27 de março de 2011

Roteiro por Barcelona, Girona e Carcassonne



Entardecer em Port Vell, Barcelona
Um final de tarde de inverno na Marina de Port Vell, em Barcelona


Aproveitei a folga do Carnaval para fazer um delicioso roteiro por Barcelona, Girona e Carcassonne
Com 10 dias de folga, a programação ficou muito redondinha.

Barcelona dispensa apresentações, né? A capital da Catalunha, que eu já tinha visitado em 2007, é um espetáculo de cidade, famosa pela vida animada, gastronomia, arte e arquitetura — um mosaico deslumbrante que desfila da Idade Média ao Século 21. 

Catedral de Girona na Espanha

Catedral Gótica de Girona, agora mais conhecida
 como cenário de Game of Thrones


Girona (que agora muita gente conhece como um dos cenários de Game of Thrones) é outra preciosidade catalã. Dona de um patrimônio histórico impressionante, a cidade fica a 40 minutos de trem (AVE) de Barcelona.

A fofíssima Girona rende tanto um bate e volta de Barcelona quanto uma escapada um pouquinho mais longa — que eu recomendo. Vale a pena curtir sem pressa a belíssima catedral, as muralhas intactas e um bairro judeu medieval que está entre os mais preservados da Europa.

Muralhas de Carcassonne na França
Que tal um piquenique à sombra das muralhas medievais de Carcassonne?

Visitar Carcassonne, nos Pirineus franceses, é como desembarcar no Século 12. A cidade tem um castelo que parece ter saído de um conto de fadas, uma paisagem arrebatadora e o título de ter inventado uma estrela da culinária da França, o cassoulet. Uma confortável viagem de pouco mais de 4 horas de trem liga Barcelona a Carcassonne.

Pra completar a perfeição desse roteiro por Barcelona, Girona e Carcassonne, ainda tive o bônus de passear algumas horas pela deslumbrante Cidade do Porto, em Portugal, aproveitando a conexão no voo de ida do Rio de Janeiro para Barcelona.

Bairro Gótico e escultura de Roy Lichtenstein em Barcelona
Os contrastes de Barcelona: uma passagem medieval no Bairro Gótico e a Pop Art de Roy Lichtenstein na Barceloneta


Veja que roteiro redondinho e fácil de organizar. Combinar essas três cidades lindas rende uma viagem maravilhosa:

Roteiro por Barcelona, Girona e Carcassonne



Cais da Ribeira no Porto em Portugal
Tremendo bônus: a conexão nos deu 8 horas para passear pela Cidade do Porto


Roteiro dia a dia

Do Rio de Janeiro ao  Porto

O voo noturno, tranquilo, nos deixou no Porto logo de manhãzinha.

Do Porto a Barcelona

Pousamos às 6h da manhã no Porto, com bastante tempo para aproveitar a cidade. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, está a 17 km do Centro da cidade e tem uma estação de metrô, o que facilitou muito o nosso passeio. 

Levamos cerca de 40 minutos do aeroporto até a Estação Aliados, no Centro do Porto, onde iniciamos nosso roteiro a pé. Caminhamos pela Baixa, pelo Cais da Ribeira, visitamos a Estação São Bento (linda, com seus painéis de azulejo) e ainda fizemos um passeio de barco pelo Rio Douro

Nosso voo para Barcelona decolou às 19 horas. Para evitar sustos, às 16 horas encerramos o passeio pelo Porto e voltamos para o Aeroporto com tempo de sobra para o embarque. Chegamos a Barcelona às 20:30h.

Todas as dicas do Porto

La Pedrera de Gaudí em Barcelona
Basílica da Sagrada Família em Barcelona
A arte de Gaudí em Barcelona: La Pedrera (no alto) e a Basílica da Sagrada Família 


Barcelona


Ficamos quatro noites em Barcelona, três dias inteiros para ver as principais atrações e curtir o excelente astral da cidade.

Se for sua primeira visita a Barcelona, vale a pena esticar a estada mais um pouquinho, pois Barcelona é um mundo. Pra mim, que já tinha estado na cidade, três dias (mais um quarto dia, na volta do giro a Carcassonne e Girona) foram suficientes.

Montjuic em Barcelona
Montjuic em Barcelona
Uma área muito bacana de Barcelona é Montjuic. Além da vista sensacional para a cidade, o bairro abriga os imperdíveis Museu Nacional de Arte da Catalunha e a Fundação Miró

Esses três dias  foram suficientes para ver sensacional arquitetura modernista do Passeig de Gràcia, ver em detalhes obras de Antoni Gaudí como La Pedrera e a Basílica da Sagrada Família, curtir muito as estreitas e encantadoras rua medievais do Bairro Gótico e de El Born e mergulhar na profunda ligação de Barcelona com o mar em Port Vell, La Barceloneta e no adorável Museu Marítimo da cidade.


Todas as dicas de Barcelona

Carcassonne


Na manhã do quinto dia de viagem, saímos de Barcelona no TGV (trem rápido) até Figueres, a cidade de Salvador Dalí, onde fizemos baldeação para um trem francês que nos levou a Narbonne, na França. Um terceiro trem nos deixou em Carcassonne no comecinho da tarde.

Cidade medieval de Carcassone na França
Cidade medieval de Carcassone na França
Cidade medieval de Carcassone na França
A cidadela medieval de Carcassonne, sozinha, já teria valido a viagem

Atualmente, o percurso de trem de Barcelona a Carcassonne está ainda mais fácil, pois já não é mais necessário trocar de trens na fronteira Espanha-França.

Ficamos duas noites em Carcassonne. Fazia muito frio, afinal, estávamos nos Pirineus, em pleno inverno, mas aproveitamos muito as belezas da cidade. 

Carcassonne à noite
Canal du Midi em Carcassone na França
Carcassonne iluminada (no alto) é uma visão inesquecível. Acima, o cair da tarde às margens do Canal du Midi

Só a visão inesquecível da Cité, a cidadela do Século 12, pairando sobre a paisagem, já teria valido a viagem. Mas tem muito mais pra ver em Carcassonne, como a Bastide, que é a parte "nova" da cidade (do Século 14) e o Canal du Midi, que passa por lá. 

Girona

Essa foi a grande surpresa da viagem. A fofa e deliciosa Girona, cidade genuinamente catalã, é uma perolazinha encantadora.

Girona, Catalunha
Girona: uma rua do antigo bairro judeu de El Call e a imagem mais conhecida da cidade, o casario colorido às margens do Rio Onyar

A catedral gótica de Girona, de cair o queixo, acabou ficando muito famosa como “o Grande Septo de King’s Landing”, na série Game of Thrones. Mas ela tem muito mais história do que isso. Reza a lenda que a igreja teria sido construída pelo imperador Carlos Magno (é só lenda, mas vale).

Casario colorido às margens do Rio Onyar em Girona
El Call, bairro judeu de Girona
A imagem mais conhecida de Girona é seu casario colorido, às margens do Rio Onyar. Acima, uma rua do antigo bairro judeu de El Call 


A imagem mais conhecida da cidade, porém, continua sendo o casario colorido às margens do Rio Onyar, que lembra muito Ponte Vecchio, em Florença.

Dois passeios imperdíveis em Girona são El Call, o bairro judeu medieval, cheio de recantos meio mágicos, ruas estreitas e escadarias, e o giro pelas muralhas medievais.

Veja as dicas:
Girona, uma preciosidade catalã

Catedral de Barcelona
A Catedral de Barcelona é uma visita imperdível

Despedida de Barcelona

Depois de uma dia delicioso em Girona e uma noite muito confortável no Hotel Meliá local — que estava cobrando um precinho muito camarada — chegou a hora de voltar a Barcelona para um dia de despedidas e pegar o voo para o Rio no dia seguinte.

Foi tempo suficiente para visitar a Catedral de Barcelona (impressionante) e o delicioso Museu de História de Barcelona, onde a gente pode passear por uma rua de Barcino (a cidade do tempo dos romanos) e se maravilhar com muitas maravilhas medievais.

Clicando nos ícones, você encontra os links para os posts sobre cada localidade:



A Espanha na Fragata Surprise


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário