5 de novembro de 2010

Eu gosto de Lima


Palácio Arquiepiscopal de Lima na Plaza Mayor

Palácio Arquiepiscopal, na Plaza Mayor de Lima


Te lleva hacia los zaguanes y a los pátios encantados
Te lleva hacia las plazuelas y a los amores soñados
(Fina Estampa, letra e música da limenha Chabuca Granda)

Música deste post: La Flor de la Canela, Caetano Veloso

Eu gosto de Lima. Apesar do trânsito ensandecido, do céu permanentemente cinza e opressivo — uma espécie de “mormaço seco”, se é que isso é possível — e do onipresente marrom da paisagem, impresso nas montanhas e na profusão de casas inacabadas.

Eu gosto de Barranco, o bairro boêmio de Lima, com seus casarões da virada do Século 19 para o 20. Gosto das falésias de Miraflores. De tropeçar em sítios arqueológicos, em plena “vida normal” de uma metrópole de 9 milhões de habitantes. 

Centro Histórico de Lima Peru
Adoro o charme do Centro Histórico de Lima. Ao fundo, o Campanário da Igreja de São Francisco

Gosto especialmente de Pueblo Libre, com sua cara de cidade de interior no meio da metrópole e seus museus cheios de tesouros — O Museu Larco e sua coleção de arte pré-colombiana e o Museu Nacional de Arqueologia são imperdíveis.

Neste retorno a Lima, tive oito horas para rever  alguns dos meus lugares favoritos na cidade e amei. Veja como foi meu passeio:

Passeios em Lima

Eu gosto tanto de Lima que voltei. É a minha terceira visita. O trânsito ainda é infernal, mas já não parece tão dolosamente homicida: os motoristas começam a respeitar as faixas de pedestres, as conversões proibidas no meio das avenidas já não são testemunhadas com frequência e não vi uma batida sequer, ao longo de oito horas — costumava contar várias a cada hora, há sete anos.

No quesito culinária, comer em Lima é uma festa. Eu gosto de ceviche, com muito aji e generosas fatias de camote. Gosto de pisco sour e de chirimoya. Adoro suspiro limenho — mas detesto Inca Cola que, felizmente, não é obrigatória para visitantes.

Falésias de Miraflores em Lima Peru

Falésias de Miraflores, de cara para o Oceano Pacífico


Falésias de Miraflores em Lima Peru

Gosto de debruçar na balaustrada do Malecon de Miraflores, do alto de suas falésias, para ver a garotada surfar no gelado Oceano Pacífico. Pode conferir: a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana, eles estão lá — cobertos de neoprene da cabeça aos pés, que ninguém é de ferro.

Gosto do ar elegante de San Isidro, do footing quase provinciano no Parque Keneddy, das multidões de pequenos escolares na Plaza Mayor.

Eu gosto de andar pela cidade, cantarolando permanentemente algum trechinho de La Flor de la Canela — a canção da limenha Chabuca Granda “incorpora” em mim toda vez que ponho os pés em Lima e expressa com perfeição aquela sensação de felicidade-e-eu-nem-sei-por-quê que me assalta, toda vez que estou aqui.  (Mas eu canto a versão de Caetano Veloso, por causa do sotaque baiano...)

Centro Histórico de Lima Peru

O trânsito no Centro de Lima ainda engarrafa, mas já não se vê a sanha homicida de antes. Já dá até pra confiar na faixa de pedestres


Centro Histórico de Lima Peru
Casa da Literatura Peruana Lima Peru
Em 2010, a Casa da Literatura Peruana estava celebrando o Prêmio Nobel conferido a Mário Vargas Llosa — que virou um reaça horroroso, mas escreve bem pra caramba

Embora eu deteste as atuais posições políticas de Mário Vargas Llosa, gosto da memória que ainda guardo das sensações provocadas pelas primeiras leituras de seus livros: La Ciudad y los Perros (que li sob o título de “Toque de Recolher”), Conversa na Catedral. 

Como não adorar o novelista Pedro Camacho em sua jornada sem retorno rumo a uma loucura inofensiva, no delicioso Tia Júlia e o Escrevinhador? (Depois que escrevi este post, li e amei o perturbador La Fiesta del Chivo, sobre os últimos anos do ditador dominicano Rafael Trujillo).

Escultura "O Beijo" em Lima Peru

O Beijo, obra do peruano Victor Delfin no Parque dos Amores, em Miraflores


Plaza Mayor de Lima Peru
Plaza Mayor de Lima Peru
Plaza Mayor de Lima, coração do Centro Histórico

Eu gosto de olhar vitrines no Larcomar, de comprar jeans com cintura no lugar da cintura na Fallabella (estou vestindo um, transparente de tão gasto, comprado aqui há mais de oito anos...), de pechinchar nas barracas de artesanato.

Gosto do Museu do Ouro, da Igreja e do Convento de São Francisco (mas fico com asma nas catacumbas) e da Catedral.

Eu gosto de Lima e ponto.

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário