9 de maio de 2018

Onde pernoitar para visitar Machu Picchu


Praça Principal de Machu Picchu, Peru

Com as novas regras de visitação, está mais difícil ir a Machu Picchu em esquema bate e volta


Onde pernoitar para visitar Machu Picchu é uma das primeiras decisões que você deve tomar, ao organizar sua viagem à cidade sagrada dos Incas.

Nas minhas duas primeiras visitas a Machu Picchu, não tive dúvidas ao escolher minha hospedagem: pernoitei em Águas Calientes, a vila feinha de doer que fica no sopé da montanha onde está o sítio arqueológico.

Sítio Arqueológico de Machu Picchu, Peru

Escolher bem onde pernoitar para visitar Machu Picchu é fundamental para um passeio sem estresse 


Naquela época (2002 e 2003), não tinha muito jeito: era isso ou acordar de madrugadíssima em Cusco e chegar de trem a Águas Calientes entre 11 horas e meio-dia para subir pra Machu Picchu embolada com toda a multidão que vinha em esquema bate e volta.

Felizmente, nesses 16 anos o leque de opções se ampliou. Na hora de decidir onde pernoitar para visitar Machu Picchu, você já pode escolher ficar em cidades do Vale Sagrado dos Incas (o vale do Urubamba) — a adorável vila de Ollantaytambo e a cidade de Urubamba já são servidas por trens para Machu Picchu, ganharam hotéis confortáveis, cafés simpáticos e restaurantes legais que, somados às atrações históricas e culturais, as tornam boas alternativas de pernoite.

Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo), Peru

Águas Calientes melhorou nos serviços, mas continua não tendo muitos atrativos 


O bate e volta a Machu Picchu partindo de Cusco só é recomendável para quem tem pouco tempo, pois os horários dos trens são apertados, considerando que agora o ingresso para o sítio arqueológico é por turnos.

Nesta viagem mais recente, em fevereiro de 2018, eu saí de Cusco de manhãzinha, visitei Machu Picchu na parte da tarde e pernoitei em Ollantaytambo na volta. Foi um ótimo esquema.

Veja os detalhes de cada possibilidade e escolha a alternativa mais cômoda pra você:



Onde pernoitar para visitar Machu Picchu

Os horários dos trens para Machu Picchu mudam de tempos em tempos. Antes de decidir por uma das alternativas, consulte os sites da Peru Rail e da Inca Rail para checar as opções.

Para saber como ir à cidadela dos incas, comprar passagens de trem e outras dicas de transporte, veja este post: Como chegar a Machu Picchu

Todas as dicas práticas sobre a visita estão aqui: Machu Picchu - como organizar a viagem com as novas regras de visitação

Águas Calientes, Peru

Águas Calientes trocou até de nome. Agora é chamada de Machu Picchu Pueblo


Pernoite em Águas Calientes

A cidadezinha melhorou muito, de 2002 pra cá. Não o suficiente pra me conquistar. É que em Águas Calientes simplesmente não tem o que fazer, exceto zanzar pelos bares e cafés já não tão caídos como outrora, mas sempre muito caros.

Águas Calientes não é muito mais que um arruamento às margens dos trilhos. Mas li muitos relatos confiáveis sobre a melhoria na hotelaria e restaurantes locais.

Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo), Peru

Independentemente de onde seja seu pernoite, se você vier de trem ou de van para Machu Picchu, vai passar por Águas Calientes


A grande vantagem de dormir em Águas Calientes é a certeza de poder estar às 5:30h da manhã na fila do ônibus que sobe para Machu Picchu e iniciar a visita bem cedinho, antes da chegada dos grandes grupos — mas lembre-se que você não será o único ser iluminado a escolher essa hipótese. 

É cedo pra caramba, mas às 5:30h da manhã, quando os ônibus começam a circular, é hora do rush em Águas Calientes.

Povoado de Águas Calientes, Peru

Euzinha fazendo hora em Águas Calientes, na companhia de uma cerveja Cusqueña, na véspera da minha primeira visita a Machu Picchu, em 2002. Abaixo, meu jantar de aniversário com meus amigos William e Ana Rosa, na expectativa pela visita ao sítio arqueológico, na manhã seguinte


Águas Calientes, Peru


Bate e volta de Cusco a Machu Picchu

Sair de Cusco direto para visitar Machu Picchu já foi uma alternativa mais palatável, antes do estabelecimento dos turnos de visita ao sítio arqueológico. Agora, o bate e volta Cusco-Machu Picchu ficou mais apertado. 

Só vale a pena se seu tempo na região for curto e você não quiser trocar um dia de passeios em Cusco pelo amuo em Águas Calientes.

Qorikancha, Templo do sol, Cusco, Peru

Dá pra sair cedinho de Cusco para Machu Picchu, mas os horários dos trens não facilitam o retorno à capital inca no mesmo dia


Para quem opta pelo bate e volta Cusco-Machu Picchu, as alternativas são os trens Vistadome com partida às 7:35h, chegada a Águas Calientes às 10:52h, ou o Expedition, que sai de Cusco (Estação Ferroviária de Poroy) às 6:40, chegando às 9:54h. Ambos são operados pela Peru Rail. 

Para sair ainda mais cedo, tem o trem  360º da Inca Rail, que sai de Cusco às 5:55h e chega a Águas Calientes às 8:48h.

Na hora de acertar o despertador, lembre-se de acrescentar no cálculo a meia hora de viagem entre Cusco e a Estação Ferroviária de Poroy, local de embarque para quem vai para Machu Picchu/Águas Calientes. Poroy está a 10 km do centro da cidade e se chega lá por uma estrada cheia de curvas, como é comum nos Andes.

De Cusco a Machu Picchu - Estação de Wanchaq, partida do ônibus para Ollantaytambo
Na baixa estação, o serviço da Peru Rail é bimodal. Um ônibus parte de Wanchaq (pertinho do Centro de Cusco) e leva os passageiros até Ollantaytambo, onde embarcam no trem para Machu Picchu

Sair de Cusco de manhã para visitar Machu Picchu no mesmo dia fica mais fácil de janeiro a abril, quando o serviço da Peru Rail funciona em esquema bimodal. 

Funciona assim: a primeira parte da viagem é feita em ônibus, partindo da Estação de Wanchaq em Cusco, que fica a 5 minutos do Centro Histórico. O trajeto rodoviário até Ollantaytambo leva menos tempo do que o de trem (cerca de 1h30).

Depois disso, é só pegar o trem em Ollantaytambo para Águas Calientes/ Machu Picchu.

No esquema bate e volta (em função dos horários de chegada dos trens em Águas Calientes), você terá que comprar ingresso para Machu Picchu para o horário da tarde (entrada a partir do meio-dia). Na chegada, terá tempo de comprar seu bilhete do ônibus que sobe para a cidadela com calma. 

O único trem possível para o retorno do bate e volta é o Vistadome que sai de Águas Calientes às 17:23h, o que lhe obriga a encerrar a visita a Machu Picchu lá pelas 16h (lembre-se da fila do ônibus para descer). Do meio-dia às 16h dá pra aproveitar Machu Picchu direitinho, mas não estique além disso, pra não arriscar perder o trem.

Dica de hotel bom e barato em Cusco - La Casona de Rimacpampa
Onde comer em Cusco


Hospedagem em Ollantaytambo, Peru - Hotel Terra Nostra
Terra Nostra, nosso hotel em Ollantaytambo, com vista para as montanhas

Machu Picchu com pernoite em Ollantaytambo

Se escolher pernoitar em Ollantaytambo na véspera da visita a Machu Picchu, você ganha o direito de dormir umas duas horinhas a mais do que se passasse a noite em Cusco.

É que Ollantaytambo, uma simpática vila inca, está a apenas 1h20 de viagem de Águas Calientes.

Pegando um trem em Ollantaytambo por volta das 9h, você chegará com folga a Águas Calientes para a visita a Machu Picchu a partir do meio-dia.

Dá para chegar, comprar a passagem do ônibus que vai para o sítio arqueológico, tomar um café e ainda olhar umas tendinhas de artesanato, antes da subida para Machu Picchu (compre o ingresso para a visita vespertina, a partir do meio-dia).

Trem para Machu Picchu, Estação de Ollantaytambo
Chegada à estação de trens de Ollantaytambo

Trem para Machu Picchu, Vistadome
O "trem azul" pra Machu Picchu. Essas janelas panorâmicas são dos trens Vistadome

O pernoite em Ollantaytambo na volta, porém, me pareceu mais interessante, pois os horários dos trens me davam muito mais folga. Cheguei de Cusco, fiz a visita a Machu Picchu no turno da tarde sem correria e segui para Ollanta à noite. 

No turno da tarde, as visitas a Machu Picchu se encerram às 17:30h. Comprei passagens para o Expedition (Peru Rail) que sai de Águas Calientes às 20:50h e pude descer do santuário com toda a calma do mundo — acho até que exagerei no intervalo.

Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, Peru
A fortaleza inca que é a origem da povoação de Ollantaytambo é um dos sítios históricos mais interessantes do Vale Sagrado

Daria tempo de sobra de pegar o Voyager (Inca Rail) das 19h e chegar em Ollantaytambo a tempo de encontrar os restaurantes abertos.

Para voltar de Ollantaytambo a Cusco, pegamos uma van na praça principal da vila. Custa 10 soles por passageiro. Vou falar mais da cidade e do hotel onde nos hospedamos em outro post.

Saiba mais: Ollantaytambo – mais que uma escala para Machu Picchu

O Peru na Fragata Surprise
Todas as dicas de viagem ao Peru - post-índice
Peru: roteiro de 10 dias com Lima, Cusco e Machu Picchu
Peru e Bolívia – roteiro de La Paz a Machu Picchu


Minha vida com Gastón (Acúrio) – as aventuras da Fragata nos restaurantes do chef-celebridade

Cusco
Lima

Ollantaytambo
Puno

Andahuaylillas, Pukará e Raqchi
Vale do Urubamba (Písac e Chinchero)


Todas as dicas de Machu Picchu
O que ver em Machu Picchu
Como chegar a Machu Picchu
Machu Picchu - como organizar a viagem com as novas regras de visitação
Machu Picchu: aniversário nas nuvens


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário