19 de março de 2018

Lima: o Museu Larco, o Museu do Ouro e o requinte do Peru pré-colombiano


Máscaras de ouro do acervo do Museu Larco, em Lima
Museu Larco: adornos funerários em ouro do império Chimu, encontrados nas ruínas de Chan Chan, na Costa Norte do Peru

Se beleza não é motivo suficiente para lhe convencer a visitar os museus de Lima, deixa eu dar uma razão bem prática: contexto é fundamental.

Se você quer compreender todas as maravilhas que vai ver no Peru, tem que fazer um intensivão sobre a cultura pré-colombiana antes de começar a explorar os sítios arqueológicos cara a cara.

E é para isso que servem, principalmente, instituições como o Museu Larco e o Museu Ouro do Peru.

Vasos cerimoniais de Nazca no Museu Larco de Lima

Este conjunto de vasos cerimoniais encontrados em Nazca pertence ao acervo do excelente Museu Larco


A inesgotável coleção de sítios arqueológicos legados ao Peru pelas muitas civilizações que floresceram naquele território, antes da colonização europeia, ganha um sentido muito mais denso e ficam muito mais bonitos quando a gente entende o que está vendo.

Sim, os sítios arqueológicos e construções monumentais do Peru pré-colombiano são plasticamente belos. Mas desvendar seu significado acende ainda mais o encantamento daqueles montinhos de pedras.

sede do Museu Larco em Lima, Peru

O Museu Larco está instalado em um casarão do Século18, no distrito de Pueblo Libre


O Museu Larco é simplesmente o melhor museu de Lima. O Museu Ouro do Peru pode até estar meio caído, mas guarda algumas peças simplesmente essenciais, como o famoso tumi (cutelo cerimonial usado em sacrifícios) da Cultura Lambayeque.

Se você resolver mesmo caprichar na lição de casa, tente ler sobre as culturas pré-hispânicas antes da viagem. Mas os museus Larco e do Ouro vão enriquecer enormemente sua experiência em terras peruanas. Veja as dicas pra organizar essas visitas:

2 museus de Lima


Museu Larco de Lima, Peru
O roteiro expositivo do Museu Larco é uma agradável aula sobre as culturas que floresceram no território peruano


⭐Museu Larco
🏠 Avenida Simón Bolivar 1515, Pueblo Libre.
🕒 Diariamente, das 9h às 22h.
💲 Entrada: 30 soles (estudantes com carteirinha pagam meia, maiores de 65 pagam 25 soles).


Este museu é — pra mim e pra muita gente — o mais bacana de Lima. Se você tiver pouco tempo na cidade e tiver que peneirar o roteiro, o Larco deve ser tratado como prioridade.

Começa que o as instalações são lindas: um casarão do Século 18, cercado de jardins floridíssimos. E o acervo, maravilhoso, está exposto de maneira inteligente e didática, o que torna a visita um prazer.

Museu Larco em Lima, Peru
A coleção do Museu Larco inclui joias e adornos, tecidos, utensílios usados em rituais religiosos, armas e instrumentos musicais

Jardins do Museu Larco em Lima, Peru
O prazer da visita ao Museu Larco já começa no jardim

 
Uma visita ao Museu Larco funciona como uma aula teórica antes do viajante começar a “pesquisa de campo” na exploração dos fantásticos sítios arqueológicos — a gastronomia local pode estar batendo um bolão, mas vamos combinar que esse sempre foi e vai continuar sendo o mais fascinante atrativo do nosso vizinho, né?

São 5 mil anos de História do Peru contados por peças refinadíssimas, testemunhas do engenho e da arte de culturas a Lima, Chimu, Moche, Tihuanacota (sim, o povo de Tiwanaku, a “Machu Picchu boliviana”), Wari, Inca e tantas outras.

Peças da cultura Mochica no Museu Larco, Lima, Peru
Garrafas e vasos em cerâmica usados em rituais da cultura Mochica

Peça da cultura Mochica no Museu Larco, Lima, Peru
Peça pré-colombiana no Museu Larco, Lima, Peru
As vasilhas usadas em rituais tinham formas de animais ou mesclar feições e características humanas. Abaixo, um vaso usado em rituais de fertilidade

Peça pré-colombiana no Museu Larco, Lima, Peru
Deus-Coruja da Cultura Mochica, Museu Larco, Lima, Peru

Representação do Deus-Coruja da Cultura Mochica


Nas salas de exposição do edifício principal do Museu Larco, você vai encontrar joias e adornos riquíssimos, tecidos, muitos utensílios usados em rituais religiosos, armas e instrumentos musicais.

Além dessas peças selecionadíssimas, a reserva técnica do Larco (a parte da coleção de um museu que, geralmente, não é exposta), com mais de 30 mil objetos, também está aberta à visitação.

Coleção de arte erótica do Museu Larco, Lima, Peru
Coleção de arte erótica do Museu Larco, Lima, Peru
O Museu Larco tem a maior coleção de cerâmica com motivos eróticos do mundo. As peças eram usadas em rituais de fertilidade por diversas culturas pré-colombianas


O museu talvez seja mais famoso por seu belíssimo acervo de “arte erótica”, pessoalmente garimpada por Rafael Larco Hoyle, filho de Rafael Larco Herrera, fundador da coleção que deu origem à instituição.

Larco Hoyle foi um estudioso das representações artísticas dos hábitos sexuais das culturas pré-colombianas e se dedicou à investigação arqueológica para formar essa famosa coleção.

Coleção de arte erótica do Museu Larco, Lima, Peru
Coleção de arte erótica pré-colombiana do Museu Larco

As peças são bastante "explícitas" e eram empregados não apenas em rituais de fertilidade, mas também em celebrações da vida e do prazer, como provam várias representações de práticas sexuais não destinas à procriação.

Depois da visita, relaxe na agradável varanda voltada para o jardim, no pavilhão onde funcionam um restaurante, um café e a loja do museu. O Larco é um dos melhores programas de Lima. Aproveite.

Museu Larco, Lima, Peru
A varanda do agradável Café Larco 

Jardim do Museu Larco, Lima, Peru
Detalhe do jardim do museu

Adornos de ouro pré-colombianos do acervo do Museu Larco, Lima, Peru
Adornos funerários em ouro da Cultura Vicús, que se desenvolveu na atual região de Piura, extremo Norte do Peru

Praça em frente ao Museu Larco, Lima, Peru

A pracinha em frente ao Museu Larco 


Como chegar ao Museu Larco

O bairro de Pueblo Libre ("Povoado Livre", designação que recebeu de ninguém menos que José de San Martin, um dos líderes da Independência do Peru) fica a 14 km do coração de Miraflores.

O site do Museu Larco dá indicações de como chegar lá de transporte público, mas tem uma boa caminhada depois de descer do ônibus. O uber deixa você na porta por cerca de 15 soles, partindo de Miraflores.


Peça da cultura Lambayeque no Museu Ouro do Peru - Lima
A peça mais conhecida da coleção do Museu Ouro do Peru é esse tumi lambayeque
(imagem: Museo Oro del Peru)

⭐Museu Ouro do Peru
🏠 Alonso de Molina 1100, Surco. 
🕒 Diariamente, das 10:30h às 18 horas. 
💲Entrada: 33 soles. Crianças até 11 anos pagam 16 soles
⛔ É proibido fotografar o acervo.

Ingresso para o Museu do Ouro, Lima, Peru

Na minha primeira visita a Lima, lá se vão 16 anos, eu fiquei maravilhada com este museu. Tanto que voltei para uma mais uma visita, no ano seguinte. De lá pra cá, o Museu do Ouro passou uns apertos, a partir da denúncias de que seu acervo seria um festival de falsificações. 

O Museu Ouro do Peru conseguiu comprovar a autenticidade de muitas das peças que expõe, mas acho que ainda não saiu da crise de depressão: o lugar está às moscas.

Museu Ouro do Peru - Lima

O Museu Ouro do Peru está meio deserto, mas continua valendo a visita


E não só pela falta de visitantes: há um certo ar de abandono nas dependências do museu.

A área verde onde ele está instalado, que já foi bem agradável, esta com uma carinha bem maltratada — as lojinhas e o café que funcionavam lá estão fechados.

Assim como o Larco, o Museu do Ouro se dedica a exibir peças arqueológicas representativas das culturas ancestrais do Peru. 

As semelhanças, porém, acabam aí: a museologia do Museu Ouro do Peru é bem convencional, com identificação meio burocrática dos objetos nas vitrines — datação, origem geográfica, civilização e só. O contexto você vai ter que levar de casa 😊.

Peças pré-colombianas no Museu Ouro do Peru - Lima
Colar e máscara funerária da cultura Lambayeque
(imagens: Museo Oro del Peru)

Estou dizendo tudo isso pra preparar o seu espírito, mas continuo recomendando vivamente ao Museu Ouro do Peru, por conta da beleza indescritível de várias peças de seu acervo.

Lá também funciona uma ala dedicada a armas e outros objetos usados em combate, o Museu Armas do Mundo, com visitação incluída no preço do ingresso. Eu me interesso pelo tema e acho interessante. Mas, se não for seu caso, pode pular essa etapa sem culpa.

Vasos cerimoniais pré-colombianos no Museu Ouro do Peru - Lima
Vasos cerimoniais
(imagens: Museo Oro del Peru)

Como chegar ao Museu Ouro do Peru

O Bairro de Surco parece ser fora de mão, mas está a apenas 10 km do coração de Miraflores. Nós fomos de uber e pagamos 24 soles.

Pertinho do museu tem uma das sucursais do ótimo restaurante Pescados Capitales (Av. Primavera 1067), onde dá para emendar o almoço.

Museu Ouro do Peru, Lima

O Museu Ouro do Peru é cercado por um grande jardim


E, por fim...

Faz muito tempo que não visito o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia del Peru, que também fica em Pueblo Libre (na Plaza Bolívar), a cerca de 2 km do Museu Larco.

Ele foi o primeiro museu fundado no país (em 1822), no casarão que serviu de moradia ao general San Martin e outros comandantes da luta pela independência peruana.

O Museu de Antropologia tinha (tem?) uma museologia meio careta, mas sua coleção é muito respeitável. Se você tiver tempo, inclua-o no seu roteiro e me conte como vai o velhinho, tá?

O Peru na Fragata Surprise
Todas as dicas de viagem ao Peru - post-índice
Peru: roteiro de 10 dias com Lima, Cusco e Machu Picchu
Peru e Bolívia – roteiro de La Paz a Machu Picchu


Minha vida com Gastón (Acúrio) – as aventuras da Fragata nos restaurantes do chef-celebridade 

Cusco
Machu Picchu

Ollantaytambo
Puno
Andahuaylillas, Pukará e Raqchi
Vale do Urubamba (Písac, Ollantaytambo e Chinchero)


Todas as dicas de Lima
Onde comer em Lima
Lima - o que fazer no Centro Histórico
Lima: o que fazer em Miraflores e arredores
Hospedagem em Lima: dois hotéis em Miraflores
Lima – dicas práticas
Pachacamac, o oráculo do povo Wari
O que fazer em Lima
Eu gosto de Lima


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário