16 de novembro de 2010

Roteiro Peru e Bolívia de La Paz a Machu Picchu


Machu Picchu no Peru

Este roteiro Peru Bolívia confirmou que é impossível me cansar de ver Machu Picchu


É possível sentir ainda alguma grande emoção, numa terceira visita a Machu Picchu? Era isso que eu vinha me perguntando, desde que comecei organizar este Roteiro Peru e Bolívia, uma nova viagem aos Andes. 

Meu plano original era ficar apenas na Bolívia, um país que eu queria muito explorar e do qual, até então, só conhecia as perigosas áreas de fronteira, que visitei como repórter. 

Montanha Illimani em La Paz na Bolívia
Templo de Kusi Qancha em Cusco no Peru
Cada uma a seu modo, duas cidades apaixonantes: no alto, a Montanha Illimani no horizonte de La Paz. Acima, o templo Kusi Qancha, em Cusco

Mas o “projeto Andes 2010” acabou ganhando a adesão da minha irmã, Simone Campos, e da minha amiga Marusia Andrade, que ainda não tinham andado por essas bandas. Foi assim que a viagem virou um roteiro Peru Bolívia, de La Paz a Machu Picchu.

Depois dessa jornada, posso atestar que é impossível cansar de ver Machu Picchu e Cusco (e tanto é assim que já voltei lá pela quarta vez, em 2018, para um roteiro de 10 dias no Peru, incluindo essas duas lindas). 

Estreito de Tikina no Lago Titicaca na Bolívia
Ilha do Sol no Lago Titicaca na Bolívia
Ilhas flutuantes dos Uros no Peru
O Lago Titicaca foi uma grande estrela deste roteiro Peru Bolívia. No alto, um atracadouro no Estreito de Tikina, a caminho da Ilha do Sol (centro), do lado boliviano. Acima, navegação entre as Ilhas Flutuantes dos Uros, na região de Puno, do lado peruano

Todas as dicas de viagem ao Peru - post-índice

Clicando nos ícones você encontra os links para os posts referentes a cada trecho da viagem:



Roteiro Peru Bolívia de La Paz a Machu Picchu


1º dia - 8 horas em Lima

Nossa viagem começou com um bônus. De Guarulhos a La Paz, fizemos uma parada de 10 horas em Lima, cidade que adoro, o que me permitiu um gostoso reencontro com a capital peruana. 

Para as meninas, que ainda não tinham estado na capital peruana, foi a chance de ter uma visão geral do Centro Histórico e do charmoso bairro de Miraflores.

Plaza Mayor no Centro Histórico de Lima no Peru
Parque del Amor em Miraflores, Lima no Peru
O voo com conexão me deu 10 horinhas pra matar a saudade de Lima. No alto, a Plaza Mayor, no Centro Histórico. Acima, o Parque del Amor, nas falésias de Miraflores

Sítio arqueológico de Pachacamac no Peru
Sítio arqueológico de Pachacamac no Peru
O sítio arqueológico de Pachacamac está a apenas 30 km do Centro de Lima


Claro que toda essa movimentação em Lima só foi possível porque contratamos um tour privado. O trânsito da cidade melhorou muito, desde a última vez (2003) que tinha estado lá, mas ainda é bem pesado. 

A empresa nos recebeu no aeroporto, com uma van, e nos devolveu com tempo de sobra para pegar a conexão para La Paz

Templo de Kalasasaya em Tiwanaku na Bolívia
Templo de Kalasasaya em Tiwanaku na Bolívia

Tiwanaku, na atual Bolívia, foi a antiga capital do império mais poderoso dos Andes, antes da ascensão dos Incas. Nas imagens, o Templo de Kalasasaya, a construção mais importante já escavada no sítio arqueológico


2ª etapa - 3 noites em La Paz, com bate e volta a Tiwanaku, a "Machu Picchu boliviana"

La Paz foi uma surpresa pra mim. Eu imaginava usar a cidade como base para visitar Tiwanaku, que já foi a capital de um vasto império pré-colombiano que deixou vestígios até o Sul do atual Brasil. 

Mas a La Paz que encontrei merece muito mais do que uma passadinha. É uma cidade instigante, forte, com um horizonte belíssimo e um respeito imenso às tradições andinas. 

Ficamos só três noites na cidade (o que rendeu apenas um dia inteiro para andar por lá) e fui embora cheia de planos para voltar à capital boliviana.

Igreja de São Francisco em La Paz na Bolívia
Plaza Murillo em La Paz na Bolívia
A Igreja de San Francisco, em La Paz (no alto), é uma das mais bonitas que já vi nas Américas, com sua fachada recoberta de entalhes. Acima, um final de tarde na Plaza Murillo, onde está o Palácio Presidencial boliviano 


Nossa passagem por La Paz
Dicas para curtir uma cidade surpreendente
A colina dos namorados

O bate e volta a Tiwanaku, que fizemos a partir de La Paz, superou todas as minhas expectativas. Primeiro, porque o lugar é realmente fascinante.

