5 de março de 2011

Perdida na tradução: o Português de Portugal



Ponte de São João sobre o Rio Douro na Cidade do Porto
A paisagem da Cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia fica ainda mais encantadora com a trilha sonora do Português falado em Portugal. Na imagem, a Ponte de São João e o antigo Convento dos Salesianos, às margens do Rio Douro


— O Senhor tem chocolate quente?
— Não, Senhora, mas posso aquecê-lo, se lhe apetece.

É impossível não se encantar com o jeito carinhoso dos portugueses brincarem com o modo brasileiro de falar.

Capela de Nossa Senhora do Ó na Cidade do Porto
Monumento ao Infante D. Henrique na Cidade do Porto
Monumento ao Infante D. Henrique, “o navegador”, nascido no Porto. No alto, a Capela de Nossa Senhora do Ó


Muito mais literais do que nós, os portugueses se divertem com o emprego mais, digamos, "sinuoso" que fazemos do idioma.

Em 12 horas no Porto, senti-me como protagonista de uma interminável piada, de criação coletiva, sempre acompanhada de um sorriso maroto e contagiante.

Patos nadando no Rio Douro na Cidade do Porto
Cais da Ribeira na Cidade do Porto

O Rio Douro tem patinhos muito fofos e a moldura dos lindos casarões da Ribeira


Acredite, o Português de Portugal é outra língua, ainda que seja a mesma língua.


Igreja da Trindade na Cidade do Porto em Portugal
Câmara Municipal da Cidade do Porto em Portugal
Fonte Art Nouveau na Avenida dos Aliados na Cidade do Porto em Portugal
A Avenida dos Aliados é a grande passarela por onde começou a desfilar a Cidade do Porto, na virada do Século 19 para o 20. Lá no alto, a Igreja da Trindade. No centro, a Câmara Municipal. Acima, uma fonte em castiço estilo Arte Nova (a Art Nouveau portuguesa)

Rabelos no Rio Douro na Cidade do Porto em Portugal
Rabelos, embarcações típicas do Rio Douro, no Cais da Ribeira


Dura constatação: aqui no Porto, a piada de português sou eu. E olha que nem incorri em infrações das mais graves, aquelas hipérboles baianas tipo "estou morta disso ou daquilo" ou "faz uma semana que estou esperando esse metrô" —  nem quero pensar nos efeitos dessas retumbâncias.

É inacreditável a cara de anjo que os portugueses fazem, indo à forra dos mais de 500 anos de piadas pouco sutis e sempre pejorativas que fazemos com eles, no nosso lado do Atlântico.

Azulejos na Cidade do Porto em Portugal
Azulejos na Cidade do Porto em Portugal
Azulejos na Cidade do Porto em Portugal
Azulejos na Cidade do Porto em Portugal
Um dos grandes encantos do Porto, os azulejos, surgiram para uma finalidade estritamente funcional: proteger as fachadas da umidade do Rio Douro


Pacientes, doces, quase ternos, prosseguem, resignados, na tarefa inglória de nos apresentar ao uso correto da última flor do lácio: "Eu queria mais um café". "Querias? Mas por que não queres mais?!", ou "Poderia me dar uma informação?". "Até mais de uma, Senhora, se houver necessidade".

E por aí vai. Depois digam que cariocas e baianos é que são os tiradores de sarro... 

A cada "brasileirismo" que deixo escapar, brilham os olhinhos dos "tripeiros" (esse é o gentílico extraoficial do Porto)*.

Muralha Fernandina medieval do Porto em Portugal

O Porto ainda preserva trechos da Muralha Fernandina, fortificação do Século 14


E como é interessante e revelador ouvir o eco do nosso manejo do idioma, devidamente criticado e anotado pelos inventores da língua original. Ainda mais com árbitros tão simpáticos, gente de fala mansa, o sorriso meio tímido, mas permanente. De uma cortesia cativante.

Minhas 12 horas no Porto são a prova de que é perfeitamente possível protagonizar e rir da mesma piada.

Cais da Ribeira no Porto em Portugal
O célebre casario do Cais da Ribeira


*A origem do gentílico "tripeiro"

Em Portugal, chama-se os nascidos no Porto de "tripeiros", em alusão ao sacrifício que teria sido feito pela população local para ajudar a armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta.

A Cidade do Porto teria oferecido à esquadra do Infante D. Henrique toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas.

Essa é apenas uma das muitas lendas do tempo das grandes conquistas e navegações, mas o fato é que um dos pratos mais célebres da culinária da cidade são as tripas à moda do Porto.

A conquista de Ceuta marcou o início da expansão marítima de Portugal. Um dos comandantes da empreitada foi o Infante D. Henrique.

Todas as dicas do Porto

Roteiros em Portugal 
20 dias em Portugal - roteiro de carro

Roteiro de carro redondinho: de Lisboa a Santiago de Compostela

Todas as dicas de Portugal

Para ver todos os posts e destinos do blog em Portugal, siga o link acima ou clique nos ícones do mapa




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

5 comentários:

  1. Essa é uma das paisagens mais emocionantes que eu tive oportunidade de ver. Estar diante do cenário de tantos romances que li na adolescência... Belíssimo!
    E vai mais uma de português. No aeroporto de Lisboa, uma brasileira a minha frente, foi interrogada: O que a senhora vem fazer no país? - Vim fazer o caminho de Santiago, respondeu.
    - Então, pode voltar porque o caminho já está feito. (rsrs)Rose

    ResponderExcluir
  2. Você escreve com a leveza da borboleta-beija-flor! Lindo. E perante a simpatia da crítica os patrícios da terrinha até ficam com vontade de fazer mais erros. Volte sempre...

    ResponderExcluir