28 de março de 2016

Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial

Museu Casa de Jane Austen, Inglaterra

O encantador Museu Casa de Jane Austen, na vila de Chawton, Inglaterra, leva o visitante para dentro dos livros da escritora


Quando a gente pensa em museu, duas ideias vêm à cabeça. A primeira associação é a coisa antiga — e estão aí para provar os dísticos jocosos, e nem sempre lisonjeiros, sobre o assunto, como o clássico “quem vive de passado é museu".

O segundo conceito associado a museus é o da preciosidade, o objeto raro e tão relevante que — olha o lugar comum de novo — “merece estar em um museu”.

Museu Casa de Federico García Lorca, Granada, Espanha

A Huerta de San Vicente, casa de García Lorca em Granada, Espanha, é um museu que a gente visita com um nó na garganta


A associação com velharia já vem sendo suficientemente desmentida por notáveis instituições dedicadas a assuntos diversos — tecnologia, futebol, Língua Portuguesa — que fazem o maior sucesso.

Mas nem sempre a gente presta atenção aos chamados museus-casas, dedicados a preservar a memória mais doméstica e prosaica de grandes personagens.

Casa de Paul McCartney em Liverpool, Inglaterra

A casa de Paul McCartney em Liverpool e (abaixo) o Octagon, refúgio de Simón Bolívar durante o exílio em Curaçao 


Octagon, casa de Simón Bolívar em Curaçao

Todas as casas-museus visitadas pela Fragata

Totalmente na contramão do “espetacular” ou “precioso” que tendemos a colar no conceito de museu, são espaços geralmente íntimos, singelos e, pra mim, profundamente comoventes, exatamente por sua capacidade de realçar a condição humana de gente tão especial.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fragata está participando da blogagem coletiva que marca a #MuseumWeek, semana dedicada a celebrar os museus em todo o mundo, iniciada hoje. Nesta edição 2016, resolvi convidar vocês para uma visitinha às casas-museus de alguns personagens que adoro. Bora?

Casas-museus pelo mundo

Mendips, casa de John Lennon em Liverpool, Inglaterra
Mendips, a casa onde John Lennon foi criado pelos tios Mimi e George

⭐Casas de John Lennon e Paul McCartney
Liverpool, Inglaterra

Sim, sim, eu sou suspeitíssima, beatlemaníaca notória e desmedida, mas desafio qualquer um a ficar com os olhos secos visitando as casas onde John Lennon e Paul McCartney viveram a maior parte de suas infâncias e adolescências, em Liverpool.

Administradas pelo National Trust (o instituto do patrimônio histórico britânico), as casas de John e Paul são dois museus singelos, retratos do cotidiano banal que acabou por gestar duas das maiores referências do Século 20.

Casa de Paul McCartney em Liverpool, Inglaterra

Em 20 Forthlin Road, endereço de Macca e família, os Beatles ensaiavam, compunham e farreavam


Foi na casa de Macca, em 20 Forthlin Road, que o embrião dos Beatles (a banda The Quarrymen, já com John, Paul e George) ensaiou as primeiras composições e performances da banda.

Típica residência de uma família da classe trabalhadora da década de 50, o imóvel foi restaurado e remobiliado com peças da época, reconstituindo o ambiente onde o futuro compositor de Yesterday e Let it Be deu os primeiros passos na música. Fotografias feitas por Mike McCartney, irmão de Paul, completam o quadro doméstico.

Mendips, o famoso lar de Tia Mimi, é a menos proletária das casas dos Beatles. John Lennon viveu lá desde os cinco anos de idade até entrar na faculdade, o Art College de Liverpool.

Em 1966, Mendips foi vendida, pois Mimi já não suportava o assédio dos fãs dos Beatles no jardim. Em 2001, Yoko Ono recomprou a casa e a doou ao National Trust para abrigar um museu que recriasse a atmosfera onde John cresceu. Fotos, documentos e objetos pessoais enriquecem a visita.

Casas de George Harrison e Ringo Starr em Liverpool

A casa de George em Arnold Grove (esquerda) e a de Ringo, em uma vielinha do bairro de Speke. A prefeitura de Liverpool estuda uma forma de abrir os dois imóveis à visitação


Todas as dicas sobre a visita às casas de Lennon e McCartney estão neste post:
Percorrer o roteiro pelos lugares onde moraram os Beatles, em Liverpool, é uma forma comovente de se aproximar da vida real desses quatro caras fabulosos.

Nas minhas duas passagens pela "terra santa" também bati ponto nas casas de George Harrisson e Ringo Starr, passei pela morada da Família Stanley (os avós maternos de John), onde Lennon vivem com a mãe até os cinco anos, pelo apê que John dividiu com Stu Sutcliffe perto da faculdade... Recomendo todo esse roteiro.

Para saber mais:
Como chegar às casas dos Beatles
Liverpool: meu magical mystery tour
Roteiro pela história dos Beatles pra fazer por conta própria


O endereço de Mendips, a casa de John, é Menlove Avenue nº 251. O antigo lar da família McCartney fica no nº 20 de Forthlin Road. Cerca de 2 km separam os dois lugares (pode ser uma caminhada gostosa, margeando a área verde que pertence ao Allerton Course, um campo de golfe público).

Menlove Avenue, Liverpool, onde John Lennon morou
Menlove Avenue, o endereço mais famoso de John em Liverpool

A única maneira de visitar o interior das casas de John Lennon e Paul McCartney é com o tour do National Trust. Reserve com muita (muita!) antecedência, pois cada tour leva apenas 15 pessoas.

 Na alta estação, há quatro saídas diárias, mas no resto do ano as visitas são feitas apenas duas vezes por dia, de quarta a domingo. Custa £23.00 (e vale cada centavo). Para ver horários, fazer reservas e outras dúvidas, consulte o site do National Trust. Não é permitido fotografar o interior das casas.

Casa-Museu Quinta de Bolívar, Bogotá - Colômbia

O Museu-Casa Quinta de Bolívar é uma das ótimas atrações de Bogotá

⭐ Quinta de Simon Bolívar
Bogotá, Colômbia

Você nem precisa gostar de história para curtir essa visita, pois a Quinta de Bolívar é muito bonita. O casarão do Século 17 está cercado por jardins e árvores centenárias, aos pés do Montserrrate, montanha que oferece uma vista espetacular para Bogotá. Que tal combinar os dois passeios?

Simon Bolívar foi figura central nas lutas pela independência de cinco países sul-americanos (Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Bolívia) e a quinta de Bogotá foi um presente de agradecimento do governo independente da Colômbia ao Libertador.

Bolíver viveu na casa por períodos intermitentes, de 1820 até sua morte, em 1830 — os momentos mais felizes, certamente, na companhia de sua querida Manuelita Saénz, uma brava independentista, nascida em Quito, que ajudou a transformar o local em sede de animados saraus e acalorados debates políticos.

A casa da Quinta de Bolívar, avarandada, cheia de janelas, muito clara e arejada, se integra completamente ao verde que a cerca.

O acervo da quinta está organizado de tal modo que a gente tem a sensação de que Bolívar e Manuelita vão aparecer a qualquer momento para receber os visitantes: a mesa posta, os dormitórios arrumados, objetos pessoais sobre a escrivaninha. É como entrar em um pedacinho da história. Os quartos preservam os móveis e decoração original.

Uma cuidadosa reforma, nos anos de 1990, devolveu à casa suas feições originais, muito alteradas desde a morte de Bolívar. Foram sete anos de trabalho envolvendo arquitetos, arqueólogos, historiadores e restauradores.
 
Para saber mais:
10 horas em Bogotá - como aproveitar uma conexão


A Casa Museu Quinta de Bolívar fica na Calle 21 nº 4A -30 Este, Santa Fé. Funciona de terça a sexta das 10h às 17 horas. Aos sábados e domingos, fecha às 16h. O ingresso custa $3.000. Aos domingos a entrada é gratuita.

Octagon, casa de Simón Bolívar em Curação

O Octagon, refúgio do Libertador em Curaçao


⭐Octagon - Museu Bolívar
Willemstad, Curaçao

Quando você for explorar as praias a leste de Willemstad (Sea Aquarium, Jan Thiel), programe uma parada no Avila Hotel, no charmoso bairro de Pietermaai, para ver o lugar que serviu de abrigo a Simon Bolívar durante um exílio caribenho.

Em 1811, a jovem república colombiana, proclamada dois anos antes, havia sido derrotada pelas forças espanholas (então sob controle de Napoleão) e o futuro Libertador refugiou-se em Curaçao.

