20 de março de 2022

Viagem a Malta - todas as dicas (post-índice)

Marsaxlokk, Malta
O luzzu é uma embarcação típica de Malta. Sempre muito coloridos, esses barquinhos de pesca são o charme da cidade portuária de Marsaxlokk, na Costa Sul do país


Você vem acompanhando as dicas de Malta aqui na Fragata? Então, aposto que está morrendo de vontade de conhecer esse delicioso país-arquipélago, que conquista os visitantes com muito mar azul, riquíssima história e culinária sedutora.

Se você quer organizar uma viagem a Malta, chegou no post certo. Aqui você vai encontrar o caminho para chegar a todas as informações já publicadas e mais umas dicas-bônus que vão ajudar bastante no seu planejamento.

Típica rua de Malta
Uma típica rua maltesa: fachadas talhadas em pedra dourada adornadas por balcões de madeira de inspiração árabe

Neste post-índice tem dicas de como chegar a Malta —e, melhor ainda, como encaixar Malta em um roteiro pela Europa — que cidade escolher para se hospedar, como circular pelo país usando transporte público, como aproveitar a deliciosa culinária maltesa e os links para descobrir as principais atrações do país.

Aproveite todas as dicas de Malta e comece a planejar.

Golden Bay, Malta
A natureza em Malta também gosta de combinar azul e dourado

Viagem a Malta – todas as dicas


Como encaixar Malta em seu roteiro
Repare que eu não coloquei neste tópico o título mais óbvio, que seria “como chegar a Malta”. Já expliquei direitinho como viajei pra lá (partindo de Barcelona) no post com as dicas práticas da viagem a Malta

Balcões malteses em Valeta, Malta
Eu seria capaz de passar a vida fotografando os balcões que enfeitam as ruas de Valeta, a capital de Malta

O mais importante é saber que é fácil chegar a Malta quando já se está na Europa. Chegar a Malta direto do Brasil já não é tão simples. 

Não há voos diretos do Brasil para Malta. Os trajetos Guarulhos-Malta ou Galeão-Malta requerem, geralmente, até duas conexões e em média 30 horas de viagem, entre voos e mofações em aeroportos.

Pesquisando agora (março de 2022) para viajar em junho, os preços do aéreo Brasil-Malta estão acima dos R$ 5 mil. Pesquisei partidas do Rio-Galeão, São Paulo-Guarulhos, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre.

Lagoa Azul, Ilha de Comino, Malta
A Lagoa Azul, na Ilha de Comino, está sempre no topo da lista de desejos de quem visita Malta

Considerando principalmente o tempo de viagem, acho bem mais confortável combinar Malta com algum outro destino europeu — de preferência, alguma localidade nos arredores do Mediterrâneo, pra não ficar muito distante.

As muitas pesquisas que fiz antes de viajar me levaram à conclusão que os melhores países para combinar com Malta são a Itália e a Espanha, pela proximidade e facilidade de transporte.

O combinado Sicília-Malta me parece espetacular. Eu visitei as duas ilhas em roteiros separados, mas é bem fácil atravessar os 90 km de mar que as separam com os ferries que ligam Pozzallo (porto próximo a Ragusa, na Sicília) e Valeta, capital de Malta.

Mdina, primeira capital de Malta
Mdina, primeira capital de Malta, tem mais de 2 mil anos de história e rende um passeio encantador

Além disso, atualmente é possível voar da Sicília para o Aeroporto Internacional de Malta (também chamado de Aeroporto de Luqqa, com código MLA) partindo de Catânia e de Trapani, em voos operados pela Ryanair.

Veja como foi meu roteiro na Sicília (com uma passagem por Catânia, que tem voos diretos para Malta), caso você queira juntar essas duas ilhas maravilhosas e meio primas:  Roteiro pela Sicília - com paradinhas em Nápoles e Roma

Eu adorei combinar um roteiro com Malta, Barcelona e Valência, na Espanha. Não só para manter a paleta mediterrânea por toda a viagem, mas também pelo preço e a facilidade de voar entre Barcelona e Malta com a low cost espanhola Vueling.

Valeta, Malta, vista dos Upper Barrakka Gardens



Outros voos para Malta

A companhia aérea Air Malta e a low cost irlandesa Ryanair são as duas empresas com maior oferta de voos entre Malta e o resto da Europa. 

A Air Malta voa (ou opera em codeshare, que é quando duas ou mais companhias vendem passagens e compartilham a operação de um mesmo voo) entre o país e diversos destinos europeus, não apenas capitais. Eu sugiro que você comece sua pesquisa por ela.

A Ryanair oferece diversos voos para Malta partindo da Itália, Espanha, Portugal, Polônia, Letônia, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Holanda e França.

Torre dos cruzados na Golden Bay, Malta
Os cruzados construíram diversas torres de observação para a defesa de Malta. Muitas delas estão abertas aos turistas, hoje em dia

(Os viajantes se queixam um bocado da Ryanair. Eu só voei com ela uma vez e achei tudo ótimo. Mas é bom você levar em consideração que eu embarquei no Aeroporto John Lennon de Liverpool, com destino a Dublin, e, portanto, estava num bom humor que beirava o estado de graça).

Como organizar um roteiro em Malta
Então tá, você conseguiu equacionar sua chegada a Malta. Agora, está na hora de decidir quantos dias ficar e como montar seu roteiro. Parabéns, você chegou na parte mais fácil e prazerosa da organização desta viagem 😉. 

Praia em Sliema, Malta
Antes ou depois dos passeios históricos, um bom roteiro em Malta tem que ter um tempinho para a praia. Esta fica em Sliema, cidade onde me hospedei

Malta é uma espécie de mini-Grécia, no sentido de que combina com muita competência o trinômio praias-patrimônio histórico-gastronomia. Claro que o capítulo praias só vai valer se sua viagem ocorrer entre abril e o começo de outubro.

Eu fiquei uma semana inteira no país e posso afirmar que minha viagem a Malta poderia ter sido esticada por mais uns sete dias, sem risco de repetir passeios — repetir, mesmo, só o delicioso banho de mar, ao qual compareci todos os dias, na maior alegria. 

Mercado Público de Valeta, centro gastronômico
O Mercado Público de Valeta é um bom lugar para provar a culinária maltesa sem gastar muito

Eu ficaria mais, mas acho que uma semana em Malta, ainda mais se a ideia é uma viagem combinada com outros destinos, é uma estadia bem justa. 

Dá pra ver as grandes atrações históricas sem correria e ir à praia pra relaxar e aproveitar, não apenas pra bater o ponto. E, claro, você terá sete almoços, sete jantares e infindáveis lanchinhos pra provar todas as maravilhas da mesa maltesa.

Veja o que fiz na minha linda semana por lá: Roteiro em Malta - 7 dias

Planeje sua viagem: Dicas práticas de Malta

Como se deslocar pelo país e visitar as atrações: 
Transporte em Malta — ah, como é fácil!

E, claro, dá uma olhada nas dicas sobre a gastronomia de Malta: O que comer e onde comer em Malta

Valeta, capital de Malta, vista da cidade de Sliema
Além da praia, outra delícia de Sliema é a vista para a histórica Valeta

Onde se hospedar em Malta

Em tese, qualquer localidade que você escolha para se hospedar em Malta nunca vai estar muito distante das principais atrações do país. Em tese.

Malta é um país pequenininho, tem apenas 316 km² de área. É composto por três ilhas (Malta, Gozo e Comino) e ilhotas desabitadas. A Ilha de Malta é a maior do país e para atravessá-la da de ponta a ponta, na maior distância, basta percorrer 27 km.

Na ilha de Malta, onde está a maior parte das atrações e da estrutura turística, o que você vai ver é um núcleo urbano reunindo várias cidades conturbadas — grudadinhas umas nas outras, como se fossem bairros — e algumas áreas mais francamente rurais.

Sliema, Malta
Recomendo a hospedagem em Sliema pela estrutura e pelo astral da cidade

Mas é claro que distância não é tudo. Na hora de escolher seu local de hospedagem em Malta, considere a estrutura — oferta de hospedagem, restaurantes, vida noturna, transporte público.

Mesmo que você pretenda alugar um carro, não se deixe seduzir pelo preço da hospedagem mais em conta fora do núcleo Valeta-Sliema-San Julian, onde se concentram os hotéis e o burburinho. Sem carro, então, não tem nem o que pensar: aposte nesse triângulo.

Entre Valeta, Sliema e Saint Julian, eu recomendo Sliema. A hospedagem em Valeta costuma ser mais cara do que nessas duas outras cidades e, pelo que vi da capital maltesa, ela costuma morrer um pouco à noite. 

Praia em Sliema, Malta
Praia em Sliema com vista para Saint Julian

Saint Julian é o local de hospedagem preferido pelos muito jovens e baladeiros. Tem restaurantes em todas as faixas de preço, hotéis, hostels e pousadas em grande quantidade e está muito bem servida pelo transporte público. 

Eu escolhi me hospedar em Sliema e adorei. O bairro tem toda a estrutura turística que facilita a vida, tem praia e climão de balneário, mas numa vibe mais adulta que Saint Julian.

Veja como foi minha experiência: Hospedagem em Malta - Sliema

O que fazer em Malta


Neste mapa de Malta acima estão marcadas todas todas as atrações que visitei, minha hospedagem, restaurantes que experimentei e dicas de transporte. Clicando nos ícones, você encontra o post detalhado sobre cada um desses lugares. 

Co-Catedral de São João, Valeta, Malta


Atrações em Valeta
Com menos de 1 km² de área, Valeta é toda ela uma preciosidade que vale a pena explorar com calma, subindo e descendo ladeiras estreitas, namorando os típicos balcões malteses e com a certeza de sempre acabar de cara para o mar. 

Fundada no Século 16 pelos cruzados de Malta, a cidade tem atrações imperdíveis, como os Upper Barrakka Gardens, as muralhas e a Co-Catedral de São João.


Templo megalítico de Hagar Qim, Malta
O Templo de Hagar Qim é uma suuuuuuuper atração de Malta

Costa Sul da Ilha de Malta

Pouco mais de uma hora de viagem separa Valeta ou Sliema dos magníficos templos megalíticos de Hagar Qim e Mnajdra, duas preciosidades de mais de 7 mil anos de idade plantados sobre um penhasco à beira mar. 

Combine esse passeio com uma parada na cidade portuária de Marsaxlokk, para ver barquinhos coloridos (o luzzu é muito típico de Malta) e provar doces incríveis e frutos do mar no mercado de rua.

Hagar Qim e Mnajdra, templos megalíticos de Malta mais antigos que as pirâmides do Egito

Mdina, primeira capital de Malta
Mdina, a "Cidade Silenciosa"

Outras cidades na Ilha de Malta

Mdina, a primeira capital de Malta, foi fundada pelos fenícios há mais de 3 mil anos (no Século 8 a.C.). Depois deles, romanos, árabes, bizantinos, normandos e cruzados deram sua contribuição à beleza da "Cidade Silenciosa". 

Os encantos de Mdina, Malta

Birgù ou La Vittoriosa, Malta
Birgù ou La Vittoriosa, uma das Três Cidades de Malta

Plantadas em frente a Valeta, do outro lado do Grand Harbour, Birgù, Senglea e Cospicua oferecem passeios tranquilos à sombra de belíssimos palácios, igrejas e muralhas.

Três Cidades, Malta: o que fazer em Birgù, Senglea e Cospicua

Lagoa Azul de Malta
É simplesmente maravilhoso mergulhar nas águas perfeitas da Lagoa Azul

Ilha de Comino
O banho de mar mais famoso de Malta é na badalada Lagoa Azul, na Ilha de Comino. As águas transparentes cercadas de rochas douradas realmente valem a viagem.

Lagoa Azul de Malta: todas as dicas

Cittadella, Ilha de Gozo, Malta
Não deixe de visitar a espetacular Cittadella, na Ilha de Gozo

Ilha de Gozo

A ilha de Gozo, cenário da Odisseia de Homero, tem praias, sítios arqueológicos e uma perfeição de cidade murada, a Cittadella.


Distâncias em Malta

O Aeroporto Internacional de Malta (Aeroporto de Luqqa, MLA) está a 9 km do Centro de Valeta (25 a 30 minutos com transporte público), a 10,5 km de Sliema (40 minutos) e a 11 km de Saint Julian (entre 40 e 50 minutos). 

Golden Bay, Malta
Deste pequeno porto, a 20 km de Valeta, partem os barquinhos que levam às cavernas da Golden Bay

A cidade de Rabat e a cidade histórica de Mdina estão a 14 km de Valeta (30 minutos) e a 13 km de Sliema (45 minutos). 

A cidade portuária de Marsaxlokk fica a 12 km de Valeta (35 minutos) e a 13,5 km de Sliema (de 50 minutos a 1 hora).

➡ Os templos megalíticos de Hagar Qim e Mnajdra estão a 16 km de Sliema (1h10) e a 15 km de Valeta (45 minutos).

O Porto de Cirkewwa, ponto de embarque para a Lagoa Azul, na Ilha de Comino, e para a Ilha de Gozo, fica a 30 km de Valeta (1h10) e a 26 km de Sliema (1h15).

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Um comentário:

  1. Tenho pendente uma viagem a MALTA, que seria em março 2020. Mas até o momento o país não aceita passageiros vindo do Brasil. Não referenda nossas vacinas!
    Estou aguardando...
    Sua dica de ir a Malta saindo de Barcelona é muito boa! Seu post está uma maravilha!

    ResponderExcluir