16 de janeiro de 2011

Montevidéu - roteiro e post-índice

Monumento a Artigas, Montevidéu, Uruguai

Monumento a Artigas, na Praça da Independência, Montevidéu

Novo - dicas de 2022: Roteiro em Montevidéu - 9 dias

Este post foi atualizado em maio de 2022

Imagine uma metrópole sem barulho, sem tumulto e sem sombra de engarrafamentos. Essa é Montevidéu, a capital do Uruguai, uma das campeãs em qualidade de vida na América Latina.

Na contramão das demais capitais sul-americanas, Montevidéu é um oásis com baixos índices de poluição, de criminalidade ou miséria.

Edifício histórico no Centro de Montevidéu, Uruguai

Reserve um para namorar a charmosa arquitetura de Montevidéu. O edifício acima fica na Avenida 18 de Julio. Abaixo, um dos casarões da Plaza Constitución, na Cidade Velha 


Edifício histórico na Cidade Velha de Montevidéu, Uruguai

Neste roteiro em Montevidéu — minha terceira visita à cidade — encontrei uma metrópole fácil de explorar a pé, segura, com trânsito descomplicado (parte do tempo, estive com um carro alugado).

Este meu roteiro em Montevidéu foi feito no verão e eu pude constatar outra vantagem da capital uruguaia: o calor nunca ia além dos 26ºC e a brisa do Rio da Prata é um refresco constante.

Ramblas do Rio da Prata, Montevidéu, Uruguai

Montevidéu sabe aproveitar muito bem sua beira-d’água. As Ramblas do Rio da Prata rendem passeios muito gostosos


Montevidéu não tem praias dignas de nota nem monumentos famosos, mas é um destino de viagem delicioso. Você acha que está merecendo uma pausa? Pois achou o seu lugar. 

Veja o que você precisa saber para aproveitar sua viagem:

Montevidéu - roteiro e índice de dicas


Cidade Velha de Montevidéu

Cidade Velha: uma fonte na rua de pedestres Sarandí e as arcadas do Palácio Salvo


Quantos dias ficar em Montevidéu

Em três dias, você explora as principais atrações da cidade. Mas meu roteiro em Montevidéu, agora em 2022, confirmou o que já desconfiava há um bom tempo: a capital uruguaia tem fôlego para temporadas mais longas e dias sempre interessantes.

Nessa viagem de 2011, fiquei três noites na cidade, tempo suficiente para explorar os encantos da Cidade Velha, me divertir na Feira de Tristan Narvaja e passear pelas Ramblas, sem pressa e sem estresse. Também fiz um bate e volta a Punta del Este para pegar praia. Com carro alugado, essa é uma esticada fácil e confortável.

Punta del Este, Uruguai
Com um carro alugado, o bate e volta de Montevidéu a Punta del Este (na imagem) é fácil e confortável

Colônia do Sacramento, Uruguai
Colonia é meio longe e muito linda pra a gente ficar só no bate e volta

Sou fã de Colonia del Sacramento (cidade colonial belíssima), mas é muito melhor programar um pernoite por lá, em vez do bate e volta. A distância entre Montevidéu e Colonia é de 180 km, cerca de 2h30 de viagem. Acho puxado ir e voltar no mesmo dia (até fiz isso, na viagem de 2005, mas não repetiria).

Em 2011, fiz um roteiro Uruguai-Argentina e a visita a Colonia del Sacramento cai como uma luva para quem quer conjugar Montevidéu e Buenos Aires na mesma viagem, como eu fiz. A perolazinha colonial fica no caminho entre as duas capitais, para quem faz a travessia do Rio da Prata com as balsas e catamarãs.

É de Colonia del Sacramento partem os barcos rápidos e os ferries que cruzam o Rio da Prata até a capital argentina. 

Praia em Punta del Este, Uruguai
Euzinha curtindo a praia em Punta del Este

Dicas gerais de Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Caminhar pelas Ramblas do Rio da Prata, ver o pôr do sol no Parque Rodó, namorar a arquitetura neoclássica da Plaza Independencia e da Avenida 18 de Julio, descobrir cantinhos descolados no tradicional Barrio Sur... Tudo em Montevidéu combina com calma e contemplação.

Ramblas de Montevidéu, Uruguai

A Orla do Rio da Prata na altura de Punta Carretas


Comece a explorar Montevidéu pelo coração da cidade. A Plaza Independencia, onde está o Monumento a Artigas (herói da Independência uruguaia), é o ponto de partida ideal. 

Na praça estão o Palácio Salvo, de 1925, em estilo eclético, que foi o primeiro arranha-céu da América do Sul, o Teatro Solís, de 1856, e a sede do governo do Uruguai.

Palácio Salvo, Montevidéu, Uruguai
O Palácio Salvo, inaugurado em 1925 e gêmeo do Palácio Barolo de Buenos Aires, pode ser percorrido em uma visita guiada

Depois disso, atravesse a Puerta de la Ciudadela, um fragmento remanescente da antiga muralha que cercava Montevidéu, e ingresse na Ciudad Vieja (Cidade Velha) pela Calle Sarandí, exclusiva para pedestres. 

Além das belas fachadas, livrarias e cafés que você vai encontrar na Calle Sarandí, recomendo muitíssimo a visita ao Museu Torres Garcia, dedicado à obra do artista que foi parceiro de Gaudí e é um dos meus pintores favoritos neste mundo.

Teatro Solís, Montevidéu, Uruguai

Não perca a visita guiada ao Teatro Solís. Na imagem abaixo, o palco do teatro sendo preparado para a temporada de ópera de 2022


Teatro Solís, Montevidéu, Uruguaio

O belo Teatro Solís fica na esquina de Buenos Aires com Bartolomé Mitre e é uma atração imperdível. Ele foi inaugurado em plena Belle Époque, a era que deu ao planeta alguns de seus teatros mais encantadores.

Aproveite para fazer a visita guiada ao Teatro Solís, que vale muito a pena. Agora em 2022, essas visitas são realizadas apenas às 16 horas, com acompanhamento em português, espanhol e inglês. Custam 90 pesos uruguaios (R$ 12) e precisam ser agendadas pelo site do teatro (aqui). 

De volta à Calle Sarandi, você estará a poucos passos da Plaza Constitución, onde estão a Catedral de Montevidéu e o Museu Histórico Nacional, no edifício do antigo Cabildo (uma espécie de parlamento colonial das cidades da América Espanhola).

Praça Constituição ou Praça da Matriz, Montevidéu, Uruguai
A Praça Constituição, também chamada Praça da Matriz, é um recando sossegado e aconchegante da Cidade Velha de Montevidéu. Bom lugar para uma pausa na caminhada

Mais adiante, na direção do Porto de Montevidéu, estão o Museu Arte Pré-colombiana e Indígena (MAPI) e o Museu do Carnaval.

Aliás, é bom você saber que o Carnaval de Montevidéu é animadíssimo, com os Desfiles de Llamadas (grupos de Candombe, ritmo de origem africano tradicionalíssimo na cidade) e das Murgas (grupos de inspiração satírica que juntam música, teatro e muita crítica política e de costumes). Os festejos duram cerca de 40 dias, do final de janeiro ao começo de março.

Mercado do Porto de Montevidéu, Uruguai

Mercado do Porto de Montevidéu, o império da parrilla


Mercado do Porto de Montevidéu, Uruguai

Aproveite para almoçar no tradicionalíssimo Mercado del Puerto. Basta seguir a Calle Sarandí até a esquina com Perez Castellano, virar à direita e caminhar mais quatro quadras.

Duvido que depois do lauto almoço em um dos restaurantes de parrilla (churrasco) do mercado você tenha ânimo para muita agitação. Que tal explorar as boas livrarias da Cidade Velha de Montevidéu? 

A Librería Linardi y Risso (Calle Juan Carlos Gómez nº 1435) é deslumbrante e tem um baita acervo. O mesmo vale para a super fotogênica Más Puro Verso (Calle Sarandí nº 675). Mais moderninhas, La Lupa (Calle Bacacay nº 1318) e Moebius (Calle Perez Castellano nº 1430) também rendem um garimpo literário interessante.

Pôr do sol na Playa Ramírez, Montevidéu, Uruguai
Tudo pronto para o pôr do sol na Playa Ramírez

Dependendo do horário, pegue um táxi até o Parque Rodó para ver o pôr do sol, na altura da Playa Ramírez. como fazem os uruguaios (eles, sempre com a garrafa térmica com água quente e a cuia de chimarrão). Aí, você escolhe entre arrumar um cantinho no parque, mesmo, ou atravessar a rambla e aproveitar a grama diante da praia. 

Feira de Tristán Narvaja, Montevidéu, Uruguai
Realizada no Bairro de Cordón, de tradição boêmia e engajada, a Feira de Tristán Narvaja é o maior barato

Feira de Tristán Narvaja, Montevidéu, Uruguai

Se você estiver em Montevidéu em um domingo, não pode perder a deliciosa Feira de Tristán Narvaja, o mercado de pulgas mais divertido e variado que já encontrei na vida. Dos livros ao legumes, passando por roupas usadas e animais vivos, tem de tudo por lá.

Outro programaço, especialmente no final de semana, é aproveitar as Ramblas do Rio da Prata. Elas começam na Cidade Velha, passam pela região de Pocitos (uma versão de Copacabana dos anos 50, menorzinha e muito mais sossegada) e vão até Carrasco, antigo bairro de mansões, próximo ao aeroporto.

Ramblas de Montevidéu, Uruguai

Ramblas de Montevidéu, Uruguai

Ramblas de Montevidéu, Uruguai

Mesas com vista para o Rio da Prata de El Viejo y el Mar, na Rambla Mahatma Gandhi. Pena que o restaurante fechou em 2018 e, em seu lugar, instalaram um lugar meio fast food de mariscos


No verão, um programinha gostoso nas Ramblas de Montevidéu, além de caminhar e ver o movimento, é escolher uma mesa com vista para o Rio da Prata em bar e ou restaurante para relaxar e aproveitar a brisa.

Em outros tempos, bati muito o ponto no El Viejo y el Mar (fechado em 2018), na Rambla Mahatma Gandhi, em Punta Carretas. Também gostei muito da vista do Restaurante Hemingway, na Plaza Virgílio, em Punta Gorda, com bela vista para a cidade e para o pôr do sol. 

E, sim, se você está achando coincidência eu citar esses dois lugares, saiba que os escolhi exatamente pela referência a Ernest Hemingway, que só não é meu padrinho jornalístico porque Dorothy Parker existiu 😊.

Viagem de 2011

O Uruguai na Fragata Surprise
Colónia del Sacramento
Punta del Este

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário