25 de maio de 2016

Mondrian e o Movimento De Stijl no CCBB-Brasília



Exposição Mondrian e o Movimento De Stijl em Brasília
A mostra de Mondrian em Brasília é um bom motivo pra visitar a cidade


Brasília está sediando três exposições de artes plásticas maravilhosas, Frida Kahlo, Marianne Perreti e Mondrian e o Movimento De Stijl, esta em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até 4 de julho. Posso garantir que esse é mais um motivo pra uma visitinha à cidade.

Se você se apressar, ainda pega as mostras de Marianne Peretti (artista francesa, autora dos vitrais da Catedral) e de Frida Kahlo e suas companheiras surrealistas (e feministas e socialistas), que é um espetáculo e já ganhou post aqui no blog. Essas duas exposições ficam até 5 de junho.

Veja o que você vai encontrar no CCBB, na mostra sobre Mondrian:

Mondrian no CCBB de Brasília


Obras de Mondrian expostas em Brasília: Pintura nº 4 (1913) e Composição com figura oval (1914)
Duas coisas liiiiiindas: Pintura nº 4 (1913) e Composição com figura oval (1914)

Tá, minha opinião pode ser bem parcial, porque sou fanzíssima do holandês Piet Mondrian, mas a exposição Mondrian e o Movimento De Stijl está imperdível.

Organizada, principalmente, com obras do acervo do Gemeertenmuseum (Museu Municipal) de Haia, Holanda, a mostra é um passeio tão bonito pela trajetória do pintor que a gente nem percebe o quanto ela é didática e elucidativa.


Obras de Mondrian expostas em Brasília
A mostra tem o Mondrian que a gente espera, nas composições abstratas
Obras de Mondrian expostas em Brasília


Eu já tinha visto uma mostra gigante de Mondrian no MoMa de Nova York, em 1995, mas nem lá eu tinha conseguido seguir os passos do artista desde a formação acadêmica clássica até o laconismo eloquente de suas linhas retas e cores primárias que, pra mim, levaram a arte a um novo patamar.

Telas de Mondrian expostas em Brasília
Tem também pinturas figurativas, do começo da carreira de Mondrian
Aluno da Academia Real de Artes Visuais de Amsterdã, Mondrian recebeu diversos prêmios no início da carreira.

Van Gogh e outros pós-impressionistas acabaram tendo uma forte influência sobre suas obras, a partir da virada do Século 20 — dá para reconhecer os traços de seu compatriota mais famoso em várias telas.

Aos poucos, ele foi se aproximando do Cubismo e acabou por levar um dos fundamentos dessa escola— o reconhecimento das linhas geométricas puras nas formas orgânicas presentes na vida real — às últimas consequências, como a gente vê em suas famosas composições geométricas.


A influência do Pós-Impressionismo em Casa à luz do sol, de 1909 - fala se não tem um quêzinho de Van Gogh na tela? - e a caminhada para o Cubismo que já aparece no Autorretrato, de 1918

O roteiro da mostra e a seleção de trabalhos têm o condão de traduzir isso muito claramente para o visitante.

A gente o figurativismo se esvaindo a cada tela de Mondrian, até chegar à estética que celebrizou o artista e acabou inspirando toda uma escola de arte, o Movimento De Stijl (O Estilo), a arquitetura e o design.

Obras Mondrian em Brasília: Campanário em Zeeland e Igreja em Ostkapelle
A gente vê o figurativismo indo embora... Acima, Campanário em Zeeland (1911) e Igreja em Ostkapelle (1909). Abaixo, Farol em Westkapelle (1908) e Moinho à noite (1917)

Obras de Mondrian em Brasília: Farol em Westkapelle e Moinho à noite


Uma coisa que faz a arte de Mondrianser facilmente reconhecida, também, é que ela foi  apropriada pela indústria cultural e de consumo, reproduzida em larga escala nos mais variados objetos de uso cotidiano, dos descansos de copo às T-Shirts. Esse aspecto também é lembrado pela exposição do CCBB.


Obras da pintora holandesa Jacoba van Heemskerck, amiga e interlocutora de Mondrian
Obras da pintora holandesa Jacoba van Heemskerck, amiga e interlocutora de Mondrian 

Obras que mostram a influência de Mondrian na arquitetura
Influências: o Movimento De Stijl levou para a arquitetura e o design a pureza de linhas do abstracionismo de Mondrian

Obras do  designer Gerrit Rietveld inspiradas em Mondrian, como a Cadeira Vermelho Azul, também chamada de "Cadeira Mondrian"
O designer Gerrit Rietveld foi um dos mais destacados "devotos" de Mondrian. Suas peças de mobiliário fazem parte dos principais museus de arte moderna do mundo. À esquerda, a Cadeira Vermelho Azul, também chamada de "Cadeira Mondrian"

A galera que seguiu os passos de Mondrian também está bem representada na exposição.

O designer holandês Gerrit Rietveld é uma das estrelas, autor do hit Cadeira Vermelha Azul (popularmente chamada de “Cadeira Mondrian”) e um dos responsáveis por levar os traços do mestre para a arquitetura. 

O pintor e designer holandês Thijs Rinsema está representado com uma divertida e instigante coleção de peças de mobiliário, enquanto o húngaro Vilmos Huszár comparece com telas, objetos e um dormitório interessantíssimo.

Mobiliário criado pelo pintor e designer Thijs Rinsema, expoente do Movimento De Stijl
Mobiliário criado pelo pintor e designer Thijs Rinsema, expoente do Movimento De Stijl

Dormitório e conjunto de chá e dà moda De Stijl
Dormitório e conjunto de chá e dà moda De Stijl

A mostra também apresenta obras de Chris Beeckman, Bart van der Leck, Marlow Moss (britânico, talvez o pintor que mais se aproxime dos traços de Mondrian) e Cesar Domela.

Duas telas expostas são de Jacoba van Heemskerck, amiga de Mondrian e sua grande interlocutora nos debates sobre a arte, seus rumos e a filosofia (os dois eram adeptos da teosofia).

Peças de decoração com design inspirado em Mondrian
Mondrian é um queridinho do design. Seus traços estão nos mais variados objetos de decoração

Se você tiver alguma chance de ir ver essa mostra de Mondrian e sua turma, não perca por nada.

As crianças também se divertem um bocado na exposição: além da obra do artista ser atraente para os olhinhos dos pequenos, há um espaço para elas brincarem e fazerem arte à moda desse revolucionário do Século 20.


Obras de artistas inspirados em Mondrian
Os artistas do Movimento De Stijl rendem seu tributo ao mestre inspirador

O CCBB Brasília
Ontem ouvi de uma colega uma frase que define tudo: "O CCBB é tão legal que toda vez que vou lá eu lamento não ir com mais frequência".

É a pura verdade. O lugar é bonito, tem um jardim super agradável, pontuado por obras de arte e com uma senhora vista para a Ponte JK — cuja arquitetura audaciosa parece complementa a cena à perfeição.


Obras modernistas expostas no jardim do CCBB Brasília
O CCBB tem um jardim gostoso e sossegado, pontuado por obras de arte
O CCBB tem uma programação cultural sempre interessante. Teatro, cinema (filmes que geralmente você não verá no circuito comercial), atividades para crianças, no Espaço Colmeia, uma livraria, a Dom Quixote, muito bem fornida de títulos bacanas, com ênfase em livros de arte.

Fachada do CCBB Brasília
A fachada modernista do CCBB Brasilia

Um programinha que faço de vez em quando — muito menos do que gostaria e mereço — é almoçar no Bistrô Bom Demais, que funciona no agradável e ventilado vão livre do CCBB, com vista ilimitada para o verde que cerca o edifício.

A comida é ótima e os preços são inacreditáveis, no universo de Brasília.

Jardim do CCBB Brasília, com vista para o Lago Paranoá e a Ponte JK
O jardim do CCBB Brasília tem vista para a Ponte JK

Bistrô do CCBB Brasília
O bistrô do CCBB Brasília é bem concorrido, na hora do almoço

Ontem, por exemplo, pedi peito de frango ao molho de cerveja, acompanhado por purê de batatas e alho poró, e estava tudo delicioso.

Com refri e um escandaloso picolé de graviola da Delícias do Cerrado (uma sorveteria que faz morar em Brasília valer a pena) de sobremesa, minha conta deu exatamente R$ 30.


Mondrian e o Movimento De Stijl


Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - SCES, Trecho 02, lote 22.
De quarta a segunda, das 9h às 21h, entrada franca. O CCBB fecha às terças-feiras. A mostra está em cartaz até 4 de julho.



Exposição Mondrian e o Movimento De Stijl


➡️ Como chegar ao CCBB Brasília
O CCBB Brasília oferece ônibus gratuito, que passa a cada hora e tem paradas na Galeria dos Estados, Biblioteca Nacional, Universidade de Brasília e Teatro Nacional.

Consulte horários e detalhes aqui. Se o itinerário do ônibus não for conveniente, um táxi das imediações do Congresso Nacional até lá vai custar R$ 20.


ônibus gratuito para o CCBB Brasília
O ônibus gratuito do CCBB foi decorado em homenagem a Mondrian

Todas as dicas de Brasília na Fragata Surprise




+
+
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário