3 de outubro de 2018

Todas as dicas de viagem ao Peru (post índice)


Machu Picchu e Lima em um roteiro no Peru
Machu Picchu (esq), o sonho de todo viajante, e as falésias de Miraflores, em Lima: o Peru é um destino turístico inesgotável

Decidi reunir todas as dicas de viagem ao Peru neste post porque tenho certeza que se você ainda não visitou o nosso vizinho, ele já está na sua lista — e se você já foi, está doida pra voltar. Este índice vai ajudar muito o seu planejamento.

Para consultar essas dicas de viagem ao Peru, você tem duas alternativas. A primeira é navegar pelo mapa abaixo, que mostra as diversas localidades que já visitei no país: Lima, Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado dos Incas (Vale do Urubamba), Puno e as cidades da rota entre Puno e Cusco.

Cusco e Lima em um roteiro pelo Peru
O encanto colonial de Cusco e o Centro Histórico de Lima 

 Os ícones no mapa indicam restaurantes, hotéis, atrações e outros lugares de interesse, como aeroportos e estações de trem e ônibus. Clicando nos ícones, você encontra os links para os posts específicos com informações detalhadas.




Outra possibilidade é seguir o índice com todas as dicas de viagem ao Peru, onde listei cada post, com uma pequena explicação sobre seus conteúdos.

Por que visitar o Peru
O Peru virou mesmo um dos destinos de viagem favoritos dos brasileiros. E com toda razão. O país está pertinho da gente — são só cinco horas de voo de Guarulhos a Lima —, tem uma diversidade incrível de atrações, culinária maravilhosa e preços que não matam ninguém de susto.

Barranco, bairro histórico de Lima, Peru
O charme do bairro de Barranco, em Lima

Há 20 anos, uma viagem ao Peru era sinônimo de visitar Machu Picchu. Mas, felizmente, cada vez mais a gente descobre a inesgotável lista de atrações do país vizinho.

Entre essas atrações estão as impressionantes construções pré-colombianas de Machu Picchu e de todo o Vale do Urubamba. Ou a especialíssima mescla de heranças inca e espanhola que fazem de Cusco uma das cidades mais fascinantes que já visitei. Tem a fantástica cena gastronômica de Lima e a beleza do Lago Titicaca...

Templo de Saqswayamán, Cusco, Peru
Templo de Saqswayamán, nos arredores de Cusco

Eu visitei o Peru quatro vezes e tenho certeza de que ainda vou voltar muito ao nosso vizinho andino, pois ainda há muito para explorar por lá. Tenho certeza que você também vai se encantar com esse baita destino de viagem. Aproveite as dicas e boa viagem ao Peru.

Dicas de Viagem ao Peru


Roteiros no Peru
Peru: roteiro de 10 dias com Lima, Cusco e Machu Picchu - meu itinerário na viagem de fevereiro de 2018

Peru e Bolívia: Roteiro de La Paz a Machu Picchu - 10 dias de viagem, com direito à beleza única do Lago Titicaca e o Altiplano Boliviano, toda a fascinante história de Cusco e gran finale em Machu Picchu, a cidade sagrada dos incas. Viagem realizada em novembro de 2010.

Gastronomia em Lima: prato do Restaurante Pescados Capitales, Lima
Frutos do mar e espaguete em tinta de lula do restaurante Pescados Capitales, em Lima

Peru, destino gastronômico
Onde comer em Lima - sete restaurantes, duas sanduicherias e dois cafés testados e aprovadíssimos. Tem opções em cinco bairros (Miraflores, Barranco, Surco, San Isidro e Centro Histórico) pra combinar com seus passeios em Lima. Dicas de pratos e preços anotadinhos e detalhados.

Onde comer em Cusco - Sete restaurantes e três cafés que experimentei e curti muito. A boa notícia é que os preços ficam na média dos US$ 16 por pessoa para ótimas refeições. A exceção é o badaladíssimo Chicha, de Gastón Acúrio.

Gastronomia em Lima, Peru
Come-se divinamente em Lima. Eu me esbaldei nos ceviches (esq) e nos frutos do mar

Mercado de Surquillo, Lima, Peru
Ingredientes típicos da gastronomia peruana: milho roxo (maíz morado) e abacate (palta) nas bancas do Mercado de Surquillo, em Miraflores 

Minha vida com Gastón (Acúrio) - a experiência do nosso colunista de Gastronomia Bruno Santana nos restaurantes do super chef que colocou a gastronomia peruana no mapa de foodies de todo o planeta.

