida monástica.
Quando o Palácio Abatellis foi finalmente restaurado, já foi com a finalidade de abrigar uma galeria dedicada a parte do acervo medieval e renascentista disperso em diversos templos e mosteiros de Palermo.
Sala das Esculturas |
Galeria Barroca do Palácio Abatellis |
O acervo da Galeria Regional da Sicília, que funciona no palácio, reúne peças magníficas, algumas datadas do Século 12.
Logo na entrada do museu, na sala dedicada às esculturas e entalhes, uma Anunciação, obra do escultor palermitano Antonello Gagini, é um poderoso cartão de visitas do que vem a seguir.
O afresco é uma das obras mais significativas do último
período do gótico italiano |
A próxima parada na visita ao Palácio Abatellis é uma obra impressionante, o afresco monumental O Triunfo da Morte, que originalmente adornava um salão do Palazzo Sclafani, outra construção histórica de Palermo.
Essa obra é apontada como uma das mais importantes do último período do gótico italiano e foi realizada na primeira metade do Século 15. Seu autor não está claramente identificado — poderia ser o borgonhês Guillaume Spicre ou Antonio Pisanello, um dos precursores do Renascimento.
O Triunfo da Morte resplandece em uma parede da antiga capela do convento do Palácio Abatellis e deixa os visitantes que param para contemplar a obra miudinhos, diante dela.
Depois de ver o afresco de perto e escarafunchar os detalhes, suba a escadinha para a plataforma onde originalmente ficava o coro da capela para ver a obra por outro ângulo. Aproveite os banquinhos para sentar e contemplar com toda a calma.
Antonello de Messina no Palácio Abatellis de Palermo
O bom de visitar museus regionais é descobrir artistas magníficos que a gente não vê (ou que nos passam batidos) nas legendárias galerias de renome internacional.
Em Nápoles, eu já tinha me deliciado com pintores locais, contemporâneos e discípulos de Caravaggio que não alcançaram a fama do mestre, no PalazzoZevallos-Stigliano.
No Palácio Abatellis de Palermo eu conheci o trabalho de Antonello da Messina, um pintor do Século 15, simplesmente maravilhoso. Sua l'Annunziata (A Anunciação) exposta lá, é considerada um marco do renascimento na Sicília.
Em Nápoles, eu já tinha me deliciado com pintores locais, contemporâneos e discípulos de Caravaggio que não alcançaram a fama do mestre, no PalazzoZevallos-Stigliano.
No Palácio Abatellis de Palermo eu conheci o trabalho de Antonello da Messina, um pintor do Século 15, simplesmente maravilhoso. Sua l'Annunziata (A Anunciação) exposta lá, é considerada um marco do renascimento na Sicília.
A Annunziata de Antonello de Messina é comovente e muito original. O artista fugiu da composição clássica usada para retratar o tema — um plano geral mostrando o diálogo entre o Arcanjo Miguel e a Virgem — para registrar um close no rosto perplexo de Maria diante da revelação do anjo de que seria a mãe do filho de Deus.
Adoro ver o humano retratado nas divindades. E também sou fã de cenas da Anunciação (por causa daquele quadro de El Greco lá do MASP, meu primeiro amor na pintura). Essa Annunziata é uma das mais encantadoras que já vi.
O quadro de Antonello de Messina está em uma sala dedicada ao artista, um dos pontos altos da visita ao Palácio Abatellis.
Adoro ver o humano retratado nas divindades. E também sou fã de cenas da Anunciação (por causa daquele quadro de El Greco lá do MASP, meu primeiro amor na pintura). Essa Annunziata é uma das mais encantadoras que já vi.
O quadro de Antonello de Messina está em uma sala dedicada ao artista, um dos pontos altos da visita ao Palácio Abatellis.
Cruz pintada por Pietro Ruzzolone |
Outra ala impressionante do Palácio Abatellis é a Sala dos Crucifixos, com diversas peças medievais retiradas de altares sicilianos.
A que mais chama a atenção é a pintada pelo palermitano Pietro Ruzzolone, famoso por suas decorações de igrejas, no Século 15.
A que mais chama a atenção é a pintada pelo palermitano Pietro Ruzzolone, famoso por suas decorações de igrejas, no Século 15.
Sala dos Crucifixos do Palácio Abatellis |
⭐Galeria Regional da Sicília - Palácio Abatellis
🏠 Via Alloro nº4, Quartiere Kalsa, Palermo. Site > Galleria Regionale Palazzo Abatellis
🕒 De terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados até às 13h.
💲 Entrada €8.
No site do museu há uma recomendação ao visitante para confirmar os horários de funcionamento ligando para a bilheteria, pois ele pode variar. O telefone é (39) 0916230047.
🕒 De terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados até às 13h.
💲 Entrada €8.
No site do museu há uma recomendação ao visitante para confirmar os horários de funcionamento ligando para a bilheteria, pois ele pode variar. O telefone é (39) 0916230047.
Pátio interno do Palácio Abatellis |
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