sábado, 30 de março de 2002

Machu Picchu:
Aniversário nas nuvens

Machu Picchu de manhã cedinho:
tem jeito melhor de celebrar?
(Ao centro, o Templo do Sol)
Música deste post: Wish you were here, Pink Floyd

Eram 7:30d da manhã quando atravessei os portões de Machu Picchu. A cidade-santuário dos incas, lá em baixo, ainda estava coberta de nuvens. Confesso que economizei: não quis olhar de vez. Fiquei um tempo contemplando o vale e as montanhas e, depois, fui virando aos pouquinhos. É tão bonito que não tenho o que dizer... Cercada de montanhas, Machu Picchu ia se descobrindo devagar, à medida que a brisa leve ia afastando as nuvens, ainda meio douradas pelo sol.

Chegar a Machu Picchu de manhã cedinho tem todas as vantagens. O visual é lindo, o sol é camarada e a maior parte dos visitantes ainda está a caminho. Nós optamos por tomar o trem em Cusco na véspera. Chegamos a Águas Calientes por volta das 11h, passamos um dia meio morto por lá, para fazer a subida no primeiro ônibus de hoje. É meu aniversário e não consigo imaginar jeito melhor de celebrar.

Euzinha, num baita cenário...
Eu, William e Ana Rosa contratamos um guia para percorrer a cidade conosco. É um estudante de História, completamente apaixonado pela tradição do povo quéchua. Ele transborda entusiasmo, mostrando a perfeição da técnica construtiva usada por seus antepassados para erguer a cidade.

Uma coisa muito bacana que observei em todo o Peru — e, especialmente, aqui na Cordilheira — é a qualidade dos guias. Acostumada ao discurso meio decorado e vazio que, quando criança, ouvia dos guias que se ofereciam para mostrar os Centros Históricos de Salvador, Olinda e outras cidades brasileiras, fiquei muito bem impressionada com o trabalho que fazem aqui.

Mas andar por Machu Picchu não é coisa para se fazer com guias. Nem acompanhados. Demos um volta, ouvimos as explicações sobre o significado de cada construção e debandamos, cada um pro seu lado, para contemplar em silêncio. Trouxe um monte de CDs para ouvir aqui em cima, trilha sonora de primeira: João Gilberto (sabe que combina maravilhosamente?), Rolling Stones, Chet Baker e Pink Floyd (é claro!). Wish You Were Here foi a mais tocada, mas o repertório do velho Pink caiu inteirinho à perfeição.

Escolhi uma pedra confortável, pendurada sobre a cidade, e fiquei curtindo o vento e o sol quentinho. A sensação era de felicidade absoluta.

Camarote privilegiado
Pouco depois das 11h, quando o trem de Cusco chega a Águas Calientes, a cidade começa a encher de visitantes. É o pessoal que vem e volta no mesmo dia. Os grupos já chegam apressados: há muito o que ver até às 16 horas, quando parte o trem de volta a Cusco. Geralmente, são pessoas que viajam em excursão, com aqueles guias meio espalhafatosos, gritando instruções e explicações surradas em todos os idiomas possíveis.

Percorrer Machu Picchu de cima abaixo exige joelhos fortes — é um tal de subir e descer pedras que não acaba. Os degraus das escadarias nunca têm menos que 40 cm de altura... Apesar disso, idade não é limite para os visitantes. Muitos usam os famigerados bastões de caminhada, que andam pensando em proibir por aqui, pois as pontas de ferro que ajudam no impulso da subida estão danificando os calçamentos (em 2010, quando eu voltei pela terceira vez a Machu Picchu, esses bastões já estavam proibidos).

La dolce vita
A essa altura, quase meio dia, já tem uma multidão na cidade-santuário. Uma algazarra que nem os fones de ouvido conseguem abafar por completo. Hora de bater em retirada para a “área rural”: os terraços de Machu Picchu que eram destinados ao cultivo e onde tem sempre menos gente.

Antes dos terraços, uma “praça” tranquila, cheia de lhamas simpáticas pastando, é o refúgio de quem chegou cedo, já viu a cidade e agora quer ficar quietinho, só na contemplação. É um bom lugar para fazer um lanchinho — sanduíches e frutas trazidas de Cusco, pois os preços da lanchonete daqui são exorbitantes.

Tudo muito bucólico, só que esqueceram que as lhamas fazem xixi naquela graminha tão convidativa e que o cheiro vai grudar nas suas roupas. Felizmente, eu não era a única "perfumada" a tomar o trem de volta a Cusco...

Mais sobre Machu Picchu
Peru e Bolívia: roteiro de La Paz a Machu Picchu

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.