1 de dezembro de 2017

Viagens gastronômicas: 4 delícias que valem a jornada

Dicas de pratos para provar em destinos de viagem
Em sentido horário: Dun Laoghaire (Irlanda), a Torre de Belém, o Pão de Açúcar e a Torre Eiffel: por trás das paisagens, festas para o paladar

Por Bruno Santana

Eu viajo para comer. Esse é um aviso que repito à exaustão para quem quer ouvir meus relatos de viagens ou se interessam em me fazer companhia em uma próxima aventura longe de casa.

Basicamente, conheço os lugares pela boca e minhas principais memórias afetivas das jornadas por aí estão nas comidas que experimento — como reflexo disso, basta olhar qualquer álbum de viagem meu e quase tudo o que irás encontrar são fotos de pratos, doces e restaurantes.

São vários os grandes acontecimentos gastronômicos que marcaram minha memória. Quatro deles, porém, pagaram a viagem sozinhos.

sopa de cebola de Paris, um hambúrguer sublime em Dun Laoghaire (Irlanda), o filé à Oswaldo Aranha do Rio de Janeiro e os pastéis de Belém são motivo suficiente para você colocar esses destinos em seu roteiro.

Fica aqui o meu tributo a estes momentos fugazes, porém decisivos. Quer provar também? Vamos!

Sopa de cebola em Paris
Sopa de cebola: a essência de Paris

Viagens gastronômicas 

⭐ Sopa de Cebola em Paris

Há quem diga que não gosta de sopa de cebola. Eu digo que não há como emitir esta opinião com total conhecimento de causa antes de provar a sopa de cebola francesa, que é uma entidade totalmente diferente daquilo que conhecemos como sopa de cebola no resto do mundo. 

Não sei se são os ares da França ou se eles põem algum ingrediente secreto naquela mistura, mas a simples combinação de toneladas de cebola caramelizada com caldo de carne, duas fatias de pão e uma cobertura de queijo Gruyére gratinado é, na visão deste que vos escreve, a Marselhesa transposta num sabor — sim, ainda mais que um croissant ou um macaron.

Paris: Rio Sena e Ponte Alexandre III
Essa paisagem e uma sopa de cebola... Ah, Paris...

É praticamente impossível provar uma sopa de cebola ruim em Paris, mas a melhor com a qual já me deparei, com seu leve toque de estragão, estava no La Jacobine, bistrô próximo à Abadia de Saint-Germain-des-Prés, Estou suspirando só de lembrar.

La Jacobine
59-61 Rue Saint-André des Arts, Paris. De terça a domingo das 12h às 23h, segundas das 18h30 às 23h.

Outras dicas de restaurantes na capital francesa:

Hambúrguer do Real Gourmet Burger, em Dun Laoghaire, Irlanda
O melhor hambúrguer da minha vida

⭐ Hambúrguer em Dun Laoghaire

Não, você não leu errado. E sim, mesmo já tendo estado em países com uma tradição muito maior de bons hambúrgueres, como os Estados Unidos e a Inglaterra, o melhor exemplar desta preciosa combinação de pão, carne e adicionais estava na Irlanda — mais precisamente, em Dun Laoghaire, uma cidade litorânea colada com Dublin.

O Real Gourmet Burger, muito bem-localizado na avenida costeira da pequena cidade, serve sanduíches inexplicavelmente fantásticos.

Dun Laoghaire, Irlanda
Dun Laoghaire fica a 15 km de Dublin e rende uma escapada bem simpática para a beira-mar

Eu pedi o The New Yorker, com queijo cheddar irlandês, cebolas salteadas, picles e maionese de alho, e não me lembro de ter comido um hambúrguer melhor na vida. 

Tudo, absolutamente tudo, desde o pão macio coberto com sementes de papoula até a carne perfeitamente temperada, me faz querer voltar ao frio e à chuva da Irlanda para saborear aquela iguaria novamente.

Não que seja a única coisa que faz do país um local fascinante — mas que contribui, contribui.

Dun Laoghaire, Irlanda
Leve um casaquinho. Mesmo no verão, venta horrores no píer de Dun Laoghaire

Real Gourmet Burger
9 Marine Rd, Dún Laoghaire Aberto 24h nos dias de semana e das 12h às 22h aos sábados e domingos. Há também uma filial no centro de Dublin, para os que não quiserem fazer a curta viagem: 101 Terenure Rd E, Dublin, aberto 24h nos dias de semana e das 12h às 22h aos sábados e domingos.

Mais dicas de pratos e restaurantes na Irlanda:
Onde comer bem e barato na Irlanda

Filé à Oswaldo Aranha, Rio de Janeiro
Mais gostoso que o Pão de Açúcar

⭐ Filé à Osvaldo Aranha no Rio de Janeiro

Não existe possibilidade de chegar ao Rio de Janeiro sem comer um filé à Osvaldo Aranha: assim como a sopa de cebola está para Paris, esta criação divina está para a segunda capital brasileira em termos de representar o sabor de um lugar com perfeição. 

O prato de filé mignon perfeitamente grelhado ao ponto, com uma quantidade cavalar de alho frito por cima, acompanhado de arroz, batata frita em rodelas e farofa de ovo, foi criado especialmente para o político e diplomata brasileiro que presidiu a primeira sessão especial da Assembleia Geral da ONU.

O Rio de Janeiro visto de um avião
Antes do avião pousar no Rio, nosso colunista de gastronomia já está pensando em Filé à Oswaldo Aranha

Seu sabor por si só já garantiria um lugar especial nessa lista, mas o filé à Osvaldo Aranha ainda tem um adicional: ele está intrinsecamente ligado a uma experiência gastronômica que me é muito cara e extremamente característica ao Rio de Janeiro, com seus restaurantes antigões e acolhedores e garçons que parecem exercer aquele ofício há duzentos anos, como se aquilo já estivesse gravado em seus DNAs.

É a forma que a cidade tem de me receber e que eu tenho de dizer “Rio, estou aqui”.

Três exemplares fantásticos do célebre filé estão em verdadeiras instituições do Rio: o do Boteco Belmonte, com várias unidades espalhadas pela Zona Sul, o Cervantes, em Copacabana, e o Café Lamas, no Flamengo. Qualquer um deles será uma incursão fabulosa na arte de ser carioca — ainda que só por alguns dias.

Restaurante Cervantes, Rio de Janeiro
O Cervantes serve um grande filé à Oswaldo Aranha e fica aberto até as 3h da madruga

Boteco Belmonte
Rua Teixeira de Melo, 53 B - Ipanema. Todos os dias, do meio-dia à meia-noite (outras unidades em Copacabana, no Leblon e no Flamengo).

Cervantes
Rua Prado Júnior, 335 - Loja B - Copacabana, Rio de Janeiro. Todos os dias, exceto segunda, do meio-dia até o final da madrugada.

Café Lamas

Rua Marquês de Abrantes, 18 - Flamengo, Rio de Janeiro. Todos os dias das 09h30 às 02h30

Mais sobre o Cervantes e o Lamas:

Rio de Janeiro: Onde comer bem em Botafogo e vizinhança
Outras dicas gastronômicas do Rio:
Onde comer bem e barato em Copacabana
Onde comer bem no Rio de Janeiro


Pastel de Belém, Lisboa, Portugal
O inimitável

⭐ Pastel de Belém em Lisboa

Este é um caso de amor que, de certa forma, não terminou bem. Explico: durante a viagem a Portugal, enamorei-me pelos pasteis de nata de tal forma que ficou muito difícil viver sem eles na volta.

Desde então, vago os quatro cantos de Salvador, onde moro, em busca de algo que possa abrandar minha crise de abstinência — em alguns casos com um certo sucesso, mas nunca de forma totalmente satisfatória.

O fato é que o pastel de nata — e mais especificamente o pastel de Belém, que nada mais é que o pastel de nata original — é a expressão máxima de um dos países que mais sabe fazer doces no mundo.

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
A receita do pastel de Belém foi criada no Mosteiro dos Jerónimos — a outra grande atração da área 😁

É quase impossível encontrar uma cópia do pastel de natas com o grau de perfeição daqueles produzidos em território português.

A massa folhada perfeitamente crocante e estaladiça e o recheio de creme e gemas com um leve toque de canela e queimadinho sem exageros por cima são, eu descobri, muito mais difíceis de se reproduzir do que parece.

O pastel de Belém, da famosíssima fábrica próxima à Torre de Belém e ao Mosteiro dos Jerónimos, é inegavelmente o melhor exemplar da iguaria que pode ser provado no mundo. Entretanto, se as longas filas te desanimarem, algumas alternativas estão disponíveis.

Fábrica de Pastéis de Belém, Lisboa
A alquimia em andamento: Fábrica de Pastéis de Belém

A Fábrica da Nata, por exemplo, fica numa área muito mais central — a Praça dos Restauradores, perto do Rossio e da Avenida da Liberdade — e oferece pasteis praticamente do mesmo nível da localidade mundialmente conhecida.

Fábrica de Pastéis de Belém
Rua Belém, 84-92 - Lisboa. Todos os dias das 8h à meia-noite

Fábrica da Nata

Praça dos Restauradores 62-68 - Lisboa. Todos os dias das 8h às 23h.

Mais sobre pastéis de nata:
Dicas gastronômicas de Portugal:
A mesa portuguesa ou Pantagruela rides again

Comes&Bebes - o índice de todas as dicas gastronômicas da Fragata

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

4 comentários:

  1. Caro Bruno.
    Mais pertinho que Paris, coloque em teu radar a Cantina Baviera , em Curitiba. Tem uma sopa de cebolas deliciosa e famosa. O carro chefe do restaurante, que já tem 45 anos de vida é justamente a dita cuja, e também os calzones, deliciosos.
    A possível má notícia é que o proprietário, um senhorzinho com 80 anos colocou o restaurante à venda. Se não aparecer comprador, vai fecha-lo.
    Portanto, aos que passarem por Curitiba, aproveitem.
    Kenneth Fleming

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kenneth! Essa é uma dica e tanto, muito obrigado. Curitiba é uma cidade que eu já estou deveras atrasado para conhecer, então acontecerá em breve e certamente colocarei a cantina no meu roteiro. Esperamos que ainda esteja por lá!

      Excluir
  2. Esse burger era excelente mesmo. Todo mundo falava nele. Foi uma pena a unidade em Dun Laoghaire ter fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nããããããão me diga que fecharam a Real Gourmet Burger de Dún Laoghaire!!! Tô morrendo, aqui. Amei aquele hambúrguer, pensava em voltar lá um dia :(

      Excluir