5 de junho de 2022

Transporte em Montevidéu - como circular pela cidade


Ramblas de Montevidéu no Uruguai

Caminhar em Montevidéu é um prazer, mas é fácil aprender o funcionamento do transporte público da cidade


Depois de passear pra baixo e pra cima no meu roteiro de 9 dias em Montevidéu, dá pra dizer que é muito fácil de decifrar (e usar) o transporte na cidade. 

Achei os ônibus a melhor opção de transporte em Montevidéu, para cobrir distâncias mais longas. Ainda que os táxis não tenham tarifas exorbitantes e o uber funcione bem, o transporte público dá conta de levar o viajante a todos os lugares de interesse.

Quanto ao aluguel de carro para explorar Montevidéu, acho perfeitamente dispensável. O trânsito da cidade até que é camarada — comparado com o que a gente está acostumado nas capitais brasileiras. Mas você não quer perder seu precioso tempo de férias procurando estacionamento, né?

Palácio Santos em Montevidéu no Uruguai
Placa homenageia os Rolling Stones na Calle Sarandi em Montevidéu no Uruguai
Em Montevidéu, use o ônibus sem susto para chegar à área que você quer explorar. Daí, use seus pezinhos. No alto, o Palácio Santos, na Avenida 18 de Julio. Acima, os Stones homenageados na Rua de Pedestres Sarandí, na Cidade Velha


Pra quem curte andar, Montevidéu é ótima para ser explorada a pé. Ainda que não seja tão plana quanto parece, quando a gente olha da janelinha do avião, a cidade não tem ladeirões cascudos na rota da turistagem. Mas é bom lembrar que a capital uruguaia, com 1,3 milhões de habitantes, não é uma vilinha que a gente atravesse caminhando.

A porção de Montevidéu que, em geral, interessa aos visitantes cobre uma área de cerca de 30 km². Combinar o busão com caminhadas, portanto, é o melhor esquema de transporte em Montevidéu. Use o ônibus para chegar à área que você quer explorar e, daí, use seus pezinhos: a cidade é bem arborizada e, geralmente, segura.

De bônus, as caminhadas permitem que você se delicie com a bela arquitetura da cidade, vista de bem pertinho.

Obelisco aos Constituintes de 1830 em Montevidéu no Uruguai
A paisagem vista do busão: Obelisco aos Constituintes de 1830, no cruzamento do Bulevar Artigas com a Avenida 18 de Julio

 
Achei fácil, confortável e seguro usar o transporte público de Montevidéu. Recorri ao uber pouquíssimas vezes, apenas para retornar ao hotel de bares ou restaurantes mais distantes, em horários mais adiantados da noite. O único táxi que peguei na cidade foi para ir do aeroporto até minha hospedagem, em Punta Carretas, quando desembarquei na cidade.

Veja minhas dicas de transporte em Montevidéu. Garanto que você não vai ter a menor dificuldade em se locomover pela cidade:
Bicicletas em Montevidéu
Bicicletas em Montevidéu
Bicicletas podem ser uma ótima ideia para passear por Montevidéu

Dicas de transporte em Montevidéu

Logo na minha chegada a Montevidéu, tive um surto caminhante que me fez andar mais de 14 km a pé, passeando pela cidade. Mas foi só porque eu estava ávida pra rever cenários queridos e pra sentir a cidade mais de perto.

Depois desse intensivão, passei a usar os ônibus para cobrir distâncias maiores. Nas três outras vezes em que estive em Montevidéu, circulei apenas de carro e de táxi, mas a minha estreia no transporte público revelou-se muito prática e confortável.

ônibus em Montevidéu no Uruguai
Os ônibus de Montevidéu são uma opção segura e confortável para turistar. Na foto, euzinha embarcando no busão de Punta Carretas para a Cidade Velha

 

Como usar os ônibus de Montevidéu


Minha primeira providência era checar o itinerário de ônibus mais conveniente. O Google Maps funciona bem direitinho pra isso, ainda que esteja defasado quanto à tarifa (que o aplicativo diz custar 37 pesos, embora o preço já seja de 48 pesos. Atualização, em outubro/2023: a passagem de ônibus em Montevidéu custa 52 pesos).

O Google Maps também não registra algumas paradas de ônibus que estão desativadas na região central de Montevidéu. Mas não se preocupe: nas pouquíssimas (duas, se não me engano) vezes em que isso aconteceu, bastou caminhar uma quadra para encontrar o novo ponto de embarque.

As empresas de ônibus de Montevidéu também oferecerem aplicativos gratuitos com informações sobre linhas e horários dos ônibus, mas nem senti necessidade de instalar.  

ônibus em Montevidéu

O embarque nos ônibus de Montevidéu é pela porta da frente. A passagem é paga ao motorista


Hospedada em Punta Carretas, não tive qualquer dificuldade em encontrar uma linha de transporte público que me levasse direitinho aonde eu queria ir, sem precisar fazer baldeação nos ônibus.

As paradas de ônibus de Montevidéu são bem sinalizadas, com plaquinhas ou cartazes indicando as linhas que fazem ponto ali. A chance de errar é quase nula.

O embarque nos ônibus é pela porta da frente e a passagem, na maioria das vezes, é paga diretamente ao motorista — em apenas um ônibus que peguei na cidade havia cobrador.

Recibo de ônibus em Montevidéu no Uruguai

O recibo da passagem de ônibus informa o horário e o ponto de embarque e o seu destino. Guarde esse papelzinho até o final do trajeto


Avise ao motorista que você quer um billete común, porque há outras modalidades de tarifas — que dificilmente serão usadas por quem está fazendo turismo.

Depois de pagar a passagem do ônibus e receber o troco, recolha o recibo que será impresso em uma maquininha amarela, bem ao lado do motorista, e conserve o papelzinho com você até encerrar a viagem.

Por todo o tempo que circulei na cidade, jamais apareceu um fiscal cobrando esse recibo. Mas vai que, né?

Como você já entendeu, não é preciso ter o valor exato da passagem do ônibus em dinheiro trocado. Mas o manual de boas práticas do passageiro da Prefeitura de Montevidéu pede que a gente tente pagar o bilhete com notas de até 200 pesos, para facilitar o troco e permitir que a viagem possa ser retomada com agilidade. 

Parada de ônibus em Montevidéu no Uruguai

Tem WiFi gratuito para os passageiros a bordo de boa parte da frota de ônibus de Montevidéu


Esse manual também pede que se desça do ônibus, preferencialmente, pela porta de trás e que não se viaje com mochila nas costas, para não atravancar a circulação de passageiros no interior do coletivo.

Um detalhe dos ônibus de Montevidéu que me deixou meio bolada é que aqueles botõezinhos que a gente precisa apertar pra pedir a parada são meio misteriosos — eu sempre batia cabeça para encontra-los. Até que descobri que sempre tem um sobre a porta traseira do busão e parei de sofrer.

Parada de ônibus em Montevidéu no Uruguai
Placas informam quais as linhas que fazem ponto em cada parada de ônibus

 
Por fim, é bom lembrar que o uso de máscaras não é mais obrigatório a bordo dos ônibus de Montevidéu, mas há um apelo das autoridades de saúde para que elas sejam usadas, voluntariamente, pelos passageiros. O bom senso recomenda atender a esse pedido.

Experiência a bordo dos ônibus de Montevidéu

Uma parte da frota de ônibus de Montevidéu é novinha em folha, com veículos elétricos bem silenciosos, com WiFi a bordo. Os busões mais antigos também produzem um ruído bem abaixo dos decibéis que a gente se acostuma a suportar nas grandes cidades brasileiras. 

ônibus em Montevidéu
ônibus em Montevidéu

Não topei com um ônibus lotado sequer, circulando pelas áreas turísticas de Montevidéu 


Não sei como é a experiência para quem vive nos bairros mais distantes da periferia de Montevidéu, mas, do ponto de vista de uma turista que passou mais de uma semana circulando pela cidade com o transporte público, a experiência é bem confortável. 

Não tive que encarar sequer um coletivo lotado, vantagem de quem não precisa encarar as horas do rush. O tempo de espera nas paradas nunca excedeu os 15 minutos, mesmo nos finais de semana. 

Parada de ônibus no Centro de Montevidéu, Uruguai
As máscaras não são mais obrigatórias no transporte público de Montevidéu. Mas a Prefeitura pede que elas continuem a ser usadas


Além disso, os ônibus estavam sempre limpos e bem cuidados. Eventualmente, você vai topar com um vendedor a bordo do busão ou com alguém tocando violão para ganhar uns trocados  — gente com repertório e afinação acima da média 😁.

Trânsito e aluguel de carro em Montevidéu

Não topei com nenhum congestionamento digno de nota em Montevidéu. De qualquer maneira,  nas áreas do Centro, nos horários de pico, é prudente contar com alguma lentidão no trânsito, caso você tenha alguma programação com hora marcada.

Avenida 18 de Julio em Montevidéu

Até tentei fotografar um engarrafamento em Montevidéu... Esta é a Avenida 18 de Julio, a principal do Centro da cidade, às 17:30h de uma segunda-feira


O deslocamento mais longo que fiz em Montevidéu foi do bairro de El Prado para Punta Carretas, de ônibus, voltando do Museu Blanes (coisa de 10 km), viagem que consumiu 40 minutos.

Ainda que eu tenha achado o trânsito em Montevidéu bastante mansinho — comparado com o das nossas cidades grandes — não recomendo que você alugue carro para circular pela cidade. Além da chatice que é dirigir quando seria mais divertido olhar a cidade, tem sempre o perrengue de achar onde estacionar.

Talvez tenha um viés de parcialidade nessa opinião. Faz 13 anos que aposentei o automóvel e agora só cogito dirigir em estradas, quando estou viajando. Antes disso, tive a experiência de dirigir em Montevidéu (na viagem de 2011) e de circular de carro, como carona (na viagem do 2005) e achei bem tranquilo.

Ramblas de Montevidéu, Uruguai

O que fazem esses carros parados de cara para a placa de "é proibido estacionar"?


Mas aposto que sua experiência vai ser bem mais legal se você deixar o aluguel do carro em Montevidéu para a hora de sair da cidade, rumo a Colônia do Sacramento, Punta del Este e outros destinos uruguaios. Para ir a pontos mais distantes da cidade, como o bairro de Carrasco ou à Praia de Malvin, dá pra se virar com a combinação uber/transporte público.

Uber em Montevidéu

Usei o serviço do uber apenas seis vezes, nos 10 dias que fiquei em Montevidéu. E fiquei impressionada como a tarifa variava para trajetos semelhantes. 

Parque Rodó em Montevidéu, Uruguai

Passando pelo parque Rodó a bordo de um uber


Uma noite, pedi um carro para ir do hotel em Punta Carretas ao bairro de Palermo, onde fica o ótimo bar El Mingus (trajeto de uns 3 km) . Acabei me distraindo com uma conversa antes de clicar em "solicitar uber". Quando refiz a operação, 15 minutos depois, a tarifa estava mais de 100 pesos mais barata.

Para você ter uma ideia do preço do serviço do aplicativo — e como a coisa não parece ter muita lógica—, a tarifa de uber mais cara que paguei em Montevidéu (sem contar a ida para o aeroporto) foi numa tarde de domingo, voltando do Mercado Ferrando, em Cordón, para o hotel. O percurso de cerca de 3,5 km custou 344,88 pesos (R$ 45). 

Uber em Montevidéu, Uruguai
Acostumada com Brasília, achei a variação da tarifa dinâmica do Uber em Montevidéu mucho loca

Uber em Montevidéu, Uruguai

Para cobrir a distância de 8 km entre Punta Carretas e Baar Fun Fun, na Cidade Velha (à noite), a ida custou 311,85 pesos (R$ 40) e a volta 249 pesos (R$ 32). Nos trajetos entre o hotel e El Mingus, em Palermo, paguei 243,16 pesos (R$ 31,50) pela ida e 116 pesos (R$ 15) pela volta.

Ainda assim, o pessoal do hotel recomendava mais o uber do que os táxis. O serviço funciona bem em Montevidéu e quebra um bom galho para para voltar de um restaurante ou bar mais distante, à noite. 

Em Punta Carretas, eu sempre voltava a pé do jantar e me sentia perfeitamente segura ao longo da caminhada.

Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu, Uruguai
Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu, Uruguai
Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu, Uruguai
A 20 km de Punta Carretas, o Aeroporto de Carrasco está conectado à cidade por táxis, uber, vans e ônibus comuns


Chegar e sair do Aeroporto de Montevidéu

O post com as dicas práticas de Montevidéu já deu todo o caminho das pedras para você ir voltar do Aeroporto de Carrasco até sua hospedagem. 

Resumindo a ópera, os táxis cobram 1.800 pesos para ir do aeroporto à cidade e em torno de 1.400 pesos pelo trajeto inverso. O uber de Punta Carretas ao aeroporto (em uma manhã de domingo) custou 976 pesos.

Se preferir, tem o transporte compartilhado em vans, do aeroporto para a cidade, que cobra 450 pesos. E o busão comum, que faz ponto bem em frente à área de desembarque do Aeroporto de Carrasco, custa 48 pesos. 

Até cogitei ir do hotel para o aeroporto de ônibus, mas não encontrei uma linha que não me obrigasse a fazer baldeação.


Viagem de 2011
Atrações

O Uruguai na Fragata Surprise
Colónia del Sacramento
Punta del Este

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. Ônibus agora está em 52 pesos, crianças até 12 anos não pagam aos domingos e feriados. ideal ter documento de identidade. Muitos pontos de ônibus estão sem aquelas plaquinha de sinalização que indica as linhas passantes. Esta é a nossa 3 aqui vez desde 2020. Uber TB subiu a tarifa e já não vejo mais vantagem. Desta vez preferimos vir de Porto alegre até aqui de ônibus, fica menos cansativo do que vir de táxi para pocitos (já chegamos a pagar 400 reais) por 2 adultos e 2 crianças. Além de toda fila em alfândega etc. Facilita TB poder fazer supermercado em porto alegre e trazer os itens no ônibus, já que viajamos em família e passamos cerca de 20 dias a cada 6 meses e aqui tudo custa 2 ou 3x mais que no Brasil exceto laticínios.

    ResponderExcluir