22 de novembro de 2014

Roteiro por todas as casas dos Beatles em Liverpool


Mendips, casa de John Lennon em Liverpool
Forthlin Road, casa de Paul McCartney em Liverpool
As duas mais famosas casas dos Beatles em Liverpool: Mendips (no alto), onde viveu John Lennon, e Forthlin Road (acima), o lar de Macca


Música deste post: Liverpool 8, Ringo Starr

Visitar as casas onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star passaram a infância e a juventude é um dos programas mais concorridos entre os milhões de beatlemaníacos que passam por Liverpool, todos os anos.

Ver os lugares cantados e frequentados por eles é muito emocionante, mas é diante das soleiras dessas casas simples que o nó na garganta aperta mais, quando a gente imagina o lado doméstico e prosaico da vida desses quatro caras absolutamente extraordinários.

Forthlin Road, casa de Paul McCartney em Liverpool
Mendips, casa de John Lennon em Liverpool
As casas de John e Paul são administradas pelo National Trust e só podem ser visitadas com o tour organizado pela instituição

As excursões oferecidas em Liverpool levam apenas às casas dos Beatles mais conhecidas: Mendips, onde Lennon morou com a Tia Mimi, a última residência da família McCartney, em Forthlin Road, uma das casas dos Harrison e as duas casas de Ringo (que o visitante vê apenas pela janelinha do ônibus). Mas tem muito mais pra ver.

Casa de George Harrison em Liverpool
Casa de Ringo Starr em Liverpool
Os endereços mais famosos de George (no alto) e Ringo em Liverpool. Siga meu roteiro e você vai conhecer várias outros


Quem tem mais tempo, pode fazer um roteiro mais abrangente pelas casas dos Beatles em Liverpool, de modo independente, usando o ótimo sistema de transporte público da cidade, com liberdade para explorar a vizinhança e toda a calma do mundo para curtir o momento.

Eu organizei aqui esses vários endereços, passando pelo apê que John dividiu com Stu Sutcliffe, a segunda casa da Família Harrison (mais espaçosa, pra onde se mudaram em 1950, e a casa dos avós de John, onde ele morou com Julia, e o primeiro apartamento dos recém casados John e Cynthia Powell.

Basta seguir as indicações que organizei aqui e conferir o mapa das casas dos Beatles em Liverpool (clique nos marcadores para ver os endereços).




As casas dos Beatles em Liverpool


Este post é só a primeira parte de um roteiro bem detalhadinho para betalemaníacos em Liverpool. A segunda parte do Roteiro dos Beatles em Liverpool está no post seguinte. Depois de ler este, é só seguir o link 😊.

Se você está indo pela primeira vez a Liverpool, não pode deixar de ler estes dois posts: 
Meu Magical Mystery Tour em Liverpool
Três programas obrigatórios para beatlemaníacos em Liverpool

Casa de Ringo Starr em Admiral Grove, Liverpool
No fim desta vielinha chamada Admiral Grove, uma vizinhança muito simples, Ringo viveu com a mãe e o padrasto por 20 anos — e, sim, você já viu essa imagem. Está na capa do LP Sentimental Journey, lançado por ele em 1970


As casas de Ringo em Liverpool

10 Admiral Grove, em Dingle, uma travessa de High Park Street - onde ele passou a infância e a juventude, e 9 Madryn Street, onde ele nasceu.

⭐ Casa de Ringo Starr em Admiral Grove
Você certamente já viu a imagem de Admiral Grove na capa de Sentimental Journey, LP que Ringo lançou 1970, logo após a separação da banda.

Ringo mudou para Admiral Grove com a mãe, Elsie, após o divórcio dos pais. Ele morou na casinha, quase no fundo da viela, até casar com Maureen Cox (em 11 de fevereiro de 1965).

A casa nº 10 de Admiral Grove ainda é uma residência e você só poderá vê-lo por fora. Há planos da Prefeitura de Liverpool de comprar a casa de Ringo e abri-la à visitação.

⭐ Casa de Ringo em Madryn Street

Do outro lado de High Park Street, no número 9 de Madryn Street, fica a casa onde os pais de Ringo moravam quando ele nasceu.

A excursão Magical Mystery Tour passa por High Park Street, com uma breve parada para fotos, pela janelinha do ônibus.

Todo o conjunto de casas dessa área do distrito de Dingle é de residências simples, construídas para famílias de trabalhadores pobres.

Os imóveis são o que os ingleses chamam de two-up two-down, sobradinhos com dois cômodos no térreo, dois no primeiro andar. O originalmente, os banheiros dessas casas ficava do lado de fora, atrás do pátio posterior.

Casa de Ringo Starr em Madryn Street, Liverpool
Madryn Street, vista pela janelinha do ônibus: Two rooms up/ and two rooms down/ And we were sentenced by the wrecking crane ("Dois cômodos embaixo, dois cômodos em cima e fomos condenados pela patrola da demolição"), refrão de Snookeroo, de Elton John e Bernie Taupin, gravada por Ringo em Goodnight Vienna, de 1974


As construções de Dingle, como as casas de Ringo, são antigas, do final do Século 19. Eram mantidas com auxílio da municipalidade.

Hoje, esses conjuntos habitacionais estão ameaçados de demolição, já que custaria mais caro reformá-los do que erguer casas novas (no caminho para o Aeroporto John Lennon de Liverpool, já é possível ver que quarteirões inteiros dessas moradias populares foram postos abaixo).

Em agosto deste ano (2014), a prefeitura de Liverpool ainda estudava uma maneira de preservar a casa de Ringo como local histórico.

➡️ Como chegar às casas de Ringo Starr

Pegue o ônibus 82, em Hanover Street, no Centro de Liverpool.  Desça em Park Road, na altura da Moses Street. Daí, basta uma caminhada de 400 metros, pela High Park Street, na direção Noroeste.

As casas de George Harrison em Liverpool


A primeira casa de George Harrison em Liverpool, em Arnold Grove
O primeiro sobrado da família Harrison, em Arnold Grove

⭐ Casa de George Harrison em Arnold Grove
12 Arnold Grove, Speke. 

A família Harrison morou com seus quatro filhos nesse sobradinho de Arnold Grove até 1950. O imóvel é um clássico two-up-two-down — a família de seis pessoas dividia dois dormitórios. A sala, sem calefação, era tão gelada que raramente era usada.

Já há um projeto em andamento para tombar a casa de George Harrison em Arnold Grove e abri-la à visitação pública, sob administração do National Trust (o instituto de patrimônio histórico britânico), como as casas de Paul e John.

A excursão Magical Mystery Tour passa por Arnold Grove, com paradas para fotos. O conjunto de casas continua habitado, inclusive o nº 12, onde morou a Família Harrison.

Arnold Grove, primeira residência de George Harrison em Liverpool
Arnold Grove, primeira residência de George Harrison em Liverpool
A casa dos Harrison em Arnold Grove é parada certa das excursões


⭐ Casa de George Harrison em Upton Greene

Beneficiados pelo programa de relocação do governo, os Harrison mudaram para uma casa maior, em 25 Upton Green, também em Speke, quando George tinha seis anos (em 1949).

A nova residência tinha três quartos e banheiro interno e foi o lar de George até 1962.

A casa de Upton Greene recebeu muitos ensaios dos Quarrymen e dos Beatles — não esqueçam que Louise Harrison, a mãe de George, era uma das grandes incentivadoras da banda.

Em 20 de outubro de 2014, a casa de Upton Green foi vendida a um fã da banda, que a arrematou por £165 mil, em um leilão realizado no Cavern Club. Desde 2022, ela pode ser alugada para hospedagem, para quem estiver disposto a pagar em torno £ 200 por noite de hospedagem (para duas pessoas. 

Se você se interessou em dormir uma noite na casa de George Harrison em Liverpool, siga o link do Booking 😊

Arnold Grove, primeira residência de George Harrison em Liverpool
O "Unadopted" da placa significa que as moradias de Arnold Grove não recebem qualquer subvenção pública para sua manutenção

➡️ Como chegar a Arnold Grove

Pegue o ônibus 79, que passa por Queen Square (Centro), nas imediações do Cavern Quarter, e desça em Picton Road, na altura de Grove Street.

➡️ Como ir a Upton Green

Fica bem perto do Aeroporto (e, portanto, longe do Centro de Liverpool). Pegue o ônibus 82 em Hanover Street, ou o MerseyRail, em Liverpool Central.

Mendips, casa onde John Lennon morou com a Tia Mimi, em Liverpool
A legendária Mendips, onde John viveu com a tia Mimi até 1959, pode ser visitada em um concorridíssimo tour que inclui as casas de Lennon e McCartney, Reserve com bastante antecedência

As casas de John Lennon em Liverpool

⭐ Mendips, a casa de Tia Mimi

Uma jornada sentimental beatlemaníaca em Liverpool terá, necessariamente, uma passagem por Mendips, no nº 251 da Menlove Avenue, possivelmente, a mais famosa das casas dos Beatles.

Foi em Mendips que John Lennon viveu com a tia Mimi e o tio George Smith, a partir dos cinco anos de idade, na menos proletária das residências-Beatle.

Visitei Mendips em agosto de 2013, com o tour do National Trust, o único que dá acesso ao interior do imóvel, e foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida.

Pena que é proibidíssimo fotografar o interior da casa (as bolsas e mochilas dos visitantes são "confiscadas" na entrada, pra evitar o "contrabando" de câmeras e celulares). 

Mendips está profundamente ligada à memória de John. No pequeno quintal da casa ficava a árvore onde ele subia para escapar do mundo e bisbilhotar o quintal de Stawberry Field, um orfanato próximo.

 Na entrada de Mendips está o pórtico envidraçado onde John ensaiava com Paul. A pouco mais mais de 100 metros do portão de entrada da casa está o ponto de ônibus para onde Julia se dirigia, quando foi atropelada, em 15 de julho de 1958.

Mimi viveu em Mendips até 1965, quando vendeu a casa para se livrar do assédio dos fãs.

Mendips, casa onde John Lennon morou com a Tia Mimi, em Liverpool
Esses felizardos da foto estão iniciando o tour do National Trust, o único que dá acesso ao interior da casa de John

Mendips é um pequeno e poderoso museu que reproduz os ambientes de época e onde estão expostos documentos e fotos de John e da família.

não esqueça de comprar o tíquete do National Trust com bastante antecedência, pois só são permitidas 15 pessoas em cada grupo e o número de visitas semanais é bastante limitado.

Para quem implica com Yoko, é bom saber que foi ela que comprou a casa, em 2001, e a doou ao Estado britânico, para que fosse aberta ao público.

➡️ Como chegar a Mendips

Os ônibus 86C e 75, que passam por Hanover Street, fazem a rota para Menlove Avenue. O Magical Mystery Tour passa em frente à casa (sem parada).

Esse passeio combina facilmente com uma passagem por Strawberry Field, que fica a cerca de 600 metros de Mendips (na Beaconsfield Road) e com a visita à casa de Paul, em Forthlin Road.

Casa dos avós de John Lennon em Newcastle Road, Liverpool
Newcastle Road, o primeiro lar de John Lennon

⭐A casa da Família Stanley (os avós de John)

Antes de ser confiado à guarda de Mimi, John morou com a mãe, Julia, na casa dos pais dela, no nº 9 da Newcastle Road, a cerca de cinco quilômetros de Mendips, no bairro de Wavetree.

Quando John nasceu, em 1940, seu pai, Alfred, estava embarcado em um navio, em plena II Guerra, e Julia continuava a viver com os pais. 

O imóvel de Newcastle Road foi comprado por um fã anônimo, em 2013, em um leilão, por mais de meio milhão de Libras e passou por uma restauração para restituir à casa o aspecto que tinha quando John nasceu.

Recentemente, foi revelado com o comprador misterioso era ninguém menos que Yoko Ono, também responsável pela compra e abertura de Mendips ao público. Ainda não está claro se Yoko pretende abrir a casa de Newcastle Road ao público.

➡️ Como chegar a Newcastle Road

Os mesmos ônibus 86 C e 75 que ligam o centro de Liverpool a Menlove Avenue passam bem perto da casa dos avós de John.

Desça em Allerton Road, na altura de Plattsville Road e siga a pé por Church Road (200 metros).

O Magical Mystery Tour passa por lá, sem parada.

Casa de John Lennon e Stu Sutcliffe em Canning Street, Liverpool
Canning Street: John fez muitas farras por aqui

⭐ O apartamento de John Lennon e Stuart Sutcliffe

Em 1957, John ingressou no Art College, a faculdade de Artes de Liverpool , onde conheceu Cynthia Powell, sua futura mulher, e Stuart Sutcliffe, que passaria a concorrer com Paul pelo título de seu melhor amigo.

De tanto frequentar e farrear na casa de Stu, no nº 3 de Canning Street, John acabou se mudando oficialmente para lá, em 1959, com a perfeita desculpa de que o Art College ficava na esquina.

⭐ O apartamento de John Lennon e Cynthia Powell

Depois do casamento, em 1962, Cynthia e John foram morar em um apartamento emprestado por Brian Epstein, empresário dos Beatles, a uma quadra de Canning Street, no número 36 de Falkner Street. 

➡️ Como chegar a Canning Street e Falkner Street

Para quem está no Waterfront ou no Centro de Liverpool, o melhor é ir a pé (basta seguir na direção da torre da velha Catedral Anglicana, sempre bem visível no horizonte).

Será uma caminhada interessante, de cerca de 30 minutos, atravessando o bairro de Chinatown, que tem restaurantes bem reputados e um astral animado, graças à vizinhança com o Liverpool Institute of Performing Arts, a prestigiada escola de Artes Cênicas apadrinhada por Paul.

Canning Street começa na esquina onde está o LIPA (Liverpool Institute of Performing Arts), colégio onde estudaram Paul McCartney e George Harrison hoje transformado em uma prestigiada escola de artes patrocinada por Macca.

O número 3 de Canning Street, onde moraram John e Stu, fica entre as ruas Hope e Catherine (quase na esquina desta última).

A Rua Falkner fica três quadras ao Norte da Canning Street. Para chegar lá, dobre a esquina na Catherine Street e caminhe cerca de 200 metros.

Outra opção para chegar a Canning Street é pegar os mesmos ônibus 75 e 86 que levam a Mendips e Newcastle Road e combinar a visita às quatro moradas de John em um único passeio.

Casa de Paul McCartney em Forthlin Road, Liverpool
O jardim de 20 Forthlin Road era cuidado pelo pai de Paul, Jim McCartney

As casas de Paul McCartney em Liverpool

⭐ 20 Forthlin Road

A família McCartney mudou para o número 20 da Forthlin Road, em Allerton, em 1955, quando Paul tinha 13 anos. Apesar de simples, era uma casa bem melhor que a residência anterior, em Speke.

Mary, mãe de Paul, ficou exultante com o que ela considerava "um upgrade" de vizinhança, já que a região de Forthlin Road era bem mais remediada que o velho subúrbio operário de Speke, de onde vinham. 

O interior da casa de Forthlin Road pode ser visitado, com o mesmo tour do National Trust que dá acesso a Mendips. Prepare o coração.

É emocionante ver a sala de estar onde John e Paul compuseram muitos dos clássicos dos Beatles. Nos ambientes da casa foi recriada a arrumação da época, com móveis e utensílios dos anos 50.

Casa de Paul McCartney em Forthlin Road, Liverpool


Nas paredes da casa estão expostas as fotos de Michael McCartney, irmão caçula de Paul, muitas delas mostrando o cotidiano da família.

➡️ Como chegar a Forthlin Road

Pegue o ônibus 86 em Hanover Street, no Centro, e desça em Mather Avenue, na altura de Chalfont Road.

O Magical Mystery Tour faz uma parada para fotos lá, de cerca de 10 minutos. Mas recomendo que você vá com o National Trust.

12 Ardwick Road

Antes de ser contemplada com a quase pequeno-burguesa residência de Forthlin Road, a família McCartney morava no bairro proletário de Speke, no nº 12 da Ardwick Road, uma área com fama de barra pesada. Essa casa de Macca ficava a apenas duas quadras da casa de George em Upton Green, mas os dois ainda não se conheciam.

A casa da Ardwick Road ainda está de pé e é habitada por uma família que certamente não aguenta mais gente tentando visitar a residência,


Inglaterra - todas as dicas - post índice





Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

8 comentários:

  1. Bom dia
    Anos depois de sua viagem me deparei com seu blog.
    Sou estudante de Guia de Turismo Internacional, aqui no Rio.
    Como parte do curso precisamos apresentar roteiros turisticos, estou desenvolvendo um trabalho que consiste em um roteiro chamado MAGICAL MYSTERY TOUR (Não preciso dizer que sou Beatlemaniaco de carteirinha)
    Nas minhas pesquisas cheguei ao seu Blog, e gostaria de pedir sua permissão para usar as fotos nele encontradas.
    Claro que qualquer coisa a mais que possua e não esta postada seria bem vinda, estou montando um SlideShow com fundo musical onde pretendo abordar desde 1940 com John e Ringo nascendo sob a cidade destruida pelos bombardeios nazistas, a infancia dos 4 e os diversos grupos que pertenceram ate decolarem rumo a Londres em definitivo em 1963. Como não é permitido usar nenhum video narrado ou fotos que possuam legenda, por isso o SlideShow que tera como fundo musicas dos Beatles de acordo com o que esta sendo mostrado, e aí pode me ajudar?
    Tenho a intenção se as coisas melhorarem pelo Brasil em montar um roteiro levando pessoas a Disney dos Beatlemaniacos (Liverpool), aproveitando o momento da exposição que acontecera em São Paulo sobre o FABFOUR em Agosto. Muito grato pela atenção Aloisio Rodrigues de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloisio, por favor, passe os detalhes sobre essa apresentação para o email do blog para que eu possa avaliar a possibilidade de ceder as fotos > cyntia@fragatasurprise.com

      Excluir
  2. Olá Cyntia tudo bem? Você acha que os bairros onde ficam as casas do paul e do George perto do aeroporto e as casas do ringo são tranquilos para andar a pé sozinho? como são bairros mais isolados não sei se teriam algum risco. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por tudo que pesquisei sobre a segurança em Liverpool, o maior risco na cidade está relacionado com bebedeiras à noite. Eu não achei perigoso andar por essas regiões, mas é bom estar atento, como em qualquer cidade grande.

      Excluir
    2. ok obrigado. Eu vi fotos no google maps da 25 Upton Green e 12 Ardwick Road e das casas do ringo e fiquei com pouco de receio kkk. Estou pretendendo fazer tudo a pé por conta própria. O que você viu de risco relacionado a bebedeira a noite? parabéns pelo relato. abraços.

      Excluir
    3. Pesquisei na internet. A maior taxa de crimes, disparada, em Liverpool, é de "comportamentos anti sociais" associados às bebedeiras. Liverpool é a grande cidade mais segura do Norte da Inglaterra, mas está em 21º lugar no ranking de registros de crimes no país. Cuidado em dias de jogos do Liverpool e do Everton, os dois grandes times de futebol da cidade.
      Abs

      Excluir
    4. Valeu Cyntia. Então ir assistir um jogo do Liverpool é melhor evitar talvez? Lá parece que a bebida é liberada nos estádios.

      Excluir
    5. Eu iria ver o jogo. Mas converse com as pessoas na cidade pra ver o que elas têm a dizer. Abs

      Excluir