1 de junho de 2014

A Casa de García Lorca em Granada - um nó na garganta

Casa Museu García Lorca em Granada na Espanha
A casa de García Lorca em Granada, na Huerta de San Vicente


Fiquei profundamente comovida com a visita à Casa de García Lorca em Granada, antigo retiro de verão da família do poeta, na Huerta (algo como “chácara”) de San Vicente.

A poesia de Federico García Lorca embalou minha adolescência e foi impossível andar por Granada, cidade natal do poeta, sem lembrar de seus versos, sempre tão marcados pela paixão andaluza.

Homenagem a García Lorca na muralha da Alhambra em Granada

Uma lembrança de Lorca na muralha da Alhambra


Granada resplandece de tesouros mouriscos, mudéjares, renascentistas e barrocos. Mas nem tudo é luz na “cidade de sonho e lua cheia”.

Todos os lugares do mundo têm histórias tristes, Granada há de ter milhares delas, mas a mais famosa envolve justamente o autor desse verso, assassinado por um comando de extrema-direita um mês após o golpe franquista contra a República e o início da Guerra Civil Espanhola, em 1936.

Parque Federico Garcia Lorca em Granada

A antiga área de cultivo da chácara de Lorca é hoje um agradável parque público, bem próximo ao Centro Histórico de Granada


Pouco mudou na casa de García Lorca — o  coração da propriedade rural, hoje convertida em parque público — desde que a família a abandonou e seguiu para o exílio, após o assassinato do poeta.

Estão lá os móveis, utensílios, quadros (muitos pintados por Lorca) e documentos, compondo uma cena pacata, aconchegante e desprovida de tragédia ou espetáculo.

A casa de García Lorca evoca uma família em torno da mesa, conversas no alpendre e sossego. Nada parecido com a fúria que se sucedeu ao levante fascista e a voragem da Guerra Civil Espanhola.

Estátua de Garcia Lorca na Plaza de Santa Ana em Madri

Estátua de Lorca em frente ao Teatro Español, em Madri


A visita ao Museu Casa de García Lorca é um programa melancólico, mas imperdível.

Mesmo que você não seja uma apaixonada pelo poeta, vale a pena. É um jeito quase lírico de descobrir um pouco mais sobre a história da Espanha e as relações sociais na Andaluzia do início do século passado.

A Casa de García Lorca em Granada


Como é a visita à Casa Museu de García Lorca


O grande destaque da minha visita à Casa Museu García Lorca foi a guia que acompanhou o meu pequeno grupo pelo interior da casa. Ela contou histórias, descreveu climas e não disfarçava seu encanto pela obra do poeta.

A visita guiada à Casa de García Lorca ganha muito com o contexto oferecido pela narração dos guias. A gente percorre aquele cenário de um cotidiano familiar com um nó na garganta, mas o astral é bom: sensação de encontro e sossego.

A Casa de García Lorca pode ser vista de terça a domingo, apenas em visitas guiadas, que partem a cada meia hora. Os grupos têm limite máximo de 15 participantes.

No inverno, as visitas à Casa de García Lorca são realizadas das 9:15 às 14:15 e das 16h às 19h.

Na meia estação, o horário da tarde começa apenas às 17 horas. No verão, só são realizadas visitas no turno da manhã, até às 14:15h.

A entrada custa €3, mas é gratuita às quartas-feiras e nos feriados. Antes de ir, consulte o site para saber se ainda há ingressos disponíveis.

Faculdade de Direito da Universidade de Granada na Espanha

Um jardim da Faculdade de Direito da Universidade de Granada, onde Lorca estudou entre 1914 e 1919


García Lorca em Granada


Lorca nasceu em Granada e viveu na cidade até 1919, época em que um rapaz de 21 anos haveria mesmo de querer os ares mais arejados de Madri.

Deixou a Faculdade de Direito local e foi continuar os estudos na capital, onde tornou-se amigo do pintor Salvador Dali, do cineasta Luis Buñuel e do compositor Manuel de Falla.

Mas a Andaluzia — essa terra “que sofre paixões gigantescas e cala”, como disse Lorca em um poema — sempre andou com ele.

A alma andaluza, com sua beleza e suas escuridões, foi personagem constante na obra lírica e teatral de Lorca (como as famosas peças Bodas de SangueYerma e A Casa de Bernarda Alba).

O poeta era simpatizante da esquerda e jamais ocultou sua condição de homossexual o suficiente, o que bastava para despertar o ódio furioso na Espanha conservadora do início do Século 20.

Huerta de San Vicente - Casa Museu Garcia Lorca em Granada
Não é permitido fazer fotos do interior da casa de Lorca — e isso ajuda a transformar a visita guiada em um mergulho profundo e envolvente


Mesmo assim — e apesar da adesão praticamente imediata da Andaluzia ao golpe de Franco contra a República Espanhola — Lorca se sentia seguro em Granada, onde tinha amigos próximos em todas as correntes políticas, inclusive da Falange, grupamento fascista.

E foi na casa de um amigo falangista, Luis Rosales, que Lorca se abrigou, após a prisão e fuzilamento de seu cunhado.

De lá ele foi arrancado por seus captores, para ser fuzilado, horas depois. “E no meio de um caminho/ sob a ramada de um olmo/ guarda civil caminheiro/ grudado a si o levou”. (trecho de Captura de Antonito, o Cambório, na Estrada de Sevilha).

Federico Garcia Lorca
Duas fases da vida e o mesmo olhar

Nesta noite turva/ está louca a lua”, cantou Lorca em um poema de 1919. Ele foi assassinado na noite de 17 de agosto de 1936, a primeira do quarto crescente, como aponta o calendário lunar (o mesmo quarto crescente que me acompanhou em Granada).

Não sei se a lua estava louca na noite em que mataram Lorca. Mas o céu, com certeza, estava muito escuro.

Huerta de San Vicente - Casa Museu Garcia Lorca em Granada, Espanha
Nos fundos da casa ficavam as dependências dos empregados dos Lorca. Foram eles que cuidaram da propriedade quando a família partiu para o exílio e preservaram a residência intacta, para que hoje o visitante possa ter um encontro com o cotidiano do poeta


Como chegar à Casa Museo Federico García Lorca
Calle Virgen Blanca, s/n, Parque Federico García Lorca, Granada

O melhor ponto de referência para chegar à Casa de García Lorca em Granada é a Calle Arabial, o limite Norte do Parque Federico García Lorca, onde está a chácara/museu. (O limite Sul do parque é a Autovia de Circuvalación).

Eu fui até a Casa de García Lorca caminhando, desde o Centro de Granada. É um trajeto bem rápido — Granada é curiosa: você vem andando por ruas centrais e movimentadas e, de repente, pufff, a cidade acaba.

Se você estiver na área da Catedral e Granada, desça a Calle Reyes Católicos, que vai virar Calle Recogidas, depois do cruzamento com a Acera del Darro, e continue descendo até a Calle Arrabial. Vire à direita e pegue a entrada do parque, do outro lado da avenida, quase em frente à Calle Tucumán.

Faculdade de Direito da Universidade de Granada, Espanha

Pátio da Faculdade de Direito de Granada, antigo colégio dos Jesuítas


Para ver mais cenários ligados à história de García Lorca em Granada, visite a Faculdade de Direito, onde ele iniciou os estudos em 1914. 

Ela está a cerca de 2 km do museu. Saiba mais neste post: Os palácios da Universidade de Granada: beleza grátis

Parque Federico García Lorca em Granada

O Parque García Lorca foi inaugurado nos anos 80, preservando os 70 mil metros quadrados da antiga propriedade da família do poeta


⭐ Parque García Lorca

No calor do verão, deve ser uma delícia aproveitar essa área verde tão próxima do Centro de Granada.

O Parque García Lorca foi inaugurado nos anos 80, preservando os 70 mil metros quadrados da antiga propriedade de veraneio da família do poeta. Hoje, a área verde tem de parque infantil, mesas para piquenique, bar e sanitários.

O parque Federico García Lorca abre todos os dias às 8h. Fecha às 20h, no inverno, às 22h, na meia estação, e à 1h da madrugada no verão.

Índice da Fragata: museus e sítios arqueológicos

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário