1 de maio de 2018

O que fazer em Cusco – como aproveitar a capital dos incas

Praça de Armas de Cusco, Peru
Haucaypata (Praça de Armas), o coração de Cusco desde o tempo dos incas

Encarapitada entre as montanhas andinas, a 3.400 metros de altitude, Cusco é fortíssima candidata a principal atração do Peru.

A capital dos incas — e, posteriormente, sede do poder colonial espanhol na região — é mais que uma cidade. É um universo de tradições, saberes ancestrais, monumentos arrebatadores e um povo que preserva tudo isso, assegurado que sua cultura continue viva no cotidiano, e não na apenas nas vitrines dos museus.

Por tudo isso, Cusco merece uma temporada mais esticada.

Cusco, Peru: Convento de Santa Catalina e paredes incas
O Convento de Santa Catalina (esq) foi construído sobre um Acllahuasi, casa das acllas, uma espécie de momjas que serviam ao deus Inti, o sol. À direita, o encanto das paredes incas, marca registrada de Cusco

Quatro dias é um intervalo razoável para aproveitar o melhor da capital dos incas: tem muito o que fazer em Cusco e você não vai se arrepender de dedicar à cidade uma atenção especial.

Estive em Cusco pela quarta vez, agora em fevereiro/2018, e continuo tão encantada por ela como na primeira visita.

Fotógrafos lambe-lambe na escadaria da Igreja de São Francisco, em Cusco, Peru
Fotógrafos lambe-lambe na escadaria da Igreja de São Francisco

Madona com o menino em traços indígenas no complexo do Kusicancha, Cusco
Sincretismo cusquenho: uma Madona com o Menino Jesus em traços indígenas, no complexo do Kusicancha

Algumas atrações de Cusco são sabidas de cor: o magnífico Qorikancha, o Templo do Sol dos incas, a Catedral Católica, a majestosa Haucaypata/Praça de Armas, centro do poder andino e colonial, as igrejas de La Compañia e de São Francisco, os palácios incas e suas paredes de encaixes perfeitos, à prova de terremotos, os templos nas montanhas que circundam a cidade.

Os 3 mil anos de história de Cusco, porém, sempre dão um jeito de aprontar novas surpresas a velhos visitantes.

A Cusco que encontrei agora está muito mais amigável ao turista que gosta de conforto, organização e boa gastronomia.

O Arco de Santa Clara e, abaixo, um típico balcão entalhado, herança espanhola

Balcão em madeira entalhada em Cusco, Peru


A capital dos incas ainda recebe multidões de mochileiros, mas ganhou em infraestrutura hoteleira, restaurantes e regras que contribuem para a preservação de seu patrimônio.

Veja neste post o que fazer em Cusco e minhas dicas para montar seu roteiro e aproveitar ao máximo o patrimônio, a cultura e as novidades dessa cidade única:

O que fazer em Cusco

Qorikancha, o Templo do Sol de Cusco, Peru
O Qorikancha (Templo do Sol), centro espiritual da cultura quéchua

Um pouquinho da história de Cusco
Cusco, o “umbigo do mundo" para o povo quéchua (que a gente aprende a chamar de “os incas”, por causa do título usado por seus imperadores), começou a ser povoada por volta do ano 1.000 antes de Cristo.

Segundo a tradição, os irmãos Manco Capac e Mama Occlo, filhos do Sol, teriam despachado dois condores para buscarem o local onde fundariam uma cidade e dariam início a uma nova civilização.

Monumento a Manco Capac e Mama Ocllo, fundadores mitológicos de Cusco, Peru
Eu e minha irmã, Simone, no monumento a Manco Capac e Mama Ocllo, a quem a mitologia atribui a fundação da cidade
(foto de novembro de 2010)

Essa lenda é intrigantemente parecida com a da fundação de Delfos, o centro espiritual do mundo grego, cuja localização teria sido escolhida por duas águias enviadas por Apolo para circundar a Terra em sentido oposto e que se teriam encontrado aos pés do Monte Parnaso.

A povoação, aninhada no fundo de uma “panela” cercada por montanhas, só ganharia importância a partir do Século 13, com a ascensão de Tahuantinsuyu (o Império Inca), que fez de Cusco sua capital.

Paredes incas e arcadas espanholas em Cusco, Peru
A mescla cusquenha: paredes incas e arcadas espanholas

Por 300 anos, até o Século 16, os quéchua foram os senhores do Andes e além, estendendo seus domínios a territórios que hoje pertencem ao Equador, Bolívia, Argentina, Chile e Colômbia — o maior império da América antes da chegada dos espanhóis.

É claro que tanto poder só poderia ter dotado Cusco de todo o esplendor ainda visível — ou ao menos decifrável — em suas feições.

Os espanhóis chegaram em 1532 e também legaram à cidade construções magníficas — muitas vezes cobrindo com elas os traços do poder dos incas. Essa mescla, que dialoga e se contrapõe, compõe uma narrativa histórica fascinante e resulta na rara beleza que se vê em Cusco.

Placa na Praça de Armas de Cusco homenageia as vítimas da colonização
Essa placa na Praça de Armas homenageia a resistência dos povos dos Andes à invasão espanhola. Uma coisa cativante em Cusco e região é o orgulho do povo por sua história e cultura

Como organizar a visita a Cusco

➡️ Quanto tempo ficar em Cusco
O maior erro que se pode cometer em relação a Cusco é encarar a cidade como uma simples base para visitar Machu Picchu.

Cusco e seus arredores têm atrações que preenchem, fácil fácil, três ou quatro dias de atividades intensas.

Se você vai fazer a Trilha Inca a pé, até Machu Picchu, é essencial fazer um período de aclimatação na altitude, de quatro a cinco dias.

Fonte na Praça de Armas de Cusco, Peru
A fonte da Praça de Armas ganhou a imagem do Inca Pachacuteq, considerado o fundador do Tawantinsuyu. Repare na foto à esquerda que a estátua não estava lá em 2010

➡️ Antes de ir, leia sobre a história de Cusco e do Peru
Para apreciar mais plenamente as belezas da antiga capital dos incas, recomendo um pouquinho de leitura prévia — o prazer de ver a cidade cresce na proporção da nossa capacidade de entender contextos, reconhecer personagens e cenários.

Tem muita coisa publicada sobre a história de Cusco. Uma boa pesquisa na internet, em sites de livrarias, é indispensável. A maioria das obras está disponível principalmente em espanhol e inglês, mas várias delas foram traduzidas para o português.

Livros sobre a história de Cusco
Sua viagem vai ficar muito mais saborosa com uma leitura prévia. As 600 páginas do livro de Garcilaso de la Vega (esq) é a história contada por quem a viveu

Talvez a obra mais importante sobre as tradições da Cordilheira, escrita ainda no período colonial, sejam os Comentários Reales de los Incas, de Inca Garcilaso de la Vega (1539 - 1616), filho de uma princesa quéchua e um comandante espanhol.

Garcilaso é considerado um fundador da literatura peruana, pioneiro entre os escritores americanos e sua obra é absolutamente fascinante: o autor carrega em si o olhar dos dois mundos, o espanhol e o inca, que se encontraram e se chocaram no alto da Cordilheira dos Andes.

Convento das Nazarenas, Cusco
Entalhes espanhóis e paredes incas no antigo Convento das Nazarenas, hoje um hotel de luxo

Convento das Nazarenas, Cusco


➡️ Contrate um guia em Cusco
Outra boa fonte de informação sobre o que você vai ver e o que fazer em Cusco ver são os guias locais.

Muitos desses guias turísticos são estudantes e até professores de História ou Antropologia e, geralmente, muito apaixonados e orgulhosos do passado do povo quéchua. 

Ainda que você prefira fazer passeios independentes, como eu, o acompanhamento de um bom guia para um "reconhecimento inicial" de Cusco vai enriquecer muito a sua experiência. Peça indicações no escritório de turismo da cidade.

O horizonte de Cusco



➡️ Compre o Boleto Turístico de Cusco
Um ingresso, 16 atrações. O Boleto (bilhete) Turístico de Cusco é imprescindível para ver alguns dos lugares mais espetaculares da cidade, arredores e Vale Sagrado dos Incas.

O Boleto Turístico Geral custa 130 soles para viajantes estrangeiros e tem validade de 10 dias.

Nesta modalidade, há descontos para estudantes (fica por 70 soles) que apresentem a carteirinha válida para o período da viagem.

Uma novidade legal é que agora existem mais três modalidades de boleto turístico. São mais baratas (custam 70 soles para estrangeiros, sem descontos para estudantes), dão acesso a menos atrações, mas são uma mão na roda para quem não tem tempo de ver tudo que Cusco e região oferecem. São um fracionamento do boleto geral.

Templo de Saqsayhuamán, Cusco
Meus sobrinhos Bruno e Carolina (no cantinho esquerdo da imagem) em nossa visita a Sacsayhuaman, em fevereiro de 2018


Modalidades do Boleto Turístico de Cusco

➡️ O Circuito 1 (que foi o bilhete que comprei agora, nesta viagem de 2018) dá acesso ao templos que ficam no entorno de Cusco (Sacsayhuaman, Q’enko, Puka Pukará e Tambomachay), que fazem parte do clássico city tour pela cidade e arredores (o Qorikancha, também integrante desses roteiros, cobra ingresso à parte).

➡️ O Circuito 2 é a rota dos museus de Cusco. Esse bilhete dá acesso ao Museu de Arte Contemporânea, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Popular, Museu do Sítio de Qoricancha, Centro Qosqo de Arte Nativa, Monumento ao Inka Pachacuteq, Pikillaqta e Tipón.

➡️ Circuito 3 vale para as atrações do Vale Sagrado dos Incas (Ollantaytambo, Moray, Pisac e Chinchero), outro passeio muito popular — e imperdível — para quem visita Cusco.

Expliquei direitinho como funciona o Boleto Turístico e quais as atrações incluídas neste post:
Cusco: desvendando o boleto turístico

Cusco: uma ladeira do Bairro de San Blas e o claustro do Convento de La Merced
Um ladeira do bairro de San Blás e o claustro do Convento de La Merced

➡️ Cuidados com a altitude em Cusco
Pegue leve: Cusco está a 3.400 metros de altitude. Nos primeiros dias, o soroche (mal da altitude) pode bater forte.

Mais uma razão para você esticar um pouquinho a estadia em Cusco. Querer ver tudo em ritmo de gincana põe qualquer um a nocaute.

Para amenizar o mal estar com a altitude, prefira comidas leves, durma quando e quanto o corpo pedir e pode abusar do chá de coca (mate de coca, como dizem por lá), que não dá barato e ajuda na digestão, reduzindo o enjoo e a dor de cabeça.

Catedral de Cusco, Igreja do Triunfo
A Igreja do Triunfo, que integra o complexo da Catedral de Cusco

Atrações em Cusco

⭐ Qorikancha (Templo do Sol)/ Igreja de Santo Domingo
Não está incluído no boleto turístico. A entrada custa 15 soles. De segunda a sábado, das 8:30h às 17:30h. Domingos, das 14h às 17h.

Igreja de São Domingos (Santo Domingo), Cusco, Peru
Detalhe da fachada da Igreja de São Domingos, construída sobre o Templo do Sol
O Qorikancha é o monumento mais espetacular de Cusco, não só pelo requinte de sua construção, mas também pela importância cultural e religiosa que teve para os incas e por sua história posterior à colonização.

O Sol (Inti) era a divindade máxima do povo quéchua, o pai de todos eles, e seu templo era o centro da vida religiosa de Cusco.

Qorikancha, Templo do Sol, Curco, Peru
Por baixo das construções espanholas, o Qorikancha esperou 300 anos para ressurgir em um terremoto

Com a chegada dos espanhóis, o Templo do Sol foi parcialmente desmontado para dar lugar à Igreja de São Domingos e suas belas paredes incas foram usadas como base para a construção católica.

Um terremoto se encarregou de botar abaixo parte do edifício colonial trazendo o Qorikancha de volta à luz.

Leia mais sobre o Qorikancha e sobre a Catedral neste post:
Cusco - o Templo do Sol e outras "camadas" da história


Catedral de Cusco, Peru
A Catedral de Cusco (esq) e a Igreja de La Compañia, na Praça de Armas

⭐ Catedral de Cusco
Praça de Armas. A entrada não está incluída no boleto turístico e custa 25 soles. Diariamente, das 10h às 18.

A Catedral é mais uma visita imperdível em Cusco. Ligeiramente elevada sobre a Praça de Armas, ela ocupa o local do antigo Templo de Wiracocha (o deus da criação, para os incas) e incorpora uma série de elementos do imaginário quéchua em sua decoração interior. 

O complexo da Catedral de Cusco abarca, ainda, as contíguas do Igreja do Triunfo e a Igreja da Sagrada Família. Preste atenção à belíssima coleção de pintura cusquenha que faz parte do acervo da Catedral.

Leia mais sobre a Catedral de Cusco

Praça de Armas e Catedral de Cusco
A Praça de Armas de Cusco e a Catedral

⭐ Haucaypata (Praça de Armas)
Cercada por monumentos religiosos (Catedral, Igreja da Companhia de Jesus) e por vistosos palácios coloniais sobre arcadas, a Praça de Armas de Cusco permanece como o centro da vida social, cívica e religiosa da cidade, condição que conquistou ainda na era inca.

Praça de Armas de Cusco, Peru
Pelo tamanho do sorriso, dá pra ver que eu estava muito feliz nesse meu primeiro encontro com a Praça de Armas de Cusco, em março de 2002

O melhor jeito de curtir a beleza e a harmonia arquitetônica de Haucaypata é escolher uma mesa em um dos muitos bares e restaurantes que funcionam nos balcões coloniais debruçados sobre a praça e ver a luz da tarde caindo sobre os belos edifícios que a circundam.

Cusco, Igreja dos Jesuítas (La Compañia)
Igreja de La Compañia, na Praça de Armas de Cusco

⭐ Igreja da Companhia de Jesus (La Compañia)
Plaza de Armas s/n. Diariamente, das 9h às 11:30h e das 13h às 17:30h. Também não faz parte de boleto turístico. A entrada custa 10 soles.

A Igreja dos Jesuítas de Cusco foi construída no final do Século 16 sobre o antigo palácio do Inca (imperador) Huayna Cápac. NO século seguinte, precisou ser reconstruída, após ser arrasada por um terremoto.

La Compañia, tem decoração interior em estilo barroco e uma bela fachada em pedra, finamente talhada.

O interior da Igreja da Companhia de Jesus de Cusco é um verdadeiro museu de arte sacra, com um belíssimo altar-mor, altares laterais barrocos e platerescos e uma representativa coleção de pinturas da escola cusquenha.


Fonte no claustro do Convento de La Merced, Cusco
Menos famoso que outras atrações, o Convento de La Merced tem um claustro belíssimo e uma preciosa coleção de arte sacra

claustro do Convento de La Merced, Cusco

⭐ Igreja e Convento de La Merced
Calle Mantas s/n. De segunda a sábado das 8h às 12h e das 14h às 17h. Entrada: 6 soles

Fiquei encantada com a beleza do Conevento de La Merced, um conjunto barroco do Século 17 que está entre as atrações mais bonitas de Cusco.

O ponto alto do Conevento de La Merced, sem dúvida é seu belíssimo claustro ajardinado, cercado por dois pisos de galerias ricamente decoradas.

Claustro do Convento de la Merced, Cusco
O claustro do Convento de La Merced é deslumbrante, né?
 Convento de la Merced, Cusco, Peru
A coleção de arte sacra de La Merced está instalada no espaço que abrigava a clausura (dir)

 Convento de la Merced, Cusco, Peru


Entre as muitas obras de arte guardadas em La Merced, não deixe de ver a custódia de ouro e pedras preciosas com de 1,30 metro de altura, onde se destaca a segunda maior pérola já encontrada na planeta.

Várias das peças sacras expostas no Convento de La Merced expressam o sincretismo religioso andino, com forte presença de elementos indígenas nas representações bíblicas.


Complexo do Kusicancha, Cusco, Peru
Lhamas pastam placidamente no complexo do Kusicancha

⭐ Kusicancha
Calle Mauri s/n, de segunda a sexta, das 7h às 14:45h. Entrada gratuita

Ao lado do Templo do Sol, o sítio arqueológico de Kusicancha exibe os restos de uma espécie de centro ritual onde eram produzidos os materiais para as cerimônias no Qorikancha.

Complexo do Kusicancha, Cusco, Peru
Os arqueólogos continuam a escavar e estudas o Kusicancha

Complexo do Kusicancha, Cusco, Peru


Cerâmicas, tecidos, bebida e comida eram preparados em diferentes pavilhões do Kusicancha. No local também foram encontradas tumbas, possivelmente de sacerdotes.

Atualmente, Kusicancha também abriga um escritório de turismo onde você pode comprar ingressos para Machu Picchu.


Igreja de São Francisco, Cusco, Peru
São Francisco: a fachada rústica da igreja abriga uma boa pinacoteca

⭐ Igreja e Convento de San Francisco
Plaza San Francisco s/n. De segunda a sexta, das 9h às 12h. e das 15h às 17:45h. Sábado, das 9h às 12h. Entrada gratuita.

A Igreja de São Francisco de Cusco abriga uma autêntica pinacoteca de mestres da pintura cusquenha. O destaque é a tela de 12 x 9 metros retratando a genealogia da ordem franciscana.

Palácio de Inca Roca, Cusco, Peru
As meninas fazem pode em frente à famosa parede do Palácio de Inca Roca, na Hatun Rumiyoc

⭐ Calle Hatun Rumiyoc
Ligando a Plaza de Armas ao Bairro de San Blás, essa rua de Cusco era o início da antiga rota inca que levava ao Antisuyo — a “província” amazônica do Império Inca.

A rua é mais famosa pela impressionante parede inca do antigo Palácio de Inca Roca, que toma a extensão de todo um quarteirão. O edifício inca foi convertido no Palácio Arquiepiscopal, no Século 16.

Rua Hatun Rumiyoc e Palácio de Inca Roca, Cusco
Estreita e íngreme, a Rua Hatun Rumiyoc era o início de uma antiga rota inca

Repare no eterno aglomerado de turistas em frente a um trecho da parede do Palácio de Inca Roca: é lá que está a célebre pedra de 12 ângulos.

Esse um enorme bloco de pedra exemplifica perfeitamente o primor de engenharia que são as paredes incas. A peça realmente tem 12 quinas que se encaixam precisamente nos blocos ao redor.

A Pedra de 12 Ângulos e o Palácio de Inca Roca, em Cusco
A Pedra de 12 Ângulos e o Palácio de Inca Roca, convertido em moradia dos arcebispos de Cusco

Aproveite o passeio pela Calle Hatun Rumiyoc para comprar artesanato nas muitas lojinhas que funcionam nessa rua e em suas transversais.

⭐ Bairro de San Blas
Boêmio, charmoso e menos muvucado que o Centro de Cusco, o bairro de San Blas rende um ótimo passeio e combina com almoço ou jantar mais relaxado e menos turístico em um dos bons restaurantes da vizinhança.

Igreja de San Blas, Cusco
A igrejinha de San Blas, bairro de artesãos e de bons restaurantes
San Blás é o bairro dos artesãos, cheio de pequenos ateliês onde trabalham nomes famosos e anônimos.

Não deixe de dar uma olhada na Igreja de San Blas, do Século 16, que tem um púlpito em madeira talhada famoso.

Cenas cotidianas de Cusco, Peru
Guarde um tempo para andar sem agenda por Cusco e ver a vida real além dos monumentos

Duas excursões clássicas em cusco
Os arredores de Cusco rendem uma infinidade de passeios. Duas excursões, porém, já viraram clássicas e estão na agenda de praticamente todo mudo que visita a cidade e região. E razões pra isso não faltam. Elas funcionam como aulas preparatórias para se compreender melhor a cultura inca e sua história. 

⭐ City Tour de Cusco
Esse roteiro, feito em um turno, começa na Praça de Armas, segue para o Qorikancha e depois para as quatro construções incas que ficam nas montanhas que cercam a cidade, Sacsayhuaman, Q'enko, Puka-Pukará e Tambomachay.


Templo de Saqsayhuamán, Cusco
Toda a beleza de Sacsayhuaman

O city tour de Cusco custa 30 soles. O preço inclui transporte e guia, os ingressos são pagos a parte.

O city tour de Cusco vale a pena principalmente pela presença do guia, que ajuda a destrinchar tudo que a gente vai vendo ao longo da visita.

Se você não quiser ir em grupo, contrate um motorista e um guia. Só não vale deixar essas atrações fora do seu roteiro.

Saiba mais: Como é o city tour de Cusco - e por que vale a pena

Sítio Arqueológico de Písac, Vale do Urubamba, Peru
Sítio Arqueológico de Písac, no Vale do Urubamba

⭐ Tour ao Vale Sagrado dos Incas
(Vale do Urubamba) 

Esta excursão passa pelo mercado de artesanato e pelo sítio arqueológico de Pisác, pela fortaleza de Ollantaytambo e pela vila indígena de Chinchero. Alguns roteiros também incluem os sítios de Maras e Moray.

O tour ao Vale Sagrado dos Incas é um passeio de dia inteiro, custa 70 soles, inclui transporte, guia e um almoço simples. 

Já fiz o tour do Vale do Urubamba três vezes e recomendo. Veja como é o passeio:
Um dia no Vale Sagrado dos Incas

O Peru na Fragata Surprise
Todas as dicas de viagem ao Peru - post-índice
Peru: roteiro de 10 dias com Lima, Cusco e Machu Picchu
Peru e Bolívia – roteiro de La Paz a Machu Picchu


Minha vida com Gastón (Acúrio) – as aventuras da Fragata nos restaurantes do chef-celebridade

Lima
Machu Picchu

Ollantaytambo
Puno
Andahuaylillas, Pukará e Raqchi
Vale do Urubamba (Písac, Ollantaytambo e Chinchero)


Todas as dicas de Cusco
Onde comer em Cusco
O que ver em Cusco – o Qorikancha e a Catedral
Cusco: desvendando o boleto turístico
Cusco: Inti Raymi, a Festa do Sol

Dica de hotel bom e barato em Cusco - La Casona de Rimacpampa
Um dia no Vale Sagrado dos Incas
De Puno a Cusco – como é a viagem no ônibus turístico
Aiôôô, Silver! Passeio a cavalo pelas montanhas de Cusco



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário