29 de março de 2011

O que ver em Carcasssonne, França


Cidadela medieval de Carcassonne, França
A cidadela medieval de Carcassonne ao cair da tarde, uma das coisas mais lindas que já vi

Música deste post: Volare, Laura Pausinni & Eros Ramazotti

Carcassonne é assim: você vem andando por uma rua “normal” e, de repente, do outro lado do rio, está uma cidade cercada de muralhas, com ameias, bastiões e torres pontudas (exatamente como nos contos de fadas), no alto de uma colina.

Seu coração vai dar uma paradinha diante de Carcassonne. E, para o resto da vida, vai ser uma luta descrever a cidade sem usar pelo menos meia dúzia de superlativos embasbacados, 

Place Carnot, no Centro de Carcassonne
A Place Carnot, coração da "parte nova" de Carcassonne
Canal du Midi em Carcassonne, França
O Canal do Midi, do Século 17, corta Carcassonne. Suas margens rendem passeios agradáveis e, nos meses quentes, é possível fazer passeios de barco em suas águas

Passei anos sonhando com uma visita à cidade e posso garantir que, ainda assim, minhas expectativas foram largamente superadas.

Carcassone é bonita desde a chegada, ainda na parte "nova" (com seus prédios de 200 anos). E até antes de chegar, quando, ainda no trem, a gente avista suas muralhas, ao longe.

Olha só o que você vai encontrar nessa linda cidade medieval:


O que ver em Carcassonne


Pont Vieux (Ponte Velha), em Carcassonne, França
Pont Vieux ("Ponte Velha"), que liga a Bastide Sain Louis à Citè (cidadela medieval) de Carcassonne

Cortada pelo Rio Aude, nos Pireneus, Carcassonne viveu o auge de seu esplendor nos séculos 12 e 13, quando a Cité (povoação medieval fortificada) era o centro do poder da família Trencavel, grandes senhores do Languedóc-Roussillon. 

Carcassone acabou conquistada pelos reis da França, que enfrentaram e venceram os Trencavel na chamada "Cruzada Albigense" — empresa militar e religiosa contra a seita cátara, que tinha a cidade como um de seus redutos.

Muralhas medievais de Carcassonne, França
Carcassonne vista das muralhas medievais (esq) e a subida da Rue Trivale, um dos acessos à Cité
Bastide Sain Louis, Carcassonne, França
O centro de Carcassonne é a Bastide Sain Louis, povoação do Século 14

Bastide Saint Louis, Carcassonne, França

Depois disso, a cidadela foi uma praça militar estratégica nas brigas dos franceses com os catalães e navarros pelo controle dos Pirineus.

Do "lado de cá" do Rio Aude — na margem ocidental, que é normalmente por onde se chega à cidade — fica a Bastide de Saint Louis, povoação iniciada no Século 14.

Após uma tentativa dos Trencavel de retomarem a cidade, com a ajuda da população, a coroa francesa expulsou os moradores da Cité para o outro lado do rio, dando origem ao bairro que hoje faz as vezes de Centro de Carcassonne.

Bastide de Saint Louis, Carcassonne, França
Le Dome ("a cúpula") é tudo o que resta de um velho hospital do Século 18, na Bastide. No alto à esquerda, o afresco que adorna o interior da construção

Para ir da Bastide à Cité, o jeito mais encantador é atravessar o Rio Aude pela bela Pont Vieux, do século 14.

A partir daí, várias ruas e trilhas que levam à cidade amuralhada. Prepare as panturrilhas para a subida.

A principal dessas rotas é a Rue Trivalle, que começa mansinha para logo virar um ladeirão respeitável, ladeado pelas fachadas medievais com as adoráveis janelas que mais parecem portas de celeiro, bem características da região.

Detalhes da Cidadela Medieval de Carcassonne
Detalhes da Cidadela Medieval de Carcassonne

Quem tem mais fôlego prefere pegar uma das trilhas que serpenteiam pela encosta até as muralhas da Cité de Carcassonne. 

A mais conhecida dessas trilhas é a que acompanha um caminho fortificado que ligava a fortaleza a uma de suas barbacãs (defesa externa às muralhas).

Porta Narbonnaise, Casrcassonne, França
A Porta Narbonnaise é o principal acesso à cidadela medieval de Carcassonne

A cara que a Cité de Carcassonne tem hoje foi obra do Século 12, mas bem antes disso a elevação onde agora se assenta o castelo medieval já vinha sendo usada. Os primeiros registros de ocupação da área apontam os romanos como os primeiros a chegar lá, seguidos por visigodos e sarracenos.

No Século 7, diz a lenda, o local era comandado por uma mulher, Dame Carcas ("Senhora Carcas"). E é ela, ou, pelo menos, sua imagem talhada em pedra, que recebe os visitantes na muralha da Cité.

Carcas, governante de Carcassonne, França
Dame Carcas, a mitológica governante da cidade, recebe os visitantes em frente à muralha

Conta essa mesma lenda que Carcas derrotou um longo sítio à cidadela atirando um porco gordo por cima da muralha. O exército inimigo, que imaginava a população e a guarnição militar morrendo de fome pela impossibilidade de conseguir suprimentos, acreditou que a cidade estava bem fornida de alimentos e desistiu do cerco.

Na retirada dos inimigos Carcas mandou tocar os sinos da cidade, dando origem seu nome atual: Carcas sonne ("Carcas soa", em francês).

Porta Narbonnaise, acesso à cidade amuralhada de Carcassonne, França
A Porta Narbonnaise já teve uma ponte levadiça. Hoje, a passagem é fixa, mas a sensação de voltar no tempo ao atravessá-la é inevitável

Lá no alto, a Porte Narbonnaise é o principal acesso à Cité de Carcassonne. O fosso em torno das muralhas está seco, convertido num agradável gramado.

A ponte de madeira sobre o fosso já não é levadiça. Mesmo assim, atravessar aquela fortificação é chegar a outra era. Completamente restaurada, a Cité de Carcassonne é o Século 12 ao vivo.

Place Maclou, na cidadela medieval de Carcassonne
Place Maclou, coração da cidadela medieval de Carcassonne

A Place Marcou é o coração da cidadela medieval, onde se concentram muitos bares, restaurantes e cafés — todos muito turísticos e caros, é bom avisar. 

As mesinhas ao ar livre, porém, são bem tentadoras. A cidade tem hábitos rígidos: das 16h às 18 horas, todos os estabelecimentos limitam-se a servir sanduíches, crepes e outras comidinhas mais leves. 

Convento em Carcassonne, França
Mesmo fora da cidade amuralhada, prepare-se para encontrar muitos encantos na margem Leste do Rio Aude, como esse velho convento ao lado de Pont Vieux

No final da tarde, a Cité ferve de turistas entretidos no footing entre as muralhas e nas compras nas lojinhas de artesanato e antiguidades.

Está todo mundo fazendo hora para o grande espetáculo: quando anoitece, a Carcassonne, iluminada por milhares de refletores, parece uma miragem. Cena difícil de esquecer.

Cidadela medieval de Carcassone iluminada
A cidadela iluminada, vista da Pont Vieux

Mas, antes das luzes artificiais, o por-do-sol vai deixar as muralhas de Carcassonne ainda mais lindas.

A vista mais matadora das muralhas, nesse horário, é da Avenue du Genéral Leclerc, lá em baixo, na continuação para o Leste da  Pont Neuf.

É o ângulo perfeito para as fotos (que eu não fiz, pois passei de ônibus, a caminho de um banho quente pra espantar a pneumonia).

Igreja de São Gimer, Carcassonne, França
Esta igreja aos pés da cidade amuralhada é dedicada a São Gimer, que foi bispo de Carcassonne no Século 10

A tentação é quase irresistível, mas, curiosamente, Carcassonne não é tão “cenário de filme” quanto o lugar-comum que me assombra gostaria.

Poucas produções cinematográficas foram rodadas em Carcassonne. The Lion in the Winter (1968), com Peter O’Toole e Katherine Hepburn, The Bride of Frankenstein (1985), com Sting, e Robin Hood, Prince of Thieves (1991), com Kevin Costner, são as mais conhecidas entre as menos de 20 registradas pelo Escritório de Turismo local.

Carcassonne, França
Na nossa primeira tarde em Carcassonne, nos limitamos a caminhar pelas ruas da Cité.

As muralhas e o Chateau Comtal (o castelo) fecham para visitas às 17 horas e nós estávamos mesmo moídas de cansadas  acordamos cedo demais em Barcelona, para pegar o trem. A exploração mais detalhada ficou para o dia seguinte. Mas isso eu conto no próximo post.

Todas as dicas de Carcassonne
A França na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Que lindo, já faz algum tempo que eu também sonho visitar esse lugar. Agora depois desse post, ainda mais. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabio, Carcassonne realmente vale muito a pena. Pra quem está em Barcelona ou no Sul da França, é super fácil de chegar. Espero que você realize seu sonho logo. Beijo

      Excluir