Estima-se que apenas cerca de 8% da antiga capital Tiwanacota já tenha sido escavada pelos arqueólogos, mas só esse pedacinho já dá uma boa ideia do poderio desse povo, senhor do Altiplano Andino antes dos Incas.

Segundo, porque poucas vezes na vida vi uma paisagem tão bonita quanto a  do Altiplano Boliviano. Recomendo demais essa viagem!

Altiplano Boliviano e Cordilheira Real

A paisagem do Altiplano Boliviano fotografada do ônibus que nos levou a Tiwanaku


Bate e volta a Tiwanaku


3º etapa - Lago Titicaca e Ilha do Sol

Nos despedimos de La Paz na manhã do quarto dia deste roteiro Peru Bolívia. O próximo destino foi o deslumbrante Lago Titicaca, onde visitamos a Ilha do Sol. Voltamos a rodar pelas estradas do Altiplano até o Estreito de Tikina, onde fizemos uma curta travessia para Copacabana.

Depois de uma visita rápida a Copacabana (não deixe de ver a Basílica da Candelária), pegamos a lancha para a Ilha do Sol, um dos lugares mais bonitos que já vi na vida.

Ilha do Sol no Lago Titicaca na Bolívia

Amanhecer na Ilha do Sol, no Lago Titicaca, Bolívia


Nossa passagem pelo Lago Titicaca Boliviano

4ª etapa: chegamos ao Peru por Puno

Depois do pernoite na Ilha do Sol (vale muito a pena!!), retornamos a Copacabana e, de lá, pegamos o ônibus até fronteira peruana, que cruzamos a pé e sem problemas, em Yunguyo.

Muitos viajantes reclamam da implicância dos oficiais da Imigração Peruana, mas conosco foi tudo tranquilo.

De Yunguyo, seguimos em outro ônibus até Puno, às margens do Titicaca Peruano.

A passagem por Puno foi bem corrida, só o tempo de visitar as ilhas flutuantes dos Uros, pernoitar e já pegar o ônibus para Cusco, na manhã seguinte.

Ilhas flutuantes dos Uros no Peru
Ilhas flutuantes dos Uros no Peru
Ilhas flutuantes dos Uros no Peru
O povo Uro vive no Lago Titicaca em ilhas artificiais, feitas de totora

Nossa passagem por Puno

5a etapa: de Puno a Cusco

Achei bem interessante a experiência no ônibus turístico que faz o trajeto entre Puno e Cusco. A viagem de quase dez horas (o ônibus comum faz em cerca de seis) é tão demorada quanto a por via férrea, com a vantagem de que custa só 10% do que  é cobrado pela passagem de trem.

Melhor que o preço são as paradas no caminho, para visitar o Museu Lítico da cidade de Pucará (famosa por seu artesanato), o Mirante de La Raya (4.100 metros de altitude), o Templo de Wiracocha, em Raqchi, e a cidade de Andahuaylillas, que tem uma linda igreja coberta de pinturas andinas e reivindica o título de "Sistina das Américas".

Templo de Wiracocha em Raqchi no Peru
Paisagem andina entre Puno e Cusco no Peru

No alto, o Templo de Wiracocha, em Raqchi, onde o ônibus turístico de Puno a Cusco faz uma parada. Acima, outra atração desse percurso: a paisagem


Como é a viagem no ônibus turístico de Puno a Cusco

6ª etapa - a maravilhosa Cusco, com Vale Sagrado e Machu Picchu

Ficamos cinco noites em Cusco, tempo mínimo para ver todas as maravilhas dessa cidade, que considero uma das mais fascinantes do planeta.

Eu, que já tinha estado outras duas vezes em Cusco e andado bastante pela cidade, consegui me surpreender com vários lugares que ainda não tinha visitado.

Para as meninas, que estavam indo pela primeira vez, acho que o tempo foi curto, pois "roubamos" um desses dias para ir ao Vale do Urubamba (o Vale Sagrado dos Incas) e outro para ir a Machu Picchu — desta vez, decidimos não pernoitar em Águas Calientes e fizemos a viagem como um bate e volta.

Catedral de Cusco no Peru
A Catedral de Cusco tem um interior deslumbrante. Como não pode ser fotografado, recomendo muito que você vá vê-la com seus olhinhos 😊
Parede inca na Calle Inca Roca em Cusco
A família posa em trajes típicos diante da famosa parede inca da Calle Inca Roca
Templo de Saqswayamán em Cusco
O imponente Templo de Saqswayamán, nos arredores de Cusco, é uma das construções mais importantes do Império Inca
Cusco vista do Templo de Saqswayamán
Cusco vista do Templo de Saqswayamán
Arquitetura em Cusco no Peru

Parede inca e porta colonial espanhola: detalhes de uma fachada em Cusco


Todas as dicas de Cusco

Machu Picchu no Peru
Templo do Sol em Machu Picchu
O Templo do Sol, uma das construções mais importantes de Machu Picchu
Wayna Picchu em Machu Picchu
Wayna Picchu, "a montanha velha"
Terraços de cultivo em Machu Picchu
Os terraços de cultivo permitiam aos incas produzir alimentos nas encostas da montanha

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário