O luzzu é uma embarcação típica de Malta. Sempre muito coloridos, esses barquinhos de pesca são o charme da cidade portuária de Marsaxlokk, na Costa Sul do país |
Você vem acompanhando as dicas de Malta aqui na Fragata? Então, aposto que está morrendo de vontade de conhecer esse delicioso país-arquipélago, que conquista os visitantes com muito mar azul, riquíssima história e culinária sedutora.
Se você quer organizar uma viagem a Malta, chegou no post certo. Aqui você vai encontrar o caminho para chegar a todas as informações já publicadas e mais umas dicas-bônus que vão ajudar bastante no seu planejamento.
Uma típica rua maltesa: fachadas talhadas em pedra dourada adornadas por balcões de madeira de inspiração árabe |
Neste post-índice tem dicas de como chegar a Malta —e, melhor ainda, como encaixar Malta em um roteiro pela Europa — que cidade escolher para se hospedar, como circular pelo país usando transporte público, como aproveitar a deliciosa culinária maltesa e os links para descobrir as principais atrações do país.
Aproveite todas as dicas de Malta e comece a planejar.
A natureza em Malta também gosta de combinar azul e dourado |
Como encaixar Malta em seu roteiro
Repare que eu não coloquei neste tópico o título mais óbvio, que seria “como chegar a Malta”. Já expliquei direitinho como viajei pra lá (partindo de Barcelona) no post com as dicas práticas da viagem a Malta.
Eu seria capaz de passar a vida fotografando os balcões que enfeitam as ruas de Valeta, a capital de Malta |
A Lagoa Azul, na Ilha de Comino, está sempre no topo da lista de desejos de quem visita Malta |
As muitas pesquisas que fiz antes de viajar me levaram à conclusão que os melhores países para combinar com Malta são a Itália e a Espanha, pela proximidade e facilidade de transporte.
O combinado Sicília-Malta me parece espetacular. Eu visitei as duas ilhas em roteiros separados, mas é bem fácil atravessar os 90 km de mar que as separam com os ferries que ligam Pozzallo (porto próximo a Ragusa, na Sicília) e Valeta, capital de Malta.
Mdina, primeira capital de Malta, tem mais de 2 mil anos de história e rende um passeio encantador |
Eu adorei combinar um roteiro com Malta, Barcelona e Valência, na Espanha. Não só para manter a paleta mediterrânea por toda a viagem, mas também pelo preço e a facilidade de voar entre Barcelona e Malta com a low cost espanhola Vueling.
Outros voos para Malta
A companhia aérea Air Malta e a low cost irlandesa Ryanair são as duas empresas com maior oferta de voos entre Malta e o resto da Europa.
Os cruzados construíram diversas torres de observação para a defesa de Malta. Muitas delas estão abertas aos turistas, hoje em dia |
Antes ou depois dos passeios históricos, um bom roteiro em Malta tem que ter um tempinho para a praia. Esta fica em Sliema, cidade onde me hospedei |
O Mercado Público de Valeta é um bom lugar para provar a culinária maltesa sem gastar muito |
Veja o que fiz na minha linda semana por lá: Roteiro em Malta - 7 dias
Como se deslocar pelo país e visitar as atrações: Transporte em Malta — ah, como é fácil!
Onde se hospedar em Malta
Em tese, qualquer localidade que você escolha para se hospedar em Malta nunca vai estar muito distante das principais atrações do país. Em tese.Malta é um país pequenininho, tem apenas 316 km² de área. É composto por três ilhas (Malta, Gozo e Comino) e ilhotas desabitadas. A Ilha de Malta é a maior do país e para atravessá-la da de ponta a ponta, na maior distância, basta percorrer 27 km.
Na ilha de Malta, onde está a maior parte das atrações e da estrutura turística, o que você vai ver é um núcleo urbano reunindo várias cidades conturbadas — grudadinhas umas nas outras, como se fossem bairros — e algumas áreas mais francamente rurais.
Recomendo a hospedagem em Sliema pela estrutura e pelo astral da cidade |
Mas é claro que distância não é tudo. Na hora de escolher seu local de hospedagem em Malta, considere a estrutura — oferta de hospedagem, restaurantes, vida noturna, transporte público.
Mesmo que você pretenda alugar um carro, não se deixe seduzir pelo preço da hospedagem mais em conta fora do núcleo Valeta-Sliema-San Julian, onde se concentram os hotéis e o burburinho. Sem carro, então, não tem nem o que pensar: aposte nesse triângulo.
Entre Valeta, Sliema e Saint Julian, eu recomendo Sliema. A hospedagem em Valeta costuma ser mais cara do que nessas duas outras cidades e, pelo que vi da capital maltesa, ela costuma morrer um pouco à noite.
Praia em Sliema com vista para Saint Julian |
Eu escolhi me hospedar em Sliema e adorei. O bairro tem toda a estrutura turística que facilita a vida, tem praia e climão de balneário, mas numa vibe mais adulta que Saint Julian.
Veja como foi minha experiência: Hospedagem em Malta - Sliema
O que fazer em Malta
Com menos de 1 km² de área, Valeta é toda ela uma preciosidade que vale a pena explorar com calma, subindo e descendo ladeiras estreitas, namorando os típicos balcões malteses e com a certeza de sempre acabar de cara para o mar.
Valeta, Malta: visita à Casa Rocca Piccola
Malta: visita à Co-Catedral de São João, em Valeta
O Templo de Hagar Qim é uma suuuuuuuper atração de Malta |
Costa Sul da Ilha de Malta
Pouco mais de uma hora de viagem separa Valeta ou Sliema dos magníficos templos megalíticos de Hagar Qim e Mnajdra, duas preciosidades de mais de 7 mil anos de idade plantados sobre um penhasco à beira mar.
Combine esse passeio com uma parada na cidade portuária de Marsaxlokk, para ver barquinhos coloridos (o luzzu é muito típico de Malta) e provar doces incríveis e frutos do mar no mercado de rua.
Hagar Qim e Mnajdra, templos megalíticos de Malta mais antigos que as pirâmides do Egito
Mdina, a "Cidade Silenciosa" |
Outras cidades na Ilha de Malta
Mdina, a primeira capital de Malta, foi fundada pelos fenícios há mais de 3 mil anos (no Século 8 a.C.). Depois deles, romanos, árabes, bizantinos, normandos e cruzados deram sua contribuição à beleza da "Cidade Silenciosa".
Birgù ou La Vittoriosa, uma das Três Cidades de Malta |
Três Cidades, Malta: o que fazer em Birgù, Senglea e Cospicua
É simplesmente maravilhoso mergulhar nas águas perfeitas da Lagoa Azul |
Ilha de Comino
O banho de mar mais famoso de Malta é na badalada Lagoa Azul, na Ilha de Comino. As águas transparentes cercadas de rochas douradas realmente valem a viagem.
Lagoa Azul de Malta: todas as dicas
Não deixe de visitar a espetacular Cittadella, na Ilha de Gozo |
Deste pequeno porto, a 20 km de Valeta, partem os barquinhos que levam às cavernas da Golden Bay |
➡ O Porto de Cirkewwa, ponto de embarque para a Lagoa Azul, na Ilha de Comino, e para a Ilha de Gozo, fica a 30 km de Valeta (1h10) e a 26 km de Sliema (1h15).
Tenho pendente uma viagem a MALTA, que seria em março 2020. Mas até o momento o país não aceita passageiros vindo do Brasil. Não referenda nossas vacinas!
ResponderExcluirEstou aguardando...
Sua dica de ir a Malta saindo de Barcelona é muito boa! Seu post está uma maravilha!