La Rosa Náutica, o mais turístico dos restaurantes de Lima - essa casa tradicional já não faz tanto sucesso, mas tem um localização privilegiada, em um píer sobre o mar e de cara para as falésias de Miraflores.

Cusco, Peru

Cusco: estudantes a caminho da escola e um detalhe de claustro Convento de La Merced


Como organizar uma viagem ao Peru

Dicas práticas de Lima
Hospedagem em Lima: dois hotéis em Miraflores - minha experiência na Casa Suay e no Hotel Señorial, duas ótimas alternativas pra quem quer ficar muito bem localizado e gastar pouco com alojamento.

Lima - dicas práticas - os documentos necessários para passar pela Imigração no Peru, o melhor jeito de chegar a Lima, como ir do aeroporto até seu hotel (táxi, transfer e Uber, com preços), dinheiro e câmbio, os preços em Lima, melhores bairros para se hospedar, segurança... Enfim, tudo o que você precisa saber sobre Lima antes de ir - dicas para organizar sua viagem.

Lima: peças pré-colombianas no Museu Larco e as falésias de Miraflores
Falésias de Miraflores e peças pré-colombianas no Museu Larco, em Lima

Passeios e atrações em Lima
Lima: o Museu Larco, o Museu do Ouro e o requinte do Peru pré-colombiano - dois museus com belíssimo acervo. Duas aulas sobre as civilizações pré-hispânicas onde você aprende a lição sem perceber, de tão bonitas que são 😊.

Lima - o que fazer no Centro Histórico - um roteiro muito interessante pela bela Plaza de Armas, Catedral de Lima, Catacumbas e o Museu de São Francisco, Casa da Literatura Peruana, Museu Bodega y Quadra.

Praça de Armas, Lima, Peru
Praça de Armas, Centro Histórico de Lima

Lima: o que fazer em Miraflores e arredores - no bairro preferido pelos turistas que visitam Lima, descubra os encantos contemporâneos da capital peruana, seus parques agradáveis, a beleza das falésias de Miraflores, o Larcomar - shopping que virou atração turística - e a Huaca Pucllana, sítio arqueológico muito anterior aos incas. Aproveite e estique até o tradicional Mercado de Surquillo e à "Rua do Artesanato".

Como aproveitar uma conexão em Lima - roteiro para quem tem apenas um dia na capital peruana

Pachacamac, Peru - o oráculo do povo Wari - a apenas 20 km de Miraflores, o sítio arqueológico de Pachacamac conta a história das culturas Lima e Wari, que antecederam o Império Inca.

Por que eu gosto de Lima - depois de quatro visitas, você já adivinhou que motivos não me faltam, né? Veja alguns deles no post.

Paredes incas em Cusco, Peru
As paredes incas de Cusco ainda testemunham a sofisticação das construções pré-colombianas

Como organizar a viagem a Cusco
Dicas práticas de Cusco - quantos dias ficar na cidade? Como chegar a Cusco? Quais os cuidados para evitar o mal da altitude? Como é a segurança? E os preços em Cusco? Eu respondo essas e outras perguntas neste post.

Cusco: o boleto turístico sem mistérios - o que é e como usar - as 16 atrações em Cusco e no Vale Sagrado que você pode visitar com esse passe, as modalidades de boleto, os preços

Hotel bom e barato em Cusco - La Casona de Rimacpampa - pense em um hotel acolhedor e com precinho camarada...

Lhamas e alpacas em Cusco, Peru
As lhamas e alpacas são super fotogênicas e você vai encontrar com várias delas pelas ruas de Cusco. Minha sobrinha Carolina se derretia com elas. Só não esqueça que os donos dos bichinhos esperam uma gorjeta após a foto

Passeios e atrações em Cusco
O que fazer em Cusco – como aproveitar a capital dos incas - as principais atrações, minhas dicas para montar seu roteiro em Cusco e outras informações importantes para seu planejamento.

Cusco: Inti Raymi, a festa do Sol - tudo que você precisa saber para participar da maior celebração de Cusco, ritual herdado dos incas e realizado todos os anos, em junho.

Festa do Sol, Inti Raymy, Cusco, Peru
A Festa do Sol, ou Inti Raymy, é celebrada todos os anos no dia 24 de junho, em Cusco

Festa do Sol, Inti Raymy, Cusco, Peru


Qorikancha, Templo do Sol, Cusco, Peru

Encontro de elementos incas e espanhóis no Qorikancha, o Templo do Sol, em Cusco


O que fazer em Cusco: o Qorikancha e a Catedral - os dois principais espaços teligiosos de Cusco são espetaculares e imperdíveis. Veja todas as dicas para aproveitar ao máximo as visitas ao Templo do Sol dos Incas e à Catedral dos colonizadores espanhóis.

Como é o city tour de Cusco - e por que vale a pena - roteiro com guia e transporte pelas cinco construções incas mais importantes de Cusco e arredores. Um programa clássico que eu recomendo.

Vendedores de artesanato nos arredores de Cusco, Peru
Nos arredores de Cusco, você vai encontrar muita oferta de artesanato, com os preços mais variados. Garimpe direitinho e boas compras


Templo da Lua, Cusco, Peru
Eu e meu amigo William Aguiar no Templo da Lua, na minha primeira viagem ao Peru, em 2002

Ollantaytambo, Vale sagrado dos Incas, Peru

A vila inca de Ollantaytambo é uma das atrações do Vale Sagrado e ótima opção de pernoite para quem vai a Machu Picchu


Vale Sagrado dos Incas
Ollantaytambo – mais que uma escala para Machu Picchu - tesouros arqueológicos e uma cultura ancestral fazem o charme dessa vila inca às margens do Rio Urubamba.

Um dia no Vale Sagrado dos Incas - um passeio pelos povoados e paisagens do Vale do Rio Urubamba, excursão que virou um clássico. Eu fiz (três vezes) e recomendo.

Machu Picchu, Peru
Sim, Machu Picchu é tudo isso que dizem e muito mais. Palavra de quem foi quatro vezes e ainda quer voltar

Machu Picchu, Peru

Como organizar a viagem a Machu Picchu
Machu Picchu - como organizar a viagem com as novas regras de visitação - a visita à cidade sagrada dos incas está muito mais organizada. Veja como comprar os ingressos, escolher os percursos pelo sítio arqueológico e o melhor turno para seu passeio.

O que ver em Machu Picchu - um mini-guia com as principais atrações da cidade sagrada dos incas, pra você aproveitar ao máximo a visita.

Ingresso para Machu Picchu
Em 2003, o ingresso para Machu Picchu trazia a imagem da Itihuatana, a "Pedra de Amarrar o Sol",  calendário solar do observatório astronômico da cidade sagrada dos Incas

Ingresso para Machu Picchu
Meu ingresso a Machu Picchu da visita de 2010, terceira vez na cidade sagrada dos Incas

Machu Picchu: onde pernoitar - Cusco, Ollantaytambo ou Águas Calientes? Onde é melhor montar a sua base para visitar Machu Picchu? Eu experimentei as três opções e conto como são pra você decidir o que combina mais com seus planos.

Como chegar a Machu Picchu - Partindo de Cusco ou de Ollantaytambo, de trem, de van ou a pé, todas as possibilidades para quem vai ao sítio arqueológico mais famoso da América do Sul.

Machu Picchu: aniversário nas nuvens - todo o encantamento da minha primeira visita a Machu Picchu.

Ilhas flutuantes dos Uros, Puno, Peru

As ilhas flutuantes dos Uros, atração do Titicaca Peruano


Ilhas flutuantes dos Uros, Puno, Peru


Puno e Lago Titicaca
De Puno a Cusco: como é a viagem no ônibus turístico - muito (muito meeesmo) mais barato do que o trem, esse ônibus faz paradas para visitas às cidades de Pucará, onde tem um museu bem bacaninha e artesanato de primeira, ao Templo de Wiracocha em Raqchi, e à belíssima igreja de Andahuaylillas, apelidada de "Capela Sistina dos Andes".

Peru: as Ilhas Flutuantes dos Uros - partindo de Puno, saiba como é a visita às aldeias do povo Uro, que "fabrica" suas próprias ilhas no Lago Titicaca.

De Copacabana a Puno: a travessia da fronteira Bolívia-Peru 

  Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário