Caminhar em Montevidéu é um prazer, mas é fácil aprender o
funcionamento do transporte público da cidade |
Pra quem curte andar, Montevidéu é ótima de ser explorada a pé. Ainda que não seja tão plana quanto parece, quando a gente olha da janelinha do avião, a cidade não tem ladeirões cascudos na rota da turistagem. Mas é bom lembrar que a capital uruguaia, com 1,3 milhões de habitantes, não é uma vilinha que a gente atravesse caminhando.
De bônus, as caminhadas permitem que você se delicie com a bela arquitetura da cidade, vista de bem pertinho.
A paisagem vista do busão: Obelisco aos Constituintes de
1830, no cruzamento do Bulevar Artigas com a Avenida 18 de Julio |
Achei fácil, confortável e seguro usar o transporte público de Montevidéu. Recorri ao uber pouquíssimas vezes, apenas para retornar ao hotel de bares ou restaurantes mais distantes, em horários mais adiantados da noite.
Veja minhas dicas de transporte em Montevidéu. Garanto que você não vai ter a menor dificuldade em se locomover pela cidade:
Bicicletas podem ser uma ótima ideia pra passear por Montevidéu |
Dicas de transporte em Montevidéu
Logo na minha chegada a Montevidéu, tive um surto caminhante que me fez andar mais de 14 km a pé, passeando pela cidade. Mas foi só porque eu estava ávida pra rever cenários queridos e pra sentir a cidade mais de perto.Depois desse intensivão, passei a usar os ônibus para cobrir distâncias maiores. Nas três outras vezes em que estive em Montevidéu, circulei apenas de carro e de táxi, mas a minha estreia no transporte público revelou-se muito prática e confortável.
Os ônibus de Montevidéu são uma opção segura e confortável
para turistar. Na foto, euzinha embarcando no busão de Punta Carretas até a
Cidade Velha |
Como usar os ônibus de Montevidéu
Minha primeira providência era checar o itinerário de ônibus mais conveniente. O Google Maps funciona bem direitinho pra isso, ainda que esteja defasado quanto à tarifa (que o aplicativo diz custar 37 pesos, embora o preço já seja de 48 pesos. Atualização, em outubro/2023: a passagem de ônibus em Montevidéu custa 52 pesos).
O Google Maps também não registra algumas paradas de ônibus que estão desativadas na região central de Montevidéu. Mas não se preocupe: nas pouquíssimas (duas, se não me engano) vezes em que isso aconteceu, bastou caminhar uma quadra para encontrar o novo ponto de embarque.
O embarque nos ônibus de Montevidéu é pela porta da frente.
A passagem é paga ao motorista |
As paradas de ônibus de Montevidéu são bem sinalizadas, com plaquinhas ou cartazes indicando as linhas que fazem ponto ali. A chance de errar é quase nula.
O embarque nos ônibus é pela porta da frente e a passagem, na maioria das vezes, é paga diretamente ao motorista — em apenas um ônibus que peguei na cidade havia cobrador.
O recibo da passagem de ônibus informa o horário e o ponto
de embarque e o seu destino. Guarde esse papelzinho até o final do trajeto |
Avise ao motorista que você quer um billete común, porque há outras modalidades de tarifas — que dificilmente serão usadas por quem está fazendo turismo.
Depois de pagar a passagem do ônibus e receber o troco, recolha o recibo que será impresso em uma maquininha amarela, bem ao lado do motorista, e conserve o papelzinho com você até encerrar a viagem.
Por todo o tempo que circulei na cidade, jamais apareceu um fiscal cobrando esse recibo. Mas vai que, né?
Como você já entendeu, não é preciso ter o valor exato da passagem do ônibus em dinheiro trocado. Mas o manual de boas práticas do passageiro da Prefeitura de Montevidéu pede que a gente tente pagar o bilhete com notas de até 200 pesos, para facilitar o troco e permitir que a viagem possa ser retomada com agilidade.
Tem WiFi gratuito para os passageiros a bordo de boa parte
da frota de ônibus de Montevidéu |
Um detalhe dos ônibus de Montevidéu que me deixou meio bolada é que aqueles botõezinhos que a gente precisa apertar pra pedir a parada são meio misteriosos — eu sempre batia cabeça para encontra-los. Até que descobri que sempre tem um sobre a porta traseira do busão e parei de sofrer.
Placas informam quais as linhas que fazem ponto em cada
parada de ônibus |
Por fim, é bom lembrar que o uso de máscaras não é mais obrigatório a bordo dos ônibus de Montevidéu, mas há um apelo das autoridades de saúde para que elas sejam usadas, voluntariamente, pelos passageiros. O bom senso recomenda atender a esse pedido.
Não topei com um ônibus lotado sequer, circulando pelas
áreas turísticas de Montevidéu |
As máscaras não são mais obrigatórias no transporte público
de Montevidéu. Mas a Prefeitura pede que elas continuem a ser usadas |
Até tentei fotografar um engarrafamento em Montevidéu...
Esta é a Avenida 18 de Julio, a principal do Centro da cidade, às 17:30h de uma
segunda-feira |
O que fazem esses carros parados de cara para a placa de "é
proibido estacionar"? |
Acostumada com Brasília, achei a variação da tarifa dinâmica do Uber em Montevidéu mucho loca |
A 20 km de Punta Carretas, o Aeroporto de Carrasco está
conectado à cidade por táxis, uber, vans e ônibus comuns |
O Uruguai na Fragata Surprise
Colónia del Sacramento
Punta del Este
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Ônibus agora está em 52 pesos, crianças até 12 anos não pagam aos domingos e feriados. ideal ter documento de identidade. Muitos pontos de ônibus estão sem aquelas plaquinha de sinalização que indica as linhas passantes. Esta é a nossa 3 aqui vez desde 2020. Uber TB subiu a tarifa e já não vejo mais vantagem. Desta vez preferimos vir de Porto alegre até aqui de ônibus, fica menos cansativo do que vir de táxi para pocitos (já chegamos a pagar 400 reais) por 2 adultos e 2 crianças. Além de toda fila em alfândega etc. Facilita TB poder fazer supermercado em porto alegre e trazer os itens no ônibus, já que viajamos em família e passamos cerca de 20 dias a cada 6 meses e aqui tudo custa 2 ou 3x mais que no Brasil exceto laticínios.
ResponderExcluir