Ocatagon, casa de Simón Bolívar em Curaçao

O Ocatgon fica dentro de um hotel e tem horário de visitas bem restrito, mas vale a pena a esticadinha até lá


Foi o comerciante Mordechai Ricardo quem abrigou Bolívar e suas irmãs na casa octogonal — na verdade, um pavilhão destinado ao recreio à beira mar — nas cercanias da cidade, hoje transformada no singelo Museo Bolivariano.

Como cheguei depois do restritíssimo horário de visitas, só tive a chance de dar uma breve olhada no Octagon, por cortesia do administrador, que tinha acabado de levar um grupo de hóspedes do Avila Hotel para ver o museu – ele disse que não seria justo eu voltar para o Brasil com essa frustração.

Museu casa de Simón Bolívar em Curaçao

Curaçao foi um dos vários exílios de Simón Bolívar, herói da independência da Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela


O acervo do Octagon é bem simples, composto basicamente de mobiliário de época e objetos decorativos. O maior charme do lugar é sua curiosa arquitetura, famosa pelo "Daki Parasol", o teto de guarda-chuva.

O Octagon – Museu Bolivariano fica na 130 Penstraat, (nas dependências do Avila Hotel), Pietermaai, Willemstad. Aberto apenas às terças, quartas, sextas e domingos, das 10h ao meio dia. Fora desses horários, é possível agendar uma visita com a direção do hotel. A entrada custa NAf10 (10 florins).

Museu Casa de Jane Austen, Inglaterra

A casa onde Jane Austen viveu seus últimos oito anos é hoje um museu comovente


⭐Museu Casa de Jane Austen
Chawton, Inglaterra

Jane Austen, autora de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Persuasão, passou os últimos oito anos de vida em um chalé na vila de Chawton, perto de Winchester, uma casa modesta, onde ela cuidava dos jardins e se dedicava a dar forma final aos romances que a tornariam imortal.

É lá que hoje funciona o Museu Casa de Jane Austen, uma encantadora crônica sobre o cotidiano doméstico do comecinho do Século 19.

As paisagens rurais do Sul da Inglaterra são deslumbrantes e, por si, já valeriam a viagem. A pequena vila de Chawton parece saída das páginas de um livro — se não fossem os automóveis, seria capaz de jurar que a estradinha cercada de verde que me levou até lá era uma espécie de túnel do tempo formado pelas copas das árvores.

Museu Casa de Jane Austen, Inglaterra
Acho que ninguém fica imune à atmosfera da casa, tão singela, onde viveu e trabalhou uma mulher extraordinária

O acervo do Museu Casa de Jane Austen é composto por documentos, manuscritos, móveis de época, roupas e utensílios domésticos. Talvez a peça mais importante seja a mesinha que Jane usava para escrever (original). Não espere tesouros, mas ninguém fica imune à atmosfera da casa, tão singela, onde viveu e trabalhou uma mulher extraordinária. 

Chawton é passeio para um dia inteiro. A vila é muito fofa está cercada por um parque que convida a um piquenique.

Vila de Chawton, Inglaterra

A fofa vila de Chawton está cercada por um cenário rural que parece saído de um romance


Se quiser ir mais além na exploração de cenários ligados à memória de Jane Austen, recomendo prolongar a estadia em Winchestero túmulo de Jane está na famosa catedral normanda e ela passou as últimas semanas de vida em uma casa da cidade, para ficar mais perto do médico que a tratava.

Também vale esticar o roteiro até Bath, onde Jane Austen morou e ambientou cenas decisivas de Persuasão e praticamente toda a ação de A Abadia de Northanger.

Para saber mais:

Casas de Jane Austen em Winchester e em Bath, Inglaterra

Para ir mais além: a casa onde Jane Austen passou as últimas semanas de vida, em Winchester (esquerda) e Sidney Place, lar da escritora em Bath


O Jane Austen's House Museum fica em Winchester Road, Chawton, Condado de Alton. Diariamente, de março a setembro, das 10:30h às 16:30h. No verão (junho, julho e agosto, das 10h às 17h). Em janeiro e fevereiro, as visitas só podem ser feitas nos finais de semana. A entrada custa £7.50.

A vila de Chawton fica a 26 km de Winchester, que foi minha base para ir até lá. Fui de ônibus, uma linha regular que liga Winchester a Alton e tem partidas de hora em hora. É preciso descer na estrada e caminhar cerca de 1 km até Chawton (passeio muito agradável). Para mais detalhes, leia o post completo sobre o museu.

Museu Casa de Lope de Vega, Madri

Casa de Lope, em Madri, uma visita imperdível


⭐Museu Casa de Lope de Vega
Madri, Espanha

Esta é uma visita essencial para quem quer compreender um pouco mais sobre o chamado Século de Ouro Espanhol (que, na verdade, durou quase 200 anos, do início do Século 16 ao final do Século 17), época em que o grande poderio econômico e militar marcado pela Reconquista Católica da Península Ibérica e a conquista de colônias ultramarinas nas Américas e na Ásia fizeram da Espanha a maior potência do planeta. 

Esse esplendor refletiu-se também nas artes, legando ao mundo artistas do quilate de El Greco, Velázquez e Murillo, na pintura, e Miguel de Cervantes, Calderón de La Barca e Lope de Vega, na literatura e no teatro.

Lope de Vega foi o grande precursor da comédia espanhola e, assim como Cervantes (com quem manteve sempre uma relação ambivalente, entre a admiração e a ironia), levou uma vida movimentadíssima.

Museu Casa de Lope de Vega, Madri

A Casa de Lope de Veja fica no Barrio de las Letras de Madri, onde as ruas para pedestres estão pavimentadas com trechos de grandes autores espanhóis. O poeta Francisco de Quevedo foi contemporâneo do grande dramaturgo


Não bastasse ter escrito cerca de 1.500 peças de teatro, Lope transitou por todos os gêneros literários e ainda arranjou tempo para ser soldado, erudito, mulherengo e sacerdote.

Ao contrário de seu contemporâneo autor do D. Quixote, Lope desfrutou da aclamação popular ainda em vida e sua casa era ponto de quase peregrinação de intelectuais e poderosos da época, a quem recebia no modesto jardim (nos fundos do museu, parte da visita) para longas tertúlias de debate sobre arte e política.

A Casa de Lope de Vega, no Barrio de las Letras (assim chamado pela grande quantidade de escritores que viveram na região, nessa época de florescimento) é um pequeno museu precioso, não por seu acervo, mas pelo que nos conta sobre a vida cotidiana dessa era extraordinária. 

Rua Cervantes, Bairro das Letras, Madri

Por uma dessas ironias da vida, a rua onde fica a casa de Lope hoje se chama Cervantes. Os dois grandes das letras espanholas passaram a vida trocando farpas


O imóvel sofreu muitas transformações, desde a morte de Lope, mas percorrê-lo em uma visita guiada é um verdadeiro mergulho no tempo. O mobiliário, objetos de decoração, documentos, livros e utensílios estão lá para nos aproximar da História. Imperdível!

A Casa Museo de Lope de Vega fica na Calle Cervantes nº 11 (Metrô: Puerta del Sol, Anton Martin ou Sevilla) Funciona de terça a domingo, das 10h às 15h. Entrada gratuita. Apenas visitas guiadas em espanhol, inglês e francês, a cada meia hora. Não é permitido fotografar o interior da casa.


Museu Casa de García Lorca, Granada, Espanha
O sossegado cenário doméstico de Lorca, em Granada

⭐ Museu Casa de Garcia Lorca
Huerta de San Vicente, Granada, Espanha

A antiga casa de veraneio da família de Garcia Lorca, na Huerta de San Vicente, nos arredores de Granada, hoje já foi alcançada pelo crescimento da cidade. As áreas de cultivo são agora um simpático parque público a poucos passos do Centro.

A casa onde o poeta viveu tantos momentos tranquilos — e de onde foi arrancado por uma milícia de extrema-direita para ser fuzilado, em 1936 — é agora um museu poderoso, exatamente pelo que evoca de familiar, doméstico e sossegado, em contraposição à intolerância que vitimou a voz mais marcante da poesia e do teatro espanhóis no Século 20.

Museu Casa de García Lorca, Granada, Espanha

As áreas de cultivo da Huerta San Vicente são hoje um simpático parque público de Granada


A Casa de Garcia Lorca mantém praticamente inalterados o seu aspecto original e grande parte de seu mobiliário, quadros (muitos deles pintados por Lorca), objetos decorativos e utensílios. Após o sequestro e assassinato do poeta — seu cunhado também foi fuzilado, alguns dias antes — a família  seguiu para o exílio e coube aos empregados da Huerta zelar pela propriedade.

A visita guiada à Casa de garcia Lorca é espetacular, uma narrativa sobre os costumes da época e sobre o terremoto da Guerra Civil e do abismo em que foi lançada a Espanha, em quase 40 anos de regime franquista.

Museu Casa de García Lorca, Granada, Espanha

Sou terrivelmente suspeita, porque amo Lorca. Mas a visita à casa do poeta, em Granada, foi tão impactante pra mim quanto a Alhambra


Museu Casa de García Lorca, Granada, Espanha

Casa Museu Federico Garcia Lorca fica no Parque Garcia Lorca, Granada. Abre de terça a domingo, apenas para vistas guiadas, a cada meia hora, para grupos de no máximo 15 pessoas. Os horários de abertura variam de acordo com a estação. Entrada: €3 (gratuita às quartas-feiras e nos feriados).

Para saber mais:
Nó na garganta: a Casa de Garcia Lorca, em Granada
A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Buddenbrookhaus, Casa museu do Thomas Mann, em Lübeck, Alemanha
Buddenbrookhaus, a casa da Família Mann

⭐Buddenbrookhaus - a casa de Thomas Mann
Lübeck, Alemanha

A Buddenbrookhaus é muito mais que um museu. A casa onde o escritor Thomas Mann passou a infância é uma personagem fundamental, tanto em sua obra inicial (Os Buddenbrook, de 1901) como na vida do escritor.

Filho de uma brasileira (Júlia da Silva Bruhns) e membro da elite mercantil de Lübeck, Mann foi uma espécie de exilado permanente: um quase socialista filho da classe dominante, de orientação sexual ambígua, um perseguido pelo nazismo posteriormente banido pelo regime comunista da Alemanha Oriental e hostilizado pelo anticomunismo macartista em sua nova pátria, os Estados Unidos.

O único lar de verdade de Thomas Mann parece ter sido a casa da Mengstraße, onde passou a infância e onde ambientou, sem muitos disfarces, a saga da família Buddenbrook em seu declínio inexorável trazido pelos novos tempos.

O museu instalado na casa da Família Mann tem uma mostra super interativa e cativante, onde filmes, fotos e documentos conduzem o visitante por uma narrativa arrebatadora sobre a história do escritor e dos personagens que seu talento tornou imortais.

Construída no Século 18, a casa da Mengstraße é um mergulho no modo de vida luxuoso dos comerciantes de Lübeck e um encontro caloroso com o cotidiano os irmãos escritores Thomas e Heirinch Mann.

Restaurante histórico da Liga dos Armadores de Lübeck, Alemanha

Schiffersgesselchaft: a antiga liga dos armadores de Lübeck é quase "personagem" em Os Buddenbrook. E o restaurante é maravilhoso


No embalo da visita à Buddenbrookhaus, recomendo efusivamente que você estique o passeio à sede da Schiffergesellschaft, a guilda (liga) de armadores de Lübeck, corporação fundada em 1401 e que reunia os poderosos donos das frotas mercantes que controlavam a economia da cidade.

A sede da Schiffergesellschaft é um edifício de 1535 onde os armadores (donos das frotas mercantes) se reuniam para fechar negócios, discutir tarifas ou simplesmente ler o jornal. A maioria dos salões do edifício ainda conserva a mobília original, os painéis de madeira que recobrem as paredes e as imponentes vigas do teto.

O lugar é praticamente personagem de Os Buddenbrook, frequentado pelo chefe família, Tom Buddenbrook. Enquanto evoca a narrativa de Thomas Mann e o poderoso passado de Lübeck, não deixe de experimentar o ótimo restaurante que funciona no local desde o Século 16 e que os locais orgulhosamente apontam como “o restaurante mais antigo do mundo”.

A Buddenbrookhaus fica na Mengstraße 4, de terça a domingo, das 10h às 18h (janeiro, fevereiro e marco, das 11h às 17h). O ingresso custe 7 euros. A Schiffergesellschaft fica na Breitstraße nº 2, a uma curta distância da casa de Thomas Mann.


Museu Casa de Mozart, Salzburgo, Áustria

Quero muito ver de novo a Casa de Mozart, em Salzburgo, depois da reforma


⭐Casa de Mozart
Salzburgo, Áustria

Taí um museu que eu estou louca pra ver de novo, pois a Mozart Geburtshaus passou por uma reforma e ganhou uma concepção moderna de exposição que aproxima muito mais o visitante do personagem, oferecendo um roteiro pelo dia a dia da família do genial compositor.

Na verdade, Salzburgo tem duas “casas de Mozart”, uma em cada margem do Rio Salz.

Além dessa repaginadíssima Mozart Geburtshaus – em tradução literal: "casa do nascimento" do pequeno Wolfgang Amadeus, em 1756 —, na Altstadt (Cidade Velha), tem a Mozart Wohnhaus (“residência Mozart”), do ladinho dos Jardins Mirabel, também aberta ao público. Lá, o compositor viveu com a família entre 1773 e 1781.

Salzburgo, Áustria

Cada margem do Rio Salz tem sua Casa de Mozart


Quando visitei a Mozart Geburtshaus, a exposição ainda era em estilo mais “estático”, mas já era bem tocante ficar cara a cara com o violino que o compositor usou na infância e com a singeleza de alguns objetos de uma família de parcos recursos que nos legou tamanho gênio.

O mitológico violino continua sendo uma das estrelas da nova exposição, assim como o clavicórdio (um parente do cravo) onde Mozart compôs a ópera A Flauta Mágica, retratos, partituras, peças de vestuário e documentos.

Salzburgo, Áustria

A verdade é que a cidade de Mozart é tooooda um escândalo de linda


A Mozart Geburtshaus fica em Getreidegasse 9, Altstadt. Funciona diariamente, das 9h às 17:30 (em julho e Agosto, altíssima temporada na cidade, abre às 8:30h e fecha às 19h). O ingresso custa € 10. Para ver as duas casas, há um passe combinado, que custa € 17. A Mozart Wohnhaus fica na Makartplatz 8 e funciona nos mesmos horários da Geburtshaus.

Gosta de casas-museus? Olha essas dicas:


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

73 comentários:

  1. Que tema legal!! Não sabia que dava para visitar todas essas casas. Mas já fui na do Monet em Giverny!! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jardins de Monet estão super na minha lista, Nini. Um dia essa visita desencanta :)

      Excluir
  2. É casa demais, rsrs! Toda viagem sempre passo na casa de alguém, pode ser Anne Frank, Jim Thompson, Frida e Diego, mas acredita que não conheci nenhuma das casas que vc visitou? Deu uma pena danada não ter conhecido a Quinta de Simon Bolivar, da próxima vez que for à Colômbia vou conferir. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que nem citei todas da minha "coleção", Nivia. Sou encantada com esses museusinhos íntimos e aconchegantes.

      Excluir
  3. Adorei!!! Ia amar a Casa da Jane Austen. Ótimas dicas. Anotado!
    Renata Sucena - Blog Viagem em Detalhes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Casa de Jane Austen vale a viagem à Inglaterra, Renata. O lugar é lindo, a vila é linda, a região é um encanto. Uma das minhas grandes emoções de viagem :)

      Excluir
  4. Que legal!!! Adorei, cada casinha bonitinha!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem isso, né, Larissa? A gente aprende história vendo lugares fofos :)

      Excluir
  5. Adorei as dicas! Gosto desse tipo de museu, que remete a atmosfera de alguma época! Anotei todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Marianne. Cada vez mais eu prefiro museus menores e temáticos, em vez dos enormes "museus de tudo"

      Excluir
  6. Adorei, principalmente a do John Lenon! Quero conhecer rs
    Eu também escrevi sobre uma Casa-Museu, mas daqui do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo vc for à casa de John, prepare-se pea chorar feito uma bezerra, Simone. Eu fico com nó na garganta só de lembrar :)

      Excluir
  7. Adorei o post! Fiquei com vontade de conhecer todos, principalmente John Lennon, Paul McCartney e Mozart!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alessandra :) Acho que todas as casas valem a pena - quanto mais a gente curte o personagem, mais bacana é a visita.

      Excluir
  8. É muito legal visitar essas casas né? Adoro quando conservam os móveis, decorações etc... Acho que dessas a única que visitei foi a do Mozart!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se sente próxima da figura histórica, né, Fernanda? Acho uma delícia esse vislumbre do cotidiano...

      Excluir
  9. Adorei a lista e todas as dos Beatles estão faz tempo no meu wishlist!

    Eu acrescentaria também as Casas Museu do Pablo Neruda, aqui no Chile (preciso puxar sardinha, rs) porque são maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu ainda não visitei as casas de Neruda, Camila? Ando doida pra marcar uma volta ao Chile só pra isso :)

      Excluir
  10. Quero muito conhecer essa da Jane Austen. Está na minha lista há tempos. Parabéns pelo post. Luciana Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo demais, Luciana. Vá no verão, pra ver os campos do Sul da Inglaterra no auge da beleza. Parece que a gente está percorrendo as páginas de um romance :)

      Excluir
  11. Adoro as suas fotos! Um arraso. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Cynthia, o link para meu post está "quebrado"... poderia arrumar? http://www.trilhasecantos.com.br/2016/03/museu-comunismo-praga.html
    Obrigada (pode deletar este comentário, viu/? bjks)

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o post! Fiquei curioso em conhecer a casa de Lope de Vega ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Casa de Lope é um passeio delicioso, Paulo. E ainda por cima é grátis :)

      Excluir
  14. Adorei o post! Também gostamos de visitar casas de pessoas que se tornaram Museu! A do Mozart em Vienna é realmente bem legal. Outra pra entrar na lista é a casa de Anne Frank em Amsterdam. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita vontade de conhecer a Casa de Anne Frank, Gabi. Nas duas vezes que estive em Amsterdã, a fila me desanimou. Agora, com a facilidade de comprar ingresso pela internet, vai ficar mais fácil :)

      Excluir
  15. Eu adoro casas museus, ainda mais de personagens históricos. Para mim é como entrar na vida deles, na intimidade. Adorei.

    ResponderExcluir
  16. Que delícia de texto, Cynthia! Amo seus posts temáticos! :)

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o post e o seu jeito de escrever é cativante! Também gosto de visitar as casas-museus! Que venham as próximas! ;)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu adorei seu post. Super interessante. Acredita que eu nunca visitei uma casa-museu. Não por falta de interesse, mas porque ainda não rolou uma oportunidade.
    Da lista eu acho que o que mais me interessou foi a casa da Jane Austen. Não sei se é porque sou leitora voraz e fã dos seus livros, mas acho que me transportaria para dentro dos versos que ela escrevia. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre legal ver esse lado mais "humano" das grandes figiras, né Natalia. Eu adoro :)

      Excluir
  19. Quantos museus maravilhosos que eu nem sabia que existiam, por isto que adoro ler sobre as viagens alheias, a gente fica conhecendo a história e depois vai conferir pessoalmente. Excelente post, aproveitei e curti a fanpage.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Giselle :) Eu também adoro ler sobre viagens alheias, não tem melhor fonte de inspiração :)

      Excluir
  20. Post lindo! E fotos mais lindas ainda. Super delicadas.
    Várias delas eu não conheço. O topo da minha lista está a casa da Jane Austin, que quero muito visitar desde que vi um post da Helô.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Martinha :) Aposto que você vai amar a casa de Jane Austen. É como visitar um livro dela

      Excluir
  21. Quantos lugares legais Cyntia. Queria conhecer principalmente a casa de Mozart (já que sou pianista hehe), quem sabe um dia!!! Um Abraço. Léli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa de Mozart é um lugar que eu planejo voltar, Leli. Salzburgo é toda linda e a música dele parece que passeia com a gente pela cidade :)

      Excluir
  22. Que lugares incríveis! Eu conheço alguns museus-casa regionais de quando morava em PE, como a casa do Mestre Vitalino. E ver como pessoas que admiramos viviam é demais. Amei todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa de Mestre Vitalino deve ser muito legal, Katarina. Acabou de entrar na minha lista para a próxima visita a Pernambuco. Valeu a dica :)

      Excluir
  23. Bacana Cyntia a abordagem que você adotou das casas museus para tratar da particularidade de tantas personalidades. Aqui em Timbó - SC, onde moro, tem a casa do poeta Lindolf Bell e segue a mesma linha de mostrar pertences pessoais, como o poeta pensava e como ele produzia a sua arte, o que inspira a quem visita o lugar a pensar de maneira diferente, até mesmo porque essas pessoas foram diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto muito descobrir mais sobre o contexto - histórico e doméstico - das obras. Essas casas ajudam nessas descobertas, Thiago. São museusinhos danados de interessantes :)

      Excluir
  24. Que máximo adorei todos!! Já tive oportunidade de conhecer a casa do Mozart, mas fiquei com vontade de ir a Liverpool conhecer a casa do John e do Paul! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer uma coisa, Karine: vá a Liverpool- é emocionante :)

      Excluir
  25. Olá Cyntia, Gostamos muito do post, iríamos recomendar também visitasse a casa de Monet e os incríveis jardins em Giverny, mas vi que já comentaram sobre eles.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giverny está muito na minha lista, Marcelo. Tenho que marcar viagem à França no período em que a casa esteja aberta. Em 2014, até fui no verão, mas acabou não rolando. Mas um dia acontece :)

      Excluir
  26. Quantas coisas já não aconteceram nessas casas. Quero visitar todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que eu fico imaginando... Só de estar entre aquelas paredes já é instigante :)

      Excluir
  27. Adorei, dos que você citou fui na casa de Mozart em Salzburg mas fiquei louca pra conhecer as dos Beatles. Estive em Bogotá ano passado e não sabia da de Simon Bolívar, fomos ao Montserrate e não sabíamos, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cynara, eu fico espantada como é pouco divulgada a Quinta de Bolívar. Na minha primeira vez em Bogotá, fui até lá graças ao taxista que contratei para passear pela cidade, mas desde então quase não vejo se falar nela. A casa fica exatamente em frente à estação do teleférico de Montserrate.
      As casas do Beatles são muito especiais, recomendo todas, inclusive as menos famosas :)

      Excluir
  28. Amei!! Infelizmente não conheço nenhuma dessas, mas já entraram no meu radar! Principalmente as dos Beatles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem uma maravilhosa, que não entrou no post, que é a Casa de Victor Horta, em Bruxelas. Ele foi o principal arquiteto da art-nouveau e a casa dele é um desbunde :) Recomendo

      Excluir
  29. Belíssimo post! Pra entrar na sua lista, sugiro as Casas de Neruda (eu escrevi sobre elas no blog: http://www.sosviagem.com.br/arte/literatura/as-tres-casas-de-neruda/) e as casas de Shakespeare (que ainda não escrevi pro blog, então fica um puxão de orelha pra mim mesma!).

    ResponderExcluir
  30. Dicas ótimas. Fiquei com vontade de conhecer a casa de Jonh Lennon...

    ResponderExcluir
  31. Cyntia,

    Que legal. Otima ideia. Gostei da Casa de Mozart. Gostaria de conhecer. :)
    bjos
    Thais

    ResponderExcluir
  32. Tbm amamos as casas dos garotos de Liverpool, estar lá é se sentir mais perto dos Beatles.
    Estamos curiosos para visitar a casa da Jane Austen.

    ResponderExcluir
  33. Adoro casas-museus! Uma que me tocou muito foi a de Pablo Neruda em Valparaíso, no Chile. Depois de visitar esta, não conseguir resistir e fiz questão de ir à dele de Santiago também. Muito legal essa sua ideia de reunir estes exemplos aqui!

    ResponderExcluir
  34. Muito massa! Preciso visitar!
    Admito que como fã dos Beatles também, fiquei morrendo de vontade de visitar a casas dos garotos de Liverpool!

    ResponderExcluir
  35. Olá Cyntia. Vim conhecer o seu cantinho pelo simples facto de ser um dos favoritos da Ana Christ, dos Nativos do Mundo. Adorei este post. Gostava sobretudo de conhecer a Casa Museu do Mozart, mas ainda não me perdi para os lados da Áustria. Estive em Liverpool mas não fui à casa do Paul e do John Lennon...
    Beijinho desde Portugal
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  36. Gosto muito dessa coisa de Museu Casa! Acho interessante conhecer o local onde a pessoa morou, ver que tudo está ali... acho que isso passa uma emoção né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super emocionante, mesmo. Algumas dessas casas me deixaram muito comovida. Isabela.

      Excluir